Atendimento ao cliente: entenda como aprimorar esse serviço

No mundo dos negócios, uma das chaves para o sucesso está no atendimento ao cliente. A qualidade do serviço prestado e a forma como as empresas se relacionam têm um impacto significativo na fidelização, na reputação da marca e no crescimento dos negócios.

Neste blogpost, vamos explorar a importância do atendimento ao cliente e compartilhar dicas valiosas sobre como aprimorar esse serviço fundamental para qualquer empresa. Vamos começar!

O que é o atendimento ao cliente?

Resumidamente, atendimento ao cliente é todo suporte prestado ao cliente antes, durante e após o momento de compra. Orientações, recomendações, manutenções e muitas outras funções compõem as atribuições de quem trabalha nessa área.

Além disso, receber reclamações, avaliações e entender as necessidades do consumidor são pontos essenciais para quem deseja aperfeiçoar o atendimento no ambiente profissional.

O objetivo principal do atendimento ao cliente é fornecer um serviço de qualidade, solucionar problemas, responder perguntas, oferecer suporte e garantir a satisfação do cliente. Afinal, é essencial para construir relacionamentos sólidos, fidelizar os clientes e promover uma imagem positiva da empresa.

Como realizar um bom atendimento ao cliente?

Dada a importância do atendimento ao cliente, é imprescindível trabalhar para que essa proposta alcance os padrões de excelência que vão destacar o seu serviço dos demais concorrentes. Confira as estratégias que o Grupo Brandili trouxe para você aplicar em seus negócios!

Fique antenado nas plataformas digitais

Não basta ter um perfil para a sua marca no mundo online, você precisa de alguém que cuide das suas redes e ficar atento a aspectos para atrair e fidelizar consumidores. Por exemplo: a velocidade e a forma de tratamento, seja pelo WhatsApp ou outros meios!

Investir em informação ou mesmo um profissional para realizar a captação de potenciais clientes, utilizando estratégias de marketing como divulgação de promoções e obtenção de e-mails também se tornam cada vez mais fundamentais.

mão de um homem olhando as plataformas digitais

Tenha líderes exemplares

Em situações delicadas, são os líderes que provavelmente resolverão os casos. Por isso, seja um exemplo de líder que apoia positivamente os demais membros da equipe! Esse é o primeiro passo para garantir um time em completa sintonia com os valores e a representatividade da sua marca!

Paciência, agilidade e humanidade estão entre as principais virtudes que devem imperar em um bom atendimento ao cliente. Exercite isso em si mesmo (se você for o líder da equipe) e nos demais colaboradores do time.

lideres de empresa

Preze por uma equipe bem treinada e proativa

Treinamentos especializados promovem muitas melhorias dentro do seu ambiente de trabalho. Isso porque, em qualquer organização comercial, as demandas e a própria ordem interna precisam de atenção constante. Ou seja, sempre há uma tarefa a mais para fazer.

A proatividade e a capacitação profissional é o que vai realmente assegurar que os profissionais estejam aptos a atenderem com performance e qualidade. Pode parecer que não, mas os clientes observam os critérios usados em cada operação.

close-up de equipe de negócios trabalhando juntando as mão de trabalho em equipe

Reforce o impacto da agilidade

É importante ressaltar que todo cliente valoriza muito a velocidade com a qual o seu problema é resolvido. Por isso, estimule sempre o senso de agilidade da sua equipe!

Isso é válido tanto para o espaço físico quanto para os atendimentos virtuais da sua empresa. Não deixe seus clientes esperando em nenhum dos casos! Demonstre preocupação e seja objetivo ao entregar o que o consumidor espera.

Além disso, realize a transferência de atendimento somente quando necessário. Se esse for o caso, certifique-se que todas as informações sobre o cliente sejam passadas de forma detalhada a outra pessoa que irá assumir a resolução da situação.

Valorize a empatia

Não existe bom atendimento ao cliente sem empatia. Novamente, a reflexão sobre como você gostaria de ser atendido expressa a importância dessa postura. Esqueça a ideia de vender a todo custo. Preocupe-se com a experiência do consumidor e em como isso vai diferenciar a sua loja das demais concorrentes.

A forma como o cliente é recebido, tratado e satisfeito é o que fará com que ele retorne para mais compras! Tudo isso aumenta a autoridade e a reputação da sua marca, já que além de fidelizar clientes, esses mesmos indivíduos passam a recomendá-la. Ou seja, tornam-se verdadeiros fãs!

gerente feminina sorridente cumprimentando clientes e apertando as mãos

Promova atendimentos genuínos

Promover atendimentos genuínos é fundamental para construir relacionamentos sólidos com os clientes e garantir sua satisfação. E essa atitude vai além de simplesmente seguir um roteiro ou cumprir protocolos. Trata-se de se conectar verdadeiramente com o cliente, ouvir suas necessidades e agir de forma empática.

É importante demonstrar interesse pelo cliente e suas preocupações. Isso significa dedicar tempo para ouvir atentamente, compreender suas demandas e oferecer soluções personalizadas. Além disso, é essencial ter uma linguagem e postura autênticas, transmitindo confiança e empatia ao cliente.

close up mulher dando compra para cliente

Lembre-se de que cada interação com o cliente é uma oportunidade de causar uma impressão positiva.

Procure oferecer disponibilidade

A disponibilidade demonstra comprometimento e interesse verdadeiros em ajudar, transmitindo confiança e cuidado com o cliente. Trata-se de estar presente e acessível para atender às necessidades dos clientes sempre que necessário.

Para oferecer disponibilidade, é importante estar disponível em diferentes canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat online ou redes sociais. Além disso, é necessário garantir que as informações de contato sejam facilmente encontradas e atualizadas. Isso permite que os clientes entrem em contato de forma rápida e conveniente, aumentando sua satisfação.

No entanto, é compreensível que nem todo comércio tem estrutura para funcionar 24h por dia. Então, você pode incluir horários estendidos, atendimento 24 horas ou até mesmo serviços de suporte, como entregar suas peças de roupas a domicílio.

Ao adaptar-se às demandas dos clientes, você mostra que está disposto a se adequar às suas necessidades individuais.

Automação de serviços

Um facilitador para alcançar um bom nível de atendimento ao cliente é a automação de serviços. Através dessa técnica, muitas funções podem deixar de ser feitas manualmente, permitindo que o foco dos funcionários estejam voltados integralmente para o atendimento.

conceito de controle de qualidade de serviço

Dentre as vantagens proporcionadas pela automação de serviços, pode-se destacar:

  • Otimização do uso do tempo por parte dos funcionários;
  • Praticidade em identificar e localizar produtos em ou fora de estoque;
  • Assertividade na hora de cumprir tarefas e alcançar metas;
  • Organização de procedimentos internos;
  • Alertas sobre reuniões, eventos e outros processos;
  • Segurança para registros e históricos referentes a dados, números, situações, entre outros;
  • Conferência sobre o cumprimento das funções por parte dos setores.

Hoje em dia existem muitas ferramentas que auxiliam na automação, como o próprio Google. Através do Gmail, a empresa oferece uma plataforma completa em nuvem para diversas funções que podem auxiliar nesse processo!

Como dar continuidade para o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente se estende ao pós-venda, momento no qual é importante conferir a satisfação do cliente perante o serviço prestado. Essa tarefa pode acontecer de diversas formas, por exemplo, através de canais de avaliações presentes nas redes sociais.

Obviamente, essa opção depende da iniciativa do cliente. Por isso, estratégias para incentivar a avaliação e o comentário nas mídias, como promoções e sorteios, são uma boa forma de aumentar a boa reputação online da sua empresa!

O cadastro de clientes na loja também permite que você obtenha o número de telefone e o e-mail para realizar essa curadoria. Dessa forma, o contato posterior à compra determina como foi a experiência do consumidor, fazendo-o perceber o quanto a sua loja se importa com a opinião dele.

Siga as nossas dicas para um atendimento ao cliente alto nível

Agora você já sabe quais passos pode seguir para aprimorar o seu serviço de atendimento ao cliente! Fidelize mais clientes, aumente seus números em negócios físicos, vendas por WhatsApp ou outras mídias e surpreenda a todos com a reputação alcançada pela sua marca!

Se você gostou das nossas dicas, fique por dentro dos conteúdos exclusivos que o Blog do Grupo Brandili tem para você. Até a próxima!

 

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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