Conheça a análise vertical, seus objetivos, exemplos e mais

A análise vertical se refere a um cálculo contábil usado para avaliar os dados financeiros de uma empresa. Em sua definição, ela busca comparar diferentes variantes importantes para a compreensão do estado financeiro de um negócio. Por conta disso, sua utilização é de extrema importância e necessidade, afinal, sua conta revela a proporção de cada componente em relação ao total.

Para realizar esse estudo, alguns passos importantes precisam ser seguidos, como selecionar o demonstrativo financeiro, identificar as métricas, calcular a porcentagem, passar os dados para uma planilha e, por fim, estudar os resultados. Obviamente esse passo a passo é um pouco mais complexo do que parece ser, mas nós estamos aqui para te ajudar.

Descubra um guia completo com as principais informações, exemplos, definições e características de uma análise dentro de uma viabilidade financeira. Continue rolando a tela e confira o post completo!

Definição de análise vertical

Mas afinal, o que é uma análise vertical? A análise vertical é uma análise financeira usada na avaliação de valores e dados de uma empresa. Basicamente, ela consiste em uma conta que compara itens individuais em uma demonstração financeira, onde é possível ver os seus resultados comparando com relação ao total.

Podemos usar como exemplo um balanço patrimonial. Com a análise vertical, é possível analisar a relação entre os ativos e passivos, de maneira que seus resultados são demonstrados por porcentagens, gráficos ou valores. De maneira geral, essa análise ajuda a identificar tendências e compara diferentes períodos contábeis. Não à toa, ela é uma prática feita por contábeis que precisam entender a dimensão de um dado financeiro em relação ao total disponível na instituição.

Por que o estoque aumentou? Por que o nível de endividamento da empresa aumentou? Por que o caixa reduziu? Essas são apenas algumas das perguntas que uma análise vertical pode responder. Assim, o usuário consegue estabelecer um plano de negócios sustentável, com estratégias e um maior controle da situação financeira.

empresária sentada em frente ao computador analisando os resultados do seu negócio

Objetivos da análise vertical

Utilizando a análise vertical, é possível identificar e medir diferentes informações, como as despesas, as receitas, os custos e outros tipos de dados importantes para uma determinada instituição. Sua atuação também pode possibilitar a pesquisa aprofundada em diferentes setores, identificando a porcentagem de participação de cada um e a sua devida importância.

Com a conta, será possível ter dois resultados distintos para a empresa: o lucro ou o prejuízo. O importante é que ao ter os dados em mãos, mesmo tendo algum prejuízo, será possível adotar soluções que irão reverter ou, até mesmo, melhorar o desempenho da empresa.

Para exemplificar melhor, imagine uma loja que trabalha no ramo varejista. Se ela calcular a sua porcentagem de lucro (tanto da sua loja presencial quanto da sua loja virtual), será possível entender qual dos dois tipos de venda é mais relevante para o negócio, e quais serão as forças de investimento necessárias para fazer o empreendimento alavancar.

muher de negócios com uma calculadora para fazer a análise vertical

Como fazer uma análise vertical? Confira exemplos práticos!

Para aprimorar o seu conhecimento neste tema tão importante, separamos exemplos práticos. Confira a seguir a fórmula necessária para fazer uma análise vertical:

AV = Conta (ou grupo de contas) / Receita total (ou a receita líquida) x 100.

Para colocar a mão na massa:

  1. Escolha um item que deseja analisar, como ativos, passivos e receitas;
  2. Aqui, você precisa fazer o cálculo do item conforme o total relevante. Uma boa abordagem para isso é realizar o cálculo da proporção de uma variante a dividir pelo valor total do ativo ou passivo;
  3. Agora, tudo o que você precisa fazer é calcular o valor total por 100. E pronto, assim o seu cálculo chegará no valor resultante em porcentagem;
  4. Repita o processo para cada item que deseja analisar.

Confira alguns exemplos:

A antecipação de recebíveis é uma prática usada por empresas pequenas e grandes com a intenção de captar valores a receber mediante o pagamento de uma taxa. Acesse o link e saiba mais!

Análise vertical e horizontal: principais diferenças

De maneira geral, o que difere a análise vertical e horizontal é que: enquanto a vertical faz uma análise da composição e proporção de elementos em um determinado tempo, a horizontal atua proporcionando a evolução desses dados em uma data específica. É importante lembrar que as duas métricas são essenciais para a análise da saúde financeira de uma empresa, onde pode ser usada para tomar decisões importantes com base em resultados assertivos e precisos.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para a análise de dados financeiros da sua empresa. Em nosso blog, você encontra outros posts relacionados que podem ser do seu interesse. Continue navegando e encontre assuntos sobre finanças, jurídico, gestão empresarial, marketing e muito mais.

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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