11 dicas práticas para aumentar as vendas em 2023

Saber como aumentar as vendas é um ponto importante em todo início de ano. Além de fazer os rendimentos de uma loja crescer, isso contribui para que o seu negócio consiga crescer mais. Contudo, isso requer planejamento.

Preparei 11 dicas práticas que vão te ajudar a melhorar as vendas no seu negócio em 2023. Vamos lá?

1. Tenha fornecedores confiáveis

Em primeiro lugar, é fundamental que você consiga — ou renove — fornecedores confiáveis. Por exemplo, quem compra roupa para revender precisa que os produtos sejam de qualidade e atendam às demandas dos clientes.

A praticidade na hora de renovar o estoque também pode ser importante. Nesses casos, prefira opções nas quais você pode comprar pela internet ou pelo telefone.

Além disso, busque fornecedores que ofereçam representantes capacitados e atendimento individualizado. Nos melhores casos, você pode ter acesso, também, a materiais e campanhas do próprio fabricante.

2. Cuide do planejamento comercial

O ideal é iniciar o ano com o planejamento comercial já pronto. Porém, não se desespere caso não tenha feito isso ainda. Aqui no blog, você encontra vários conteúdos que te ajudam a elaborar um plano de negócios para sua loja.

De modo geral, você precisa traçar metas realistas e como alcançá-las. Por exemplo, “vender mais” é um objetivo para todo empreendedor, mas essa afirmação é vaga, visto que depende de diversos fatores internos e externos.

Dessa maneira, tenha como foco algo como “aumentar as vendas em 20% até o Natal”. A partir disso, trace estratégias de como chegar nesse valor. Faça um calendário de promoções e ações comerciais, invista em publicidade, analise o giro de estoque etc.

mulher escrevendo em papeis sobre uma mesa

3. Pense a médio e longo prazo

Pegando o gancho com o tópico anterior, faça planos a médio e longo prazo para o seu estabelecimento. Afinal, pensar apenas em resultados rápidos pode levar a uma estagnação do empreendimento e não aponta para um crescimento real. Ou seja, é um pensamento que não vê o cenário geral.

Dessa forma, estabeleça como você vê seu empreendimento em três anos e, claro, daqui a uma década. Uma das formas de fazer isso, por exemplo, é considerar transformar o seu estabelecimento em uma loja licenciada. Você será o correspondente de campanhas de abrangência nacional.

4. Elabore metas de vendas

Como eu falei no segundo tópico desta lista, ter metas reais de vendas é fundamental em qualquer negócio. Esqueça aquelas promessas milagrosas de gurus da internet. Foque no que é alcançável e faça sentido para a realidade do seu estabelecimento hoje.

Em outro post, eu ensino como calcular meta de vendas. Por lá, você entende de que forma identificar a sazonalidade, estruturar o pagamento dos seus colaboradores e a maneira que isso impacta no valor final da meta.

5. Estude as métricas do seu negócio

De nada adianta ter uma meta de vendas bem definida se você não conhece como seu negócio desempenha. Infelizmente, esse erro é muito mais comum do que a gente imagina.

Uma das formas de conhecer a performance dos produtos vendidos é elaborar uma matriz BCG. De modo geral, ela mostra como é a participação no mercado e o seu potencial de crescimento.

Outra opção, também, é conhecer o desempenho dos seus produtos a partir de uma curva ABC.

6. Se aproxime dos clientes

Estar próximo da clientela ajuda a criar fregueses que sempre retornam à sua loja. Para isso, tenha uma abordagem que faça com que as pessoas se sintam bem ao comprar com você.

mulher pagando a conta em uma relojoaria

Existem várias maneiras de fazer isso. Uma das mais eficazes é ter um bom relacionamento de pós-venda. Assim você mostra que se preocupa com o que acontece depois do pagamento do pedido.

7. Trabalhe a fidelização dos clientes

Estar próximos dos fregueses antigos é tão importante quanto trazer para perto aqueles que compram pela primeira vez. Ou seja, fidelizar os novos clientes. Isso também pode ser feito a partir do pós-venda. Porém, há outras formas de atingir esse objetivo.

Para combinar com as estratégias de pós-venda e melhorar a experiência do cliente, invista no social commerce. Essa estratégia trabalha a venda e presença nas redes sociais.

8. Invista em capacitações

O mundo contemporâneo está cada vez mais rápido. A cada dia, vemos uma nova tendência surgir e acompanhar isso pode ser difícil. Por esse motivo, é fundamental investir em treinamentos e capacitações.

Isso pode ser feito a partir de cursos de vendas para os colaboradores, por exemplo. Além disso, é importante que você também se atualize e conheça novas estratégias. Além de capacitações para dono de negócios, tire um tempo do seu dia para ler livros sobre empreendedorismo.

9. Recorra aos diferenciais competitivos

Para se destacar dos concorrentes, lembre-se de trabalhar os diferenciais para a sua loja. Por exemplo, o tratamento individualizado dos clientes é fundamental para que eles se sintam acolhidos ao comprar com você.

Para isso, invista em ações que te tragam destaque. Pode ser uma parceria com um influenciador, um café da manhã para os clientes, um clube de fidelidade, uma promoção fora de época e por aí vai.

10. Conheça a concorrência

Saber o que os concorrentes estão fazendo é uma ótima oportunidade para entender o que dá certo e errado para eles. Porém, lembre-se de estudar apenas aquelas lojas que competem diretamente com você.

Por exemplo, se o seu negócio é de pequeno porte, é injusto se comparar com os gigantes do varejo. Ao mesmo tempo que analisar o que um lojista que trabalha outra porção do mercado também não faz sentido.

11. Acompanhe as tendências do mercado

Para fechar nossa lista, lembre sempre de acompanhar as novas tendências do mercado. Você não precisa seguir todas. Veja quais fazem mais sentido para a sua realidade e adapte ao que é alcançável para o seu estabelecimento.

Uma prática que tem ganhado cada vez mais espaço é o phygital. De forma geral, ela é a união entre negócios físicos de digital. Porém, para aderir a ela, você não precisa fazer o mesmo que marcas como Amazon e Disney. Basta adaptar à sua realidade.

Com essas dicas, espero que o ano da sua loja seja muito próspero. Lembre-se que pode contar com o nosso blog sempre que tiver dúvidas sobre empreendedorismo. OK?

Por falar nisso, aproveite para ver uma forma prática de comprar roupa no atacado!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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