Empresa familiar: o que é e os tipos de vantagens de trabalhar em uma

O sonho de empreender juntos se torna uma empresa familiar. Essa é a realidade de grandes e pequenas empresas mundo afora. Porém, transformar um sonho de família em uma empresa de sucesso exige um caminho longo e nem sempre fácil a de percorrer. No post de hoje, nós vamos te explicar o que é considerada uma empresa familiar, quais são os tipos, as vantagens e outras dúvidas sobre o assunto.

Seja no empreendedorismo por necessidade ou para continuar um legado, aproveite a leitura para refletir se esse é o seu caso e transforme o seu amor por empreender em um negócio de sucesso junto das pessoas que você mais ama.

O que é considerado uma empresa familiar?

Para ser considerada uma empresa familiar, pelo menos dois membros da mesma família precisam contribuir para a administração, investimentos ou operação de um negócio. Isto é, além da relação profissional, existe outro tipo de vínculo entre as partes da empresa, envolvendo valores sentimentais e emocionais.

Esses valores devem ser levados em conta na hora de tomar decisões e superar desafios, afinal, não é só a saúde financeira da empresa que está em jogo, e sim do círculo familiar como um todo.

Quais são os tipos de empresa familiar?

Além dos vínculos afetivos relacionados aos colaboradores e sócios da empresa, existem outros aspectos que diferenciam os tipos de empresa familiar, mudando sua estrutura conforme a definição de cada uma. Hoje em dia, o empreendedorismo feminino e outras vertentes estão destacando cada vez mais esse modelo de empresa no mercado. Acompanhe:

foto de familia de empreendedores

1. Empresa familiar tradicional

Esse é o tipo de empresa em que o controle total está sob o comando de membros de uma mesma família. Com capital fechado e uma estrutura corporativa mais rígida, as principais ou todas as decisões são tomadas pelos proprietários com base nos valores da família em si.

2. Empresa com familiares colaboradores

Um dos membros, ou uma parte da família, ocupa os cargos de gestão da empresa, enquanto outros membros atuam como colaboradores administrativos ou operacionais. Muitas vezes, o intuito é passar a empresa de geração para geração, onde os mais jovens são treinados pelos mais experientes para futuramente assumirem cargos de chefia, por exemplo.

3. Empresa com administração familiar

A diferença deste tipo de empresa familiar para a tradicional é que quem ocupa os cargos mais altos são as pessoas com mais conhecimento na área e não necessariamente os mais velhos e experientes. Esse é o tipo mais comum de empresas familiares hoje em dia, devido à facilidade de acesso ao conhecimento por meio de novas tecnologias, favorecendo o empreendedorismo digital, dominado por gerações mais novas.

4. Empresa híbrida

Este tipo de empresa familiar surge quando o negócio atinge um patamar grandioso e começa a crescer. A família pode decidir abrir capital, mantendo o controle do negócio no núcleo familiar, porém, investindo na contratação de gestores especialistas fora desse núcleo.

5. Empresa de controle ou de investimento familiar

Para finalizar, as empresas de controle ou de investimento familiar são aquelas em que os membros da família exercem apenas influência e controlam os investimentos da empresa. Nesse caso, todos os cargos, inclusive de gestão, são ocupados por pessoas capacitadas, mas que não pertencem ao clã familiar.

O que é uma holding familiar?

É uma empresa estabelecida com a intenção de gerir e proteger o patrimônio de um núcleo familiar específico. O objetivo principal desta entidade é fazer o uso otimizado dos ativos familiares, permitindo uma gestão avançada, maximizando a eficiência tributária. Ela é muito válida para a proteção patrimonial de qualquer tipo de empresa e para o planejamento sucessório da família.

Quais são as vantagens de uma empresa familiar?

Em primeiro lugar, está a relação de confiança inabalável entre os membros da sociedade ou colaboradores da empresa. Trabalhando com membros da família, você também pode ter mais liberdade e flexibilidade de horários, podendo deixar certas responsabilidades a encargo de outro membro de confiança.

Manter todo o patrimônio da família dentro do núcleo, passando de geração para geração, também é outra vantagem de uma empresa familiar. É uma boa chance de garantir um futuro tranquilo para os que virão depois de você.

foto de 4 empreendedores da mesma familia

O comprometimento e a dedicação também são outro ponto positivo de uma empresa familiar. Os membros geralmente têm um interesse genuíno no sucesso da empresa, o que pode levar a decisões mais focadas no crescimento saudável e sustentável a longo prazo, melhorando os indicadores de sucesso em vez de priorizar apenas lucros imediatos.

Como descrever uma empresa familiar?

Uma empresa familiar é um negócio em que pelo menos uma das funções-chave, como a gestão ou a propriedade, é exercida por membros de uma mesma família. Essa estrutura pode envolver desde pequenas empresas até grandes corporações, mas o fator comum é o envolvimento da família no processo de tomadas de decisões e na rotina da empresa.

familia de empreendedores sorrindo em frente ao computador

Esse envolvimento pode gerar tanto benefícios quanto desafios. As relações pessoais podem afetar a tomada de decisão, mas também podem gerar um forte senso de união e comprometimento com o sucesso do negócio. É importante estabelecer mecanismos para lidar com possíveis conflitos familiares, para que isso não interfira nas operações da empresa.

Embora enfrente desafios, uma empresa familiar bem estruturada pode se beneficiar de sua estabilidade, visão de longo prazo e valores sólidos, tornando-se uma empresa altamente competitiva e resiliente. Aqui no blog Amor por Empreender, você encontra mais conteúdos para garantir o sucesso da sua empresa.

Conheça nosso conteúdo sobre empreendedorismo social e tenha mais propósitos do que apenas lucrar com a sua empresa familiar. Boa leitura!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais