Guia definitivo de como aumentar as vendas no Natal

O clima natalino está no ar. Para os clientes, é sinal de férias, festividades e muita união em família. Já para os comerciantes, essa é a oportunidade perfeita para aumentar as vendas em grande escala e obter um lucro mais alto. Prova disso, são os resultados de algumas pesquisas mercadológicas, onde apontam que as vendas de Natal tiveram uma alta de 10,50% no varejo.

Comércios que vendem roupas (infantis e adultas), brinquedos, produtos de perfumaria e outros artigos presenteáveis são os tipos de lojas mais procuradas durante a época. Justamente por esse motivo, precisam — e devem! — aproveitar a sazonalidade para alavancar as vendas. Entretanto, essa missão não é tão simples quanto parece.

Embora a demanda seja muito alta, a concorrência também é grande. Logo, é necessário traçar estratégias que fazem a sua empresa se destacar no mercado. Um bom atendimento, uma vitrine chamativa, uma equipe bem preparada e outros fatores, que vamos falar mais para frente, influenciam na captação de novos clientes.

Pensando em tudo isso, montamos um guia COMPLETO com tudo o que você precisa fazer para aumentar as vendas de final de ano. Separamos dicas e sugestões de ações que devem ser feitas antes, durante e após a data. Acredite: elas podem aumentar as suas vendas consideravelmente.

Acompanhe!

Planeje as suas ações com antecedência

O planejamento é a chave de tudo. Essa dica vale não só para o Natal, mas para qualquer outra data sazonal que você pretende elaborar ações comerciais.

Nesse caso, tudo o que você e a sua equipe precisa fazer é colocar no papel:

  • Quais serão as estratégia utilizadas;
  • Quais produtos deseja ressaltar;
  • Qual a quantidade de pessoas que pretende atingir;
  • E outras questões que sejam relevantes para o seu negócio.

empresaria planejando suas vendas de natal

Caso ainda não tenha nada em mente, não se preocupe! Temos uma sugestão que pode te ajudar a iniciar um bom planejamento. Antes mesmo de colocar as coisas no papel, reúna-se com o seu time e proponha uma chuva de ideias. Aqui, não deve ter julgamentos e nem discussão a proposta é só falar várias ideias de uma vez e anotá-las em um papel.

Depois disso, basta analisar aquelas que fazem realmente sentido e podem gerar lucro. Bem fácil, não acha? Com essas ideias em mente, é só planejar os próximos passos para que elas se tornem reais.

Agora, uma dica de ouro: quanto antes você iniciar esse planejamento, mais tempo terá para correr atrás da parte burocrática. Então, comece a pensar nas suas ações de Natal com, ao menos, dois meses de antecedência.

Esteja preparado para a alta demanda

Durante o final de ano, os comércios tendem a ficar lotados de clientes. Logo, a demanda fica ainda maior. Por conta disso, é preciso aumentar a equipe de atendimento, de vendedoras e de operadoras de caixa. Afinal, ninguém gosta de esperar horas em uma fila para pagar a conta, concorda?

Nesse caso, existem duas alternativas viáveis: trabalhar com profissionais temporários, apenas na época de maior fluxo; ou contratar pessoas fixas, que ficaram com você após o Natal. Aqui, é preciso avaliar qual opção faz mais sentido para o seu negócio. Se você pretende continuar crescendo, novos funcionários serão sempre bem-vindos.

E não basta apenas contratar novas pessoas, viu? Além disso, é essencial prepará-las de forma adequada para que todas elas estejam prontas para atender os seus clientes. Sendo assim, após a contratação, elabore treinamentos com toda a equipe e apresente o padrão de atendimento da sua loja.

Invista em uma decoração natalina

Investir em uma decoração natalina está relacionado diretamente com a experiência dos seus clientes. Afinal, o clima festivo chama a atenção das pessoas que passam pela rua, bem como encantar o consumidor. Agora, surge um dilema: “Qual a melhor maneira de fazer essa decoração?”.

A verdade é que não existe uma resposta certa. De modo geral, ela deve ser feita conforme os gostos e as preferências do seu público-alvo. Usar as cores tradicionais de natal — vermelho, verde e dourado — é uma excelente opção para não errar. Elas podem estar presentes em uma vitrine natalina, nos corredores da loja, nos pontos de venda e em outros espaços estratégicos, visíveis ao olhar da clientela.

campanha de natal no shopping

Caso você queira fazer uma decoração diferenciada, também é possível. Uma boa alternativa é usar as cores da identidade visual que a sua loja já possui e incluí-las em artigos típicos de Natal, como a árvore de Natal e a guirlanda.

Aumente o seu estoque

Durante o final de ano, deixar de vender não é uma opção! Justamente por esse motivo, é essencial que você tenha uma gestão de vendas efetiva, planejando a entrada e a saída dos produtos que deseja vender.

Nesse caso, aumentar o estoque, já ciente da quantidade de clientes em potencial que você pode atender, é uma boa aposta para garantir que o seu negócio tenha uma quantidade de produtos suficiente para atender uma determinada demanda.

Aqui, existe apenas um ponto de cuidado: comprar em excesso. Aumentar o estoque é diferente de fazer um pedido muito grande, sem saber se vai conseguir vender ou não. Investir em produtos com chances de ficarem parados no estoque pode trazer mais prejuízos do que lucro.

mulher empreendedora preparando seu comércio para o natal

Sendo assim, tome muito cuidado na hora de fazer as suas compras para o final de ano e crie uma projeção da quantidade de mercadoria que você realmente deseja vender. Dessa forma, além de garantir que você não perca nenhuma venda por falta de estoque, ainda é possível evitar produtos parados em seu depósito.

Tabela de projeções de vendas

Para te ajudar, montamos uma tabela que pode servir como guia durante o seu planejamento de vendas:

Mês Quantidade estimada de produtos a vender Estoque atual Estoque planejado
Outubro      
Novembro      
Dezembro      

Na coluna “quantidade estimada de produtos a vender”, você deve inserir a quantidade de mercadoria que deseja vender em cada mês. Nas outras colunas, você precisa inserir a quantidade disponível em seu estoque e a quantidade que ainda precisa adquirir.

Ah, e lembre-se: para alimentar essa tabela, é preciso realizar uma análise detalhada das vendas durante os anos anteriores. Ok?!

Garanta que a sua loja esteja organizada

Acredite: a organização de loja influencia diretamente na decisão de compra de um cliente. Afinal, quando deixada de lado, ela pode quebrar a expectativa de quem a frequenta, gerando frustrações indesejadas. Durante o período natalino, essa afirmação se intensifica ainda mais, visto que a atmosfera festiva atrai um número maior de pessoas.

Para evitar imprevistos e impressionar os novos clientes, é preciso garantir que tudo esteja em perfeita ordem. Para que isso seja possível, recomendamos que você preencha esse checklist:

  • Certifique-se de que a disposição dos produtos esteja no padrão em que as pessoas que frequentam a sua loja já estão acostumadas;
  • Agrupe os produtos mais vendidos durante a sazonalidade em um espaço específico para eles;
  • Sinalize o seu estabelecimento com placas que passem as informações de maneira clara e objetiva;
  • Garanta que todos os produtos estejam precificados corretamente;
  • Mantenha os corredores limpos e desobstruídos, livres de caixas e outros materiais usados para o abastecimento;
  • Verifique as prateleiras dos produtos de tempos em tempos, assegurando que elas estejam abastecidas e sem falta de mercadoria.

vendedora organizando loja para o natal

Realmente, esses passos podem ser um pouco complicados de colocar em prática… Entretanto, eles são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento. Sendo assim, não os deixem de lado!

Siga com as promoções de Natal até o final do ano

Muitos clientes esquecem de fazer as compras ou deixam para a última hora e acabam não tendo tempo de adquirir tudo o que estava em sua lista de Natal. Por conta disso, estender as promoções até o final do ano é uma estratégia inteligente para aumentar o lucro com a sazonalidade.

Ao aderir essa recomendação, você aproveita o espírito festivo de final de ano e atrai novos consumidores para o seu estabelecimento.

Nesse caso, há apenas um detalhe que você não pode esquecer de jeito nenhum: a publicidade. Os seus clientes precisam saber que ainda tem promoções em sua loja, caso contrário, eles irão procurar por oportunidades nos concorrentes. Por isso, divulgue em suas redes sociais ou, até mesmo, por meio de comunicações visuais (como os cartazes) que após o dia 25 de dezembro, as promoções ainda continuam.

Ofereça crediário como forma de pagamento

O crediário é uma forma de pagamento muito conveniente para clientela, porque oferece uma flexibilidade maior em relação à quitação de despesas. Não à toa, é uma excelente forma de conquistar um diferencial competitivo sob a sua concorrência — que, aliás, fica ainda mais ampla em épocas sazonais como o Natal.

Para a sua loja conseguir colher todos os benefícios dessa estratégia, é crucial que você planeje uma boa divulgação. De modo geral, ela pode ser feita de diferentes maneiras, como:

  • Anunciar essa opção de pagamento por meio das redes sociais;
  • Incluir cartazes e banners que informem as condições de pagamento do seu estabelecimento;
  • Instruir a sua equipe a comunicar os clientes sobre o crediário logo no início do atendimento (é importante que essa parte seja feita de maneira bem sutil, ok?).

Fora tudo isso que já falamos, ainda há outro ponto que você precisa ter atenção para garantir que a sua estratégia seja bem sucedida: sempre mantenha a transparência com os seus clientes. Certifique-se de que eles entendam com clareza os termos de condições e pagamentos que o seu comércio oferece.

mão segurando uma caneta assinando alguns papeis

Esse cuidado é fundamental para não haver problemas futuros ou quebras de expectativas entre a sua relação com a dos clientes.

Tem um e-commerce? Crie conteúdos digitais para chamar a atenção

Por último, mas não menos importante, separamos uma dica específica para quem trabalha com vendas online. Criar conteúdos que chamem a atenção do usuário para um e-commerce é uma excelente maneira de se destacar dos demais concorrentes online. Para isso, uma das alternativas mais conhecidas — e eficazes — é a criação das chamadas landing pages.

Caso você ainda não conheça o termo, landing page são páginas criadas com um objetivo central: conversão de novos leads/consumidores. Normalmente, elas são usadas em campanhas especiais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Para ficar ainda mais claro, podemos defini-las como uma página para capturar novos usuários — bem simples, concorda?

Para adotá-las como uma estratégia durante o Natal, você precisa aderir alguns padrões que são comuns nesse tipo de página. Sendo assim recomendamos que:

  • Insira um título atraente e que deixe o usuário interessado logo de cara;
  • Crie um conteúdo persuasivo que mostre quais são os produtos oferecidos em seu site. Ele deve ser breve e objetivo;
  • Adicione uma imagem, um banner ou qualquer outro tipo de conteúdo visual para deixar a sua página mais atrativa;
  • Informe quais são os benefícios e as vantagens de comprar em seu site;
  • Adicione uma chamada de ação para garantir que o usuário permaneça navegando.

Além desses pontos, você pode adicionar outras informações que ajudem a capturar novos clientes. Aqui, o interessante é elaborar um material que vá de acordo com a identidade do seu negócio e as preferências da sua persona — combinado?

homem criando conteúdo para vender roupas

Sabemos que elaborar ações natalinas para aumentar as vendas durante esta época não é uma missão muito simples. Como você pode notar, há diversas tarefas que devem ser feitas para assegurar o sucesso das suas campanhas sazonais. Entretanto, pode acreditar: cada esforço soma para o crescimento do seu negócio.

O Natal é uma ótima oportunidade não só de aumentar as vendas, mas também de apresentar os seus produtos a novos clientes — principalmente, se a sua empresa ainda for pequena. Com o nosso guia, você está mais do que preparado para enfrentar essa época movimentada no mundo dos comércios, com grande estilo, lucrando e superando os seus concorrentes.

Este guia foi pensado especialmente para a época de final de ano. Caso queira outras informações, em nosso blog, Amor por Empreender, você tem acesso a outros conteúdos ricos e que irão te ajudar a aproveitar diferentes datas sazonais: Black Friday, Dia das Crianças, Semana do Consumidor e por aí vai. Continue nos acompanhando e desfrute de todas as nossas dicas.

Esperamos que esse e-book tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como vender durante o Natal. Além do mais, toda a equipe do Grupo Brandili deseja boa sorte em sua jornada. Esperamos que você tenha êxito com o seu negócio e prospere cada vez mais em seu ramo.

Nos vemos em um próximo e-book! Até mais…

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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