Frases prontas para usar no atendimento do seu comércio (físico ou online)

As frases prontas para atendimento são grandes aliadas para melhorar a experiência do seu cliente. Entretanto, nesses casos, é preciso elaborá-las de forma criativa e estratégica, de modo que não fiquem engessadas e com um ar genérico.

Aqui, a ideia principal é otimizar o tempo e agilizar o processo de comunicação com o cliente — e, jamais, diminuir a qualidade do atendimento. Afinal, o consumidor deve sempre ser a prioridade principal do seu negócio.

Justamente por esse motivo, o blog Amor por Empreender, projeto elaborado pelo Grupo Brandili, preparou um conteúdo completo, com frases inspiradoras para usar no seu atendimento. Separamos opções para diferentes situações: para dar as boas-vindas, avisar a sua ausência, se desculpar por um problema e mais.

Gostou da ideia? Então, siga o nosso sumário e confira como elevar o nível do seu atendimento!

Frases para dar boas-vindas aos novos clientes

Sabe a expressão: “a primeira imagem é a que fica”? Então, aí está a importância de enviar uma mensagem de boas-vindas que seja clara, objetiva e demonstre a sua preocupação com os novos clientes.

Ela deve ser enviada, de preferência, um tempinho depois da primeira compra do consumidor em seu negócio. Apenas lembre-se de mandar, viu? Nada de esperar demais e perder a oportunidade de ganhar/conquistar a fidelidade de um novo cliente.

Algumas opções já prontas, são:

  1. “Olá! Seja bem-vindo(a) à família (nome da sua marca). Queremos agradecer a sua primeira compra e esperamos que a tua experiência na nossa loja tenha sido agradável. Estamos te esperando em uma próxima visita!”;
  2. “Oiee, (nome do cliente), tudo bem? Vimos que realizou o seu primeiro pedido conosco e estamos ansiosos para dar continuidade nessa nova parceria!”;
  3. “Olá, (nome do cliente), agradecemos por confiar em nossa marca! Hoje, o nosso principal objetivo é superar as suas expectativas e já estamos preparados para recebê-lo(a) novamente por aqui”;
  4. “Querido cliente, vimos que realizou a sua primeira compra conosco recentemente. Acima de tudo: seja muito bem-vindo(a) ao universo (nome da marca). Agora, gostaríamos de saber como foi a sua experiência, estamos ansiosos pelo teu feedback”;
  5. “É uma honra ter você aqui com a gente. Muito obrigada pela sua primeira compra e conte com o nosso atendimento para tudo o que precisar!”;
  6. “Preparamos cada detalhe para oferecer produtos/serviços de alta qualidade. Seja muito bem-vindo(a) e conte com o nosso time para tudo o que precisar!”;
  7. “Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao mundinho (nome da marca). Neste canal, você tem contato com a melhor equipe de atendimento de toda. Por aqui, podemos tirar todas as suas dúvidas, bem como solucionar alguns dos seus problemas. Conte conosco!”.

Atenção: todas essas ideias são APENAS inspirações. Para evitar possíveis quebras de expectativas, personalize cada uma delas conforme o estilo do seu público-alvo (seja ele formal ou informal), OK?

time de atendimento enviando mensagem para os clientes

Dessa forma, com certeza o seu comércio demonstrará um ótimo diferencial competitivo para os novos clientes.

Frases de atendimento para enviar durante um período de espera

Essa etapa do atendimento pode ser um pouco crítica. Isso porque, normalmente, a espera é algo que não agrada muito às pessoas — e com toda razão, né? Entretanto, em casos específicos, é possível evitar desentendimentos, garantindo que o cliente não saia decepcionado.

Para isso, é preciso que você divida o atendimento em 2 etapas:

Aviso prévio sobre o problema

Aqui, é o momento de avisar e justificar um determinado tempo de espera. Com isso em mente, o ideal é que a mensagem seja sincera e, ao mesmo tempo, empática, como exemplo:

  1. “Fique tranquilo(a)! Já fomos informados sobre o seu problema e a nossa equipe está a procura de uma solução rápida e eficaz. Por hora, pedimos desculpas pelo tempo de espera e prometemos recompensá-la(o) de outra forma”;
  2. “Olá, tudo bem? Estamos afinando os últimos detalhes para te proporcionar um atendimento certeiro. Aguarde só mais um pouquinho e logo voltamos!”;
  3. “Oiee, (nome do cliente), como vai? Estamos fazendo progresso com o seu progresso e logo o tempo de espera acaba. Obrigada pela paciência!”;
  4. “Bom dia/boa tarde, (nome do cliente). No momento, o nosso atendimento está um pouco congestionado. Por esse motivo, o tempo de espera será mais alto do que o costume. Pedimos desculpas pelo problema e, assim que possível, te atualizaremos sobre o progresso”.

Atualização dos processo

Como o nome do título indica, esse é o momento para atualizar um cliente sobre o processo — seja de troca, devolução de produto ou qualquer outra burocracia que envolve a equipe de atendimento.

Para isso, você pode mandar mensagens como:

  1. “Olá, (nome do cliente), como vai? Passando aqui para te atualizar sobre o pedido (nome/número do pedido). O seu problema chegou até a nossa equipe de (nome da equipe responsável por encontrar a solução) e está prestes a ser resolvido!”;
  2. “Finalmente o tempo de espera está acabando! Agora, estamos nos ajustes finais para garantir uma boa experiência para você. Aguarde mais um pouquinho e já voltamos com a resposta!”;

Ah, e é importante reforçar que tudo o que é prometido nas mensagens do atendimento, deve ser feito pela equipe, OK? Na hora de enviar mensagens prontas, nunca engane o seu cliente!

Para finalizar, é válido pedir um feedback sobre o atendimento. Dessa forma, é possível ter uma visão sistêmica sobre o que a clientela pensa do seu negócio, bem como garantir melhorias assertivas para os seus serviços.

empresário enviando mensagem para os seus cliente

Frases de atendimento para avisar uma ausência

A transparência é a melhor forma para fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas são movidas por dois fatores básicos: confiança e identificação, os quais são gerados por meio de uma relação sincera.

Avisar sobre a sua ausência é uma forma de demonstrar essa sinceridade para os seus clientes. Principalmente, porque dessa forma você garante que eles estejam cientes sobre os acontecimentos dentro da sua empresa.

Nesse caso, algumas boas mensagens podem ser:

  1. “Oie, (nome do cliente). Hoje, não estarei aqui na empresa. Caso precise de mim, deixe o seu recadinho por aqui e, assim que possível, tentarei responder.”;
  2. “Estou temporariamente fora do escritório, mas (nome do colega ou equipe) está pronto para te ajudar com qualquer necessidade. Assim que voltar, prometo de avisar novamente!”;
  3. “Olá, (nome do cliente), como vai? Estou passando aqui para avisar que durante as próximas X semanas, estarei ausente aqui na equipe. Caso precise de ajuda, sinta-se livre para mandar um recadinho, os meus colegas irão te ajudar!”;
  4. “Estou temporariamente ausente, mas garanto que responderei a todas as suas mensagens assim que retornar”;
  5. “Olá, no momento não estou no horário de trabalho. Assim que voltar, prometo responder todas as suas dúvidas e mensagens”.

Claro que esses são apenas recados iniciais. Ao decorrer da conversa, podem surgir dúvidas que precisam — e devem — serem respondidas de maneira adaptada para cada pessoa.

Frases de atendimento para amenizar um problema

Por mais cauteloso (a) que você seja, sempre irá acontecer um problema ou outro dentro do seu comércio.

mulher lendo mensagens do WhatsApp

Situações como essas são normais, até mesmo, em empresas de pequeno porte, e podem ser resolvidas sem muitos problemas. Isso claro, desde que sejam tratadas de maneira adequada. Afinal, nesses casos, um mau atendimento pode gerar frustrações para a clientela.

Algumas frases para se mostrar atenta aos problemas que acontecem com os seus clientes, são:

  1. “Olá, tudo bem? Já estamos cientes sobre os transtornos que estão te incomodando. Pedimos desculpas por todo o ocorrido e estamos buscando soluções para resolver o seu problema da melhor maneira possível”;
  2. “Bom dia/boa tarde, (nome do cliente)! Entendo a sua frustração e estou aqui para lhe ajudar. Por gentileza, você consegue me dar outros detalhes sobre o problema?”;
  3. “Oi, como vai? Entendo a importância do que você está falando. Justamente por esse motivo, estou disposta(o) a te ajudar. Vamos lá?”;
  4. “Olá, (nome do cliente), tudo bem? Muito obrigada(o) por trazer esse assunto para o nosso time de atendimento. Agora, podemos lhe atender da melhor forma para solucionar o seu problema”;
  5. “Realmente, esse problema é um verdadeiro inconveniente para você, cliente. Espero que entenda que situações como essas não são comuns no nosso padrão de atendimento. Por isso, estou aqui para ajudar a solucioná-la sem outras dores de cabeça”;
  6. “Oii, (nome do cliente), como vai? Recebemos a sua reclamação e estamos aqui para solucioná-la o quanto antes. Como pode resolver o seu problema?”;
  7. “Olá, (nome do cliente! Entendo o quão frustrante pode ser essa situação pela qual você está passando. Para te ajudar, preciso de mais detalhes sobre o assunto. Você pode me informar, por favor?”.

Após encaminhar essas mensagens, é essencial que você (ou a sua equipe de atendimento) mantenha uma comunicação sincera com o cliente — claro, sempre buscando atender as necessidades que surgirem.

Frases de atendimento para iniciar as vendas online

Se você trabalha com vendas pelo WhatsApp, precisa ter um repertório completo com frases para iniciar um primeiro atendimento. Dessa forma, é possível automatizar alguns processos, deixando os serviços ainda mais ágeis.

Para isso, você pode iniciar com algumas mensagens do tipo:

  1. “Olá! Seja muito(a) bem-vindo(a) em nossa loja! Para iniciar as suas compras, compartilhe comigo: o que você deseja ver por aqui? Estou pronta para mandar fotos dos nossos melhores produtos!”;
  2. “Oiee, (nome do cliente). Fico muito feliz em te atender novamente! Vamos ao que interessa? Dê uma olhadinha nessas peças que chegaram recentemente, elas são a sua cara!”;
  3. “Oláaa, (nome do cliente)! Como posso te ajudar?”;
  4. “Oiee, (nome do cliente), tudo bem? Que bom te ver por aqui novamente! Como podemos iniciar esse novo atendimento?”;
  5. Oiii, (nome do cliente). Agora, a nossa loja está cheia de novidades para você! Dê uma olhadinha em nosso catálogo virtual e me diga quais peças deseja experimentar”;
  6. Oiee, (nome do cliente)! Você já conhece os nossos produtos? Que tal dar uma olhadinha no nosso catálogo virtual? Qualquer coisa, estou aqui para tirar as suas dúvidas!”;
  7. “Olá, (nome do cliente). Estou aqui para tornar a sua compra em uma experiência única. Para começarmos, diga-me como posso te ajudar?”.

Atenção! Precisamos reforçar mais uma vez: todas essas frases precisam (e devem!) ser adaptadas de acordo com a linguagem, o tom de voz e a personalidade da sua marca, ok? A ideia desse conteúdo é apenas trazer inspirações para otimizar o seu atendimento!

Fora isso, você percebe como é simples montar uma frase para iniciar as suas vendas? Esse processo todo com certeza ajudará a melhorar a experiência do seu público-alvo.

Frases de atendimento para fazer cobranças de maneira sutil

Sem dúvidas, esse é um dos procedimentos mais difíceis para um empreendedor ou dono de comércio: fazer a cobrança dos clientes. Embora pareça indelicado, o processo é necessário para evitar prejuízos em sua loja.

Justamente por esse motivo, ao enviar uma mensagem de cobrança, é essencial ter o máximo de cordialidade possível. Afinal, uma frase incorreta ou mal interpretada, pode causar a perda de um bom cliente.

Algumas alternativas para aderir na hora da cobrança, são:

  1. “Olá, (nome do cliente), como vai? Estou passando aqui para lembrar sobre a sua pendência de pagamento em nosso site. Gostaria de analisar uma maneira adequada para resolvê-la.”;
  2. “Bom dia, tudo bem? Notei que ainda não recebemos o pagamento referente a sua compra feita no mês X. Há alguma forma de solucionarmos esta pendência?”
  3. “Oiii, querido(a), tudo bem? Apenas para te informar: temos uma fatura em aberto datada no dia (data). Gostaríamos de entender melhor a situação e como podemos auxiliar.”;
  4. “Oiii, (nome do cliente)! Temos o prazer de ter você como cliente fiel da (nome da sua loja). No entanto, notamos que há uma pendência com relação ao pagamento. Podemos oferecer informações extras para facilitar o processo?”.

Em alguns casos, o cliente apenas esqueceu de pagar na data estipulada. Por esse motivo, é importante que você não envie mensagens na defensiva. Afinal, ninguém gosta de ser cobrado, ainda mais quando essa cobrança é feita de maneira agressiva.

Frases para avisar os clientes sobre promoções especiais

Por último, mas não menos importante, preparamos algumas mensagens para avisar que a sua loja está com queima de estoque, ofertas ou com outros descontos especiais. Afinal, que cliente não ama uma boa promoção, não é mesmo?

Olha só:

  1. “Oláaa, (nome do cliente)! Estamos passando aqui para trazer notícias boas! Durante esta semana, está rolando diversas promoções especiais em (colocar os produtos oferecidos em sua loja). Corre porque elas acabam esse final de semana!”;
  2. “Oiee, tudo bem? Alerta promo de (nome do feriado ou data sazonal escolhido, exemplo: Dia dos Pais). Aproveite e venha desfrutar dos nossos descontos!”;
  3. “Bom diaaa! Durante esta semana, estamos com várias promoções especiais para você! Spoiler: temos descontos de X, X e até X%. Aproveite!!”;
  4. “Olá, (nome do cliente) a Black Friday da (nome da sua loja) já começou. Desfrute dos nossos preços especiais e venha comprar com a gente!”;
  5. “Hmmm… Que tal aproveitar esse final de semana com promoções especiais? Montamos uma seleção de produtinhos com descontos imperdíveis. Dê uma olhada!”.

Você notou? Em todas essas frases, aplicamos uma chamada para ação no final. Em casos como esses, é fundamental que você chame o seu cliente até a sua loja. Assim, ele se sente estimulado a aproveitar as suas promoções.

Acabou!

Ufa… depois de tantas frases prontas, o nosso conteúdo finalmente chegou ao final. Agora, você está preparado para atender os seus clientes de forma mais eficaz e personalizada. De todas as nossas dicas, a que você mais precisa considerar é:

Adapte os seus conteúdos de acordo com os seus clientes! Um atendimento personalizado é o segredo para o sucesso do teu negócio. 😉

Esperamos que este e-book ajude a aumentar as suas vendas. Saiba que toda a equipe do Grupo Brandili está aqui para te ajudar e conte sempre com a gente.

Por fim, desejamos boa sorte para a sua jornada de negócios, querido empreendedor! Até a próxima!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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