Guia para iniciantes para começar a tirar fotos profissionais de produtos

Vender roupas, calçados, alimentos e outros tipos de produtos online não é uma missão muito simples, concorda?

No meio digital, não há um contato direto com o consumidor. O único recurso que um vendedor/dono de e-commerce possui para chamar a atenção do público são as imagens. Elas são usadas como a vitrine do site e podem alavancar ou prejudicar as vendas.

A fotografia de produtos vem crescendo no mercado e se tornando um trabalho indispensável para lojas online. Contudo, graças a alta demanda, pode ser difícil encontrar um profissional que se encaixe no orçamento do seu negócio, não é mesmo?

Para te ajudar com isso, criamos este e-book! O Grupo Brandili preparou um material completo, pensado para você que não entende sobre fotografia mas deseja produzir fotos profissionais para a sua loja.

Aqui, você vai ver os itens necessários para fotografar, os melhores ângulos, os tipos de iluminação e a maneira correta para salvar as suas imagens. Continue sua leitura e confira!

Antes de começar a fotografar…

A fotografia não é nenhum bicho de sete cabeças. Porém, ela não pode ser subestimada! Ainda mais quando falamos sobre produtos, que exigem um cuidado maior do fotógrafo.

Não se engane. Para fazer fotos profissionais, não basta pegar a câmera e começar a fazer os cliques. Esse trabalho deve começar antes de uma sessão de fotos. Isso ajudará não só no resultado final, mas também em sua organização.

Ah, além da organização, é preciso que você passe por um processo criativo que te inspire na hora de fotografar. Sim. Tudo isso, são etapas que um fotógrafo profissional também passa.

Entenda melhor nas próximas páginas!

Pesquise sobre o seu público-alvo e persona

Ei, pequeno empreendedor, você já conhece o seu público-alvo e persona? Ainda não? Então, está na hora de fazer uma pesquisa de marketing mais aprofundada.

Essa informação é essencial para fotografar os seus produtos e para toda a comunicação da sua loja.

Por fim, vamos ao que interessa: como analisar o público-alvo para produzir as suas imagens? Bom, é preciso entender os gostos e preferências da sua persona. Para entender melhor, imagine uma loja de roupas infantis, o público-alvo são as mamães, certo?

fotógrafo fazendo coworking

Elas buscam produtos para os seus filhos e esperam receber uma comunicação acolhedora, confiável e transparente. Nesse caso, o ideal é que as imagens das roupas, por exemplo, sejam fotografadas diretamente na criança.

Dá para entender, né? Esse público precisa sentir segurança em sua loja, para assim, escolher peças para os seus filhos.

Em outros casos, a situação poderia mudar e pediria por imagens mais sérias e diretas…

Busque por referências

Já entendeu para quem você deve fotografar? Agora, é o momento de buscar referências e começar a imaginar o tipo de cenário, qual iluminação ou equipamento você vai utilizar.

Para isso, use de todas as ferramentas que a internet oferece: Pinterest, Instagram, Google Imagens e outras, para encontrar imagens que te inspirem na hora de fotografar.

Outra alternativa, boa para encontrar um diferencial competitivo, é entrar nos sites dos seus concorrentes e descobrir como eles estão trabalhando com as imagens. Assim, você pode adaptar para algo que faça sentido com o seu comércio.

Para organizar as ideias, tire um print ou salve as fotos que você mais gostar em uma pasta do seu celular ou computador.

homem vendo fotos em sua câmera com computador aperto com imagens

Organize os produtos que vai fotografar

Normalmente, um ensaio de fotografia de produtos demanda um tempo muito alto do profissional que está fazendo os cliques. Para agilizar o processo,é preciso que você deixe todas as peças que deseja fotografar separadas.

Ah, e caso vá fotografar roupas, lembre-se de passar cada uma das peças. Afinal, uma foto com dobrinhas na camisa não é nada legal, não é?

Além de facilitar o processo, saber quais serão os itens fotografados é essencial para escolher os equipamentos que você vai utilizar.

Isso porque, cada tipo de objeto exige uma iluminação, equipamento e cenário diferente.

Por exemplo, para fotografar peças de roupas, você vai precisar de um fundo mais amplo, além de, claro, um modelo ou manequim para servir de suporte para o produto.

Agora, para fotografar um acessório, o seu cenário deve ser menor e é interessante investir em uma lente mais fechada, como a 50mm — falarei sobre isso no próximo tópico!

Escolha os equipamentos que você vai precisar

Chegou até aqui? Então, você está cada vez mais próximo de colocar a mão na massa. Antes disso, é preciso escolher os equipamentos que vai trabalhar. Vamos lá?

homem sorridente abrindo equipamentos de fotografia

Câmera

Contar com uma boa câmera é essencial para tirar fotos de alta qualidade. Para isso, é preciso escolher o modelo ideal conforme as possibilidades. Conheça os principais tipos de câmeras que podem te ajudar:

mulher loira fotografando- cosméticos

Celular

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa de uma câmera profissional para fazer cliques de qualidade. O celular é uma escolha prática, rápida e acessível para fotografar os seus produtos.

Inclusive, os modelos atuais permitem, até mesmo, controlar a exposição de luz da imagem. Para isso, basta você clicar em cima do objeto que deseja colocar em foco. Lá, vão aparecer setinhas que permitem controlar a iluminação. Simples, não é?

O único problema é que essa escolha salva as imagens apenas em JPG: formato que tira um pouco da resolução da fotografia, mas pode ficar tranquilo, não é nada exorbitante.

vista de cima de celular no tripe para tirar foto de tigelas na mesa

Câmera DSLR

A DSLR é um modelo de câmera profissional que possui um jogo de espelhos em sua parte interior. Graças a isso, sua estrutura é um pouco maior e mais pesada do que outras alternativas.

Mesmo pesada, ela é uma saída muito procurada pelos amantes de fotografia. Seu visor, conhecido como viewfinder, permite visualizar a imagem exatamente como ela está, sem nenhum tipo de alteração do equipamento.

Câmera Mirrorless

A Mirrorless é uma ótima alternativa para quem deseja unir a praticidade dos celulares com a qualidade das câmeras profissionais. O modelo é mais leve, compacto e não possui o jogo de espelhos da DSLR.

Vale dizer que tanto a DSLR quanto a Mirrorless conseguem salvar as imagens em arquivo RAW — formato puro que preserva todas as informações de uma imagem.

Lentes fotográficas

As lentes fotográficas são acessórios que complementam as câmeras profissionais. Fotógrafos experientes dizem que, às vezes, vale mais investir em uma boa lente do que em uma câmera nova. Um ponto de vista compreensível, visto que a lente é uma responsável direta pela qualidade e resolução da imagem.

Para fotografar produtos, o interessante é que você invista em uma lente com uma baixa distância focal. Assim, ela consegue capturar todos os detalhes do objeto e valorizar, ainda mais, o seu produto.

Como dito logo acima, a 50 mm — conhecida como, cinquentinha — é, sem dúvidas, uma das melhores opções para você investir.

Esses são os principais equipamentos que você vai precisar para tirar as suas fotos. Claro que, caso precise, novos ajudantes — como os tripés, por exemplo — são sempre bem-vindos.

Fundo infinito X cenário com texturas

Na hora de fotografar, é preciso escolher um cenário agradável para fazer os cliques. Para isso, é necessário que ele não tenha elementos que tirem a atenção do produto.

Entendo que, às vezes, dá vontade de montar fundos bonitinhos e “instagramáveis”. Contudo, essa não é a melhor escolha para vender um objeto. Lembre-se que o seu produto sempre deve ser o destaque da imagem!

Para isso, existem duas alternativas que você pode seguir:

Fundo infinito

O fundo infinito é aquele usado em ensaios editoriais, sabe? Nessa opção, tanto a superfície quanto a parede devem ter a mesma cor e textura para construir a ilusão de um espaço grande e infinito.

Normalmente, ele é construído com um tecido grande, que cobre toda a parede e o chão. Outra possibilidade é utilizar uma cartolina dobrada em cima de uma mesa. Essa forma é ideal para fotografar itens menores, como assessórios ou brinquedos.

jovem mulher fotografando produto em estúdio

Fundo com texturas

Essa opção deve ser pensada com bastante cuidado. Isso porque ela permite incluir elementos além do produto, como uma planta artificial, um espelho ou um sofá, por exemplo.

Atenção: aqui é preciso usar a criatividade com moderação e não deixar que o cenário ofusque o objeto em foco.

mulher tirando foto de xicaras com celular

Chegou o momento de colocar a mão na massa!

Agora é a hora de juntar todas as informações adquiridas até o momento e colocar a mão na massa. Porém, tenha calma! Não basta você sair fotografando as suas roupas, ainda é preciso ajustar alguns pontos importantes como a iluminação.

O ideal é que esses ajustes sejam realizados na prática. Dessa forma, você consegue analisar o que funciona, ou não, para as suas fotografias.

Alguns pontos que você precisa se atentar são:

Iluminação

Alguma vez um dos seus clientes já reclamou que o produto é diferente daquilo que ele viu na foto? Acredite, esse tipo de reclamação é mais comum do que você imagina!

A iluminação é a chave para acabar com esse problema. Ela traz profundidade e preserva a cor original de um objeto. Assim, sua fotografia fica o mais próximo possível da realidade e evita quebrar a expectativa do cliente.

espaço de estúdio fotográfico

Para isso, é preciso que você entenda os seguintes truques de iluminação:

Iluminação butterfly

A iluminação butterfly, também conhecida como Luz Paramount, é uma técnica usada para destacar as principais características de um produto ou pessoa. Para aplicá-la, é supersimples, você só vai precisar:

  • Posicionar uma fonte de luz em frente ao objeto fotografado;
  • Posicionar um rebatedor em um ângulo de 45 graus à posição da luz principal;
  • Ajustar a luz frontal 30 centímetros acima do objeto — esse detalhe dará o efeito borboleta na imagem;

Para ter certeza se os equipamentos de luzes foram ajustados corretamente, verifique se a imagem possui profundidade. Caso não tenha dado certo, faça pequenos ajustes até chegar ao efeito desejado.

Pronto. Com apenas três passos, você coloca em prática uma técnica muito conhecida — e utilizada! — por profissionais da fotografia.

Iluminação Rembrandt

Essa técnica cria uma sombra suave em um dos lados da imagem. Ela é ideal para criar um conceito mais dramático e marcante para sua fotografia.

Diferente da iluminação butterfly, para essa técnica, você precisa adicionar uma fonte de luz — pode ser uma softbox ou ring light — 45 graus à esquerda ou direita do produto que está sendo fotografado.

Para evitar que a sombra fique muito marcada, é recomendado que você utilize um papel, tecido ou soquete (acessório que acompanha o softbox) para amenizar a intensidade da lâmpada.

Enquadramento dos produtos

A fotografia pode contar diferentes histórias por meio dos enquadramentos. Grandes produtores de cinema tendem a tirar proveito disso. O melhor de tudo é que as mesmas técnicas usadas nas telonas podem ser adaptadas para valorizar o produto que deseja vender.

Em geral, existem sete tipos de enquadramentos: geral, conjunto, americano, primeiro plano, médio, close up/fechado e detalhe. Desses, vamos nos aprofundar nos três mais indicados para a fotografia de produtos:

Médio

O médio é ideal para fotografar roupas e calçados no corpo de um modelo. Ele destaca o produto em um primeiro plano e chama a atenção para aquilo que você deseja vender.

Com essa escolha, cria uma imagem objetiva e, normalmente, não evidencia detalhes muito pequenos, como, por exemplo, um bordado diferente na camisa.

Close up/fechado

Nesse plano, o objeto deve ocupar boa parte da imagem. Como o próprio nome indica, ele é fechado, ou seja, a câmera precisa estar bem próxima ao seu cenário.

Com ele, é possível criar fotografias mais intimistas, que trazem proximidade para o consumidor. Bem legal, não acha?

Detalhe

Esse tipo de enquadramento é ideal para mostrar os detalhes de um produto. Para isso, o clique deve ser feito bem perto do objeto. Inclusive, aqui, a foto não precisa enquadrar todo o seu produto, apenas aquilo que você deseja destacar.

Caso você tenha um e-commerce, na hora de cadastrar as imagens no site, é interessante adicionar uma imagem de cada ângulo.

Dessa forma, seu cliente consegue visualizar o produto como um todo: primeiro de forma geral, depois com uma visão um pouco mais próxima e, por último, os detalhes que precisam ser destacados.

Conclusão

Embora precise de alguns conhecimentos técnicos, tirar fotos profissionais pode ser mais simples do que se imagina. Todas as dicas que citei neste e-book podem ser aprendidas com a prática.

Esse é o verdadeiro segredo da fotografia: testes, testes e mais testes…

Realmente, no início, pode parecer um bicho de sete cabeças. Porém, após se acostumar a lidar com a câmera, o cenário e os itens de iluminação, tudo fica mais simples. Então, não desista no meio do caminho. Afinal, esse processo é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Esse é o propósito do Grupo Brandili: ajudar você e seu empreendimento a evoluir e se desenvolver no mercado. Esse conteúdo é apenas um dos outros vários que já preparamos para pequenos empreendedores como você.

Em nosso blog, Amor Por Empreender, você acompanha semanalmente outras dicas sobre vendas, empreendedorismo e marketing. Aproveite!

Por último, espero que este conteúdo tenha te ajudado a tirar lindas fotos para a sua loja! Te espero em um próximo conteúdo, até lá, sucesso em sua jornada!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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