Você é empreendedor e precisa organizar as ideias para abrir um negócio? O Lean Canvas é uma metodologia desenvolvida pelo guru dos negócios Ash Maurya e pode auxiliá-lo nessa fase! Trata-se de um template de modelo de negócios que auxilia na avaliação e na análise das expectativas para novas startups, documentando fatores como proposta única de valor e perfil dos clientes.
Essa ferramenta permite refletir e analisar a relação entre o problema identificado em um mercado específico e a solução oferecida pela empresa, ilustrando onde estão as oportunidades de crescimento do empreendimento. Hoje, vou te ajudar a entender as etapas para preencher o documento Lean Canvas!
O que é o plano de negócios Lean Canvas?
O Lean Canvas é uma apresentação de um novo negócio — ou da reestruturação de um que já existe — que nos garante mais agilidade na estruturação das ideias do empreendimento. Também simplifica a análise do que pode melhorar no investimento.
Tudo isso para garantir que, quando seu negócio abra, o sucesso seja garantido, pois você já terá avaliado o que poderia dar errado com o Lean Canvas e solucionado as ameaças antes mesmo de aparecerem.
Qual é a vantagem de usar o Lean Canvas?
Uma das primeiras etapas para abrir um empreendimento é criar um plano de negócios para avaliar sua viabilidade, apresentar o projeto a investidores e detalhar o que será necessário para tirar a ideia do papel. Tradicionalmente, isso exigia a elaboração de um documento extenso e detalhado.
Com o tempo, outras metodologias surgiram para organizar e acelerar esse processo, como o Lean Canvas. Esse formato inovador facilita a criação de novos projetos e plano de negócios deles, oferecendo uma maneira mais ágil e eficiente de documentar ideias e reflexões.
Com isso, o Lean Canvas permite elaborar um plano de negócios de forma otimizada, sem comprometer a profundidade e a documentação das ideias. Ele é uma ferramenta que oferece simplicidade e agilidade na estruturação dos conceitos de um empreendimento.
São 9 categorias para preencher que, juntas, fornecem uma visão 360º do negócio! Conseguindo visualizar esses conceitos, você e potenciais investidores serão capazes de observar as falhas no projeto e os pontos de melhoria.
Além disso, se você já possui um negócio, o Lean Canvas também pode ser bastante útil. Ele permite que você reavalie pontos importantes da sua empresa, como novas áreas de crescimento e oportunidades de lucro.
Qual o princípio central do Lean Canvas?
O modelo Lean Canvas explora os pontos fortes de um negócio, as potenciais ameaças externas e os fatores que podem impactar sua rentabilidade. Ele é composto por 9 categorias dispostas em blocos em uma única folha de papel, visando economizar recursos e tempo no planejamento do plano, para analisar o problema do cliente e a solução que seu produto oferece.
Esses pilares guiam você por etapas lógicas, que detalharemos nos tópicos a seguir. Hoje, você descobre quais são e como preenchê-las corretamente!
Como usar o modelo Lean Canvas?
Entenda as 9 etapas do Lean Canvas, como preenchê-las e, ao final, tenha acesso a um modelo pronto para começar a criar, disponível para download imediato. Confira!
1. Problema a ser solucionado
A primeira coisa é definir a dor do seu cliente! Todo negócio busca solucionar um problema do cliente, essa é a primeira etapa do Lean Canvas. Sendo assim, descreva 3 a 4 dores (necessidades) que seu público em potencial possui. São essas dores que seu produto ou serviço buscará solucionar. Para ajudar na etapa do problema, tente se fazer as seguintes perguntas:
- “Qual problema específico seu produto ou serviço visa solucionar?”;
- “Esse problema é recorrente? Qual é a quantidade de pessoas que enfrentam essa questão?”;
- “Qual seria o valor que as pessoas estariam dispostas a pagar para resolver esse problema?”.
Defina o segmento de clientes, refletindo sobre quem é seu público e como você pode organizá-lo em categorias de acordo com seus perfis e preferências de compra. Aqui, você deve identificar as personas da sua marca, como os clientes percebem a dor que você está solucionando com seu negócio e a proposta única de valor que somente você pode oferecer.
Para ter um norte, reflita “Quem são seus possíveis clientes? Como eles se relacionam com o problema apontado na primeira etapa?”.
3. Proposta de valor única
Qual é o diferencial do seu negócio, entre tantos outros do mesmo segmento? Essa parte do Lean Canvas categoriza o “fator X” do seu projeto. Documente a razão principal pela qual seu público compraria o seu produto ou serviço em vez de recorrer ao concorrente.
Essa etapa auxilia na reflexão sobre o papel que sua empresa terá na sociedade, portanto, aproveite o momento para refletir sobre a diferença que seu projeto pode causar no mundo. Tente se perguntar “Por que seu projeto é diferente e atrativo para os clientes?” ou “O que você oferece de único que a concorrência não possui?”.
4. Solução que resolve o problema
“Quais os três principais recursos que meu produto, serviço ou marca tem para resolver um problema do meu público?”. Essa parte do seu Lean Canvas poderá levar mais tempo de pesquisa e reflexão, pois a solução representa a essência do seu projeto! Nessa parte, escreva os produtos e os serviços oferecidos pelo seu novo empreendimento.
Pense em como a proposta de valor única será útil ao seu público para resolver sua dor. Não poupe palavras, descrevendo o que torna seu negócio inovador. Uma dica para a etapa da solução é realizar uma pesquisa de campo com seus clientes em potencial para entender melhor o que esperam de uma solução como a sua.
5. Canais de comunicação
Quais serão os meios de comunicação pelos quais você alcançará seu público? Pense nos canais que serão utilizados no seu marketing para se comunicar com ele.
Definir e conhecer seus canais de comunicação também será útil para compreender melhor seu cliente e pensar em soluções para melhorar ainda mais seu produto. Afinal, você poderá estar presente com seu negócio nesses meios, interagindo com o público, aprendendo suas necessidades e hábitos de consumo.
Quais são os caminhos para atrair os clientes? Saber onde exatamente seu público está ajudará a alcançá-los para vender e fidelizar mais. Por isso, tenha definido seu público com embasamento de pesquisas no tópico de “Segmentação de clientes”.
Conhecendo bem o perfil, fica fácil saber quais são os canais mais utilizados pelo cliente ideal. Sendo assim, liste nesta categoria do seu Lean Canvas os canais que você pretende utilizar, como:
- Redes sociais;
- Blog;
- Site institucional;
- E-mail marketing;
- Rádio;
- TV;
- Panfletagem;
- Telemarketing.
6. Fluxos de receita do negócio
Agora é o momento de descrever os fluxos de receita do seu novo projeto. Para isso, inclua seu modelo de receita, margem bruta, receita recorrente e o valor que você espera gerar de cada cliente ao longo do tempo.
É essencial considerar o fluxo de caixa do seu negócio e as estratégias para iniciar o empreendimento com capital de giro suficiente. Embora essa etapa possa parecer complexa, ela se torna mais fácil com as informações já registradas nos tópicos anteriores.
Para planejar seu fluxo de receita, faça as seguintes perguntas: “Qual será o modelo de negócios da minha empresa? Haverá um período de teste gratuito seguido por uma assinatura? Venda de produtos?”. Ainda, detalhe como o dinheiro entrará no seu caixa.
Ao responder a essas perguntas, você estará melhor preparado para delinear as fontes de receita e garantir a sustentabilidade financeira do seu empreendimento. Aproveite e confira também o conteúdo: Como calcular porcentagem de lucro? Métodos e exemplos!
7. Estrutura de custo
Liste todos os custos operacionais que a sua empresa terá quando estiver funcionando, fazendo uma estimativa tanto dos custos fixos quanto dos variáveis. Lembre-se de documentar desde conta de água, luz e aluguel — caso seu negócio possua espaço fixo — até custos com fornecedores, equipe de marketing e de produção.
Além disso, tente identificar os futuros parceiros do seu projeto, como fabricantes, fretes, fornecedores, patrocinadores e demais parcerias necessárias. Tudo isso garantirá amparo para chegar ao custo real da operação e, consequentemente, do seu produto.
Para simplificar a categorização dos seus custos operacionais, reflita: “Qual é o custo de aquisição do cliente? E o custo de distribuição?”. Siga a partir disso.
8. Principais métricas-chave
Independentemente do tamanho ou da pretensão de lucros do seu projeto, é crucial estabelecer KPIs (Key Performance Indicators) para monitorar a performance do seu negócio e da equipe. Nesse ponto, você define como medirá o desempenho do projeto.
Descreva os principais KPIs que a sua empresa usará para avaliar a satisfação dos consumidores, o fluxo de caixa e o desempenho do produto e da equipe.
Lembre-se que diferentes projetos e segmentos exigem KPIs distintos. Por exemplo, as métricas de sucesso para um aplicativo de namoro serão diferentes das de um mercado de bairro. Escolha os KPIs que melhor se alinham com as necessidades específicas do seu negócio.
9. Vantagem injusta do negócio
Por último, mas não menos importante, é momento de refletir sobre a vantagem injusta do seu negócio, que se refere ao diferencial do seu projeto. O que ele tem de diferente dos concorrentes? E o mais importante, como você garante que esse diferencial não será copiado por outro negócio do mesmo segmento? Trago exemplos para ilustrar melhor:
- Marca forte e reconhecida: uma marca bem estabelecida com ideais e valores únicos;
- Acesso exclusivo a recursos: parcerias exclusivas com fornecedores ou acesso a recursos que são difíceis de obter para novos entrantes;
- Rede de distribuição única: um sistema de distribuição eficaz e exclusivo que permite entregar produtos de maneira mais rápida e eficiente;
- Experiência e conhecimento únicos: conhecimento especializado e experiência que a concorrência não possui, adquiridos por meio de anos de operação ou pesquisa.
Juntas, essas 9 categorias formam o modelo de negócios conhecido como Lean Canvas. Quando combinadas, fornecem uma visão completa do seu negócio e de como fortalecer seu projeto para que o sucesso seja garantido.
Confira um exemplo real de plano para inspirar. Trate-se do Lean Canvas da OLX, plataforma marketplace que virou referência em compras e vendas no Brasil.
Investindo na criação de um plano de negócios como esse, você obtém controle total dos processos da sua nova empresa, produto ou marca, garantindo a implementação de algo previamente validado.
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