7 dicas fáceis de como tirar fotos de roupa para vender + ferramentas

Para quem trabalha com lojas de roupas online, as fotos de cada peça servem como um chamariz para o comércio. Elas têm a função de encantar cada um de seus clientes, sem que eles vejam a roupa pessoalmente.

Para isso, é importante que as peças estejam bem iluminadas e se destaquem na imagem. Então, continue sua leitura e veja 7 dicas de como tirar fotos de roupas para vender que darão um brilho para seu site ou feed do Instagram. Confira!

1. Conheça seu público-alvo

A fotografia é uma das formas mais clássicas de se comunicar com o consumidor e cada tipo de imagem passa uma mensagem diferente. Por esse motivo, é importantíssimo conhecer o seu público-alvo e entregar um conteúdo digital que ele espera receber.

Está confuso para você? Vamos facilitar com exemplo: quem tem uma loja de roupas infantis, normalmente seu público-alvo são mães e pais, que buscam por uma comunicação acolhedora e confiável.

Nesse caso, o interessante é fotografar a peça de roupa diretamente em uma criança, com um fundo colorido, que traga proximidade para o público.

2. Prepare um ambiente agradável

Agora que você conhece seu público-alvo, é a hora de montar um cenário agradável para os seus cliques — como se fosse uma vitrine de loja física mesmo, sabe? Para isso, não tem muitos segredos. Existem dois tipos de fundo que você pode usar em seus ensaios, são eles:

Fundo infinito

Provavelmente, você já viu um fundo infinito em algum ensaio fotográfico. Ele é aquele que cobre tanto a parede quanto o chão do estúdio, com um tecido ou material da mesma cor e textura, muito comum em ensaios editoriais!

Para montar um fundo infinito em sua loja, casa ou qualquer outro espaço que vá fotografar, tudo o que você vai precisar é de um tecido grande. Ele precisa cobrir toda a parte da parede que será fotografada e a base também.

Fundo cenográfico com texturas

O fundo cenográfico traz proximidade para a clientela e é mais simples de ser preparado. Nele, você pode colocar alguns detalhes que contem a história de sua loja, como um artigo decorativo ou planta.

Atenção: na hora de montar o seu cenário, não se esqueça que as suas peças de roupas precisam se destacar. Então, tenha isso em mente e construa um ambiente esteticamente agradável.

3. Planeje quais peças vai fotografar

Muitas vezes, uma única sessão de fotos não é o suficiente para fotografar todas as roupas de uma loja. Por esse motivo, sempre separe quais as peças que você deseja evidenciar e as deixe preparadas para as sessões.

4. Passe todas as roupas que serão fotografadas!

Além de decidir quais roupas serão fotografadas, é importante deixar todas as peças passadas e sem dobrinhas. Afinal, para que seus clientes consigam enxergar todos os detalhes, é preciso que tudo esteja impecável. Isso pode ser um diferencial competitivo de sua loja.

5. Invista em uma boa iluminação

A iluminação é a chave para as suas fotos! Guarde essa frase com você e a leve toda vez que for fotografar suas roupas para vender.

É a iluminação que dará profundidade para as imagens. Essa é a forma de mostrar suas roupas da maneira mais realista possível. Assim, você evita quebrar a expectativa de seus clientes e ter problemas no pós-vendas.

Para fotografar em estúdios internos, tente aproveitar ao máximo a luz natural por meio de uma janela. Claro que a ajuda de lâmpadas específicas para fotografia será muito bem-vinda.

6. Prepare o seu equipamento

Antes de começar a fotografar as roupas para o social commerce, não se esqueça de checar os seus equipamentos.

Para isso, garanta que a sua câmera — ou celular! — esteja com bateria suficiente para a sua sessão. Além disso, verifique se suas lentes estão limpas, sem arranhões ou outro problema.

Assim, você evita imprevistos no meio de um ensaio fotográfico e consegue finalizar todas as suas fotos em um único dia.

7. Prepare um suporte para expor a peça

Agora, com um cenário definido, a iluminação adequada e um equipamento preparado para fazer o clique, está na hora de decidir como irá fotografar as suas peças. Para isso, você precisa de um suporte para incorporá-la.

Algumas opções de suportes para suas roupas são:

Manequim

As fotos com um manequim mostram o caimento que a roupa tem em um corpo e as destacam de outras informações.

O suporte oferece autonomia e evita que você precise contratar e criar compromisso com uma modelo. Contudo, ele não traz proximidade para uma imagem. Afinal, só consegue posar de uma forma, tornando todas as imagens monótonas.

Modelo

Usar a ajuda de modelos para fotografar roupas é uma forma de trazer dinamicidade para o feed. Em alguns casos, é possível recorrer a profissionais preparados para posar e trazer identificação para a sua marca.

Cabide

O cabide é uma alternativa superprática para fotografar roupas, principalmente os modelos de madeira. O acessório transmite segurança e aconchego e consegue relembrar a estrutura de uma loja física. A única desvantagem é que, com ele, não é possível mostrar o caimento da roupa no corpo.

Veja também: O que é empreendedorismo por necessidade?

8. Utilize a regra dos três terços

A regra dos três terços é uma técnica muito utilizada pelos fotógrafos profissionais. Não se preocupe, ela é uma composição tranquila de aplicar em fotos de roupas e você mesmo pode aderir!

Para isso, você só precisa imaginar quatro linhas imaginárias na tela do celular ou câmera, duas na horizontal e duas na vertical — em formato de jogo da velha — e enquadrar a peça que deseja destacar em um dos pontos formados pelas intersecções.

Inclusive, alguns equipamentos oferecem essa funcionalidade. Eles incluem uma grade fictícia na tela para facilitar no enquadramento de sua imagem.

+ Descubra como agradecer os clientes com mensagens de pós-vendas!

7. Finalize suas fotos com uma boa edição!

A edição da imagem é essencial para deixar suas fotos perfeitas. Com ela, você pode ressaltar a cor da roupa, disfarçar as dobrinhas que ficaram no tecido e, até mesmo, tirar alguma sujeira presente na imagem.

Para isso, você pode utilizar alguns programas de edição que facilitam o processo. O Grupo Brandili separou três opções que podem te auxiliar. São elas:

Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é um editor de imagens bastante conhecido graças às suas diversas funcionalidades. Com ele, é possível tratar das fotografias tiradas vários formatos. Ele possui versões pagas para computador e celular.

Lightroom

O Lightroom também é um editor da Adobe, contudo, contém menos funcionalidades do que o photoshop. Essa é uma excelente alternativa para quem deseja editar a imagem de maneira básica sem perder a resolução da fotografia. Há uma versão gratuita para celular.

MaPixlr

O MaPixlr é uma ótima ferramenta de edição de fotos para o celular. Ele é bastante intuitivo e ideal para quem está começando a trabalhar com edição de imagens. E, ainda por cima, possui todas as funções necessárias para editar fotografias de roupas.

Eu consigo tirar boas fotos com meu celular?

Sim! Atualmente, os fabricantes de celular entregam aparelhos com câmeras excelentes, capazes de tirar fotos com alta resolução. A ideia de que apenas câmeras digitais fotografam boas imagens vem ficando cada vez mais no passado.

O segredo é investir em uma boa iluminação e um celular que entregue uma câmera de, no mínimo, 13 MP. Dessa forma, você consegue tirar lindas fotos para divulgar as suas roupas. Isso é uma ótima maneira de explorar o omnichannel. 

É preciso um fotógrafo profissional para tirar fotos de minhas roupas?

Não necessariamente. Você mesma pode fotografar as peças de roupas de sua loja com um celular ou câmera fotográfica. Contudo, contratar um profissional pode oferecer um diferencial para sua loja online.

Saber tirar fotos de roupas para vender é um ponto muito importante para quem quer empreender e alavancar as vendas de sua loja. Por esse motivo, é importante que você tenha um controle e saiba quais produtos estão entrando e saindo de seu estoque. Continue em nosso blog e veja como montar um controle de vendas!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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