Empreendedores! Vamos para mais um passo da sua jornada rumo ao sucesso? A presença nos ambientes virtuais é um assunto frequente aqui no blog e você já deve ter considerado aproveitar as oportunidades de trabalhar na internet para aumentar a abrangência da sua marca e as suas vendas.
Um dos primeiros passos é fazer uma conta no Google. Ela é gratuita e você terá acesso a muitos aplicativos e recursos. Um deles é o Google Maps. Agora, para que o nome da sua empresa apareça na plataforma, você precisa fazer seu cadastro no Google Meu Negócio — resumidamente, este é um recurso específico para empresas e você pode tirar proveito de muitas funções que o sistema oferece.
Na internet tem muito conteúdo sobre o assunto. Eu pesquisei, fiz o meu próprio cadastro e trouxe para você um panorama de como colocar a sua empresa no Google Maps e mais, fazer ela se destacar entre tantos concorrentes. Leia com calma, siga o passo a passo e boas vendas!
Antes de tudo, faça na plataforma de negócios do Google
Durante a minha pesquisa, eu percebi o quanto o Google dá importância para informações relevantes e verdadeiras na hora de determinar quem vai aparecer primeiro na SERP (a página que mostra o resultado de uma determinada busca). Por isso, na hora de fazer o seu cadastro na plataforma de negócios, seja muito sincero, detalhista e objetivo. Não coloque informações demais, mas priorize a clareza de todos os tópicos e campos que são necessários preencher.
Siga estas etapas para criar sua conta:
- Vá até a página do Google Meu Negócio em seu navegador;
- Clique em “Gerenciar agora” e faça login na sua conta pessoal do Google;
- Após fazer login, clique em “Adicionar sua empresa ao Google” e insira o nome da sua empresa;
- Selecione a categoria de negócio que melhor descreve sua empresa. As opções são: varejo online, loja física ou serviços locais;
- Insira a categoria da empresa selecionando na lista e clique em próxima;
- Insira o endereço de trabalho: país, rua, bairro, cidade, estado e CEP. Clique em próxima;
- Aqui, você pode incluir um telefone para contato e um site (opcional). Eles vão aparecer como informações de contato para seus clientes;
- Por fim, você visualizará uma página que sugere o recebimento de notícias sobre como melhorar o perfil da sua empresa em seu e-mail e convites para pesquisas ocasionais. Isso permitirá que você responda às avaliações, ative o chat e muito mais.
Dentro da plataforma, é possível customizar o seu perfil nos mínimos detalhes. Você vai precisar de tempo para mexer em todas as funções e completar todos os campos. Minha dica é priorizar dados como os tipos de serviço e produtos que você oferece, o horário em que o seu estabelecimento está aberto, quais são as características e identidade da sua empresa e fotos de produtos.
Complete o seu perfil do Google Negócios
Pronto. Depois da análise do Google (que pode demorar de algumas horas até alguns dias), você pode consultar pela sua empresa no Google Maps e verificar como ficou o resultado. Nesta primeira tentativa, você deve analisar tudo. Entenda como os clientes estão visualizando a sua empresa no Google Maps e identifique pontos de melhoria. Para facilitar o processo, aqui estão algumas dicas para otimizar seu perfil:
- Adicione uma descrição completa e atraente do seu negócio, destacando seus produtos, serviços e diferenciais;
- Trabalhe bem o campo semântico de todas as informações da plataforma;
- Certifique que todas as informações da sua empresa estão atualizadas e corretas, incluindo horário de funcionamento, número de telefone e site;
- Mantenha uma boa relação com os clientes e retorne todos os feedbacks que fizerem em seu perfil.
Ah, e uma curiosidade que pode te chamar atenção: com o Google Maps, você pode atrair mais gente para o seu e-commerce. Elas tanto podem visitar o site e depois procurar o estabelecimento físico quanto podem comprar com você na loja e fazer um pedido online mais tarde.
Justamente por esse motivo, é fundamental compreender todas as possibilidades e conexões que as plataformas digitais podem oferecer para o seu negócio.
Adicione fotos e vídeos no perfil do Google Maps
Se você quer destacar a sua empresa no Google Maps, trabalhar bem a imagem da sua marca é algo fundamental. Com um portfólio de fotos dos produtos, da empresa, dos funcionários e dos serviços, os usuários tendem a ter mais confiança no negócio. Logo, aumentam as suas chances de vender mais.
Na plataforma do Google Meu Negócio, o processo para postar as fotos no Maps é bem simples. Confira o processo abaixo:
- Faça login na sua conta do Google Meu Negócio;
- No painel de controle, clique em “Adicione uma Foto”;
- Escolha se quer adicionar uma foto de capa, um logotipo ou fotos do interior da empresa;
- Clique em “Selecione fotos ou vídeos” e escolha seus arquivos. Eles serão publicados automaticamente pelo Google no seu perfil.
Lembre-se de que é importante saber tirar fotos dos seus produtos para trabalhar com um material de qualidade. Existem muitas dicas ótimas, inclusive aqui no blog. Se você considerar que não tem habilidades e recursos para cliques profissionais, contrate um profissional especializado. É um investimento que pode ser muito bem aproveitado em muitas estratégias de marketing e vendas.
Benefícios que o aplicativo te oferece
Pelo aplicativo, as pessoas podem acessar a avaliação de outros usuários a respeito dos seus produtos e serviços, ver fotos, portfólio ou cardápio e rotas mais fáceis para chegar até você.
Considere que com o avanço constante da tecnologia, as pessoas estão usando o Google como ferramenta para encontrar novos tipos de produtos e serviços o tempo todo. Isso abre um universo de possibilidades para você usar a sua criatividade e os diferenciais da sua empresa e se destacar da concorrência.
É claro que você tem que prestar aquele atendimento ao cliente especial, seja presencialmente ou por outros meios. Agora que você já percebeu a relevância de ter o seu perfil Maps, vamos ao passo a passo para criar a sua conta.
Quanto custa colocar minha empresa no Google Maps?
Nada. Eu considero que um dos aspectos mais legais do Google é oferecer recursos e ferramentas para os usuários sem custo. Se você quiser ainda mais, existem planos pagos também, como o Google Ads. Mas acredite: com as opções gratuitas do Google Maps você já pode fazer muita coisa.
Agora é botar tudo o que você aprendeu em prática e continuar se aprimorando para prestar um serviço e entregar produtos com excelência e qualidade para os seus clientes.
Leia nosso conteúdo com ideias de mensagens de pós-venda para agradecer aos seus clientes e seja um empreendedor de destaque no seu nicho. Até a próxima!