Segundo uma pesquisa realizada pela equipe do E-commerce Brasil, o Instagram se tornou a rede social mais utilizada pelos brasileiros em 2022, com cerca de 19 pontos percentuais à frente do Facebook. A partir desses dados, a instituição aponta também que 52% do público entrevistado busca encontrar novidades sobre serviços e produtos pela plataforma.
Essa informação aponta uma tendência de mercado que deve ser levada em consideração, principalmente, por micro e pequenos empreendedores: o consumidor está, cada vez mais, realizando suas compras por meio do Instagram, um meio prático para quem está comprando e acessível para quem vende.
O Blog Amor Por Empreender, do Grupo Brandili, procura entregar conteúdos que auxiliem em suas vendas, de maneira simplificada, para você, que está iniciando no universo dos negócios.
Neste e-book, mostraremos tudo o que você precisa saber para impulsionar suas vendas pelo Instagram. Aqui, vamos falar sobre as ferramentas que a plataforma te oferece e boas práticas que podem te auxiliar na hora de preparar um conteúdo digital.
Tenha uma boa leitura!
Como criar um perfil comercial no Instagram?
O primeiro passo para vender no Instagram de maneira profissional é criar um perfil comercial na plataforma. Você deve estar se perguntando: “Qual a diferença entre um perfil profissional e pessoal?”. Bom, o perfil comercial, também conhecido como Business Instagram, é uma versão avançada da plataforma, pensada especialmente para quem trabalha com a rede social.
A extensão é utilizada para promover empresas e entregar insights importantes para o planejamento de conteúdos — independente da quantidade de seguidores, curtidas e visualizações de stories — tudo isso, em tempo real.
As análises do Instagram Business apontam informações do tipo: gênero, idade, região e datas que suas publicações mais possuem acessos. Isso permite focar na elaboração de um conteúdo direcionado diretamente ao seu público-alvo. Legal, não acha?
Bom, deu para notar que o Business Instagram é fundamental para iniciar as suas vendas na rede social! Então, caso ainda não tenha o seu perfil comercial, siga os seguintes passos:
- Vá nas configurações de seu perfil e encontre o ícone de Conta;
- Agora, toque em: mudar para conta profissional;
- Defina a categoria que melhor enquadra o nicho de seu negócio e selecione Empresa;
Pronto! Em apenas três passos, você criou o seu perfil comercial e está uma etapa à frente para começar a lucrar na rede social.
Agora, com o seu perfil comercial, é importante que você saiba usar as ferramentas oferecidas pela rede social. E não se engane, por mais que elas pareçam simples de lidar, precisam ser usadas de maneira estratégica.
Crie uma biografia adequada
A caixinha de bio, que fica logo no início do perfil, sabe?
Ela marca a primeira impressão que o usuário tem ao entrar em sua loja online. Além disso, essa caixa é um ponto valioso para a divulgação de seu negócio. Isso porque ela é o único espaço que permite inserir links externos na plataforma — além dos stories, claro.
A diferença é que, ao contrário dos stories, o link da bio é fixo e não se perde com o tempo. Enfim, essa é uma oportunidade única para direcionar os usuários que passam por sua conta para outras plataformas de sua loja. A linkagem pode ser feita para a URL de seu site, o contato do WhatsApp, ou outra opção que faça sentido para sua loja.
Além do link, é importante que você adicione outras informações que podem ser relevantes para o consumidor, como: endereço físico (caso tenha), região de entrega, diferenciais da marca e serviços oferecidos.
Contudo, tome cuidado! A bio precisa ser agradável para quem está lendo e não pode estar poluída esteticamente.
A dica é: priorize informações úteis e pertinentes para seus clientes. O restante, que não couber neste espaço, você pode partir para outras alternativas, por exemplo, a criação de um destaque com dúvidas frequentes.
Botões de ações
Os botões de ação do Instagram são uma ferramenta exclusiva para quem possui um perfil profissional. Ou seja, caso ainda esteja utilizando uma conta pessoal, não terá acesso a eles.
Basicamente, a ferramenta é uma forma de tornar a experiência do usuário ainda mais prática, nas palmas das suas mãos. Eles permitem que o público interaja diretamente com a sua empresa, oferecendo botões que direcionam o cliente a uma ação de compra.
Alguns dos botões de ações são: “Pedir refeições”, para perfis do nicho alimentício; “Reservar agora”, para restaurantes ou lojas de roupas exclusivas; “Entrar em contato”, fundamental em qualquer tipo de negócio.
Instagram Stories
O Instagram Stories é uma das principais ferramentas da plataforma, utilizado para gerar engajamento com os seguidores. Isso ocorre, principalmente, pelo fato do conteúdo publicado nessa parte do Instagram durar apenas 24h, permitindo montar histórias mais íntimas do usuário que te acompanha há um tempo.
O que o tempo de permanência de um conteúdo influencia na rede social? Bom, no feed oficial, a identidade visual é algo que deve ser mantido, principalmente se você deseja lançar campanhas sazonais de vendas. Com o desaparecimento dos stories, esse é um ponto com o qual você não precisa se preocupar.
Aqui, pode ser interessante mostrar um pouco mais da sua loja, como os produtos, espaço físico, como os pedidos são preparados para envio e outros pontos que agreguem valor às suas vendas.
As enquetes nos stories são mais um ponto interessante para aderir em sua loja. Com elas, é possível não só gerar engajamento para sua conta, mas também realizar pequenas pesquisas de mercado. Dessa forma, você consegue descobrir os gostos e preferências de seus clientes.
Já que falamos em agradar à clientela — aspecto indispensável, quando estamos falando sobre comércio — mostre ao seu público o quanto ele é relevante para você e sua loja.
Muitas vezes, ainda mais em perfis de vendas de roupas, os consumidores tendem a postar uma foto utilizando a peça e marcar a loja que comprou. Nesses casos, é superválido repostar esse tipo de conteúdo em sua conta.
Tags de preços em produtos
Falar sobre os preços dos produtos no Instagram já foi um grande problema para os comerciantes. Afinal, antigamente, isso ocorria por meio das legendas das publicações, sem considerar as alterações monetárias do futuro. Logo, uma legenda desatualizada pode causar prejuízos para o negociante.
Pensando nisso, a plataforma desenvolveu uma ferramenta para inserir tags de preços nas imagens de produtos expostas no feed. Ela é simples de usar e previne que o seu caixa sofra com a diferença de preços no futuro. Não à toa, ela vem sendo utilizada por muitos e-commerces, de grande ou pequeno porte.
Para implantá-la em suas publicações:
- Vá até as configurações de sua conta;
- Clique em “Negócios”;
- Entre no ícone de “Compras” e após isso clique em “Continuar”;
- Escolha a publicação que deseja precificar e adicione um valor.
Pronto! Agora basta você realizar esse processo no restante de seu catálogo do Instagram.
Vale ressaltar que: precificar os seus produtos não vai espantar o comprador! Muito pelo contrário, passar essa informação para o usuário tornará sua experiência ainda mais agradável, facilitando a sua escolha de compra.
Vídeos do Reels
O reels do Instagram é um novo formato de conteúdo digital que vem bombando nos últimos tempos. Não à toa, a plataforma elaborou um espaço próprio, onde o formato ganha destaque. Enfim, ele pode ser compartilhado no feed, stories e em uma aba dedicada exclusivamente a ele.
Em geral, o reels pode ser definido como um compilado de imagens e vídeos curtos que possuem, no máximo, 60 segundos de duração. Normalmente, eles são gravados na vertical, pensados para uma visualização mais rápida que fuja do convencional.
Como os reels podem ajudar em suas vendas? Normalmente, esse formato de vídeo tem um alcance muito maior do que as fotos publicadas no feed ou stories. Por esse motivo, ele é uma boa forma de apresentar a sua loja a novos clientes, que ainda não conhecem o seu perfil.
Instagram ADS
Assim como o Facebook, Google e outras plataformas digitais, o Instagram possui a sua própria plataforma de anúncios, onde os posts patrocinados podem ser vinculados em formatos de fotos, carrosséis, vídeos ou stories. Em geral, a ideia da ferramenta é trazer cliques e conversões para a sua loja.
Investir nos anúncios da plataforma é uma forma de chamar a atenção para sua marca e, portanto, trazer reconhecimento e novos clientes ao seu perfil. Por isso, faça isso de forma estratégica, patrocinando posts que sejam realmente significativos para a sua loja.
Ah, e lembre-se sempre de considerar o seu público-alvo na hora de direcionar os anúncios no feed. Afinal, seu investimento não será útil caso a mensagem seja passada para uma pessoa que não tem interesse em seus produtos ou serviços.
Como melhorar o engajamento no Instagram e impulsionar minhas vendas?
As ferramentas que citei acima são fundamentais para diferenciar um perfil profissional de um perfil comercial no Instagram. Em geral, elas auxiliam em suas vendas e fazem com que a sua loja consiga alcançar novos clientes.
Contudo, o tão sonhado engajamento no Instagram é algo que precisa ir além dos aspectos que falamos acima. Isso porque estamos trabalhando com pessoas que buscam por conteúdos reais, que tragam proximidade e identificação em sua tela.
Podemos utilizar a fabulosa Disney como exemplo. A marca conhecida mundialmente tem o objetivo encantar pessoas, seja por meio de seus filmes, parques de diversão ou brinquedos infantis. E essa estratégia de marketing funciona muito bem, concorda?
As histórias movem e influenciam pessoas!
Assim como a estratégia da Disney, que une o físico e o digital, o perfil da sua loja precisa encantar pessoas. Para isso, é fundamental que você prepare conteúdos rápidos, mas que, de uma forma ou outra, fiquem na cabeça de seu usuário.
O storytelling, também conhecido como a arte de contar histórias, é um recurso muito eficaz, utilizado com frequência em grandes campanhas de marketing de marcas como Brandili, Nike, Adidas e outros nomes. Ele consiste em captar a atenção do cliente por meio de uma história real ou fictícia.
Aqui, o interessante é que você prepare um enredo onde o seu cliente se identifique com o personagem protagonista — ele deve estar ao centro da história. O seu produto deve ser a “virada de chave” para o consumidor, sempre o beneficiado, é claro.
Por mais que pareça algo supercomplexo, na verdade não é! Essa prática é chamada de storytelling — que é “contação de histórias”, em português — pode ser feito de maneira bem simples, em uma pequena legenda do Instagram, como por exemplo:
” Hmmm… O verão está chegando e a criançada só pensa em uma coisa: água, praia e piscina.
Durante essa época tão esperada pelos mais novos é preciso investir em roupas de banho que assegurem a proteção de seu (a) filho (a). Então, mamãe, que tal dar uma olhada em nossa seleção de biquinis e sungas infantis?
Entre no link da bio e confira peças com proteção de raios solares e modelagens superfofas que deixarão as crianças ainda mais lindas.”
Deu para perceber como a extrutura da legenda é simples? Primeiro adicionei uma historinha que chame a atenção do público alvo desejado; depois, apresentei para os seguidores um produto importante disponível no site; por último chamei o consumidor para a ação.
Aplique um CTA em cada publicação feita em seu perfil
CTA é um termo utilizado frequentemente na rotina de quem trabalha com marketing digital. Caso você não o conheça, ele está ligado com o call-to-action de um conteúdo. Traduzindo a frase para o português, nada mais é do que uma chamada para ação.
Normalmente, ele é acompanhado de gatilhos mentais, elaborados para influenciar o usuário a realizar uma ação em seu perfil, como exemplo “Confira nossas promoções imperdíveis”, “Entre em contato e garanta o seu produto!”.
Em um Instagram de vendas, o CTA precisa ser aplicado em boa parte de seus conteúdos. Digo boa parte porque o ideal é que ele seja implantado de maneira orgânica, sem assustar e prejudicar a experiência do usuário. Talvez, em alguns formatos de stories — mais informativos, por exemplo — ele não se encaixe.
Crie uma identidade visual para a sua marca
A identidade visual é o que determina o estilo, conceito e personalidade de seu negócio. Vale dizer que ela não só é responsável por criar um feed organizado e esteticamente agradável, mas também ajuda os seus clientes a reconhecer a sua marca com mais facilidade. Isso acontece por meio de uma imagem, paleta de cores ou logomarca.
Inclusive, a identidade visual é um ponto muito importante para apresentar a sua marca para novos seguidores, que não conhecem o perfil. Por esse motivo, é interessante que você sempre se reforce em conteúdos com alto potencial de alcance, como os reels e posts patrocinados.
Engaje o conteúdo de outros perfis com o mesmo nicho que o seu
Engajar o conteúdo concorrente pode parecer uma ideia fora da caixa, mas na verdade, é uma técnica bastante utilizada por grandes marcas, como MCDonald ‘s e Burguer King. Claro que, no seu caso, como uma pequena empreendedora, o engajamento não precisa ser feito de forma explícita como as duas rivais do fast food.
Uma ótima forma para engajar é comentar nas publicações do fornecedor, principalmente se você tiver uma loja licenciada. Dessa forma, você não só ajuda a marca, mas também coloca o nome de sua loja à vista.
Afinal, imagine só: você está rolando o seu feed do Instagram e se depara com um look superlindo de sua loja favorita, logo percebe um comentário: “Adorei essa composição!”, de uma outra loja de roupas. Bom, a curiosidade foi instalada, não foi? A partir daí, você entra para conferir aquele perfil desconhecido.
Em geral, essa técnica é bastante efetiva para pequenos negociantes, que precisam do apoio um do outro. Legal, não acha?
Faça parcerias com influenciadores locais
Guarde uma coisa em mente: no mundo digital, toda pessoa é capaz de influenciar a outra! Não importa a quantidade de seguidores, o tempo de experiência como influencer ou o estilo de conteúdo elaborado para o Instagram.
Porém, aqui é importante ter muita atenção. Criar parcerias com influenciadores locais é uma excelente maneira para engajar o seu negócio. Contudo, é essencial que você escolha as pessoas que se encaixem com a personalidade de sua loja. Por exemplo, caso você revenda roupas infantis, o ideal é que busque por mulheres que criem conteúdos focados para as mamães.
Como falei, a quantidade de seguidores não é o ponto mais importante ao avaliar que influencer escolher para representar a sua marca. O que realmente deve ser considerado é o engajamento que o profissional tem com o seu público-alvo.
Considerações finais
Ao longo deste e-book, mostramos as principais ferramentas que devem ser usadas em um Instagram comercial. Com elas, é possível não só alavancar as suas vendas, mas também transformar o perfil de sua loja em uma conta profissional.
Além disso, apontamos as principais maneiras para engajar a sua conta, chamando a atenção de novos clientes para o seu negócio.
Vale ressaltar que, para nossas dicas se tornarem efetivas, é preciso de constância. Afinal, o Instagram é uma rede social que exige atualizações diárias. Ou seja, atualizações não somente em relação à criação de novos conteúdos, mas também as novidades lançadas pela plataforma.
Para manter as vendas de sua loja impulsionadas, estão abertas as novas tendências lançadas pelas redes sociais. O público gosta de inovações e o Instagram ajuda aqueles que se adaptam aos seus novos lançamentos. Assim, ambos os lados saem ganhando.
Espero que este conteúdo te ajude a chegar em lugares surpreendentes com o seu negócio.
Até a próxima e sucesso em sua jornada!