Como fazer e exemplos eficientes de pós-venda

O pós-venda é uma etapa que surge após o processo de venda com a finalidade de reter o cliente e melhorar o relacionamento entre a marca e o consumidor. É nesse momento que você pode garantir a satisfação da compra!

Ao contrário do que muita gente ainda acredita, as vendas não terminam depois que o cliente paga e está com o produto em mãos. A etapa do pós-venda estreita o relacionamento entre cliente e empresa, e pode gerar frutos em um futuro muito breve. Em outras palavras, um dos objetivos principais é fidelizar a clientela.

Acompanhe este texto e entenda o que é, como fazer e exemplos de um pós-venda eficiente. Aproveite o tempo de aprendizado para melhorar a estratégia da sua empresa! Vamos lá?

O que é pós-venda?

De maneira simples e direta: pós-venda é a etapa que vem depois da compra, e tem como objetivo reter e fidelizar um cliente. Isso visa aumentar o valor e gerar ganhos maiores para a marca ou empresa. Além, é claro, de estreitar a relação entre cliente e lojista.

Por exemplo, ao decidir revender roupas de uma marca consagrada, você pode aproveitar a credibilidade do fornecedor como estratégia de pós-venda. Isso pode ser feito por meio da comunicação ou das mensagens enviadas após o momento da compra. Falaremos sobre os dois casos daqui a pouco.

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Como se faz um pós-venda?

Segundo os livros sobre empreendedorismo, o pós-venda é feito de várias maneiras. O que todas elas têm em comum é que o cliente precisa ser retido e fidelizado. Então, as estratégias devem ter seu consumidor como foco. Veja cinco formas de trabalhar o momento após a compra:

1. Faça um acompanhamento

O significado de pós-venda nada mais é do que o conjunto de atividades após a venda do produto. Uma das formas mais clássicas de fazer isso é realizar um acompanhamento da experiência do seu cliente.

O termo em inglês — e muito usado no mundo do empreendedorismo — para isso é: follow-up, que nada mais é do “acompanhamento”. Essa técnica consiste em enviar um e-mail sobre como cuidar do produto, mostrar-se disponível em caso de dúvidas etc.

Essa estratégia é tão importante que pode estar presente, inclusive, no seu plano de negócios. Com isso, seu comprador se sentirá valorizado e muito bem amparado. As chances de voltar a consumir na sua loja são maiores!

2. Realize uma pesquisa de satisfação

Você sabe o que os clientes pensam sobre a sua marca, empresa e relação entre vocês? Uma das melhores formas de conseguir essas informações é através por meio de uma pesquisa de satisfação. Ela permite entender os pontos que podem ser melhorados.

Além disso, é claro, é possível notar os indicadores de sucesso do seu negócio e reconhecer os pontos positivos. Na sua pesquisa de satisfação — realizada após a venda — você pode perguntar sobre:

  • Qualidade do atendimento e produto;
  • Custo-benefício do produto;
  • Pontos positivos da sua marca;
  • Melhorias no processo de venda;
  • Probabilidade de indicar para um conhecido;
  • E por aí vai.

3. Crie conteúdos relevantes

Parte dos objetivos do pós-venda é estreitar os laços com os clientes, certo? Além disso, aumentar a autoridade da marca perante aos concorrentes é fundamental. Uma ótima estratégia para isso é investir no marketing de conteúdo.

Muitas marcas têm blogs — como este que você está lendo agora! — os quais buscam melhorar a relação com os clientes frequentes ou não. Outra opção, mais barata e acessível, é apostar na criação de conteúdo para redes sociais de lojas de roupas.

4. Envie mensagens de pós-venda

Como parte de uma estratégia de acompanhamento e de busca para melhorar a relação com o cliente, nada melhor do que recorrer às mensagens de pós-venda. Elas podem ser enviadas por e-mail, WhatsApp e até como um bilhetinho no produto.

Para ver exemplos e saber como elaborar as suas, veja nosso post completo sobre o assunto e tenha ótimas mensagens de pós-venda para melhorar a satisfação dos seus clientes!

5. Comunique-se em datas especiais

A comunicação é a chave de inúmeras relações da nossa vida, não é mesmo? Com os clientes, isso também é válido e serve tanto para a melhorar a relação entre vocês quanto para realizar vendas pelo WhatsApp. Apesar disso, quero tratar de outro ponto aqui: as datas especiais.

Todo varejista sabe que datas comemorativas são excelentes para os negócios. Então, prepare uma mensagem especial para os seus clientes em períodos de promoção. Por exemplo, que tal chamá-lo para conhecer a nova decoração da sua loja?

Exemplos de pós-venda

Agora que você já sabe algumas estratégias de pós-venda, veja cinco exemplos de como isso pode ser aplicado na prática para uma loja de roupas:

  • O cliente comprou pela primeira vez na sua loja, então, ofereça um cupom de desconto exclusivo para o próximo pedido;
  • Um tempo depois da compra, envie um e-mail ou mensagem para o cliente para saber como tem sido a experiência com o produto;
  • Envie mensagens para as pessoas que já são clientes quando receber peças novas. Destaque que eles estão sabendo das novidades em primeira mão;
  • Ofereça um café da manhã exclusivo para os clientes mais frequentes. Faça isso em épocas de lançamento de coleções ou em datas sazonais específicas;
  • Elabora um clube de fidelidade. Por exemplo, a cada X compras, a pessoa ganha uma vantagem exclusiva.

Essas estratégias podem ser aplicadas em diversos setores do mercado. Inclusive, pode ajudar a sua revenda de roupas infantis a se destacar dos demais concorrentes.

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Por que fazer um pós-venda?

Porque o pós-venda é um grande diferencial competitivo para lojas de roupas ou qualquer outro segmento. Além disso, essa estratégia é capaz de garantir a satisfação dos clientes, fixar sua marca na lembrança e manter o contato depois da compra.

Isso vai destacar sua marca! Afinal, 85% das empresas brasileiras não conversam com os consumidores depois da compra, como mostra a FecomercioSP.

As estratégias de entrar em contato com o cliente após a compra ajudam a estreitar a relação de vocês. Dessa maneira, você e seu sócio podem planejar quais serão as abordagens que mais fazem sentido para o seu negócio.

Saber o que é o melhor para o próprio estabelecimento é fundamental. Isso requer muita pesquisa e estudo. Veja nosso conteúdo sobre as diferenças entre loja licenciada e franquia para ajudar no seu próximo passo!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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