No mundo dos negócios, é muito comum a clientela fazer compras parceladas. Porém, o empresário precisa desse dinheiro para pagar fornecedores, colaboradores, custos e gastos com a produção.
Hoje, vamos explicar um pouco mais sobre a antecipação de recebíveis e como você pode conseguir adiantar esse dinheiro que, teoricamente, você deveria receber só mais adiante.
Continue a sua leitura e saiba se é vantajoso, quais são as características, quanto custa, como calcular e mais algumas dicas ótimas para você avaliar se vale a pena usar esse recurso que pode aumentar as suas vendas. Acompanhe o conteúdo e tire as suas dúvidas!
Afinal, o que é a antecipação de recebíveis?
Em suma, a antecipação de recebíveis é um recurso utilizado por grandes e pequenos empreendedores com a intenção de captar valores a receber mediante o pagamento de uma taxa.
Normalmente, ela é uma alternativa para as empresas que recebem por meio do cartão de crédito, vendas à prazo, parcelamentos, duplicatas, cheques pré-datados e carnês.
A principal vantagem de acionar esta operação é ter em caixa um dinheiro que já é da empresa, mas que, teoricamente, ela deveria esperar para receber. É uma maneira de cobrir custos e despesas que precisam ser pagas com urgência a juros menores que de um empréstimo, por exemplo.
No final das contas, isso pode ser um bom negócio para a empresa e para você, empreendedor. Dessa forma, é possível evitar dar desconto à vista para os clientes, já que você recebe imediatamente e não precisa recorrer a este tipo de recurso.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
Basicamente, a antecipação de recebíveis deve ser usada para cobrir algum custo ou despesa de produção da sua empresa. Para usá-la, você pode usufruir desse benefício através de bancos, FIDCs e factorings.
Contudo, antes de contratar qualquer tipo de serviço, é preciso que você faça uma análise profunda das taxas de juros cobradas pelas instituições que oferecem o atendimento.
- Os bancos oferecem uma taxa de juros consideravelmente boa, porém são mais rigorosos quanto à documentação e condições da empresa para fazer o adiantamento;
- Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), oferecem taxas mais baixas e são ágeis na questão do pagamento. Além disso, fazem a isenção do IOF — Imposto sobre Operações de crédito;
- O Factoring trabalha com taxas mais altas, comparadas as demais alternativas, entretanto,é bem menos rigoroso com a burocracia.
Quando e como usar a antecipação de recebíveis?
Como empresa, você não deve usar a antecipação de recebíveis em qualquer circunstância que julgue necessária. É preciso calcular minuciosamente todas as taxas de juros e ter bem claro o objetivo pelo qual você está fazendo esta operação.
Se não houver uma necessidade real, continue trabalhando com o seu fluxo de caixa normal e receba no devido período cada parcela de pagamento dos seus clientes.
Use a antecipação de recebíveis apenas em casos que você não tenha dinheiro suficiente em caixa para dar conta de fazer uma entrega. Além disso, opte por esse recurso quando você precisar cobrir alguns custos emergenciais.
Lembre-se que apesar de mais em conta que os empréstimos, a antecipação de recebíveis ainda tem juros! E, sabemos bem: quando a intenção é obter lucros em um negócio, o melhor é não pagar juros sempre que possível.
O que é a taxa de antecipação de recebíveis?
As taxas de antecipação de recebíveis são os valores cobrados pelas instituições que adiantam os pagamentos dos seus recebíveis pelo serviço prestado. As taxas variam conforme o prestador do serviço, incluindo também o prazo de liberação do dinheiro, que pode variar entre vinte e quatro horas até sete dias úteis.
Entre alguns valores que podem ser cobrados como taxa de antecipação de recebíveis estão:
- Tarifas de transação;
- Tarifa de antecipação;
- Taxa de IOF.
Leia também: Como fazer a declaração de conteúdo para envio de mercadoria!
É preciso ter cuidado ao solicitar antecipação de recebíveis?
Como toda movimentação financeira feita dentro da empresa, é preciso ter muito cuidado com o planejamento estratégico e administração de recursos. Afinal, se você começar a utilizar esse tipo de serviço desmedidamente, as vantagens podem acabar se tornando prejuízos. Avalie a viabilidade financeira deste tipo de transação antes de qualquer coisa!
É preciso ter cautela na hora de solicitar os recursos de antecipação de recebíveis e fazê-lo só depois de muita análise e cálculos da necessidade.
Como calcular a antecipação de recebíveis?
Para calcular a antecipação dos recebíveis, é preciso considerar uma taxa de desconto referente a até 30 dias de antecipação de cada parcela que você deseja receber como empresário.
Para saber o que você realmente irá receber, é necessário descontar a taxa administrativa do valor total que você cobrou pela venda de um produto ou serviço. Após isso, é preciso dividir o que sobrar pelo número de vezes que a compra foi parcelada.
Dá para fazer antecipação de recebíveis online?
Sim! O procedimento está disponível através dos aplicativos das instituições bancárias. Você precisa apenas consultar a disponibilidade do serviço com o banco que presta serviços para a sua empresa.
Todas as informações pertinentes à contratação do serviços estarão descritas nas regras do banco, além das taxas aplicadas no processo. Aliás, é possível fazer a solicitação via computador ou smartphone.
Pronto! Agora você já sabe todos os pontos importantes sobre a antecipação de recebíveis.
Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro de dicas e ideias para alavancar seu negócio e aumentar as suas vendas.
Confira também nossa matéria sobre sistemas ERP.
Até a próxima!