Quero abrir uma loja de roupas: quanto vou gastar?

Qual o investimento inicial para abrir uma loja de roupas?

O investimento inicial em uma loja de roupas infantis varia entre 10 mil e 200 mil reais. Esse valor depende de fatores como: necessidade de reformas, compra de equipamentos específicos, compra de estoque inicial etc. Uma opção lucrativa pode ser abrir uma revenda oficial ou loja licenciada.

Em outro post, já contei como montar uma loja de roupas do zero. Neste aqui, vou detalhar a resposta para a pergunta: “quero abrir uma loja de roupas, quanto vou gastar?”. A média de valores já está na primeira frase do texto, mas continue a leitura para saber para onde vai o investimento!

Observação: os custos listados aqui são apenas uma média e podem variar muito conforme o mercado e região do Brasil. Além disso, as dicas serão para o nicho da moda infantil, mas você pode adaptá-las a qualquer outro segmento, OK? Acompanhe a leitura!

Qual o investimento inicial para abrir uma loja de roupas?

1. Gastos com espaço físico

Investimento: a partir de R$ 1 mil o metro quadrado.

Se a sua ideia é abrir uma loja física, é preciso reformar o espaço para que seus clientes fiquem mais confortáveis. Por esse motivo, serão necessários ajustes como: pintura, troca de letreiros, projetos e outros. O ideal, nessa situação, é ter a consultoria de um arquiteto.

Uma opção com uma ótima relação de custo-benefício é a abertura de uma loja licenciada da Brandili. Nessa modalidade, além do projeto arquitetônico completo, você tem acesso a diferenciais como:

  • Enxoval de materiais para a inauguração;
  • Orientações para a compra de coleções;
  • Equipes de apoio para melhoras de gestão, remarcação e ações de marketing.

– Onde comprar roupa infantil para revender? Vem ver!

2. Busca por fornecedores

Investimento: variável conforme o fornecedor.

Independentemente de ter uma loja física ou digital, é fundamental que você tenha fornecedores confiáveis. Afinal, clientes bons — e que voltam! — são só são conquistados com bons produtos.

Que as roupas da Brandili são de alta qualidade nós já sabemos, mas olha só os outros benefícios que você ganha ao optar pela revenda autorizada da marca:

  • Você pode realizar suas compras online e por telefone;
  • Calendário promocional de varejo;
  • Suporte online e por telefone;
  • Atendimento de um representante especializado.

Com essa modalidade, você compra direto com o fornecedor, sem precisar se deslocar para o Brás ou pagar mais caro devido a um intermediário.

2. Busca por fornecedores

3. Estoque inicial

Investimento: a partir de R$ 30 mil

Após encontrar os fornecedores das roupas, é necessário ter um estoque inicial das roupas. Com isso, será possível atender a todos os clientes no momento da inauguração e reinvestir no seu próprio negócio.

A quantidade de peças dependerá do tamanho da sua loja. Por exemplo, um estabelecimento pequeno pode ter entre dois e três exemplares de cada peça e tamanho que já é o suficiente. Já um ponto de grande circulação — como uma loja de Shopping — precisa de um estoque maior.

Uma das formas de entender qual é a necessidade particular do seu estabelecimento é contar com a consultoria de vendedores especializados. Isso é oferecido, principalmente, quando se opta por abrir uma loja licenciada ou franquia.

4. Investimento em equipamento

Investimento: a partir de R$ 4 mil (para equipamentos novos).

Em um outro conteúdo, fiz uma lista completa de todos os materiais necessários para abrir uma loja de roupas. Para ser mais rápido, já te adianto aqui o que é mais necessário:

  • Araras;
  • Armários;
  • Prateleiras;
  • Nichos;
  • Balcão.

Se quiser saber em mais detalhes, leia o post completo!

De toda forma, comprar equipamentos semi-novos é sempre uma possibilidade. Caso estejam em bom estado, você pode economizar bastante dinheiro. Em algumas situações, vale a pena garimpar em lojas de usados e reformar.

4. Campanhas de marketing

Investimento: A partir de R$ 1,5 mil

Lembra daquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Ele também vale para lojas. Por esse motivo, investir na campanha de lançamento da sua marca é muito importante. Há várias formas de fazer isso, as quais podem envolver:

  • Tráfego pago em redes sociais;
  • Postagens no Instagram;
  • Contrato de influenciadores digitais;
  • Panfletagem;
  • Propagandas pela cidade (outdoor);
  • Entre outros.

Lembra que no comecinho do post eu comentei sobre abrir uma loja licenciada e empreender junto com a Brandili? Então, ao optar por essa modalidade, você tem acesso a campanhas de marketing de abrangência nacional. Mais vantajoso, não acha?

5. Compra de material de escritório

Investimento: A partir de R$ 1,5 mil (sem computador)

Por mais que seu estabelecimento seja uma loja de roupas infantil, os materiais de escritório são fundamentais. Entre eles estão: impressora de notas, bobinas, canetas, grampeadores etc.

Em um cenário ideal, sua loja tem um computador dedicado exclusivamente a ela. Para isso, basta investir em um equipamento básico que suporte o sistema de gestão que você adotar.

6. Pagamento de colaboradores

Investimento: variável. Depende do número de colaboradores.

Caso você tenha funcionários, lembre-se de considerar o pagamento de cada um deles na hora de precificar o seu produto. Para te ajudar a fazer isso, aqui no blog você tem acesso a uma calculadora de porcentagem de lucro.

7. Planejamento da inauguração

Investimento: a partir de R$ 1 mil

Fazer uma festa de inauguração de loja de roupas é completamente opcional. Contudo, esse momento é importante por alguns motivos: comemorar o fim da fase de planejamento e o início da operação. Além, é claro, de mostrar para o público que a loja abriu.

Portanto, invista em uma decoração especial, faça um café para os clientes, contrate animadores — se o orçamento permitir —, una com a campanha de marketing e por aí vai.

7. Planejamento da inauguração

8. Plano de negócios

Investimento: variável.

Saber quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo do seu estabelecimento é fundamental. Por esse motivo, lembre-se de elaborar um plano de negócios para a sua loja. Ele será o seu principal guia na hora de tomar decisões futuras.

Atualmente, existem pessoas que prestam consultoria e elaboram um planejamento estratégico para as empresas. Contudo, esse investimento pode ser muito alto para o momento. Então, veja nosso plano de negócios completo e saiba como iniciar o seu.

9. Capital de giro

Investimento: a partir de R$ 50 mil

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis e a soma das contas a pagar. Esse é um termo importante do empreendedorismo que precisa ser levado em conta na hora de colocar uma empresa para funcionar.

Além disso, esse dinheiro em caixa é um dos fatores levados em conta na hora de calcular a viabilidade financeira de um negócio.

Checklist de gastos para abrir uma loja de roupas

Chegamos ao fim da nossa lista! Além dos investimentos elencados, lembre-se de considerar se a abertura da empresa será MEI ou ME. Isso vai impactar no custo inicial.

Agora, para resumir tudo que foi visto, confira uma tabela com todos os gastos básicos com uma loja de roupas infantil:

Serviço: Investimento, a partir de:
Abertura da empresa R$ 2.400
Reformas do espaço R$ 1.000 (o metro quadrado)
Equipamentos diversos R$ 4.000 (móveis novos)
Estoque inicial R$ 30.000
Material de escritório R$ 1.500 (sem computador)
Campanhas de marketing R$ 1.500
Inauguração R$ 1.000

Atenção: lembre-se que os valores deste post são apenas uma estimativa e podem variar conforme a sua realidade, época do ano, comportamento do mercado e região do país. OK?

Portanto, tenha esse guia como base, mas adapte os valores conforme o que está disponível para você. Com isso, será possível calcular exatamente quanto será gasto ao abrir uma loja de roupas.

Na hora de abrir o seu estabelecimento, é fundamental se destacar os demais concorrentes — ainda mais em um mercado tão competitivo quanto o nicho de roupas infantis. Para isso, veja quais são os principais diferenciais para loja de roupas e saia na frente!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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