O que é matriz BCG, como aplicar e principais exemplos

Conhecer o que é matriz BCG é fundamental para empresas de diversos portes. Ela foi desenvolvida na década de 1970 e, atualmente, é uma das ferramentas de gestão mais importantes para analisar o ciclo de vida dos produtos de uma loja.

Por esse motivo, é uma estratégia usada em todo o mundo. Logo, é bem importante que um empreendedor, principalmente do varejo, conheça e saiba aplicar essa ferramenta.

Se você é um pequeno empreendedor que está começando o seu negócio próprio, este post é para você. Nós, do Grupo Brandili, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a matriz BCG. Fique neste conteúdo e entenda o que é, quais são os quatro quadrantes e muito mais!

O que é matriz BCG?

A matriz BCG é um instrumento de gestão de negócios. Ela permite fazer uma análise qualitativa (referente à qualidade) e gráfica (referente à quantidade) dos produtos de uma empresa.

Em outras palavras, é uma ferramenta para representação visual do desempenho das soluções que uma companhia oferece em relação ao seu posicionamento no mercado.

Daqui a pouco, você vai entender como fazer a análise com essa ferramenta. Porém, já adiantamos que ela é fundamental para a viabilidade financeira de um empreendimento. Com ela, é possível entender quais os produtos vão bem e quais estão deixando de lucrar, por exemplo.

O significado de matriz BCG é mais simples do que se imagina: é a sigla da consultoria financeira que a criou, a Boston Consulting Group (BCG). No início dos anos 1970, o seu fundador, Bruce Henderson, desenvolveu uma metodologia que poderia orientar os líderes de diversos setores a reconhecer mudanças do mundo dos negócios.

Atualmente, a BCG promove mudanças reais em organizações de inúmeros segmentos do mercado. Por isso, segundo os próprios fundadores, a matriz fez mais do que transformar a maneira que o mundo faz negócios. Isto é, ela mudou drasticamente a dinâmica do mercado como um todo.

Por falar em mudanças, que tal aprender mais sobre o mundo dos negócios? Aproveite para ler nosso post sobre empreendedorismo por necessidade!

Como funciona a matriz BCG na prática?

Na prática, a matriz BCG funciona a partir da análise dos dados relacionados aos produtos de uma empresa. Mais especificamente, é necessário considerar dois fatores: a sua participação no mercado e potencial de crescimento.

A partir disso, é possível traçar, respectivamente, os eixos horizontal e vertical. Parece complexo, mas vamos explicar! Por meio desses dois eixos é que se faz a análise dos produtos de uma empresa.

Assim como o demonstrativo de fluxo de caixa, a matriz BCG é feita a partir de dados concretos. Com os resultados, a gestão de uma determinada empresa vai decidir como lidar com cada produto escolhido para a análise.

No nosso próximo tópico, você vai entender quando utilizar e como fazer a leitura dos dados.

Quando utilizar e como fazer a matriz BCG?

A matriz BCG deve ser usada quando uma empresa quer analisar o comportamento dos seus produtos. Essa análise deve ser feita de maneira estratégica, afinal, ela terá grandes impactos no orçamento.

Dessa maneira, não se deve utilizar a matriz BCG de forma isolada. Ela deve estar acompanhada de outra estratégia de análise ou planejamento de marketing. Um bom exemplo disso é combiná-la com a curva ABC.

Se você quer saber como fazer uma matriz BCG, basta seguir os passos a seguir:

1. Liste os produtos que serão avaliados

O primeiro passo é fazer uma lista dos produtos que serão avaliados. A partir disso, é importante organizá-lo a partir do volume de vendas de cada um. Isso será fundamental para os próximos passos.

2. Faça o gráfico da matriz BCG

O gráfico da matriz BCG é composto por dois eixos que ficam a 90° um do outro. A linha horizontal é a participação relativa do produto em relação ao concorrente mais próximo.

Já as coordenadas verticais serão a taxa de crescimento do mercado. Essa representação visual é dividida em quatro quadrantes.

Gráfico da matriz BCG simplificado

 

3. Coloque seus produtos no gráfico

Pegue os dados de cada produto e marque na o gráfico. Para isso, lembre-se de fazer a escala vertical do gráfico em porcentagem de crescimento e a horizontal deve ser uma porcentagem relativa às vendas do concorrente. O encontro das duas coordenadas será onde seu produto se encontra na matriz.

4. Classifique os produtos dentro dos quadrantes

Ao encontrar onde os produtos serão posicionados, você será capaz de classificá-los a partir dos quadrantes da matriz BCG. Discutiremos mais sobre eles em breve.

5. Defina quais serão as próximas ações

Pronto! Agora você já sabe o posicionamento dos produtos em relação ao mercado e em qual quadrante eles estão. Então, é hora de traçar quais serão as ações de marketing para obter a melhor solução para as conclusões obtidas a partir do gráfico.

No penúltimo passo da nossa lista, nós falamos sobre os quatro quadrantes. Chegou a hora de conhecê-los, vamos lá?

Quais são os 4 quadrantes da matriz BCG?

Os quatro quadrantes da matriz BCG são: estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi (ou animal de estimação, dependendo da sua referência). Sabemos que essas nomenclaturas por si só não dizem muitas coisas, então veja a explicação de cada um deles a seguir:

Quadrantes do gráfico de matriz BCG

1. Estrelas

As estrelas devem se posicionar no quadrante superior à esquerda. Eles possuem alta participação do mercado e um grande potencial de crescimento. Em outras palavras, os produtos que recebem essa classificação são os carros-chefes de uma empresa.

2. Pontos de interrogação

Na parte superior à direita, estão os pontos de interrogação. Se seus produtos fossem um time de futebol, os pontos de interrogação seriam aqueles jogadores promessas que vêm das categorias de base. Ou seja, ainda têm pouca participação no mercado, mas possuem um grande potencial de crescimento.

3. Vacas leiteiras

As vacas leiteiras ficam no quadrante inferior à esquerda. Os produtos com essa classificação têm baixa taxa de crescimento. Apesar disso, têm uma alta participação no mercado e ainda rendem bons ganhos para a empresa.

4. Abacaxi (ou animal de estimação)

Por último, no quadrante inferior à direita, está o abacaxi, cachorrinho ou outro animal de estimação. Estes são os produtos que têm baixa participação no mercado e pouco crescimento. Em geral, estes produtos estão no fim da sua vida na empresa e podem acabar sendo descontinuados.

As nomenclaturas fazem mais sentido agora, não é? Com essas informações, você pode fazer uma ótima análise a partir da matriz BCG para os produtos da sua empresa. Contudo, para ter os dados mais precisos, lembre-se de fazer um controle de vendas rigoroso.

Gráfico ilustrado com exemplo de matriz BCG

Quais são os exemplos de matriz BCG?

Nada melhor do que aprender com exemplos! A seguir, você vai entender como alguns produtos de grandes empresas se posicionam a partir da análise BCG. Confira três exemplos para diferentes nichos do mercado:

Coca-Cola

A Coca-Cola é a maior marca de refrigerantes do mundo. Por esse motivo, sua lista de produtos é enorme e varia conforme cada país. Veja como é possível classificar seus produtos do mercado brasileiro de acordo com a matriz BCG:

  • Estrela: Sprite;
  • Interrogação: Guaraná Jesus;
  • Vaca Leiteira: Coca-Cola;
  • Abacaxi: Suco Del Valle Manga.

Nike

No segmento de roupas esportivas, a Nike é uma das principais fabricantes do mercado. Então, é possível observar quais produtos se enquadram melhor em cada classificação da matriz BCG. Confira:

  • Estrelas: Mochilas e bonés;
  • Interrogação: Agasalhos e camisas de time;
  • Vaca Leiteira: Chuteiras e bolsas de academia;
  • Abacaxi: Carteiras e cintos.

McDonald’s

O cardápio da maior rede de fast-food do mundo está sempre em mudança. Uma análise de matriz BCG pode ajudar a mostrar o andamento dos produtos em relação ao mercado. Veja um exemplo:

  • Estrelas: Big Mac, McNuggets;
  • Interrogação: McFLurry Ovomaltine;
  • Vaca Leiteira: Quarteirão, Cheddar McMelt;
  • Abacaxi: McFritas Cheddar Bacon.

Como você viu neste post, a matriz BCG é importante para entender o posicionamento dos seus produtos em relação ao mercado. Fazer uma análise usando essa ferramenta pode ajudar sua empresa a lucrar mais e descontinuar aquela linha que não dá mais resultados.

Ah, e todas as conclusões feitas a partir da matriz BCG devem estar alinhadas com a estratégia de marketing da sua empresa!

Por esse motivo, é fundamental investir em um segmento que tenha ótimos resultados e é um bom negócio. O mercado têxtil para crianças é um deles. Para saber mais, veja nosso post sobre o porquê investir em revenda de roupas infantis!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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