Os marketplaces são plataformas online que permitem que vendedores de diversos nichos com negócios de todos os tamanhos coloquem seus produtos à venda em um único lugar. Essas plataformas têm se tornado cada vez mais populares entre os consumidores que procuram por uma variedade cada vez maior de produtos e para os empreendedores que desejam expandir o seu negócio.
As plataformas de marketplace proporcionam uma experiência de compra extremamente conveniente para os usuários, que podem encontrar praticamente de tudo no mesmo domínio. Em relação aos vendedores, o aumento exponencial do alcance dos seus produtos é o principal diferencial, funcionando, inclusive, como um canal de fidelização e criação de uma carteira de clientes por meio de um negócio simplificado.
No Blog Amor por Empreender, do Grupo Brandili, o nosso objetivo é trazer informações sobre esse assunto. Lá, ensinamos temos muitos conteúdos com ideias, estratégias e questões essenciais para o gerenciamento deo seu negócio. O propósito deste e-book é oferecer uma fonte de informação abrangente sobre os marketplaces para que você possa iniciar sua jornada nesse universo com mais seguraça e conhecimento.
Para entender o universo dos marketplaces, precisamos compreender todos os aspectos, desde os conceitos básicos até como vender nesse mercado que passa por inovações constantes.
Boa leitura!
Marketplace: um verdadeiro shopping virtual
Segundo o Dicionário Financeiro, Marketplace é uma expressão que combina duas palavras do inglês: Market (Mercado) e Place (Lugar). Se formos entender o conceito como um lugar que reúne diversos tipos de mercado, compreenderemos que os marketplaces são como shoppings centers virtuais.
A diferença está no que o cliente enxerga. No caso dos shoppings físicos, os consumidores fazem a compra diretamente na loja em que pretendem adquirir um produto.
Nos marketplaces, o cliente é do Shopping, e os usuários buscam no site como se fosse uma gigantesca loja de departamentos. A preferência por determinada loja dentro do marketplace depende muito de como você, empreendedor, trata e cuida dos produtos que entrega e da experiência dos clientes.
Conceito de marketplace: como se formou e evoluiu até o que conhecemos hoje
O conceito de marketplace aplicado ao comércio eletrônico e às plataformas digitais surgiu na década de 1990, com a Amazon — que é o maior marketplace do mundo e começou como um portal de compra e venda de livros — e o E-Bay, que tinha como propostas venda direta de consumidor para consumidor.
Até hoje, elas continuam despontando como os maiores marketplaces do mundo e para entendermos como o marketplace evoluiu, é importante entender como essas empresas se desenvolveram.
E-Bay
A ideia inicial dos criadores do E-Bay era criar um tipo de leilão online, onde quem desse o maior lance em um prazo de tempo, levava o produto. A proposta pegou tão bem entre os usuários da época que a plataforma cresceu rapidamente, e o número de interessado em publicar no site aumentava diariamente.
Essa foi a primeira startup que abriu caminho para a percepção de que um portal de vendas virtual é a maneira perfeita de conectar uma infinidade de clientes e produtos ao redor do mundo. A premissa de intermediar negócios entre as pessoas pela internet foi o que deu origem ao conceito de marketplace como conhecemos hoje.
Amazon
Nos anos 1990, grande parte dos usuários que comprava pela internet tinha interesse em produtos como CDs, DVDs, brinquedo e eletrônicos. Foi assim que a Amazon começou em 1995, operando no modelo de e-commerce, onde eles compravam os produtos de terceiros, armazenavam, anunciavam e vendiam por conta própria para os clientes.
A prática de dar mais espaço para que empresas parceiras pudessem oferecer os seus produtos diretamente para os usuários dentro do portal da Amazon só foi implantada em 2003. O avanço rápido da tecnologia e a acessibilidade por meio de aplicativos e dispositivos móveis fez com que as estratégias de marketplace dessem cada vez mais certo.
Hoje, marcar presença na internet é fundamental para qualquer empresa que, além de ter um espaço nos marketplaces, também precisa considerar e ter um domínio próprio.
Mercado Livre
No Brasil, o marketplace que abriu as portas para os empreendedores interessados em vender seus produtos novos ou usados foi o Mercado Livre. Assim como o E-Bay, a plataforma começou como uma ferramenta de leilão de ofertas e, aos poucos, foi migrando para a venda direta e hoje trabalha com lojas oficiais de marcas famosas no seu portal.
Hoje existe uma quantidade enorme de marketplaces que operam com produtos de todos os tipos ou trabalhar com nichos de mercado específicos. Antes de se cadastrar, considere todas as variáveis, benefícios e desvantagens de cada marketplace. Abaixo, citamos algumas características gerais que podem contribuir para aumentar as suas vendas ou atrapalhar o crescimento do seu negócio.
Benefícios de vender em um marketplace
Existem diversos benefícios em colocar os seus produtos à venda em um marketplace. Um dos principais é a exposição para inúmeros clientes em potencial. Muitos marketplaces possuem milhões de visitas diárias, o que aumenta significativamente as chances de venda dos produtos.
Além disso, ao vender em um marketplace, você pode se beneficiar da reputação e da confiança que essas plataformas oferecem para os usuários, aumentando suas chances de conversão.
Outro benefício importante é a facilidade de uso e a infraestrutura tecnológica oferecida pelos marketplaces. Eles cuidam de toda a parte técnica, como a hospedagem do site, processamentos de pagamentos e até mesmo a logística da entrega dos produtos, em alguns casos. Isso te dá muito mais liberdade para concentrar sua atenção no aumento da sua taxa de lucro, na criação de novos produtos e investimentos em marketing e crescimento, por exemplo.
Em relação a um e-commerce, que é o outro meio de fazer vendas online, os marketplaces têm um custo bem reduzido, muitas vezes entregando resultados melhores do que um site próprio. É claro que não há melhor autoridade de marca do que o seu próprio domínio, mas para que os resultados apareçam, será necessário investir em processos de otimização, como o SEO (Search Engine Optimization — otimização para os mecanismos de busca, em inglês).
Desvantagens de colocar a sua empresa em um marketplace
Na hora de fechar um contrato para vender seus produtos em um marketplace, é importante ficar atento a alguns aspectos que podem trazer alguns problemas para o seu negócio.
Um dos principais pontos em questão é a dependência. Se você decidir trabalhar apenas com o marketplace, ou for de lá que vem grande parte da sua receita, você precisa estar preparado para enfrentar dificuldades.
Como o volume de produtos é imenso, é comum que as plataformas passem por ajustes constantes e nesse processo, podem ocorrer alguns problemas para a exibição dos produtos da sua loja, por exemplo. Em casos mais graves, você pode até ficar dias ou meses com seus produtos fora do ar e, se o marketplace tiver algum problema, ele será estendido a você.
Outra dificuldade que você pode encontrar é trabalhar e propagar a sua identidade de marca, pois em um marketplace é fundamental entender que, o cliente não é seu, mas do portal de vendas.
Dificilmente um cliente que compra pelo marketplace irá procurar o seu canal de venda oficial para uma próxima oportunidade. Por isso, mesmo vendendo bem em um marketplace, é importante continuar investindo em marketing e trabalhando com outros canais de venda para fortalecer a sua marca.
Como se cadastrar em um marketplace
O processo para registrar o seu negócio em um marketplace pode variar de plataforma para plataforma, mas, geralmente, é bastante simples.
O importante durante essa fase é ler o contrato com cuidado e analisar todas as cláusulas e condições citadas. Outro ponto importante é o seu portfólio de produtos.
Alguns portais não exigem que você apresente os seus produtos antes de montar seu marketplace, porém, outros incluem a necessidade de possuir um site de e-commerce próprio, para que o portal possa fazer uma varredura e identificar se você tem o perfil de vendas que eles gostariam, assim como a sua autoridade no nicho, reputação em sites de reclamações etc.
Resolvidas essas questões você pode então iniciar o cadastramento na plataforma escolhida.
1. Criando uma conta no marketplace
A maioria dos marketplaces exige que você crie uma conta de vendedor. Você precisa acessar o portal e procurar pela área de vendedores para fazer o seu cadastro. Preencha todos os campos solicitados com os seus dados e os dados da sua empresa e siga as instruções para criar uma conta.
Entre as informações solicitadas estão os dados pessoais, nicho de atuação, endereço do seu website, dados bancários entre outros. Como já mencionamos, cada marketplace pode ter suas especificidades e, se você julgar necessário, pode contratar uma assistência jurídica para avaliar qual plataforma atende melhor às condições da sua empresa.
2. Configure a sua loja dentro do marketplace
Após criar a sua conta, você terá acesso a uma página para configurar a sua loja dentro do marketplace. Aqui, é importante que para otimizar o seu tempo, você já tenha um planejamento prévio de como pretende montar a sua página.
Comece produzindo fotos de boa qualidade fazendo uma descrição otimizada de cada produto. Não esqueça de mencionar as principais características dos produtos como cores, medidas, tamanhos, estampas, voltagem etc. Depois veja em quais categorias do portal você pode inserir os seus produtos.
Por falar nisso, no nosso blog, temos um conteúdo sobre como tirar fotos de roupa para revender!
Por fim, faça a precificação, revise tudo e envie o produto para o marketplace dentro da sua conta como vendedor. É importante sempre consultar seus produtos regularmente dentro do marketplace, para garantir que todas as características que você pensou estejam sendo apresentadas para os usuários que visitarem a sua página.
3. Atenda aos requisitos e documentações solicitadas pelo marketplace
Como já comentamos anteriormente, para fechar contrato com alguns marketplaces você precisará ter um site oficial da empresa com um portfólio de produtos, ou seja, um e-commerce. O seu site vai funcionar como um cartão de visitas para o portal, que fará uma análise geral sobre o seu negócio para compreender se ele é compatível com os princípios e valores do marketplace e poderá agregar ao domínio.
Outro requisito fundamental para vender, lucrar e crescer dentro de um marketplace é a reputação da sua empresa na internet. Registros em sites de reclamações também podem ser critérios de avaliação para fechamento de contrato com os portais de vendas.
Entre os documentos necessários, o CNPJ, as certidões negativas que variam conforme as cláusulas e condições do contrato, como documentos trabalhistas, documentos fiscais entre outros. Dependendo do seu nicho de atuação, documentações específicas podem ser solicitadas, inclusive cópias de NF para garantir a procedência do empreendimento, por exemplo.
O mais importante é ter toda a documentação em ordem na hora de fazer o seu cadastro no portal, para que esse processo ocorra de forma ágil e sem necessidades de retrabalho.
Mensalidades e comissões de marketplace
Cada marketplace adota tipos de trabalho diferentes, que podem incluir a cobrança de mensalidades, comissões e taxas de anúncio. Existem casos até de necessidade de pagamento por vendas realizadas, caso você opte por transformar a sua página no portal em um e-shop, ou seja, criar uma loja da sua marca dentro do portal, com logo, links para anúncios exclusivos e outros recursos.
Também existem categorias em que os marketplaces cobram tarifas específicas, como é o caso da prestação de serviços, da venda de automóveis e imóveis, por exemplo. O valor de todas essas taxas varia de portal para portal e o melhor a fezer, é pesquisar profundamente todos os recursos disponíveis e respectivos custos para entender qual é a melhor opção para a sua empresa.
Vendendo dentro de um marketplace
Esse é o momento mais esperado por qualquer empreendedor. Depois de ter alinhado todas as questões burocráticas e se preparado para gerenciar com eficiência todas as variáveis de trabalhar em um marketplace é hora de colocar a máquina para funcionar. Vamos falar um pouco sobre o processo de venda em si, para que você possa tomar como referência e usar no seu dia a dia.
Recebimento do pedido e preparação para envio
Após o cliente ter realizado a compra do seu produto no marketplace, é hora de você preparar todos os procedimentos formais para enviar o produto. Dentro do próprio portal voce fará a emissão da nota fiscal e a expedição do produto, a partir de um documento chamado PLP — Pré-lista de Postagem. Nele, voce irá preencher todos os dados como CEP de origem, destino, medidas, peso e outras informações relevantes para o envio do produto.
Como o seu produto já estará cadastrado no portal, boa parte do processo será feita de modo automático, com base nos dados que você inseriu na hora de fazer o seu cadsatro. Aí é o momento de fazer o envio, e conforme o marketplace você tem prazos para postar os pedidos, que podem variar de 24 até 48 horas úteis.
A partir da sua primeira venda, você terá que estar preparado para os desafios e adversidades que podem surgir. Procure cumprir os requisistos sempre com pontualidade, mantenha uma boa relação com os clientes e faça a sua parte para que todos os envolvidos colham benefícios das transações. Lembre-se que todos os portais analisam constantemente o desempenho dos vendedores e trabalhar com agilidade e competência pode terminar o sucesso do seu negócio dentro do marketplace.
Enviando o produto para os clientes
Esse parece ser um processo simples e que pode ser desempenhado sem qualquer problemas, mas é preciso tomar muito cuidado, pois todos os produtos comprados em marketplaces precisam ser enviados aos clientes dentro de um determinado padrão. Você deverá seguir rigorosamente todos os procedimentos exigidos pelo portal no momento do envio.
Além de providenciar uma embalagem segura e resistente para garantir a integridade dos produtos, existem algumas especificidades que devem constar na parte externa da embalagem como os dados corretos e legíveis do destinatário e emitente, nota fiscal aparente em embalagem separada do pacote e etiquetas conforme padrão da transportadora ou dos correios.
E você também deverá providenciar a declaração de conteúdo para envio de mercadorias, a fim de garantir a integridade de todos os envolvidos no processo de logística.
Rastreando o envio do produto
Tenha consciência de que a sua missão ainda não terminou após o envio do produto. Uma das partes do processo em que você não tem controle é justamente a logística da entrega. Por isso, é importante monitorar e rastrear todos os pedidos que você envia e registrar a validação da entrega. Você deve fazer esse acompanhamento para garantir a eficiência e a objetividade da entrega, para evitar estresse e prejuízos.
Isso mesmo, não acompanhar os pedidos durante o processo de postagem e envio pode significar demandas indesejáveis, retrabalho e custos imprevistos, além de prejudicar a imagem da sua empresa no marketplace por conta de avaliações negativas na sua página.
Prazos e recebimentos
Essa é uma das questões que todo empreendedor que decide trabalhar em marketplace se pergunta. Afinal, quando poderei ter acesso ao valor das minhas vendas no portal? Assim como todos os outros aspectos, existem particularidades de cada marketplace com diferentes formas de repasse e prazos, também conhecidos como ciclos de vendas.
Os ciclos de vendas são períodos regulares em que o portal faz uma apuração do montante de receita que você gerou com os seus produtos para fazer o repasse do dinheiro para a sua conta. Existem marketplaces que adotam ciclos mensais, quinzenais e até semanais dependendo de cada caso. Nesse ponto, é fundamental que você tenha um acompanhamento interno e mantenha sua gestão financeira sempre atualizada com um levantamento do fluxo de produtos e uma planilha com os resultados das vendas para tomar as medidas necessáriais e manter um fluxo de vendas viável dentro de uma parceria comercial.
Conclusão: marketplace é uma exclente oportunidade para empreender
Como pudemos perceber ao longo deste e-book, os marketplaces oferecem uma excelente oportunidade para pessoas com comportamento empreendedor como você, que estão buscando novos meios de expandir o negócio e aumentar a lucratividade. Ao entender o funcionamento dessas plataformas, saber como fazer o seu cadstro, disponibilizar os produtos para venda, enviá-los e receber sua parte, você estará em grande vantagem para aproveitar todos os benefícios de trabalhar em parceria com um marketplace.
Lembre-se de pesquisar muito, investir tempo para entregar fotos e descrições de produtos de qualidade, proporcionar uma experiência diferenciada para os seus clientes e gerenciar o seu estoque de forma eficiente para ter sucesso nos markteplaces. Com dedicação, estratégias e perseverança, você com certeza estará no caminho certo.
Existem diversas iniciativas pensadas para incentivar os empreendedores no Brasil — sejam eles novos ou aqueles que buscam expandir o seu negócio. Uma delas é o Empreender com a Brandili, um programa que usa a experiência dessa marca conceituada em nosso país para dar todo o auxílio necessário às pessoas que buscam investir no mercado infantil por meio da revenda de roupas. Aproveite e conheça mais sobre nosso programa para fomentar o empreendedorismo e te ajudar a alcançar o sucesso com vendas!
Esperamos que este e-book seja útil para você ao longo da sua jornada empreendedora. Até a próxima e boas vendas!