10 habilidades do comportamento empreendedor que você precisa ter

O comportamento empreendedor é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas, e não tem segredo sobre elas. Por isso, nós listamos as 10 principais características que você precisa ter ou aprimorar para montar um negócio. Tenha uma ótima leitura!

mulher desenhando no seu ipad

1. Iniciativa

Iniciativa é diferente de proatividade, entende? Uma pessoa proativa é aquela que toma a frente para resolver um problema levantado, enquanto a iniciativa identifica o problema. Ser empreendedora é dar os primeiros passos com “a cara e a coragem”, como diz o ditado popular.

mulher fazendo uma reunião online

A chave para ter iniciativa é fazer mesmo que pareça difícil, só assim perceberá como realmente lidar com as circunstâncias. Aliás, é dessa maneira que descobrimos novos mercados e formas de resolver problemas. E você já deu o primeiro passo em direção ao empreendedorismo apenas de estar aqui!

2. Estratégica

O pensamento estratégico é um dos pilares do sucesso, pois é por meio dele que você corre riscos calculados. As estratégias norteiam as ações, tanto a curto como longo prazo, além de auxiliar no direcionamento de esforços que terão melhores resultados.

homem escrevendo em um quadro branco

Portanto, é essencial realizar uma análise de mercado para estabelecer os caminhos, traçar metas a curto, médio e longo prazo, além de calcular o que pode dar errado em cada um deles. Com isso em mãos, você já fica preparada para lidar com imprevistos.

3. Metódica

Ser metódico é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo e ainda colocá-las em ordem de prioridade para execução. Para fazer isso, basta encontrar o objetivo maior e listar tudo que precisa para que isso aconteça. Dentre essas ações, ainda podemos subdividi-las em pequenos passos. O segredo para que isso aconteça é cumprir as metas aos poucos e acompanhar os resultados das ações.

4. Criativa

A criatividade é uma habilidade, não um dom. É a característica que te coloca nos holofotes, aliás é por meio dela que os negócios são criados, as redes sociais fazem sucesso e lidar com imprevistos torna-se tranquilo.

Além do mais, a habilidade criativa é essencial para manter o engajamento das redes, afinal de contas, é preciso ser diferente e interessante em milésimos de segundos para ganhar destaque na internet. Ser criativa é unir pontos que, à primeira vista, não fazem sentido juntos, mas que no final das contas solucionam os problemas.

Para desenvolver essa habilidade é preciso ler assuntos diversos, não apenas o que é de seu interesse, escrever sobre si, os negócios e como irá abordá-los, além de praticar hobbies que não tem relação com o trabalho, desfrutar das mais diversas experiências em aventuras, sejam elas radicais ou não. Seja ativa para ser criativa!

5. Comunicativa

Ser comunicativa é fazer networking, a famosa conversa sobre trabalho. Falar com pessoas da mesma área é uma forma de ter novas ideias e aprender com as experiências dos demais. Com isso em mente, participe de congressos, eventos e trabalhe em coworkings (espaços destinados ao trabalho coletivo, a maioria das pessoas que frequentam são empreendedores, vale a pena conhecer).

grupo de pessoas reunidas fazendo uma reunião

Além disso, não perca a oportunidade de conversar com pessoas de áreas opostas a sua, assim você aumenta o conhecimento e, consequentemente, a criatividade que citamos anteriormente.

6. Atualizada

As redes sociais são grandes aliadas, tanto para o negócio quanto para sua imagem pessoal. Com ela é possível fazer conexões com profissionais do mundo inteiro e aprender com a trajetória deles, além de divulgar a própria história. Por isso, crie uma conta na rede social que faz sentido com seus próprios objetivos e marque presença.

Neste ponto também entram as estratégias que você montou no início do projeto, é uma forma de tornar o negócio e a sua imagem conhecida. Ser antenada também permite uma visão sistêmica do mercado, além de nortear como agir nele. Em outras palavras, atualize-se para adaptar, manter estável e evoluir nos negócios.

7. Adaptável

Adaptável e atualizada estão em harmonia, pois ser adaptável é viver o presente independente das circunstâncias. É se adaptar ao mercado por meio de atualizações e para saber o que está acontecendo em sua área profissional use notícias, artigos, livros, filmes, séries, podcasts, redes sociais e outras formas de comunicação. É uma forma de entender se as estratégias fazem sentido com o mercado ou se é preciso tomar outra abordagem.

Veja também nosso post sobre filmes de empreendorismo.

8. Comprometida

Ter comprometimento é assumir as responsabilidades. Isso está relacionado a tudo, seja em atender o cliente, cumprir prazos de pagamentos e compromissos, ser fiel aos contratos e ao que foi combinado. Essa é mais que uma habilidade, é uma virtude humana no meio dos negócios.

9. É líder

Ser líder envolve aspectos como ter persuasão nos argumentos, comunicar de forma efetiva e inspirar quem está a sua volta positivamente. Para conquistar isso é preciso ler bastante para ter embasamento teórico ou empírico (com experiências), bem como saber controlar as próprias emoções e entender a linguagem corporal própria a dos demais.

Aliás, inúmeros pontos do comportamento empreendedor colaboram com a habilidade de ser líder, por exemplo, ser iniciativa, comprometida e persistente.

+ 15 perguntas mais frequentes sobre empreendedorismo

10. Persistente

Persistência é quando não desiste, mesmo recebendo muitos “não” , aliás, o segredo para ter persistência é mirar no objetivo e fazer de tudo para alcançá-lo. É natural que durante a trajetória tenham momentos com obstáculos e a situação fique difícil, mas é neles que você domina os problemas com criatividade e atualiza o plano estratégico para continuar.

Persistir nos negócios é o “divisor de águas” entre empreendedores de sucesso e apenas quem tenta. Sabendo que esses momentos podem acontecer, busque networking para motivar-se quando sentir sentir desânimo ou mesmo quando não souber lidar com alguma situação.

Gostou do conteúdo? Esperamos que elas sejam uma inspiração e motivação para sua carreira empreendedora. Continue a sua jornada lendo o passo a passo de como montar uma loja de roupa e aprenda como empreender na prática.

Preparada? Nos vemos nos próximos post!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

1 comentário em “10 habilidades do comportamento empreendedor que você precisa ter”

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais