Usar os melhores livros de negócios como base da sua gestão é uma ótima estratégia para colher novos insights. Cada obra conta com dicas valiosas aplicadas por pessoas que já conseguiram chegar no topo. Livros como “A Startup Enxuta” ou “Gestão de Alta Performance” são verdadeiros exemplares para quem está começando agora.
Além desses, montamos uma lista com 9 opções para você mergulhar na literatura empresarial. Acompanhe a nossa lista e conheça títulos que vão mudar o rumo dos seus negócios!
1. A Startup Enxuta — Eric Ries
Eric Ries nasceu em 1978 e é um empreendedor norte-americano. Seu livro “A Startup Enxuta” já se tornou um clássico sobre o tema. Na obra, ele apresenta um guia com ferramentas e táticas que podem ser utilizadas tanto por startups como aplicadas a empreendedores em empresas de grande escala.
Ele apresenta o ciclo Construir-Medir-Aprender que estimula as startups a trabalhar com um MVP (produto com mínima viabilidade) — basicamente, uma versão simples do produto que apresenta as funcionalidades, facilita o entendimento do cliente e permite feedbacks mais eficientes (os quais ajudam no desenvolvimento da solução final).
Esta lista também pode te interessar: Melhores livros de empreendedorismo para iniciantes!
2. Empreendedorismo: Elabore seu Plano de Negócios e Faça a Diferença
Uma das referências em matéria de empreendedorismo no Brasil, Marcelo Nakagawa, professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), desenvolveu este livro em parceria com o Senac, tornando a obra um dos melhores livros de negócios brasileiros de seu tempo, o “Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócios e faça a diferença”.
O livro é utilizado continuamente como matéria de estudos por milhares de alunos em disciplinas de empreendedorismo, gestão e administração pelo país inteiro. Ele fala sobre abordagens como Design Thinking, Lean Startup e lógicas mais tradicionais como plano de negócios e modelagem financeira.
3. Gestão de Alta Performance — Andrew S. Grove
Essa alternativa foi escrita em 1983 e se mantém como um dos livros de negócios mais vendidos até hoje. Ela ganhou uma edição em português apenas em 2020. Andrew S. Grove, falecido em 2016, foi um dos primeiros empregados da Intel e chegou à presidência da empresa.
O livro é indicado principalmente para gestores e orienta a buscar aprimoramento constante nas entregas, assim como as empresas precisam manter-se em constante busca pela alta performance para a sua sobrevivência.
Num cenário de globalização e de avanços tecnológicos que transformam os mercados muito rapidamente, as organizações e os gestores precisam buscar constante aprimoramento para se conservarem ativos. Enfim, essa é uma leitura obrigatória para gestores e empreendedores.
4. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz
O livro demonstra aprendizados e experiências do empresário e investidor ao longo de sua jornada como empreendedor. Ele possui diversos ensinamentos sobre como lidar com situações difíceis nas quais não existem respostas prontas para guiar o empreendedor.
O objetivo é ajudar novos empresários a lidar com situações complicadas, como pressões, responsabilidades, desligamentos e contratações de funcionários, crises e riscos inerentes à administração de uma organização, além de demonstrar como a criatividade, o trabalho em equipe e um ambiente saudável podem ajudar em circunstâncias mais desafiadoras.
5. Se Eu Soubesse aos 20 — Tina Seelig
Tina Seelig é professora de Administração e Engenharia da Universidade de Stanford, nos EUA, e PhD em neurociência. Especialista em criatividade, inovação e empreendedorismo, ela possui extensa lista de trabalhos acadêmicos sobre esses assuntos. Não é surpresa que esse livro seja um dos livros de negócios mais vendidos e referência no mundo.
Aqui, Seelig demonstra exemplos de sala de aula e de atuação prática em que empreendedores utilizaram a criatividade e inovação para criar novos e promissores negócios ou mesmo para se destacar em empresas de grande porte como Apple, Facebook, etc.
6. Como criar o seu negócio do zero: o jeito Moving Girls de empreender
Camila Vidal criou uma plataforma para ajudar e inspirar mulheres empreendedoras chamada Moving Girls, que conta com milhares de participantes em mais de 50 países. Esse livro é resultado da experiência dela e conta como funciona a Moving Girls.
O principal lema de Camila é incentivar, direcionar e promover mulheres a construírem sua própria história. O sucesso dessa obra é tremendo, pois desde o lançamento se mantém como um dos livros de negócios mais vendidos no Brasil.
7. Pai Rico, Pai Pobre — Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Um best seller com mais de 9 milhões de unidades vendidas. Com certeza, um dos melhores livros de negócios do nosso tempo. Em “Pai Rico, Pai Pobre”, Kiyosaki e Lechter contam uma história cujo objetivo é auxiliar as pessoas a trabalharem suas mentalidades em busca do sucesso financeiro.
Eles demonstram que pessoas ricas não trabalham em busca de dinheiro, mas para melhorar o mundo em que vivem, em busca de sonhos e transformações, motivados por ideais que não são financeiros. Enquanto pessoas pobres trabalham por dinheiro para pagar suas contas, motivadas pelo medo.
8. Startup de $100 – Chris Guillebeau
Chris Guillebeau demonstra que empreendedores de sucesso não perseguem metas financeiras, mas isso se torna consequência. O sucesso é transformar a paixão em soluções que transformem a vida de outras pessoas, oferecer serviços e produtos que as ajudem a realizar seus sonhos e construir empresas, mesmo que pequenas, mas que façam sentido em suas vidas.
O autor analisou 1.500 pessoas que abriram negócios com capital de até 100 dólares e que prosperaram, transformando seus sonhos em lucros. Um dos melhores livros de negócios que mostra que é possível fazer o que gosta se tornar realização pessoal.
9. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Publicado em 2012, essa obra é um dos livros de negócios mais vendidos nos últimos anos, referência não só para empreendedores, mas para qualquer pessoa que queira transformar sua mentalidade e, por consequência, sua vida.
O ponto central reside na força do hábito e na vontade como poder transformador de vidas. Manter rotinas saudáveis, modificar hábitos nocivos e implantar hábitos saudáveis são a chave para o crescimento pessoal, profissional e dos empreendimentos. Essa obra aparece frequentemente em listas de melhores livros de negócios, demonstrando a força da mensagem contida nele.
Você já leu algum desses livros? Se sim, compartilhe a sua opinião com a gente aqui pelos comentários. Agora, para não interromper a sua leitura, conheça os melhores filmes que todo empreendedor deve ver. Te esperamos por lá!