Como planejar uma inauguração de loja? 13 dicas e ideias

Para ser inesquecível e atrair a atenção de um bom público-alvo, uma boa inauguração de loja é uma das maneiras de gerar um primeiro impacto positivo e poder ter chances de vender. No entanto, para essa etapa ser atingida, você precisa desenvolver um planejamento estratégico para fazer os compradores irem até a sua marca, verificar os produtos e considerarem comprar.

Devemos pensar em nós como clientes e no que iríamos querer se estivéssemos na inauguração de uma loja, como atendimento humanizado, ambiente agradável e confortável, promoções e ofertas especiais. Confira todas as dicas que elenquei a seguir!

1. Defina objetivos para a inauguração da sua loja

Quando abrimos uma loja, devemos definir o objetivo da inauguração, como atrair uma boa quantidade de clientes para comprar ou expor os produtos presentes na vitrine. Organize bem as informações do evento para poder ter certeza de que as pessoas vão chegar no dia e no horário combinados.

A partir dessa observação, se a intenção é a de atrair mais compradores para a sua loja, envie um convite personalizado pelas redes sociais, como Facebook e Instagram. Com cada confirmação validada, você tem mais segurança de medir o sucesso do evento no dia por meio da lista de presença.

2. Escolha a data certa para a inauguração

Escolha a data certa para a inauguração da loja acontecer para evitar datas de promoções e ofertas de comércios próximos e possibilitar que futuros clientes se planejem. Recomendamos que a sua pesquisa seja feita com os concorrentes e a verificação de disponibilidade de dia e horário dos seus possíveis compradores.

calendário

Os períodos de grande movimentação, como das 18h às 21h, podem ser considerados para a inauguração da sua loja. Recomendamos também que você opte pelos finais de semana, caso seja notado que os clientes ficam mais livres aos sábados ou domingos, pois é uma maneira de mantê-los entretidos no seu estabelecimento por um tempo maior.

3. Crie uma decoração de inauguração de loja atraente

Refletir a identidade visual da marca é importante, principalmente, por meio da decoração de inauguração de loja, pois faz os clientes a reconhecerem facilmente. Ela precisa ter todas as características que o seu negócio quer transmitir, como cores, balões, faixa de boas-vindas e displays que façam as pessoas visualizarem rapidamente os produtos. Confira o que pode ser incluído:

  • Utilize a iluminação direta para chamar atenção a um ponto específico;
  • Tenha monitores para acompanhar as crianças enquanto os pais conhecem os produtos;
  • Disponibilize a área de registros dos visitantes para coletar informações dos que comparecerem;
  • Insira balões com os tons da marca para também atrair a atenção das crianças.

Quando se trata de abrir uma loja de roupa infantil e adulta, precisamos considerar aspectos como área de lazer para crianças se divertirem enquanto os responsáveis aproveitam as promoções e as peças especiais disponíveis. A intenção é promover também a autonomia dos adultos e os deixar livres para conferir as novidades.

fachada loja Brandili com balões de inauguração

4. Planeje ofertas e promoções especiais para o evento

Ofereça no dia da inauguração da loja ofertas e promoções especiais para fidelizar os clientes que fizerem a primeira compra. Todos gostamos de descontos e somos atraídos por esse benefício. Por isso, você pode diminuir o preço de alguns produtos ou optar por entregar brindes.

Em relação às ofertas e promoções, indicamos que você verifique o que há disponível em seu estoque e as margens de lucro. Tenha cuidado porque, embora esta seja uma das melhores estratégias, deve ser utilizada de acordo com as possibilidades do momento para evitar gastos altos.

Roupas expostas em promoção

5. Organize uma abertura para clientes exclusivos

Os clientes exclusivos ou fidelizados podem ter uma recepção extremamente especial, como a possibilidade de chegar 1h ou 2h antes para conhecer as novidades. Se preferir, você pode desenvolver um programa de fidelidade para fazer com que a loja tenha um público pagante a fim de gerar lucros regulares e aumentar o reconhecimento da marca.

Tire dúvidas sobre coleções, modelos especiais e apresente variações de tamanhos e cores das peças disponíveis durante a recepção. Fale da qualidade e dos benefícios de todos os produtos e destaque o diferencial de comprar com a sua loja tanto pelo preço e pelas possibilidades de pagamento como pela qualidade das roupas.

6. Divulgue a inauguração nas redes sociais

As redes sociais são as nossas aliadas, e você pode marcar presença no seu Instagram comercial ou página do Facebook para divulgar o evento. Inicialmente, sugerimos stories e reels para dar alguns “spoilers” do que está por vir, abrir caixas de perguntas para os seus seguidores, responder todas as dúvidas e fazer transmissões no dia pelo YouTube ou Instagram para obter mais engajamento.

Desenvolva teasers e cards e utilize os recursos de “promover campanha” do Facebook para selecionar o tipo de público que você quer conquistar com esse material. Chamamos esse processo de “segmentação de leads”, ocorrendo a filtragem de características como idade, gênero, profissão e localização que, quando utilizados corretamente, podem apresentar os resultados que você deseja na publicidade.

7. Invista em parcerias locais para atrair clientes

Entre em contato com os salões de beleza ou cafeterias próximas em busca de parcerias locais e divulgação da sua loja e aumente as chances de ter mais pessoas frequentando o local. O objetivo é chamar a atenção de um público mais abrangente de sua região e fazê-los separar um momento do dia para visitar a loja e se surpreender com os seus produtos.

Para conquistar a criançada, você pode formalizar uma parceria com docerias próximas de onde se encontra a loja. Servir pipoca doce ou brigadeiros tendem a ser opções interessantes para o público infantil, e os cuidados com a beleza e bebidas quentes, como o café, retêm o foco dos adultos.

Manequins expostos com atrações na frente da loja

8. Prepare uma recepção acolhedora e organizada

Na inauguração de loja, você precisa ter, pelo menos, dois funcionários para fazer uma recepção acolhedora dos visitantes, falar um pouco do local e proporcionar uma primeira impressão positiva por meio de uma conversa empática. Em relação ao interior da loja, monte uma playlist com música ambiente, preferencialmente neutra, para agradar às pessoas e as deixar confortáveis.

Quando abrimos um negócio próprio, precisamos ser o diferencial. Por isso, indicamos o oferecimento de drinks para as pessoas que forem à inauguração. Defina também o tempo de apresentação dos produtos disponíveis para explicar sobre os modelos, as características, os diferenciais, a qualidade, a durabilidade e as dicas de como usar no dia a dia.

homem-aranha em frente a loja

9. Ofereça uma experiência sensorial memorável

Trabalhe com a construção de uma experiência sensorial memorável por meio de um espaço aconchegante. Aromas como capim-limão, flores, pitanga e aroeira transmitem a mensagem de positividade, leveza e alegria. Opte por também utilizar bem a iluminação para cada parte da loja ficar visível, bem como nas vitrines e nos demais produtos inseridos nas araras, porque auxilia o cliente na procura de peças mais específicas.

A música ambiente acalma e pode manter o público concentrado na visualização dos produtos. Junto das ofertas e promoções especiais, tende a aumentar as chances de você vender durante a inauguração de loja. O intuito é acolher as pessoas que podem comprar em sua loja e as deixar confortáveis, felizes e interessadas nos itens disponíveis.

10. Organize um espaço de fotos ou selfies

Separe um espaço na loja e decore com balões, flores ou a imagem do logotipo e convide os clientes para tirarem fotos ou selfies, compartilharem nas redes sociais e divulgarem onde estavam. Essa é uma estratégia conhecida por marketing de compartilhamento, que consiste em uma ou mais pessoas publicarem fotos e vídeos no Instagram e Facebook para interagirem com amigos e familiares e os atraírem indiretamente até a loja.

Normalmente, quando tiramos fotos e gravamos vídeos, gostamos de compartilhar com os nossos seguidores. Isso, querendo ou não, gera engajamento. Se você está em um lugar que gosta e confia, vai demonstrar esse sentimento às pessoas por meio de diversos posts fazendo elogios. Quem visualizou vai se sentir interessado em conhecer quando for possível.

11. Crie brindes personalizados para a inauguração

Presenteie os clientes com brindes especiais e personalizados, como as ecobags com a logo da loja, porta-copo, adesivos e garrafa de água personalizada. Esses são itens utilitários e ideais para entregar às pessoas, pois vão poder usar sempre que desejarem para sair.

Organize os itens em um embrulho delicado, acompanhado de um cartão de visita e uma mensagem de agradecimento pela presença na inauguração da loja. Disponibilize os contatos das redes sociais e do WhatsApp para realizar atendimentos à distância e manter o nome da sua marca relevante.

brindes da visita a loja

12. Realize um sorteio para engajar o público

Na recepção, peça que anotem os nomes de todos os clientes e informem que em dado horário vai ocorrer a coleta dos cartões para um sorteio para engajar o público. Sugerimos que você escolha um item especial, mas neutro, porque o objetivo é encantar todo o seu público, seja ele adulto ou infantil.

A intenção é fazer com que os clientes permaneçam interessados no evento e continuem no local por mais tempo. Recomendamos que você faça a transmissão ao vivo nas suas redes sociais para obter mais engajamento e ter uma audiência acompanhando e comentando o tempo todo.

13. Colete feedback dos clientes após o evento

Converse com os seus clientes quando a inauguração da loja terminar em busca de obter feedbacks sobre o que precisa ser melhorado ou incluído futuramente. Essas informações podem fazer diferença na sua gestão, assim como no desenvolvimento de novas estratégias para a realização de eventos sazonais, como Black Friday, Dia do Consumidor, Dia das Mães e Natal.

Utilize as caixas de sugestão para adquirir insights (percepções) das pessoas ao disponibilizar na entrada um cartãozinho de avaliação. No final, você deve verificar a resposta das pessoas para compreender o que faltou e o que precisa ser corrigido em relação aos preços, atendimento, variedade de roupas e modelos

Espero que com essas dicas a inauguração da sua loja seja um sucesso! Acompanhe o blog para mais ideias como essas. Até mais!

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Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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