54 mensagens automáticas de WhatsApp para clientes: confira!

O atendimento pelo WhatsApp está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e você não pode ficar de fora! Nem sempre é possível dar a atenção imediata aos seus clientes e é aí que entram as mensagens automáticas, que podem captar a atenção do seu público, evitar frustrações e fazer com que todos compreendam e tenham paciência, sabendo que serão atendidos em breve.

Preparamos uma lista com 54 mensagens automáticas para colocar no WhatsApp em todos os momentos que precisar, visando aumentar suas vendas e alavancar o seu negócio!

1. Receba seus clientes com uma mensagem de boas-vindas personalizada

Quando o cliente entra em contato com o WhatsApp do seu negócio pela primeira vez, ele está buscando a solução para uma dor. Esse é o momento de iniciar uma ótima experiência do consumidor e garantir que o cliente perceba a atenção e zelo que a sua empresa tem com as pessoas.

mensagens de whatsapp

Por isso, uma boa saudação é muito bem-vinda! Faça com que seus clientes se sintam bem recebidos e tenham respostas imediatas, sem precisar ficar esperando por uma. O ideal é que a mensagem seja calorosa, gentil e simpática. Exemplos práticos que você pode utilizar são:

  • “Ei, que bom ter você por aqui, [nome]! Sinta-se à vontade, estamos prontos para ajudar a tornar sua experiência incrível. Qualquer dúvida, é só falar com a gente!”;
  • “Seja muito bem-vindo, [nome]! Estamos felizes em ter você conosco e prontos para te ajudar no que precisar! O que você procura?”;
  • “Que bom que você chegou, [nome]! Aqui, sua jornada será especial e estaremos com você a cada passo. Como eu posso te ajudar?”;
  • “Oi, tudo bem? Eu sou [seu nome]. É um prazer te receber, [nome]! Qualquer dúvida, estamos por aqui, prontos para transformar sua experiência.”;
  • “Bem-vindo! Prepare-se para um atendimento atencioso e personalizado com o nosso atendente [nome]. Conte com a gente!”;
  • “Estamos muito animados em te ter por aqui! Fique à vontade e aproveite cada momento com a nossa equipe. Qual sua dúvida?”.

2. Informe o andamento do pedido ou serviço em tempo real

Para evitar a ansiedade ou dúvida nas pessoas que solicitaram seu produto ou serviço, mantenha-as atualizadas sobre o status ou andamento de suas demandas em tempo real. Essa é a melhor forma de transmitir a sensação de cuidado e atenção ao seu cliente, fazendo com que ele se sinta seguro e entenda que o produto ou serviço está sendo providenciado. Entenda nossos exemplos:

etapas do andamento do pedido

  • “Seu pedido está chegando! Acompanhe o status em tempo real e fique tranquilo, logo estará nas suas mãos.”;
  • “Estamos cuidando de tudo! Seu pedido está em andamento e em breve você receberá mais novidades.”;
  • “Atualização rápida: seu pedido já está quase com você! Continuamos acompanhando de perto para garantir que tudo saia perfeito.”;
  • “Só para te avisar que seu pedido está em fase final de preparação! Logo estará com você.”;
  • “Seu pedido está a caminho. Estamos acompanhando cada etapa para garantir que chegue certinho!”;
  • “Atualizamos o status do seu serviço! Está tudo conforme planejado e você será informado a cada novidade.”.

3. Lidando com imprevistos: o atendimento humano é a melhor solução!

Erros e contratempos acontecem. A melhor saída nesses casos é usar das mensagens de desculpa automáticas, mas escritas e enviadas por humanos. A ideia é tranquilizar o cliente e informar que o problema está sendo resolvido. Para evitar frustrações, mantenha-o atualizado sobre os processos necessários em tempo real. O seu cliente merece a sua atenção:

homem de negócios mandando mensagem para os seus clientes

  • “A gente sabe que imprevistos acontecem e estamos aqui para resolver tudo o mais rápido possível. Desculpe pelo transtorno e já estamos trabalhando na solução.”;
  • “Pedimos desculpas pela falha e garantimos que já estamos empenhados em resolver. Qualquer dúvida, é só chamar!”;
  • “Lamentamos pelo ocorrido! Estamos aqui para resolver isso da melhor maneira possível, conte com nosso total apoio.”;
  • “Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Nossa prioridade é corrigir isso e garantir sua satisfação!”;
  • “Entendemos a situação e já estamos trabalhando para resolver da forma mais rápida. Agradecemos pela compreensão.”;
  • “Sabemos que algo saiu do esperado e estamos comprometidos a fazer o possível para corrigir. Nos desculpe pelo inconveniente.”.

4. Agradeça ao cliente e fortaleça o relacionamento

A melhor forma de consolidar laços com clientes é ser grato e gentil com a sua compra, afinal, é para isso que trabalhamos: para servir e proporcionar ótimas experiências. O foco deve, sim, ser a receita, mas não apenas isso. Ser grato torna a comunicação fluida, natural e amigável, perceba:

  • “Você é incrível! Obrigado por escolher a gente. Ficamos felizes em fazer parte da sua jornada e estamos aqui para o que precisar!”;
  • “Muito obrigado por escolher a gente! Sua compra é extremamente importante para nós. Estamos felizes em fazer parte da sua jornada.”;
  • “Agradecemos imensamente pela confiança! Que essa seja a primeira de muitas parcerias.”;
  • “Você faz a diferença para nós! Obrigado por contar com a gente. Estamos à disposição sempre que precisar.”;
  • “Obrigado por nos dar a chance de te atender. Esperamos que sua experiência tenha sido incrível!”;
  • “Gratidão por sua preferência! Seguimos aqui prontos para te servir sempre com o melhor.”.

5. Mensagens de ausência: comunicação quando você não está disponível

Quando o atendimento não pode ser imediato, as mensagens de ausência asseguram que o cliente saiba que a solicitação será respondida o mais breve possível, evitando frustrações e impaciência. A segurança que uma mensagem de ausência proporciona pode ser a diferença entre clientes satisfeitos e más avaliações. Confira nossas sugestões:

  • “Estamos fora do escritório no momento, mas sua mensagem é super importante pra gente. Assim que voltarmos, será a primeira coisa que vamos ver!”;
  • “Estamos cuidando do seu pedido com todo o carinho. Em breve, retornaremos com uma atualização explicando tudo!”;
  • “Nossa equipe está a todo vapor para resolver o que você precisa. Logo entraremos em contato!”;
  • “Obrigado por aguardar! Estamos finalizando o processo e já voltamos com novidades para você.”;
  • “Sua solicitação está em andamento. Em instantes, retornaremos com todas as informações que você precisa.”;
  • “Estamos dando uma atenção especial ao seu pedido e logo entraremos em contato com a resposta.”.

6. Preparado para recesso ou férias? Deixe seus clientes informados

Para evitar frustrações, deixe claro o período quando os clientes não puderem ter acesso aos seus produtos e serviços devido às férias. Com as mensagens certas, é possível que os clientes compreendam a situação e aguardem pelo seu produto ou serviço com paciência.

homem tomando café enquanto olha o whatsapp

  • “Estamos de recesso até [data], mas não se preocupe, voltamos logo para atender você com toda atenção que merece.”;
  • “Estamos em recesso, mas não se preocupe! Retornaremos no dia [data] para continuar te atendendo.”;
  • “Nossa equipe está de férias até [data], mas sua mensagem será respondida assim que voltarmos!”;
  • “Estamos em um período de descanso, mas voltaremos prontos para te ajudar a partir de [data]!”;
  • “Nosso atendimento está em pausa para o recesso de final de ano. Voltamos em breve com todo o gás!”;
  • “Atualmente, estamos em período de férias, mas logo estaremos de volta para continuar oferecendo o melhor para você.”.

7. Encerre o atendimento com uma mensagem de despedida profissional

Na hora de se despedir do seu cliente, seja educado e atencioso, deixando com que a pessoa se sinta ouvida e apreciada para que sua experiência de compra seja excelente e fechada com chave de ouro. Isso faz com que as pessoas se lembrem de sua empresa com bons olhos. Mostre que o cliente pode contar com sua empresa para futuras interações e, se possível, ofereça mimos, como um cupom de desconto na próxima compra! Confira:

  • “Foi ótimo falar com você! Qualquer outra dúvida ou necessidade, só nos chamar. Até a próxima!”;
  • “Foi um prazer te atender! Se precisar de algo mais, estaremos sempre por aqui.”;
  • “Agradecemos por seu tempo e confiança. Até a próxima!”;
  • “Nos despedimos por agora, mas sempre prontos para te atender quando precisar novamente!”;
  • “Obrigada pela oportunidade de te ajudar hoje. Qualquer coisa, só chamar!”;
  • “Nos vemos em breve! Qualquer coisa, é só mandar uma mensagem.”.

8. Coleta de dados fácil e rápida através de mensagens automáticas

Facilite a coleta das informações necessárias para o atendimento com mensagens automáticas claras e objetivas, pedindo dados como endereço e o próprio nome da pessoa. Esse é o momento de dar instruções fáceis de entender para todas as pessoas, mas, ainda assim, atenciosas e educadas. Olha só:

  • “Para seguir com seu atendimento, precisamos de alguns dados rapidinho: pode nos enviar [informação necessária]? Assim, conseguimos te ajudar ainda melhor!”;
  • “Para que possamos te ajudar melhor, pode nos fornecer [informação]?”;
  • “Precisamos de algumas informações adicionais para prosseguir, você pode nos enviar [dados]?”;
  • “Pode compartilhar seu [dado] para darmos continuidade ao processo?”;
  • “Para garantir um atendimento ágil, poderia nos fornecer [informação]?”;
  • “Por favor, envie-nos [dados] para que possamos te atender de forma mais eficiente.”.

9. Não perca compromissos: lembretes para reuniões e agendamentos

Lembre seus clientes de compromissos ou eventos importantes com mensagens automáticas, garantindo que eles não esqueçam. Isso evita imprevistos, permite que todos se organizem melhor e confirmem presença com antecedência. Uma opção ainda mais interessante é oferecer a opção “confirmar” com um botão, para que seu cliente garanta o atendimento.

  • “Lembrete rápido: seu compromisso está chegando! Estamos ansiosos para ver você no [data e hora]. Confirmado?”;
  • “Lembrando que temos um compromisso agendado para [data]! Estamos ansiosos para te ver. Você vem?”;
  • “Seu compromisso está próximo! Nos encontramos em breve no dia [data], confirmado?”;
  • “Apenas um lembrete de que temos um agendamento para [data]. Nos vemos lá!”;
  • “Nosso encontro está marcado para [data]. Lembre-se de anotar na sua agenda. Estamos te esperando!”;
  • “Não se esqueça: nosso compromisso é dia [data]. Estamos à disposição!”.

Atenda seus clientes com eficácia, dedicação e rapidez! Confira também nosso post sobre frases para chamar o cliente para comprar e aprenda a alavancar cada vez mais suas vendas e fidelizar seus clientes!

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Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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