Saiba tudo sobre como calcular seu lucro na revenda!

Para calcular o seu lucro na revenda, é preciso subtrair o custo do produto do preço de venda. Essa relação é uma análise básica e, para entender de fato a sua margem de lucro, é preciso considerar outros aspectos.

Neste guia, vamos aprender a calcular o seu lucro na revenda com mais detalhes e abordaremos todos os aspectos relacionados à porcentagem de lucro que você pode obter, desde os fatores que afetam a lucratividade até as estratégias para melhorar os seus rendimentos.

Além disso, também temos dicas e ferramentas para te ajudar a ter um melhor retorno sobre os seus investimentos para poder expandir e otimizar o seu negócio. Boa leitura!

Calculando o lucro de revenda

O cálculo do lucro de revenda é fundamental para avaliar a viabilidade e a lucratividade do seu negócio. Para calcular o lucro de revenda, é importante considerar todos os custos associados à aquisição e à venda do produto, incluindo as despesas operacionais.

empresária calcula o lucro de roupas vendidas online

 

A fórmula básica para calcular o lucro de revenda, como já comentamos, é subtrair o custo total do produto do preço de venda estipulado por você. Além disso, é fundamental que você inclua no cálculo todos os custos indiretos, como custos com promoção de vendas, embalagens, frete e quaisquer outras despesas relacionadas à venda do produto.

Vamos para o segundo passo que é entender melhor quais fatores afetam o seu lucro.

Fatores que afetam o lucro na revenda

Estar ciente de todos os aspectos que podem influenciar no seu lucro de revenda é importante para saber tomar as melhores decisões com pensamento estratégico e maximizar os retornos.

 

empresária faz controle de estoque para melhorar a margem de lucro

 

Pode parecer simples, mas a flutuação dos custos de aquisição dos itens da loja, as despesas operacionais como aluguel do espaço e salários dos colaboradores, custos de manutenção e, às vezes, até fatores externos como a sazonalidade e as tendências de mercado podem impactar diretamente no lucro de revenda.

As eficiências operacional e de gestão de estoque devem ser analisadas constantemente para viabilizar a lucratividade do seu negócio. Compreender esses e outros aspectos podem te ajudar a implementar estratégias eficazes para diminuir os impactos negativos do processo de logística dos seus produtos e potencializar os aspectos positivos, impulsionando, assim, os seus retornos.

Estratégias para maximizar o lucro na revenda

Ser revendedor já é uma vantagem por você eliminar a parte do processo de produção dos produtos e contar com a qualidade dos fornecedores que você escolheu. Isso por si só, quando bem feito, já é um ponto positivo e gera muita credibilidade para o seu negócio.

grupo de fincionários faz uma reunião sobre margem de lucro

Existem diversas estratégias que podem te ajudar a maximizar os lucros de revenda. Uma abordagem eficaz é negociar preços mais competitivos com os seus fornecedores, procurando parcerias estratégicas que ofereçam vantagens e melhores condições de negociação.

Além disso, saber fazer a precificação dos seus produtos baseada na percepção de valor que os seus clientes dão pelos itens e na análise minuciosa da concorrência pode aumentar significativamente o seu lucro de revenda. Outras estratégias que podem ser implementadas como impulsionador dos seus lucros são o up selling e o cross selling, que tendem a aumentar o valor médio das transações e o retorno.

Ferramentas para calcular o lucro na revenda

Na era da informação, não é difícil encontrar recursos que ajudem a calcular com mais precisão o lucro de revenda, além de fornecerem percepções valiosas durante o processo.

 

funcionários conversam sobre lucrona revenda

Plataformas de gestão de vendas, sistema de gestão de estoque, ferramentas de análise de dados e sistemas ERP são exemplos de instrumentos que podem simplificar processos e otimizar a gestão do seu negócio, facilitando a identificação de oportunidades para aumentar o seu lucro na revenda.

Descubra: O que é margem de contribuição, exemplos e como calcular

Erros comuns para evitar no cálculo do lucro na revenda

Ao calcular o lucro de revenda, é crucial ter muita atenção para evitar alguns erros comuns que podem comprometer a precisão e a eficácia da análise. O mais comum deles é deixar de lado algum custo indireto ou subestimar a importância das pequenas despesas no resultado das suas decisões comerciais.

 

empresários discutem sobre dados do negócio

 

Além disso, não levar em conta a oscilação do mercado e dos custos de aquisição para atualizar os seus preços de revenda podem impactar negativamente no seu lucro. Fique atento a todos os detalhes e variáveis na hora de fazer os cálculos de lucro de revenda para construir um plano de crescimento sólido e consistente.

Agora que você já tem todas as ferramentas e ideias necessárias para calcular e maximizar o seu lucro na revenda, é só colocar seus conhecimentos adquiridos em prática. Aqui no blog Amor por Empreender, tem mais conteúdos para você continuar implementando estratégias eficientes de crescimento do seu negócio.

Leia nosso post sobre e colete mais informações sobre a margem de contribuição para facilitar o cálculo e pagamento das suas contas fixas, garantir o lucro e melhorar ainda mais a rentabilidade da sua loja!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais