Gestão de loja: o que é, como fazer e aplicar na sua empresa

Entenda como a gestão de loja pode elevar o nível do seu negócio a partir de algumas práticas de organização e estratégia. Neste post, vou te mostrar um guia completo de hábitos que vão te auxiliar no processo de posicionamento da sua marca dentro do mercado de vendas.

Crie uma rotina que facilite o crescimento da sua empresa e te ajude a sair da zona de conforto a fim de conquistar novas metas para o seu negócio. Continue sua leitura e aprenda o passo a passo de tudo que você pode começar a aplicar ainda hoje!

O que é gestão de loja?

A gestão de loja nada mais é do que um conjunto de boas práticas que visam melhorar o seu negócio. Sendo assim, ela combina estratégias e processos que vão desde o monitoramento do estoque até a fidelização de clientes.

Boas práticas de gestão não visam somente os lucros, mas sim a satisfação geral de todos os envolvidos no negócio, como: clientes, colaboradores, fornecedores e mais. Portanto, estabelecer uma gestão para sua loja pode te ajudar a crescer e se posicionar como nunca antes dentro do mercado. Vale a pena conferir como fazer e aplicar! Vamos lá?

Reconheça o que precisa ser melhorado

Para começar, faça uma análise geral de todos os pontos a serem melhorados. Revise todos os campos, como: estoque, equipe, financeiro, marketing… E, a partir disso, tenha uma visão mais ampla de tudo que pode ser feito em prol do crescimento do seu negócio.

Nesse momento, é necessário ter a humildade de reconhecer todas as práticas negativas que não estão atribuindo valor à sua loja, mas, para que isso fique mais claro, entenda quais são as boas práticas que você pode passar a fazer a partir dessa leitura.

Entenda os seus limites

A chave principal para estabelecer uma gestão de loja é conhecer o seu negócio e, com isso, os seus limites. Mas como fazer isso? Eu começaria definindo qual o tipo de empreendedor eu me identifico! Para te auxiliar nesse processo, criamos um post sobre os principais tipos de empreendedores. Leia e descubra mais sobre!

Nesse momento, precisamos entender que todo negócio enfrenta limitações, por isso é fundamental saber até onde você consegue atuar e melhorar a sua loja. Para isso, faça uma pesquisa de mercado para saber qual é a sua posição e, com base na sua forma de empreender, pare de lidar com frustrações desnecessárias, apenas visando a otimização do seu tempo com metas que fazem sentido para a sua realidade!

Entenda o seu concorrente

Conhecer seus concorrentes e, sobretudo, como eles estão se portando dentro do mercado de vendas é muito importante, uma vez que eles podem te dar um parâmetro do que está faltando na sua estratégia de vendas ou, até mesmo, te fazer entender quais métodos estão convertendo mais em lucros.

Por exemplo, se você quer fazer uma gestão de loja de roupas, é importante entender com quem está disputando – sejam empresas de pequeno porte, sejam empresas de grande porte — e, a partir disso, analisar como eles estão divulgando as novas tendências do mercado, como estão salvando peças antigas que já não prendem tanto a atenção… Saber o que já deu certo, o que está dando certo e o que deu errado é fundamental para traçar estratégias!

Cliente sorridente atende vendedor em loja de roupas.

Comece por metas acessíveis

A gestão de loja funciona a partir de metas a serem cumpridas e superadas, pensando sempre em conquistar novos parâmetros de vendas. No entanto, para começar, não se cobre tanto; estipule metas acessíveis.

Conhecer o seu negócio é o ponto fundamental para potencializá-lo. Dessa forma, para não gerar nenhuma frustração, estabeleça suas metas mais urgentes e que sejam menores. Assim, você vai acompanhar o crescimento gradual da sua loja e, de forma muito natural, conseguirá ver o aumento de metas a serem cumpridas e conquistadas.

Treine sua equipe em prol do crescimento comum

Sua equipe é a chave principal para o funcionamento de uma rotina produtiva. Sendo assim, aposte em treinamentos que visem o desenvolvimento coletivo e individual, estimulando o conhecimento sobre boas práticas de trabalho e, assim, facilitando a comunicação geral da empresa.

Investir no conhecimento da equipe ajuda na organização e na fidelização de funcionários aptos e proativos, além de contribuir para a vida profissional da pessoa.

Organize o seu estoque

Ter o controle do orçamento da sua empresa é muito importante para essa etapa da gestão de loja. Afinal, o controle dos gastos e a clareza de onde é necessário investir o seu dinheiro te auxiliam na organização do seu estoque.

Portanto, crie um estoque com produtos de qualidade que atendam bem à necessidade dos seus clientes, assim evitando investimentos errados. Trata-se de manter um estoque equilibrado, onde não falte produto na hora de fazer a venda, mas que também não tenha excessos que possam desestabilizar o seu fluxo de caixa.

Fidelização de clientes

Para uma fidelização efetiva de seus clientes, trabalhe o seu atendimento para ser o mais qualificado possível. Para começar a fazer isso, conheça bem as demandas de seu público-alvo; dessa forma, fica muito mais fácil entender como agir e como atender à busca de produtos.

Além disso, a sua assistência durante a compra pode ser o segredo para fidelizar alguém aos seus produtos. Por isso, seja solícito e educado, principalmente caso aconteça algum impasse; esteja preparado para solucionar problemas com agilidade!

Você verá que, após aplicar esses passos na rotina do seu negócio, o crescimento de suas vendas será perceptível, além de manter uma equipe engajada e clientes fiéis!

Cliente pagando por roupa em loja de moda

A gestão de loja é a melhor amiga de quem precisa alavancar seu negócio de forma orgânica e prática. Continue seu estudo sobre o mundo do empreendedorismo para ter uma trajetória de sucesso, acessando o nosso post sobre os 9 livros mais recomendados para empreendedores.

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Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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