O que é live commerce: estratégia para aumentar vendas online

Uma live commerce é uma estratégia para aumentar as vendas online! São transmissões ao vivo para vender e ofertar serviços, geralmente realizadas pelo Instagram, YouTube e Facebook.

As lives de produtos ganharam força durante a pandemia da covid-19, quando consumidores não podiam frequentar lojas, mas ainda queriam comprar. A solução dos empreendedores foi começar a abrir lives em suas redes sociais para anunciar as mercadorias. Nesse formato, donos de lojas, marcas e influencers podem demonstrar ao vivo seus produtos e destacar seus benefícios.

Já os clientes conseguem interagir com as lojas em tempo real por meio dos comentários, fazendo perguntas enquanto assistem e realizando a compra em poucos cliques no conforto de suas casas. Isso ajuda na fidelização do público e ainda aumenta o engajamento da sua marca. Entenda mais sobre a prática a seguir!

Quais são as vantagens da live commerce?

Muitas pessoas ficam receosas de comprar online, por medo do item não ser igual às fotos dos anúncios ou receio do produto não servir ou não chegar. As lives de compras resolvem essa problemática, pois proporcionam uma experiência personalizada para esses clientes já que conseguem visualizar melhor os produtos, ver como funcionam e a qualidade.

Por isso, as lives de vendas aumentam o ticket médio de lojas que investem nas transmissões ao passarem mais credibilidade e confiança para o consumidor a respeito do seu produto.

Além disso, ela proporciona melhor atendimento, pois os clientes recebem respostas instantâneas aos seus comentários. Ou seja, ela humaniza as vendas online ao oferecer interatividade imediata e demonstrações práticas dos produtos, permitindo que o consumidor veja quem está por trás da tela.

Ainda, as conversões da loja aumentam, porque o público pode efetuar a compra em poucos minutos, diretamente da live para o carrinho. Para vender mais com o modelo de live commerce, confira algumas dicas essenciais para começar sua transmissão de produtos ao vivo!

Está buscando novas formas de vendas online? Salve para ler depois: Guia completo para vender com o Instagram!

11 dicas para fazer uma live commerce de sucesso

As lives de vendas humanizam a experiência digital do cliente, e diversos segmentos podem se aproveitar da estratégia para aumentar o alcance e garantir bons números de vendas no final do mês. Grandes marcas, como Magalu e Farm, já investem no modelo de transmissão de produtos ao vivo, comprovando sua eficiência.

homens e mulheres empreendedores celebrando

Aqui está um guia para começar a fazer uma live commerce também!

1. Faça um roteiro antes para se organizar melhor

Antes de começar sua live, pense no objetivo da sua transmissão: é vender um produto em específico? Lançar uma promoção? Fazer ponta de estoque? Planeje o que você quer mostrar e o que será dito antes de começar a transmitir.

pessoas reunidas com computador mostrando HTML e script

Adicione no seu planejamento os produtos ou serviços que serão divulgados, se terá música no fundo, surpresa no final e quais cenários serão utilizados. Além disso, tente escrever um roteiro para garantir uma live organizada e cativante aos clientes. Fazer isso ajudará a controlar um possível nervosismo e evitar imprevistos durante a live.

2. Verifique o estoque da sua loja para evitar imprevistos

Cheque se você possui em estoque todos os produtos que pretende anunciar durante a transmissão para não arriscar receber pedidos de um produto que acabou. Isso poderia frustrar o cliente, que possivelmente não voltaria a comprar com você. Portanto, confira sempre seu estoque antes de começar a live de produtos.

3. Prepare e cuide do seu cenário e equipamentos

O cenário da sua live é responsável pela primeira impressão que o público terá da sua loja! Se for mal cuidado, quebrado e sujo, essa será a visão que seus clientes terão do seu negócio. Com a falta de credibilidade, você possivelmente perderá vendas. Portanto, garanta um cenário limpo, bonito e bem cuidado — isso também se aplica para os equipamentos e os uniformes.

estúdio de fotografia

Dica extra: faça lives para comemorar o aniversário do seu negócio, datas comemorativas e conquistas importantes. Decore o cenário de acordo com a ocasião e lance promoções exclusivas para essas comemorações, criando um ambiente festivo na gravação que seja atraente para seu público.

4. Ofereça promoções exclusivas para engajar e fidelizar mais

Que tal criar um senso de urgência para aumentar as vendas? Ofereça promoções de vendas exclusivas válidas somente durante a transmissão da live para incentivar a compra imediata. Além disso, ofereça cupons de desconto para quem ficar até o final da live para manter a audiência engajada até o fim.

5. Faça parcerias com influenciadores e alcance um público maior

Os influenciadores são pessoas que engajam seguidores por meio da sua produção de conteúdo nas redes sociais. São criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. Com isso, procure aqueles conectados ao segmento do seu negócio e firme parceria com eles para aumentar o alcance da sua live e gerar mais interesse pelos seus produtos.

blogueira fazendo live do instagram

Você pode convidar um influencer para participar da sua transmissão, oferecer produtos de graça em troca de divulgação e ainda garantir cupons de desconto exclusivos para os seguidores dele.

6. Interaja com o público e crie conexões

Lembre-se de interagir com sua audiência de forma educada, animada e acessível, respondendo a todas as dúvidas que surgirem nos comentários. Se houver um alto volume de questionamentos, chame alguém para ajudar a ler as perguntas.

Não se esqueça de ser educado e transparecer confiança com sua marca. O segredo para o sucesso de vendas das lives é a conexão que você cria com seu público, oferecendo não só produtos, mas uma experiência de compra divertida e envolvente.

7. Use e abuse de CTAs para instigar a audiência

CTA é a sigla para call to action, que significa chamada para ação. Basicamente, CTA é qualquer pedido, seja por texto ou fala, que incentive o público a realizar uma ação específica. Dito isso, inclua chamadas de ação em sua live, incentivando os clientes a aproveitarem as ofertas exclusivas e produtos limitados.

Alguns exemplos de CTAs que você pode usar ao decorrer da sua live de produtos são:

  1. “Clique no link e aproveite nosso desconto exclusivo!”;
  2. “Não perca essa oportunidade, adicione ao carrinho agora!”;
  3. “Compre agora e receba um brinde especial!”;
  4. “Garanta o seu antes que acabe!”;
  5. “Aproveite essa oferta por tempo limitado, compre já!”;
  6. “Desconto imperdível só para quem está assistindo, clique e confira!”;
  7. “Inscreva-se agora e fique por dentro das nossas novidades!”;
  8. “Participe do nosso sorteio, basta seguir e compartilhar!”;
  9. “Assine nossa newsletter e ganhe um cupom de desconto!”;
  10. “Deixe seu comentário e concorra a um prêmio exclusivo!”.

8. Mostre como o produto funciona e passe mais credibilidade

Uma das grandes vantagens das lives é que você pode demonstrar ao vivo como dado produto funciona, a qualidade e dar dicas de uso. Sendo assim, faça tutoriais ensinando como usar seu produto, destacando no processo vantagens e diferenciais dele.

homem vendendo um produto por meio de uma live commerce

9. Divulgue sua live com antecedência

Faça bom uso das suas redes e divulgue sua live com antecedência para criar expectativa entre os seguidores e garantir que estejam presentes no dia. Faça uma postagem especial para compartilhar no feed do Instagram e divulgue nos stories.

10. Seja carismático com o público

Converse com seus seguidores durante a live com carisma e bom humor. Dê boas-vindas, faça perguntas e elogie seu público. As lives são uma ótima oportunidade não só para vender, como também para criar vínculos com os seguidores e fidelizá-los.

11. Esteja apresentável para transparecer profissionalismo

Assim como é fundamental preservar um cenário adequado, limpo e bem estruturado para sua live, também é importante que você esteja apresentável durante a transmissão. Isso inclui ter o cabelo bem arrumado, vestir roupas limpas e adequadas e manter uma expressão calma e amigável ao interagir com os clientes.

Estar bem-apresentado transmite maior credibilidade e profissionalismo para quem assiste, fortalecendo a imagem da sua marca perante o público.

Que tal começar a aproveitar suas redes para impulsionar seu ticket médio e transformar a forma como você interage com seus clientes? Seguindo essas dicas, fico convicto em dizer que sua primeira live commerce será um sucesso.

Começar a vender produtos por lives é uma das várias estratégias para fidelizar consumidores, veja as outras no meu artigo como fidelizar clientes? 9 passos fáceis. Boas vendas!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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