Domine a redução de custos na revenda de roupas infantis

Aplicar a redução de custos em uma empresa é algo fundamental para qualquer negócio. Afinal, muitos imaginam que a redução de gastos seja algo que só deve entrar em pauta em crises, quando há um momento crítico nas contas e nas despesas, mas, na verdade, esse tipo de cuidado deve ser constantemente empregado.

Desde a sua criação até o sucesso financeiro do seu negócio, é fundamental haver um esforço consciente e determinado em reduzir os gastos. Esse esforço permite um crescimento mais ágil, especialmente no setor de moda infantil, e garante que uma empresa compre e negocie com mais vantagens e com menos gastos, sem comprometer a qualidade.

notebook ao lado de um carrinho de ilustração

Para te ajudar, montamos um guia completo com dicas para iniciantes. Acompanhe:

1. Identifique desperdícios no seu negócio

O primeiro passo para uma redução de custos é observar e pontuar onde estão os maiores gastos e, especialmente, desperdícios da empresa. Uma dica para identificá-los é começar pelas contas maiores e realizar um “pente fino” que investiga se esses gastos são estritamente necessários.

Muitas vezes, um gasto que faz parte da produção e operação diária não necessita ser tão caro. Por sorte, há vários erros que são comuns e podemos citar uma série de observações que auxiliarão o compliance da sua empresa a identificar desperdícios, como:

  1. Verifique se o estoque está em um local adequado e se os produtos estão bem armazenados, tome cuidado com avarias e sua validade;
  2. Busque pelos processos ineficientes, é importante verificar se certos processos custam mais do que geram receitas;
  3. Reduza ao máximo custos dispensáveis, alguns custos são absolutamente dispensáveis, como pagar aluguel por tecnologias em vez de comprá-las.

Esses são alguns exemplos de gastos que podem ser observados e reduzidos — quando não simplesmente dispensados. Um pente fino nesses pontos pode aumentar o desempenho da empresa, dos seus times e até mesmo dos investimentos de curto a longo prazo.

bonecos de madeira representando o funcionamento de uma empresa

2. Negocie com fornecedores

Ao lidar com um fornecedor, é importante manter uma mentalidade negociadora para que, com isso, conquiste melhores preços, condições e bonificações, tudo isso sem comprometer a qualidade de sua matéria-prima ou insumos. Invista na habilidade de negociação com todos seus fornecedores e pesquise bem antes de comprar.

Aqui vale a pena investir em um setor de compras para a redução de custo ou, ao menos, eleger colaboradores para cuidar somente dessa questão. Faça uma lista de fornecedores, busque aqueles que oferecem o melhor custo-benefício em roupas e matéria-prima e esteja atento quanto a possíveis mudanças no contrato de compras, como bonificações, entrega e logística.

3. Otimize o gerenciamento de estoque

O estoque é, como mencionamos, um ponto importante na redução de custos e é fundamental que sua empresa saiba gerenciá-lo e administrá-lo. Estude de maneira bastante criteriosa como o estoque é organizado e verifique se, de fato, os produtos que vencem ou avariam estão prontos para serem utilizados.

empresária gerenciando seu estoque para controlar os custos

Dessa maneira, é possível evitar uma série de problemas para reduzir seus gastos e desperdícios. Uma dica importante é investir em tecnologia para gerenciar o estoque, assim, o software auxilia bastante sua empresa a não deixar produtos estocados durante muito tempo e ainda permite um controle mais prático e ágil.

Outro ponto importante é que uma empresa deve entender que o estoque não deve ficar parado. Muitos produtos estocados ou sua falta impacta diretamente a produção, atrapalha e gera desperdício.

4. Utilize estratégias de marketing

Acredite: o marketing tem tudo a ver com a redução de custos na empresa, então, fique de olho nas atividades de todo o time dessa área. Nunca deixe de ser criterioso com as ações de marketing da empresa e tenha sempre em vista o ROI gerado, se o retorno do investimento de fato trouxe resultados maiores do que seus gastos.

Também é necessário pontuar a necessidade de contratar profissionais, equipes e um time focado na área. Dessa maneira, a garantia de atividades e operações de marketing que de fato trazem resultados é muito maior, mas isso nunca exclui a necessidade de criar uma rotina de atenção ao ROI das atividades.

empresário olhando um dashboard para ter insights em suas estratégias de marketing

11 dicas para aumentar as vendas com ações de marketing infantil

5. Adote tecnologias para reduzir custos

Tecnologia e digitalização é, na grande maioria das vezes, sinônimo de redução de custos. Já citamos essa saída para evitar desperdício no estoque, mas, na verdade, o mesmo recurso pode ser aplicado em diversos setores. Há uma série de atividades, times e processos que podem ser impactados positivamente pela tecnologia.

Logística, a parte financeira e o próprio time de marketing se beneficiam diretamente da tecnologia e dos seus recursos. É fundamental que programas, softwares e processos digitalizados sejam integrados, o que resulta em uma série de ideias criativas para reduzir custos na empresa, geralmente com soluções personalizadas.

reunião de equipe

6. Treine sua equipe para ser mais eficiente

Empresas que reduzem gastos contam sempre com um time de profissionais dedicados e engajados com essa mesma filosofia. É papel dos líderes da empresa, seus gestores e todos que encabeçam setores estarem comprometidos em treinar seus colaboradores nessa empreitada. Algumas dicas com certeza auxiliarão:

  1. Informe aos seus colaboradores que a empresa está em busca de reduzir seus gastos;
  2. Seja honesto em relação aos ganhos que os colaboradores terão e de como a empresa será melhorada com a redução de custos;
  3. Informe aos seus colaboradores as contas da empresa e os seus gastos, além de qual é a sua receita;
  4. Afunile a consciência de certos times e setores a respeito dos seus próprios gastos e de como eles podem auxiliar diretamente no combate contra os desperdícios.

Essas e mais dicas devem ser integradas e tomadas como parte da redução de custos em uma empresa. O material humano é, de longe, o bem mais poderoso e precioso para uma companhia, por isso, contar com o seu auxílio é essencial para um negócio poder crescer com saúde e em desempenho.

7. Reveja regularmente suas despesas

Ter um histórico completo de todos os gastos e que seja analisado com frequência por gestores de todos os times é essencial. Essa simples atividade garante que haja um controle maior dos custos e uma análise se aumentaram ou diminuíram, auxiliando na criação de estratégias mais eficientes de redução de gastos.

mão segurando uma calculadora

Revisar com frequência as despesas da empresa oferece maior possibilidade de ganho e garante aos gestores que cada centavo gasto de fato foi investido com maior sucesso. Seja criterioso com essa análise e a faça de maneira periódica e de preferência segmentada.


Agora que aprendeu a como reduzir custos na empresa, não deixe de assinar a nossa newsletter para aprender mais e receber dicas em primeira mão sobre gestão de negócios, especialmente no setor de moda infantil.

Aproveite que está por aqui e descubra o que é budget e saiba como planejá-lo em sua empresa. Até mais!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais