Vendas pelo WhatsApp – 8 dicas para divulgar produtos

O grupo de vendas pelo WhatsApp é uma ferramenta ideal para aproximar consumidores da sua marca. Afinal, através desse aplicativo, você pode tornar a conversa amigável, negociar transações, combinar entregas e até receber pagamentos com facilidade!

Por isso, é importante cadastrar o número dos seus clientes e estudar qual a melhor forma de abordá-los. Existem muitas técnicas e estratégias de vendas e é sobre esse assunto que falaremos hoje. Acompanhe!

1. Compre um número do WhatsApp Business

Não misture o número pessoal com profissional! Esse é o primeiro cuidado necessário. Quando se usa um único número para duas esferas diferentes, há grandes chances dos clientes não respeitarem o horário comercial e mandarem mensagens nos seus horários de descanso.

O que sempre falam é: “vi online e mandei a mensagem”. Dessa forma, você, como empreendedor, não consegue ter suas conversas particulares sem pensar no cliente que está esperando. .

Portanto, invista em um número à parte e baixe o aplicativo no celular (pode ser o pessoal ou um só para a empresa). Esse é um começo para criar um atendimento profissional e conquistar potenciais clientes.

Caso você não conheça, o WhatsApp Business é uma variação do WhatsApp que já conhecemos, mas voltado à empresas. A plataforma tem diversas vantagens para quem a utiliza com esse objetivo, vale a pena conferir.

2. Utilize o WhatsApp Web

O aplicativo também disponibiliza a função de enviar mensagens pelo computador. Para isso, utilize o seguinte link: https://web.whatsapp.com/. Depois, baixe a função em seu computador e espere aparecer o código QR na tela do computador.

Pegue o celular, entre no WhatsApp e acesse o canto superior do aplicativo (onde ficam os três pontinhos). Na lista de opções, clique em “WhatsApp Web” ou “Linked Devices”. Em seguida, mire a câmera do celular para ler o código QR da tela do computador.

Pronto! Dessa maneira, é possível responder os clientes pelo computador e permitir que mais de um atendente o faça ao mesmo tempo.

3. Em vez de grupos, use listas de transmissão

As consumidoras já possuem muitos grupos para acompanhar (família, amigos, trabalho, etc.) e acrescentar mais um não é a melhor escolha.

A quantidade de interações com a sua loja de roupas provavelmente vai diminuir drasticamente, já que o WhatsApp tem a função de silenciar o grupo. Por outro lado, a lista de transmissão cria conversas particulares com cada contato.

Ela funciona como um disparo de mensagens iguais (o que facilita muito a divulgação!). No momento, é possível colocar até 256 contatos, mas não há limites de quantidade de listas.

Sendo assim, personalize as listas, dê um nome criativo a elas e dispare mensagens específicas que vão interessar seus clientes.

4. Divulgue o seu número por um link direto ou código QR

Deixar o número do WhatsApp disponível é uma das maneiras do cliente entrar em contato, mas dentro da internet é melhor adicionar um link direto ou código QR. Essas duas maneiras são bem mais rápidas e práticas para o consumidor.

O link permite entrar na conversa direto com a loja com apenas um clique! Inclusive, outra dica legal é que é possível deixar uma mensagem automática para os clientes, reforçando o horário de funcionamento da loja e avisando que logo serão respondidos .

O código QR é gerado pelo próprio aplicativo, enquanto o link é composto pela seguinte estrutura:

No número do WhatsApp, é preciso colocar o código do país e estado também, como em 5511999999999

5. Monte modelos de mensagens

Os modelos de mensagens são estruturas pré-prontas que você deixa em rascunhos no computador ou celular e usa com praticidade no dia a dia.

Faça isso com temas específicos, como mensagem de boas-vindas, promoções mensais, chegada de novas coleções e possíveis cobranças.

Siga o exemplo:

  • Bom dia, tudo bem? Recebemos uma coleção nova que é o seu estilo, com certeza você vai amar! Enviamos o catálogo logo abaixo, assim, você já confere seu próximo look 🙂

A função catálogo é excelente para vender pelo aplicativo sem precisar mandar fotos individuais dos produtos.

Para configurar, é necessário que você abra o WhatsApp Business, acesse as configurações, clique em “ferramentas comerciais” e “catálogo”. Em seguida, toque no ícone de + para adicionar as imagens.

Nesse momento, a galeria se abrirá para você selecionar as fotos. Escolha todas quer aparecerão no catálogo e clique em salvar.

Esse é o processo básico, porém você ainda precisa adicionar nome, descrição e preço. Lembre de descrever o produto mostrando a utilidade e especificações técnicas interessantes. Repita o mesmo processo com os demais produtos e mantenha-os atualizados.

Essa função ajuda muito nas vendas de lojas pequenas e marcas que não possuem sites na internet (e-commerce).

7. Poste nos status

O status do WhatsApp é excelente para aproximar os clientes da marca. Utilize a aba para postar fotos das coleções novas, detalhes das peças de roupas e como está o atendimento na loja (anunciando horários especiais em feriados, por exemplo).

Dá para fazer publicações inspiradas nos stories do Instagram, a única diferença é que (por enquanto) não há como inserir enquetes.

Utilize o recurso para divulgar promoções relâmpago, novas condições de pagamentos e os próximos passos da empresa.

8. Faça pesquisas de opinião

As pesquisas de opinião são chamadas de feedbacks e são essenciais para entender a opinião que os clientes têm da sua loja. Deste modo, você tem noção da qualidade do atendimento e do produto – ou seja, da experiência do consumidor no geral.

Com as informações da pesquisa, as próximas ações da sua loja serão mais estratégicas e assertivas. Se houve uma diminuição nas vendas, será que o problema está no produto ou no atendimento?

Questões como essa serão respondidas nas pesquisas de opinião que você pode mandar pelo WhatsApp!

Gostou de aprender como funciona um “grupo” de vendas no WhatsApp? Utilize a ferramenta a seu favor e torne o processo de compra e venda amigável, mesmo pela internet!

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