Tutorial de como colocar uma empresa no Google Maps

Empreendedores! Vamos para mais um passo da sua jornada rumo ao sucesso? A presença nos ambientes virtuais é um assunto frequente aqui no blog e você já deve ter considerado aproveitar as oportunidades de trabalhar na internet para aumentar a abrangência da sua marca e as suas vendas.

Um dos primeiros passos é fazer uma conta no Google. Ela é gratuita e você terá acesso a muitos aplicativos e recursos. Um deles é o Google Maps. Agora, para que o nome da sua empresa apareça na plataforma, você precisa fazer seu cadastro no Google Meu Negócio — resumidamente, este é um recurso específico para empresas e você pode tirar proveito de muitas funções que o sistema oferece.

Na internet tem muito conteúdo sobre o assunto. Eu pesquisei, fiz o meu próprio cadastro e trouxe para você um panorama de como colocar a sua empresa no Google Maps e mais, fazer ela se destacar entre tantos concorrentes. Leia com calma, siga o passo a passo e boas vendas!

Antes de tudo, faça na plataforma de negócios do Google

Durante a minha pesquisa, eu percebi o quanto o Google dá importância para informações relevantes e verdadeiras na hora de determinar quem vai aparecer primeiro na SERP (a página que mostra o resultado de uma determinada busca). Por isso, na hora de fazer o seu cadastro na plataforma de negócios, seja muito sincero, detalhista e objetivo. Não coloque informações demais, mas priorize a clareza de todos os tópicos e campos que são necessários preencher.

Siga estas etapas para criar sua conta:

  1. Vá até a página do Google Meu Negócio em seu navegador;
  2. Clique em “Gerenciar agora” e faça login na sua conta pessoal do Google;
  3. Após fazer login, clique em “Adicionar sua empresa ao Google” e insira o nome da sua empresa;
  4. Selecione a categoria de negócio que melhor descreve sua empresa. As opções são: varejo online, loja física ou serviços locais;
  5. Insira a categoria da empresa selecionando na lista e clique em próxima;
  6. Insira o endereço de trabalho: país, rua, bairro, cidade, estado e CEP. Clique em próxima;
  7. Aqui, você pode incluir um telefone para contato e um site (opcional). Eles vão aparecer como informações de contato para seus clientes;
  8. Por fim, você visualizará uma página que sugere o recebimento de notícias sobre como melhorar o perfil da sua empresa em seu e-mail e convites para pesquisas ocasionais. Isso permitirá que você responda às avaliações, ative o chat e muito mais.

Dentro da plataforma, é possível customizar o seu perfil nos mínimos detalhes. Você vai precisar de tempo para mexer em todas as funções e completar todos os campos. Minha dica é priorizar dados como os tipos de serviço e produtos que você oferece, o horário em que o seu estabelecimento está aberto, quais são as características e identidade da sua empresa e fotos de produtos.

pessoa mechendo no computador e tablet em uma mesa de escritório

Complete o seu perfil do Google Negócios

Pronto. Depois da análise do Google (que pode demorar de algumas horas até alguns dias), você pode consultar pela sua empresa no Google Maps e verificar como ficou o resultado. Nesta primeira tentativa, você deve analisar tudo. Entenda como os clientes estão visualizando a sua empresa no Google Maps e identifique pontos de melhoria. Para facilitar o processo, aqui estão algumas dicas para otimizar seu perfil:

  • Adicione uma descrição completa e atraente do seu negócio, destacando seus produtos, serviços e diferenciais;
  • Trabalhe bem o campo semântico de todas as informações da plataforma;
  • Certifique que todas as informações da sua empresa estão atualizadas e corretas, incluindo horário de funcionamento, número de telefone e site;
  • Mantenha uma boa relação com os clientes e retorne todos os feedbacks que fizerem em seu perfil.

Ah, e uma curiosidade que pode te chamar atenção: com o Google Maps, você pode atrair mais gente para o seu e-commerce. Elas tanto podem visitar o site e depois procurar o estabelecimento físico quanto podem comprar com você na loja e fazer um pedido online mais tarde.

Justamente por esse motivo, é fundamental compreender todas as possibilidades e conexões que as plataformas digitais podem oferecer para o seu negócio.

Adicione fotos e vídeos no perfil do Google Maps

Se você quer destacar a sua empresa no Google Maps, trabalhar bem a imagem da sua marca é algo fundamental. Com um portfólio de fotos dos produtos, da empresa, dos funcionários e dos serviços, os usuários tendem a ter mais confiança no negócio. Logo, aumentam as suas chances de vender mais.

casal de empreendedores tirando fotos para cadastrar no Google Meu Negócio

Na plataforma do Google Meu Negócio, o processo para postar as fotos no Maps é bem simples. Confira o processo abaixo:

  1. Faça login na sua conta do Google Meu Negócio;
  2. No painel de controle, clique em “Adicione uma Foto”;
  3. Escolha se quer adicionar uma foto de capa, um logotipo ou fotos do interior da empresa;
  4. Clique em “Selecione fotos ou vídeos” e escolha seus arquivos. Eles serão publicados automaticamente pelo Google no seu perfil.

Lembre-se de que é importante saber tirar fotos dos seus produtos para trabalhar com um material de qualidade. Existem muitas dicas ótimas, inclusive aqui no blog. Se você considerar que não tem habilidades e recursos para cliques profissionais, contrate um profissional especializado. É um investimento que pode ser muito bem aproveitado em muitas estratégias de marketing e vendas.

Benefícios que o aplicativo te oferece

Pelo aplicativo, as pessoas podem acessar a avaliação de outros usuários a respeito dos seus produtos e serviços, ver fotos, portfólio ou cardápio e rotas mais fáceis para chegar até você.

Considere que com o avanço constante da tecnologia, as pessoas estão usando o Google como ferramenta para encontrar novos tipos de produtos e serviços o tempo todo. Isso abre um universo de possibilidades para você usar a sua criatividade e os diferenciais da sua empresa e se destacar da concorrência.

É claro que você tem que prestar aquele atendimento ao cliente especial, seja presencialmente ou por outros meios. Agora que você já percebeu a relevância de ter o seu perfil Maps, vamos ao passo a passo para criar a sua conta.

Quanto custa colocar minha empresa no Google Maps?

Nada. Eu considero que um dos aspectos mais legais do Google é oferecer recursos e ferramentas para os usuários sem custo. Se você quiser ainda mais, existem planos pagos também, como o Google Ads. Mas acredite: com as opções gratuitas do Google Maps você já pode fazer muita coisa.

Agora é botar tudo o que você aprendeu em prática e continuar se aprimorando para prestar um serviço e entregar produtos com excelência e qualidade para os seus clientes.

Leia nosso conteúdo com ideias de mensagens de pós-venda para agradecer aos seus clientes e seja um empreendedor de destaque no seu nicho. Até a próxima!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais