Como calcular porcentagem de lucro? Métodos e exemplos

Saber como calcular a porcentagem de lucro é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Afinal, ela permite que você entenda quanto realmente vai ganhar por cada produto vendido.

Assim, é possível fazer planos de crescimento e conseguir ter um pró-labore (remuneração que o sócio ou gestor da empresa deve receber pelo seu trabalho) realmente interessante.

Muitas pessoas acreditam que calculam o lucro de maneira correta, mas não conseguem ver crescimentos reais no negócio. Isso acontece por diversos motivos, tais como: confundir faturamento com lucro, não controlar as vendas, não otimizar as despesas etc.

Quer saber como calcular a sua real margem de lucro? Fique neste post e aprenda com o Grupo Brandili!

O que é porcentagem de lucro?

Basicamente, é a parcela do faturamento que sobra após pagar as despesas da empresa. Ou seja, é o lucro que fica em caixa depois de descontar todos os custos de funcionamento.

Para melhorar o planejamento financeiro da operação e precificar corretamente seus produtos, esse valor precisa ser calculado de maneira antecipada.

Normalmente, a lucratividade de uma empresa é um bom indicador de saúde financeira. Ou seja, com a porcentagem de lucro é possível entender a viabilidade financeira de um determinado negócio.

Além disso, ao determinar previamente qual será a porcentagem de ganhos reais, torna-se muito mais fácil avaliar a saúde financeira do investimento.

Todo empreendedor precisa ter em mente qual será a lucratividade da sua empresa. No caso do varejo, com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental ter os valores documentados.

Por que é importante calcular a porcentagem de lucro?

Porque, com a porcentagem de lucro, o empreendedor consegue saber exatamente qual é a rentabilidade do seu negócio. Dessa forma, é possível planejar melhor o que fazer com este dinheiro.

Inclusive, investir no crescimento do negócio com base em um planejamento minucioso.

Com o mapeamento correto do negócio, é possível decidir se é hora de investir em mais funcionários, reformas do ponto comercial ou, até mesmo, se é viável abrir uma filial.

Dito isso, surge a pergunta “Afinal, qual deve ser a porcentagem de lucro da minha loja?”. Fique neste post para descobrir qual é o cálculo correto a se fazer!

Qual deve ser a porcentagem de lucro?

Para o varejo de roupas infantis, esse valor está entre 30% e 50%. Entretanto, isso pode variar de acordo com a região, localização e público-alvo da empresa.

Ou seja, uma loja em um shopping center talvez não tenha a mesma margem de lucro de uma loja de bairro, por exemplo. Devido às variações de ticket médio e volume das compras que existem nesses dois locais, há grandes chances do faturamento também ser diferente.

Todos esses fatores devem ser levados em conta na hora de realizar o planejamento financeiro da empresa. Por esse e outros motivos, eles são parte dos indicadores de sucesso de uma companhia.

Como calcular a porcentagem de lucro? (e exemplos)

Antes de tudo, é preciso calcular a margem de lucro bruto e líquido a partir da receita total da empresa. Isso é feito por meio de contas simples e que envolvem poucas operações.

Contudo, o mais importante para os resultados corretos é um bom controle financeiro do caixa da empresa.

Estas práticas podem parecer tediosas e burocráticas, mas elas são ações de empreendedorismo fundamentais para garantir o sucesso dos negócios.

Então, é de extrema importância que o lojista saia da zona de conforto e comece a lidar com essas questões. Para isso, preparamos um passo a passo completo de como calcular a porcentagem de lucro.

Para deixar a explicação mais fácil e próxima à realidade, vamos tomar um exemplo de uma loja de roupas infantis.

Suponha que essa empresa X teve, em um mês do ano, um faturamento de R$ 20.000. Veja quais são os passos necessários até determinar a porcentagem de lucro:

1. Determine o lucro bruto

Conforme vimos, a receita total da empresa naquele mês foi de R$ 20.000. O lucro bruto é calculado a partir da diferença entre esse valor e os custos da empresa.

Ou seja, são os gastos que a companhia tem para funcionar, os quais envolvem energia, comissões, horas extras, mercadorias etc. No caso do empreendimento considerado, vamos supor que tais custos foram de R$ 10.000.

Dessa forma, o lucro bruto é calculado como:

Lucro Bruto = Receita total – Custos

Ou seja:

Lucro bruto = 20.000 – 10.000 = 10.000

O valor de R$ 10.000 é o lucro bruto da loja hipotética de roupas infantis. A partir desse número, é possível calcular o lucro líquido. Entenda como fazer isso no próximo passo.

Aproveite e descubra como calcular margem de contribuição! 

2. Encontre o lucro líquido

O lucro líquido é dado pela diferença entre o lucro bruto e as despesas fixas e variáveis da loja. Esses gastos envolvem material de escritório, aluguel, impostos, publicidade etc. No mês considerado, o valor utilizado foi R$ 3.000.

A fórmula do lucro líquido é:

Lucro Líquido = Lucro Bruto – Despesas Fixas e Variáveis

No caso da empresa considerada, este valor foi:

Lucro Líquido = 10.000 – 3.000 = 7.000

Ou seja, R$ 7.000 é o lucro líquido do mês na empresa. Para o cálculo da porcentagem de lucro em relação à receita total, é necessário fazer mais uma operação. Veja a seguir:

3. Encontre a porcentagem de lucro

Agora que o lucro líquido foi encontrado, é possível determinar qual é a proporção deste valor em relação ao faturamento mensal da empresa. Ou seja, é hora de calcular a porcentagem de lucro! Isso é feito a partir da seguinte fórmula:

Porcentagem de lucro = (Lucro líquido / Receita Total) × 100

Ou seja, deve-se dividir o lucro líquido pela receita do mês. Este resultado será um número decimal e a porcentagem é encontrada após multiplicá-lo por 100. Veja como fica no caso da nossa loja hipotética:

Porcentagem de Lucro = (7.000 / 20.000) × 100

Porcentagem de Lucro = 0,35 × 100 = 35%

Ou seja, a porcentagem de lucro nesta loja de roupas infantil foi de 35%. A partir deste cálculo, o lojista pode trazer diversos benefícios para o seu empreendimento e para si.

Por exemplo, investir em expansão, planejamento financeiro, aumento do pró-labore etc. Além disso, com este cálculo, é possível melhorar a forma de precificar roupas!

Calcule a sua porcentagem de lucro aqui:

Qual a diferença entre lucro líquido e bruto?

O lucro bruto é a diferença simples entre o total faturado no mês e o custo de funcionamento. Já o lucro líquido é encontrado a partir da diferença entre o lucro bruto e os gastos agregados ao funcionamento da empresa.

Compreender a diferença entre os dois é fundamental – muitos empresários que acabam prejudicando o caixa da empresa e, no pior dos casos, levando a operação à falência por confundirem esses conceitos!

mulher escrevendo em post-its colados em um quadro branco

Como aumentar o lucro?

Planejamento, investimento e consultorias são os pontos principais na hora de aumentar o lucro. Existem várias estratégias para alavancar os ganhos de uma loja ou comércio. Elas devem ser usadas em conjunto a fim de melhorar ainda mais a visibilidade e os ganhos do negócio.

Planeje as despesas

As despesas influenciam diretamente no preço dos produtos e nos lucros. Por isso, é crucial que você as planeje de forma a otimizar o que é gasto na sua empresa.

Essa atitude te livra de prejuízos, traz segurança e dá mais perspectivas de futuro ao negócio. Dessa maneira, reveja suas despesas e se pergunte: quais delas podem ser alteradas ou reduzidas? O que é realmente necessário?

Reduza custos

Por falar em redução, os custos são outros gastos que podem ser diminuídos de maneira significativa – negocie com seus fornecedores, pare de usar descartáveis, economize energia elétrica, informatize sua empresa etc.

Em muitos casos, a redução de custos pode ter um investimento alto, mas que compensa a longo prazo. Por exemplo, informatizar a empresa é muito custoso, mas esse valor será compensado com processos mais fluídos e rápidos, perdendo menos tempo com burocracias e focando no que importa.

Essa análise de custos a serem reduzidos deve ser feita de modo a diminuir o impacto sobre o restante da empresa.

Tenha preços competitivos

De nada adianta ter uma grande porcentagem de lucro se as vendas são baixas, não é mesmo? Ao mesmo tempo, não faz sentido ter um lucro tão baixo que a empresa acaba ficando no prejuízo.

Por isso, analise o seu segmento e concorrentes diretos para ter preços competitivos com o restante do mercado.

Há diversas formas de fazer isso. Uma delas é estabelecer uma meta de vendas para sua empresa.

Invista em marketing

O investimento é fundamental para fazer sua empresa dar mais lucros e, consequentemente, crescer mais.

Atualmente, uma das formas de fazer isso é investir em campanhas de marketing, principalmente nas redes sociais. Isso faz com que sua empresa se aproxime dos clientes por meio de uma abordagem efetiva e inteligente.

Quer saber o que publicar? Veja nosso post sobre conteúdo para loja de roupas e movimente suas redes!

Empreenda com a Brandili

O Grupo Brandili tem um programa com o objetivo de alavancar os lucros de uma loja de roupas infantis. Isso é feito por meio de um modelo de negócio descomplicado e um investimento que se paga em até 24 meses.

Com isso, você e sua empresa poderão fazer parte de uma história com mais de 50 anos de tradição no segmento do vestuário de crianças.

Com o Empreenda com a Brandili, você terá a oportunidade de trabalhar com uma marca muito renomada pelos consumidores brasileiros, além de ter acesso a campanhas de marketing com abrangência nacional e muito mais.

Também terá atendimento dedicado com especialistas, capacitações, entrega prioritária e fornecedores homologados. Interessante, não é mesmo? Conheça mais sobre o nosso programa navegando pela página “Revenda Brandili“!

Com o passo a passo deste post, você será capaz de calcular a porcentagem de lucro da sua loja de maneira correta. Lembre-se de seguir as nossas dicas para poder aumentar os seus ganhos líquidos e, consequentemente, fazer sua empresa crescer.

Dessa maneira, será possível melhorar o planejamento das despesas e custos sem sair no prejuízo.

O segmento de roupas infantil é muito lucrativo porque as crianças crescem muito rápido e precisam comprar roupas novas por, pelo menos, 12 anos. Isso mostra como esta fatia do mercado pode trazer ganhos e lucros relativamente rápidos para os empreendedores.

Para saber mais sobre esse tema, confira nosso conteúdo sobre o porquê revender roupas infantis.

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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