Como fazer uma enquete atraente no Instagram? Tutorial e dicas

É possível fazer enquetes pelos stories e pelas mensagens diretas do Instagram, criando uma figurinha e sugerindo algumas alternativas para que os seus seguidores votem e forneçam dados importantes para suas estratégias de marketing e vendas.

Além disso, esse tipo de iniciativa pode ampliar a sua experiência com o social commerce. Quem navega pelos stories adora interagir e dar opinião sobre diversos assuntos.

Vamos explicar em um passo a passo como criar enquetes para enviar diretamente para os seus seguidores ou publicar nos stories. E como a nossa intenção é fortalecer o seu negócio, pensamos em dicas infalíveis para atrair a atenção dos seus seguidores e criar cada vez mais engajamento. Aproveite o conteúdo e fortaleça a sua marca com as enquetes do Instagram!

1. Comece pensando em uma postagem criativa

Antes de mais nada, quando for usar a ferramenta, já esteja com todos os detalhes preparados para ter mais eficiência. Escolha fotos interessantes dos seus produtos ou imagens que tenham relação direta com o que você quer perguntar.

 

amigos olham juntos para o celular e respondem enquete no instagram

 

Outro ponto de atenção é saber os melhores horários para postar no Instagram e ter um alto número de visualizações. Levando em consideração aspectos como esses, você estará na direção certa para o fortalecimento da sua marca.

2. Selecione a opção de enquete

Após planejar a postagem, é hora de abrir o Instagram e criar a sua enquete:

  1. Na sua página inicial, clique no símbolo de + que fica na parte inferior da sua foto de perfil na barra de stories;
  2. Selecione a imagem que você quer colocar de fundo;
  3. Na parte superior da tela, irá aparecer uma barra de ferramentas. Clique na imagem da “figurinha sorrindo”;
  4. Selecione a opção enquete.

Lembre-se de que, na hora de adicionar as fotos, é fundamental que elas sejam de boa qualidade. Talvez seja bom saber alguns truques para tirar boas fotos dos seus produtos. Pronto, agora vamos inserir a pergunta e listar as respostas antes de postar.

3. Escreva a pergunta e as respostas da enquete

No campo “Faça uma pergunta”, você vai colocar o questionamento da enquete, e logo abaixo, em cada campo, uma resposta para a sua dúvida. É possível acrescentar até quatro opções de resposta e não há uma única correta. Conforme as pessoas forem votando, você terá acesso em tempo real às informações.

4. Finalize a edição da enquete e posicione a figurinha na tela

Para finalizar a edição da sua enquete, basta clicar no símbolo em formato de ✔️ no canto superior direito da tela. Agora você pode posicionar e dimensionar a sua enquete na tela. Faça isso estrategicamente, pois um ícone mal posicionado pode fazer com que as pessoas votem sem intenção ou não se engajem com a sua pesquisa.

empresário aprende como fazer enquete no instagram

Cada detalhe importa. Mantenha o seu comportamento empreendedor com persistência e coloque a sua marca nos holofotes pelos detalhes que fazem a diferença.

5. Crie mais conteúdo para gerar engajamento

Se você quiser fazer das suas enquetes verdadeiras ferramentas de marketing e estratégias de conteúdo, é fundamental ser bastante ativo e estar sempre engajando o seu público no Instagram. Uma postagem isolada dificilmente vai trazer resultados expressivos.

Use os diferenciais da sua empresa, faça parcerias e inove usando sua criatividade empreendedora para produzir conteúdos para o Instagram que reflitam a identidade da sua marca enquanto geram identificação com o seu público. Com perseverança e presença constante na rede social, você tem grandes chances de fazer o seu negócio se destacar e de transformar o seu perfil no Instagram em mais um canal de vendas.

Tipos de enquete para fazer no Instagram

Além da enquete, como já comentamos, você tem outras opções para fazer pesquisa com o público nas redes sociais. Conheça também mais detalhes sobre o teste e a caixa de perguntas e use os recursos a favor do seu crescimento.

 

mulher tira selfie para postar no instagram

 

Enquete

As enquetes propriamente ditas são o tipo de resposta mais objetivas do Instagram. A plataforma oferece quatro opções de resposta, que você pode personalizar conforme a sua preferência.

Geralmente, esse tipo de pergunta tem um ótimo engajamento e funciona para descobrir a preferência do seu público, além de ser uma ótima estratégia para obter vantagens competitivas.

Não existe uma opção correta e as pessoas podem votar livremente. Usar fotos de quatro produtos e perguntar qual é o preferido do público, ou qual combina mais com o dia da publicação, são algumas ideias para usar a ferramenta.

Teste

O teste é um recurso um pouco diferente da enquete, pois, ao invés de deixar opções para os usuários opinarem livremente, você determina uma resposta certa para a pergunta.

É um recurso para ser utilizado em casos de sorteios ou promoções. Crie uma enquete como estratégia de promoção de vendas e sorteie algum brinde ou produto entre os seus seguidores que interagem com a postagem e acertam a resposta.

Esse tipo de estratégia é uma ótima abordagem, pois os clientes beneficiados podem compartilhar a experiência no próprio perfil, aumentando as visualizações e números de seguidores da sua página.

Caixa de perguntas

A figurinha da caixa de perguntas é uma opção de resposta aberta. Ela é interessante se você estiver buscando opiniões personalizadas e feedbacks individuais do público. É possível obter informações mais detalhadas para trabalhar suas estratégias com mais assertividade.

Um dos pontos de atenção é com o engajamento. Como os usuários precisam clicar na caixinha e escrever uma resposta, muitos podem acabar não respondendo pela necessidade de um certo tempo para formular um conceito. Por isso, é fundamental criar um conteúdo em vídeo ou até um carrossel de fotos para atrair a atenção e segurar o interesse do público.

Dicas para montar enquetes no Instagram

Como você acompanhou durante o conteúdo, nós já demos algumas dicas básicas de como aplicar a enquete nas suas estratégias de conteúdo.

social media faz uma enquete no instagram

Pensamos em algumas ideias interessantes para criar enquetes com engajamento e alto índice de resposta. São ideias para campanhas de lançamento de marca, queima de estoque, promoções e muito mais. Use como achar melhor para a sua empresa.

1. Enquetes com duas respostas

Podemos chamar esse tipo de pergunta de enquete de preferência. A ideia é descobrir no que o seu público tem mais interesse em determinado momento ou época. Faça perguntas que tenham duas alternativas antagônicas, como:

  • Curto ou longo;
  • Básico e estampado;
  • Outras comparações entre dois produtos.

2. Enquetes com perguntas para esclarecer dúvidas

As perguntas abertas são um ótimo recurso para produzir conteúdos que podem ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos clientes. Lembre-se que a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos.

  • Qual a sua dúvida sobre nós?
  • Sobre qual produto você quer saber mais?
  • Qual o seu item preferido da nossa loja?

O Instagram permite que você crie vídeos com as figurinhas respondidas pelos seus seguidores gerando conteúdos relevantes sobre o seu nicho.

Além de focar nos seus produtos, pense em temas que podem ser relevantes para a vida das pessoas que acompanham o seu negócio. Essa pode ser uma boa estratégia para fidelizar a audiência das suas postagens e encontrar potenciais clientes.

3. Testes de conhecimento

Os testes são outro tipo de enquete para o Instagram que podem gerar bastante engajamento. Testar os conhecimentos dos clientes sobre o seu nicho pode ser uma excelente maneira de fornecer informações relevantes que sirvam como um elemento instigante para gerar interesse pelos seus produtos.

Aqui é importante usar a criatividade e agregar mais recursos, como sorteios de brindes ou cupons de desconto para quem acertar as respostas.

  • Qual item combina mais com essa peça?
  • Quanto você acha que custa esse produto?
  • Quando você acha que nossa loja foi fundada?

Usar a ferramenta de teste também é importante, porque você pode construir um conteúdo com várias perguntas em sequência, criando um carrossel para segurar a atenção dos seguidores por mais tempo.

As enquetes do Instagram têm um poder incrível para empreendedores que desejam aumentar o engajamento e o alcance da sua marca. Após seguir nossas dicas, analise os resultados para obter insights valiosos e esteja preparado para fazer um excelente atendimento aos clientes que com certeza irão aumentar!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais