15 filmes de empreendedorismo para se inspirar

Seja em qualquer gênero ou enredo, a sétima arte – o cinema – sempre tem uma história para nos inspirar, emocionar e nos provocar ótimas reflexões.

No que se trata de empreendedorismo, há um amplo catálogo de filmes disponíveis nos serviços de streaming que podem nos motivar a empreender e seguir firme no dia a dia, mesmo diante das adversidades.

Para aprender e crescer mesmo nos momentos de descontração, confira as nossas sugestões de obras sobre empreendedorismo!

1. A Grande Aposta (2015)

Para quem gosta de filmes que abordam ações e bolsas de valores em seu enredo, A Grande Aposta pode ser uma ótima pedida.

capa do filme "The big Short"

O filme indicado ao Oscar retrata a real crise imobiliária sofrida pelos Estados Unidos em 2008. Na trama, as pessoas percebem que os títulos ligados a hipotecas possuíam um alto risco.

Isso fez com que um grupo de quatro investidores apostassem quanto à rentabilidade dos títulos, que tendia a cair drasticamente com a inadimplência elevada de seus compradores.

Ao invés de confiar no que os dados do mercado apontavam, esses investidores decidem investigar essa situação e se basear em seus próprios cálculos e informações.

Dentre as lições que o filme pode passar, temos o questionamento do senso comum, confiança, trabalho em equipe e liderança – pontos essenciais que todo empreendedor precisa desenvolver.

Onde assistir: Netflix.

2. À Procura da Felicidade (2006)

Um clássico emocionante sobre lições de vida e empreendedorismo, À Procura de Felicidade conta com a marcante atuação de Will Smith interpretando o empresário norte-americano Chris Gardner, desde suas piores dificuldades à sua ascensão.

capa do filme "À procura da felicidade"

A trama é inspirada em uma história real e conta como, mesmo sendo deixado pela esposa, ser despejado de sua casa e passar a morar na rua com o filho de 5 anos, Gardner dá a volta por cima e consegue se recompor.

Para isso, ele precisa trabalhar como estagiário sem remuneração e receber favores de assistentes sociais até conseguir ser contratado por uma corretora de valores.

O enredo ensina muito sobre persistência, determinação e autoconfiança e é muito recomendado para pessoas que já empreendem ou pretendem começar.

Onde assistir: HBO Max.

3. A Rede Social (2010)

Em A Rede Social, assistimos à adaptação, para o cinema, da história de Mark Zuckerberg e seus amigos ao fundarem o Facebook.

capa do filme "A rede social"

Por meio da trama, é possível conhecê-lo melhor, além das dificuldades que jovens empresários enfrentam, como disputas por propriedades intelectuais, relacionamento com sócios, investimentos e real determinação para conseguir o que se almeja.

Com tudo isso em mente, Zuckerberg se tornou um empresário extremamente influente e ainda conseguiu criar a rede social mais acessada do mundo.

Dentre os aprendizados que o filme traz, é possível destacar a lição sobre como devemos sempre buscar atender às necessidades dos clientes, fazendo com que o produto ou serviço se torne indispensável para o dia a dia das pessoas.

Onde assistir: HBO Max.

4. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

O empreendedorismo feminino também ganha destaque nesta lista, com a obra A Vida e a História de Madam C.J. Walker, que retrata a história real de um dos maiores casos de sucesso do mundo.

capa do filme "A Vida e a História de Madam C.J. Walker"

O enredo traz a história de uma mulher negra, filha de escravizados, que cria uma empresa de produtos especializados em cabelos afro em meados dos anos 1900.

Mesmo diante das dificuldades, Madam Walker persiste e luta para conseguir clientes e investimentos. Depois de tanto esforço, ela constrói seu império, e se torna milionária.

Apesar de não ser um filme, a série traz, em somente quatro episódios, ensinamentos sobre determinação e a importância da concorrência, que nos incentiva a oferecer sempre o melhor para os nossos clientes com a intenção de fidelizá-los.

Além disso, é uma ótima obra para mulheres e pessoas negras que estão buscando seu espaço no mercado empreendedor.

Onde assistir: Netflix.

Leia também: Vantagem competitiva: conheça 3 tipos e como aplicar na empresa

5. Barry (2016)

Ainda se tratando do protagonismo negro dentro do mercado empreendedor, temos Barry, um filme que retrata a trajetória de Barack Obama e como ele se tornou nada menos do que o presidente dos Estados Unidos.

capa do filme "Barry"

A obra é considerada uma cinebiografia e aborda temas pessoais e políticos do ex-presidente. É possível visualizar sua determinação empreendedora e suas ambições para trazer mudanças importantes para o meio econômico, social e político.

Além disso, o filme traz depoimentos de pessoas próximas a Obama, revelando detalhes sobre como sua carreira política e empreendedora era conciliada.

Na trama, é possível ver como política e empreendedorismo andam lado a lado e como ambos foram cruciais para que Obama se tornasse um dos nomes com maior influência dentro do mercado corporativo.

O filme também é uma ótima pedida para empreendedores que querem se inspirar em casos reais de sucesso.

Onde assistir: Netflix.

6. Cinderella (2021)

Por incrível que pareça, a última adaptação de Cinderella para o cinema, produzida pela Amazon Prime, retrata o empreendedorismo feminino vivido pela princesa interpretada por Camila Cabello.

capa do filme "Cinderela"

Ideal para assistir com toda a família, a trama foge dos clássicos padrões de contos de fadas, trazendo a Cinderella como uma mulher que anseia por empreender com a sua linha de vestidos costurados, desenhados e projetados por ela mesma..

Para alcançar seu sonho, a personagem precisa buscar por seu próprio final feliz, mesmo que isso signifique abrir mão do casamento com um príncipe encantado e das vontades da família.

No enredo, Cinderella impressiona uma rainha influente de outro reino, que a ajuda a desenhar sua própria coleção particular e fazer disso um empreendimento.

Apesar de fictícia, essa adaptação é ideal para inspirar meninas e mulheres a acreditarem em seu potencial e persistência, visando empreender e superar as adversidades envolvidas.

Onde assistir: Amazon Prime.

7. Coco antes de Chanel (2009)

Coco antes de Chanel talvez seja um dos maiores filmes de empreendedorismo feminino voltado ao mundo da moda, com uma cinebiografia da estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel.

capa do filme "Coco Avant Chanel"

Na trama, vemos que Coco era de origem humilde e, para sobreviver, precisava trabalhar como costureira durante o dia e como cantora durante a noite.

No entanto, sua história tem uma grande reviravolta quando ela passa a se relacionar com Étienne Balsan, uma figura que a inspira a empreender na moda com peças femininas que prezavam por conforto.

Atentando-se a peças do vestuário masculino, Coco constrói o império Chanel S.A com a intenção de romper com os padrões de vestimenta da época.

Contudo, a jornada não foi fácil: a obra mostra que a francesa precisou repetir comportamentos masculinos e lutar contra a sociedade da época para conseguir erguer seu nome.

O filme é um grande exemplo de determinação e empreendedorismo feminino.

Onde assistir: Telecine.

8. Fome de Poder (2016)

Fome de Poder é um filme que retrata a trajetória de um dos maiores restaurantes de fast food do mundo: o McDonald’s.

capa do filme "Fome de Poder"

Na trama, é possível ver que o filme foi criado na década de 1940 em Arcadia, na Califórnia. A futura cadeia mundial de restaurantes servia, de maneira rápida e por ótimos preços, hambúrgueres e milk-shakes muito saborosos.

A ideia da empresa era alcançar a expansão com franquias espalhadas pelas cidades, mas não houve sucesso.

Com o passar do tempo, a rede de fast-food chama a atenção de Ray Kroc, que torna-se o proprietário do local após negociações, fazendo com que os irmãos McDonald percam seu negócio.

Ao assistir à história, é possível entender a importância do nome de uma marca e do cuidado que se deve ter em negociações.

Onde assistir: HBO Max.

9. GirlBoss (2017)

GirlBoss, inicialmente, foi pensada como filme, mas seu amplo e rico enredo se transformou em uma série pela Netflix. Assim como em Coco antes de Chanel, a série retrata o empreendedorismo feminino no mundo da moda.

capa do filme "Girlboss"

A série também é uma cinebiografia, sendo inspirada no best-seller “Girlboss”, escrito por Sophia Amoruso – um dos nomes mais conhecidos e respeitados no meio da moda.

Ao assistir, é possível conhecer a história de Sophia, que começou a empreender vendendo roupas de brechó no eBay e acabou criando a empresa multimilionária Nasty Gal. Com muita determinação, liderança e metas planejadas envolvidas, claro!

A série traz lições sobre como oportunidades são passageiras e devem ser aproveitadas o quanto antes para que o sucesso seja alcançado.

Onde assistir: Netflix.

10. Jobs (2013)

Steve Jobs foi o grande nome por trás da gigante Apple – e é exatamente isso o que a cinebiografia Jobs retrata, mostrando um pouco de sua personalidade, vida pessoal e formação universitária (que até então era recheada de problemas).

capa do filme "Jobs"

Em quesitos de empreendedorismo, Jobs elevou os padrões da marca, com lançamentos como iPod, iMac e iPhone.

A trama também retrata que, apesar de trazer ideias geniais, Jobs chega a ser afastado de sua própria empresa, mas consegue seu posto novamente com força de vontade e determinação.

É uma ótima recomendação inspiracional para novos empreendedores, retratando as principais dificuldades vividas por pessoas que decidem sair da sua zona de conforto e instaurar novas ideias no mundo.

Onde assistir: Netflix.

Leia também: Visão sistêmica: o que é e por que é importante?

11. Joy: o nome do sucesso (2015)

Joy: o nome do sucesso é uma história real de Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence, que se torna muito conhecida após desenvolver o Miracle Mop, um equipamento de limpeza que se tornou febre nos anos 1990 nos EUA.

capa do filme "Joy"

A obra é um ótimo exemplo de como o empreendedorismo feminino merece espaço e dá exemplos de superação, uma vez que Joy passava por humilhações e diversas desavenças familiares, mas nunca desistiu de seus planos.

É possível acompanhar o Miracle Mop desde a construção do primeiro modelo até a busca por investidores e meios para distribuir o produto. A ascensão do produto ocorre quando ele ganha uma propaganda na televisão e recebe uma alta demanda.

Dentre os ensinamentos que o filme traz, é possível citar a importância de acreditar em uma ideia.

Onde assistir: Star+.

12. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Se você gosta de esportes e quer uma sugestão de filme sobre empreendedorismo, O Homem que Mudou o Jogo é uma ótima opção baseada em fatos para você assitir.

capa do filme "O homem que mudou o jogo"

O filme é inspirado em um livro chamado “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game”, de Michael Lewis. Nele, Billy Beane, vivido por Brad Pitt, é gerente de um time de beisebol praticamente sem recursos, chamado Oakland Athletics.

Billy usa uma polêmica técnica de seleção de seus jogadores: a de atribuir pontuações de acordo com a quantidade de vezes em que cada jogador chega na base.

Como esperado, essa técnica é muito criticada pelo time, pelo técnico e pelos olheiros. No entanto, o plot twist ocorre quando o time vai acumulando vitórias consecutivas dentro da Liga Americana – o que fez com que a técnica fosse aproveitada por vários outros times de beisebol nos anos 2000.

O filme traz ensinamentos como autoconfiança e autodescoberta, características essenciais para quem já empreende ou pretende iniciar.

Onde assistir: HBO Max.

13. O Lobo de Wall Street (2013)

capa do filme "O lobo de Wall Street"

Wall Street é uma rua que representa um estilo de vida com excessos, ganâncias e ostentação e, exatamente por isso, O Lobo de Wall Street se tornou o filme sobre empreendedorismo mais famoso do mundo.

O personagem principal, Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um ganancioso corretor da bolsa de valores, que coleciona uma vida de exuberâncias e problemas com a lei.

O drama do personagem se dá quando perde seu emprego por ter começado a trabalhar no dia 19 de outubro – justamente o mesmo dia em que o Dow Jones sofreu uma queda radical.

Diante da adversidade, o personagem é coagido pela esposa a tentar uma vaga em um trabalho de corretor, com a intenção de enriquecer, e não demora a se restabelecer até abrir sua própria empresa.

Ao assistir o filme, temos um grande ensinamento sobre coragem e foco nos objetivos pessoais, traços essenciais de um grande empreendedor.

No entanto, a obra entrega mais que isso, com um final repleto de lições sobre a importância de se manter centrado e coerente com os seus valores mesmo após ter muito sucesso, fama e dinheiro.

Onde assistir: HBO Max.

14. Um Senhor Estagiário (2015)

Uma divertida comédia dramática sobre empreendimento, Um Senhor Estagiário, traz a história do viúvo Ben Whittaker, interpretado por Robert De Niro, já aposentado em busca de se redescobrir por meio de uma vaga de estágio.

capa do filme "Um senhor estagiário"

Devido a sua idade e por ser de outra geração, ele vive alguns conflitos com sua chefe. A partir daí, há diversas lições sobre liderança e negócios que podem resultar em ótimos aprendizados sobre a vida e o mundo empreendedor.

Além disso, a trama também propõe reflexões sobre como as pessoas devem ser tratadas, não só no ambiente de trabalho, mas também na vida, de modo geral.

Onde assistir: HBO Max.

15. Walt Antes do Mickey (2012)

Em Walt Antes do Mickey é possível acompanhar a história de Walt Disney, um animador americano que ergueu seu grande império desenhando o simpático e famoso rato chamado Mickey Mouse.

capa do filme "Walt Antes da Mickey"

A trama como cinebiografia foi produzida com base em pesquisas oficiais sobre Walt, mostrando como a trajetória do animador foi marcada por diversos erros e problemas, mas também teve decisões corretas ao longo do caminho, o que o levou a alcançar a fama e o estrelato no entretenimento.

Como ensinamentos do filme, temos a importância do foco para alcançar a liderança e conseguir tirar sonhos do papel.

Onde assistir: Amazon Prime.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que goste de nossas sugestões após assistir os filmes! Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre mercado infantil e ver dicas do porquê investir nesse setor.

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais