Como fidelizar clientes? 9 passos fáceis

O primeiro passo para fidelizar clientes é mantê-los próximos da sua marca, e oferecer uma relação vantajosa e confortável. Para isso, vale investir em treinamentos para a equipe, usar redes sociais, ter programas de treinamento etc. O conjunto de estratégias auxilia na conquista da freguesia.

Além disso, ter clientes fiéis pode impactar diretamente no valor médio das compras em sua loja, o famoso ticket médio. Ou seja, além de uma relação importante com os compradores, essa estratégia traz frutos ao seu estabelecimento.

Quer entender mais como fidelizar clientes em uma loja de roupas? Então, continue a leitura e veja 9 dicas fáceis e práticas!

1. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são uma ótima forma de marcar a presença digital da sua loja. Uma opção para isso é investir em um fornecedor que ofereça suporte para mídias sociais, campanhas e materiais de PDV. Isso te permite usar conteúdos de abrangência nacional.

Além disso, mostrar-se presente em aplicativos de fotos ou vídeos faz com que seus clientes e seguidores sempre vejam sua marca. Mesmo que não queiram comprar nada, consumirão algum conteúdo e lembrarão do seu estabelecimento quando precisarem.

Em outro post, já dei dicas de como criar conteúdo para loja de roupas. Se você quer aprender como fazer isso em detalhes, aproveite para ler!

mulher sorrindo ao celular enquanto usa redes sociais

2. Seja especialista

Acredite: os clientes percebem quando uma pessoa é especialista no ramo. Ou seja, quando ela mostra que entende do seu produto e claramente gosta do que faz. Por esse motivo, procure entender ao máximo sobre o seu nicho, as últimas novidades e afins.

Uma forma de fazer isso é se tornar uma loja de roupas licenciada. Com isso, você terá acesso a cursos e capacitações que aumentam o seu conhecimento sobre o mercado de moda.

Além do próprio empreendedor, treinar a equipe também é fundamental. Porém, esse é um assunto que será tratado nos tópicos seguintes.

3. Conheça seus clientes

Conhecer o seu público-alvo é essencial para direcionar suas estratégias. Além disso, faz com que seu atendimento seja mais personalizado e direcionado, o que deixa a freguesia mais confortável e é um excelente diferencial competitivo.

Para isso, além de estabelecer seu público-alvo, vale a pena fazer pesquisas de satisfação, entender o que os concorrentes diretos fazem e você não etc.

4. Estabeleça uma comunicação ágil

Você provavelmente já passou por uma situação na qual ficou impaciente devido a uma fila ou atendimento muito impessoal, certo?

Esse tipo de atitude pode afastar seus clientes. Então, trabalhe, com seu time de colaboradores, estratégias para resolver conflitos e que estabeleça uma comunicação transparente e ágil.

Isso permite que as demandas do consumidor sejam atendidas de forma rápida e mostra preocupação com a satisfação do cliente. Atualmente, uma das estratégias para fazer isso atualmente é investir no phygital.

5. Tenha programas de fidelidade

Uma das melhores maneiras de fidelizar clientes no varejo é trabalhar programas que ajudam a reter os consumidores. Por exemplo, brindes após uma quantidade de compras em sua loja ou cupons especiais para fregueses recorrentes.

Em outras palavras, tenha um programa de fidelidade. Lembre que ele deve ir muito além do desconto à vista, que não é, exatamente, uma bonificação por voltar à sua loja.

Confira algumas coisas que você oferecer em um programa de fidelidade:

  • Programa de pontuação;
  • Desconto por indicação;
  • Recompensa por consumo recorrente;
  • Mensagens em datas especiais;
  • Presentes para clientes antigos;
  • Café da manhã exclusivo para clientes recorrentes;
  • Entre outros.

6. Mantenha canais de comunicação abertos

Além da comunicação ágil, é fundamental que o seu estabelecimento esteja aberto para ouvir os clientes em vários canais. Por exemplo, e-mail, telefone, redes sociais e presencialmente, se for o caso. Esse tipo de estratégia é chamada de omnichannel.

De forma geral, a minha recomendação é que você analise o perfil dos seus consumidores e entenda qual linguagem eles utilizam e qual o canal de comunicação preferível. A partir disso, desenvolva estratégias que atendam às diferentes formas de atuação.

Isso fará que seus consumidores se sintam acolhidos na hora de entrar em contato com a sua loja. Esse tipo de estratégia será muito útil na hora de fidelizar os clientes em lojas de roupa.

7. Treine sua equipe

Para que todas as dicas deste post sejam colocadas em prática — principalmente aquelas relacionadas ao atendimento —, uma coisa é fundamental: a equipe bem treinada.

Por isso, invista em treinamentos para seus colaboradores. Eles podem ser de desenvolvimento pessoal, atendimento, resolução de conflitos, e até de técnicas de vendas e persuasão. Isso também fará com que sua equipe fique engajada e motivada.

Com o tempo, o investimento na capacitação dos colaboradores pode, inclusive, ajudar a aumentar as vendas.

8. Seja transparente

Seu cliente ficará muito mais satisfeito e, consequentemente, será fidelizado, caso sua empresa seja transparente com o que acontece. Por isso, seja sincero com relação às suas demandas e o que você pode entregar.

Ou seja, nada de prometer coisas que não vai cumprir ou oferecer um produto que não atende o que se propõe. A transparência com o cliente deve ser o foco desde o momento das campanhas de lançamento da marca.

cliente feliz ao falar com o fornecedor

9. Ouça o que os clientes têm a dizer

Ouvir as avaliações dos clientes e entender onde eles acham que a empresa pode melhorar é uma ótima forma de mensurar os indicadores de sucesso da sua loja.

Além das pesquisas de satisfação, veja o que os consumidores falam da sua marca nas redes sociais, nas avaliações do Google, críticas em agregadores de lojas como o Mercado Livre etc. Em outras palavras, busque trabalhar o pós-venda da melhor maneira possível.

Como você viu até aqui, fidelizar clientes não é uma tarefa complicada. Contudo, a relação entre marca e freguês é algo que se constrói com o tempo e à base de confiança e transparência. Por isso, siga minhas dicas e exercite as estratégias junto com os seus sócios e colaboradores.

Além de ter um bom relacionamento com seus consumidores, é fundamental dedicar um tempo para a saúde financeira do seu estabelecimento. Por esse motivo, veja nossa calculadora de porcentagem de lucro e melhore a precificação dos seus produtos!

Até a próxima!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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