Como fazer uma queima de estoque?

Se você deu uma olhada em seu estoque e percebeu que tem muita coisa parada, é hora de fazer uma queima de estoque para vender muito em pouco tempo.

Pode não parecer uma estratégia muito assertiva, pois oferecer descontos mais agressivos parece redução de lucros, mas o volume de vendas acaba compensando esse fator.

Seja uma loja física, um e-commerce ou phygital, a queima de estoque deve estar no planejamento de qualquer negócio, pelo menos uma vez por ano.

A rotatividade do estoque também vai evitar prejuízos futuros, então não tenha medo! Para você acertar na campanha, preparamos um conteúdo com dicas ótimas para dar saída em tudo o que está parado no estoque! Confira!

1. Defina os produtos que participarão das ofertas

Comece definindo exatamente o que você vai incluir na queima de estoque. Dê prioridades para produtos de coleções antigas ou que já não são tendência no mercado.

Para reunir dados mensuráveis sobre os itens, faça um diagnóstico de vendas e estoque, respondendo a perguntas como:

  • Quais produtos não estão tendo saída?
  • Por que eles não estão sendo vendidos?
  • Quem comprou os produtos de pouca saída está avaliando bem a escolha?

Não coloque em promoção produtos recém-lançados, mas você pode usá-los como um chamariz para os produtos da queima de estoque.

Faça uma chamada para quem comprar o novo produto levar algum item da queima com um bom desconto, por exemplo. Você dará rotatividade para itens novos e aqueles que estão parados no estoque da loja, simultaneamente.

empresarios fazem reunião de planejamento

2. Tenha metas bem definidas

Para você conseguir traçar as melhores estratégias, o seu plano de negócios tem que estar funcionando bem.

Após definir quais produtos estarão na promoção, determine o quanto de vendas pretende realizar e quanto de receita quer arrecadar na ação.

Faça uma reunião e alinhe as metas com toda a equipe para que, nos dias de promoção, estejam todos empenhados e engajados para cumprir com os objetivos propostos!

3. Mantenha um pensamento estratégico

Para atrair a atenção dos clientes para os descontos que você está ofertando, é preciso traçar estratégias que conduzam o cliente através de sua jornada da forma mais natural possível, entregando a ele exatamente o que está desejando.

Ter estratégias bem-pensadas é um diferencial competitivo que vai colocar a sua loja na frente de muitas outras só para começar.

4. Ofereça descontos viáveis

A ideia da queima de estoque é eliminar os produtos parados, mas ter uma boa receita com as ofertas também!

Por isso, é importante ousar nos descontos, mas não a ponto de projetar prejuízos por conta disso. Faça os cálculos e veja o desconto máximo que você consegue oferecer aos clientes.

Oferecer descontos progressivos ou associados à compra de produtos fora da promoção são boas estratégias para aumentar o fluxo de vendas.

– Leia também: Um guia completo sobre marketing para Black Friday!

5. Encontre o seu público

Além do seu público-alvo determinado pelo seu nicho de atuação, considere buscar novos clientes em potencial durante os períodos de queima de estoque. Existem muitas pessoas que gostam de comprar em promoções, mesmo quando não têm necessidade imediata do seu produto.

Use as ferramentas disponíveis em mídias sociais para divulgar suas campanhas de queima de estoque e ter um maior alcance de público. Interaja com os consumidores e mantenha os anúncios circulando até os dias de promoção!

Quando for a hora de renovar o estoque, leia: nossas dicas de como comprar roupas para revender!

6. Capriche na divulgação

Monte, junto com com sua equipe de marketing. estratégias para uma campanha com começo, meio e fim, direcionando e conduzindo o cliente pela jornada de compra, instigando e alimentando a experiência dele até o início do período de promoção.

mulher fala ao megafone enquanto segura sacolas de compras

7. Lance a campanha na hora certa

Para ter sucesso na campanha de queima de estoque, determine exatamente quando ela começa e quando termina! Inclusive, trabalhe muito bem a divulgação dos últimos dias de queima para deixar os clientes ainda mais tentados a realizar a transação.

As datas sazonais são ótimas para queimar o estoque. Muitos consumidores estão dispostos a gastar mais nessas datas, já que as ofertas são em maior quantidade e as pessoas se programam financeiramente para ter mais custos nessas épocas.

8. Cuide da imagem dos produtos em oferta

Trabalhe muito bem a imagem dos produtos que você vai colocar em promoção, pois como eles têm pouca rotatividade ou já estão ficando ultrapassados, podem ser pouco atrativos para o consumidor.

Capriche nas artes de campanhas, crie composições harmoniosas que passem confiança e despertem o desejo dos consumidores.

Temos um conteúdo com dicas ótimas para comprar roupas infantis no atacado. Não deixe de conferir!

9. Calcule sua margem de lucro

Para conseguir definir quanto de desconto você pode oferecer em cada produto, é necessário calcular o quanto ele custou para a empresa até aquele momento.

Ter sabedoria na hora das promoções é um ponto-chave entre o lucro e o prejuízo. Você vai perceber que se tudo estiver organizado, dá para oferecer descontos muito atrativos e vantagens para os clientes que fizerem compras.

Para saber qual é o melhor desconto, utilize nossa calculadora de margem de lucro para não sair no prejuízo.

10. Crie temas para as promoções

Toda empresa tem uma identidade visual. Você pode usar temas que correspondem com a cultura da sua marca para lançar promoções.

Se a sua empresa tiver uma visão sustentável e for adepta de causas ambientais, use o Dia da Árvore para colocar em promoção produtos feitos de material reciclado ou de marcas de roupa que também se importam com o meio ambiente, por exemplo.

11. Use frases de efeito persuasivas

Para fechar a nossa lista com todas essas dicas de queima de estoque, trouxemos várias frases que você pode adaptar para usar em suas campanhas, conforme os produtos e o seu público.

  • Últimas unidades: Grande queima de estoque!
  • Descontos progressivos, só esta semana!
  • Descontos incríveis em toda a linha de produtos X;
  • Hoje é o dia de realizar seu sonho;
  • Compre até às X horas e ganhe +10% de desconto!
  • Descubra a arte de comprar com desconto;
  • Imperdível! Só hoje, últimas unidades!
  • Compre mais por menos na queima de estoque!
  • Frete grátis para compra de 3 itens ou mais!
  • Cupons com até 50% de desconto!

Lançar uma campanha e ter boas saídas de estoque não é um bicho de sete cabeças. Basta ter sensatez na definição das metas, estratégias de campanha e muita disposição!

Dica extra: Conquiste clientes pela emoção

Para uma queima de estoque ser bem sucedida, o ideal é que toda a empresa esteja envolvida no clima, mesmo os colaboradores que não atuam diretamente com as vendas.

Se a sua loja for física, capriche na decoração. Se possível, forneça um uniforme especial para os vendedores e motive-os com bonificações por vendas no período da promoção.

Se você tem um e-commerce, invista em banners e layout diferenciado para as páginas de promoção, com muito destaque para cupons e indicações de desconto bem como imagens dos produtos!

Agora sim, é só colocar em prática todas as dicas e depois renovar completamente seu estoque! Boas vendas!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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