Social commerce: entenda o que é, como aplicar e exemplos

Social commerce é uma estratégia de marketing que usa as redes sociais para aumentar os clientes e lucros. Atualmente, tudo é validado por elas e o consumidor já conhece os perfis do seu estabelecimento na internet antes de comprar, como mostra a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Preparamos este conteúdo para te ajudar a trabalhar sua presença digital de uma maneira estratégica. Conheça mais sobre como fazer isso e aprenda com exemplos da Brandili! Continue a leitura!

O que significa o social commerce?

Em tradução livre do inglês, social commerce significa “comércio social”. De maneira geral, ele é um formato de vendas que usa as redes sociais como forma de humanizar e se aproximar do consumidor para vender mais. Por exemplo, isso pode ser feito a partir do conteúdo para o Instagram.

A atuação nas redes sociais pode acontecer de várias maneiras. Por exemplo, posts orgânicos, tráfego pago, parcerias com influenciadores digitais, criação de um blog e muito mais.

Mesmo sendo um espaço para entretenimento, o consumidor está cada vez mais ativo e bem-disposto a consumir por várias plataformas, como mostra o artigo da Abcomm citado anteriormente. Muitas vezes, apenas sua presença nas redes do cliente pode fazer com que ele se lembre da marca na hora de fazer uma compra.

Como surgiu o social commerce?

O social commerce surgiu na década de 2000. O conceito foi desenvolvido por David Beisel para explicar a propaganda na forma de conteúdo que alguns usuários de lojas virtuais criavam. Com o tempo, as redes sociais passaram a ter uma forte influência na confiança dos clientes em uma loja.

A partir disso, um novo mercado acabou surgindo e, atualmente, como a Abcomm mostra, os consumidores conhecem os perfis da loja na internet antes de comprar ou visitar. Dessa forma, é fundamental trabalhar bem as redes sociais e com listas de transmissão no WhatsApp para se aproximar dos seus clientes!

E, então, você já sabia o que é e qual é a origem do social commerce? Envie este post para que mais pessoas conheçam essa estratégia. Continue a leitura para entender quais são as vantagens.

Quais as vantagens do social commerce?

As principais vantagens são: facilidade no relacionamento com o cliente, baixo custo para manter uma loja virtual e praticidade para lidar com campanhas de marketing. Existem vários outros pontos positivos sobre o comércio nas redes sociais. Veja outros deles:

  • Aumento do tráfego e engajamento na internet;
  • Maior visibilidade digital;
  • Maior alcance de clientes em potencial;
  • Conexão com a marca e a loja;
  • Facilidade de identificação dos clientes;
  • E mais!

Recorrer ao social commerce é importante para varejistas de todos os segmentos. Contudo, em um nicho — como o de roupas infantis — que sempre é aquecido e com clientes que consomem muito conteúdo nas redes sociais, essa estratégia é essencial!

Mulher com caixas na mão mexe em seu computador

Como ser um social commerce? Aprenda com exemplos!

A primeira etapa para ser um social commerce é integrar o conteúdo das redes sociais com a loja virtual ou física. Uma consultoria de marketing especializada é determinante para o sucesso das suas estratégias. Aprenda mais com o exemplo das ações que o Grupo Brandili adota!

Modelo de negócios descomplicado

Para começar, conheça a nossa modalidade de lojas oficiais da Brandili! Ao adotar essa estratégia de negócios, além de todos os diferenciais que dizem respeito ao lojista como roupas e marcas que vestem crianças de todas as idades, projeto arquitetônico exclusivo e treinamentos contínuos, você tem a acesso a ações que ajudam no social commerce. Por exemplo:

  • Calendário anual de campanhas;
  • Marketing e enxovais para redes sociais;
  • Equipe de apoio para melhorias de marketing;
  • E muito mais!

Muito interessante, não é mesmo? Conheça mais sobre o programa Empreenda com a Brandili!

Blog Moda Infantil

Por aqui, nós damos várias dicas para empreendedores e isso é uma forma de te aproximar da nossa marca. Além disso, criamos vários conteúdos pensando no público-alvo e nos nossos — e seus, caso participe dos nossos programas — clientes em potencial.

No nosso blog Moda Infantil, damos dicas de roupas, maternidade saudável, decoração e muito mais! Tudo isso, aumenta nossa presença na internet e nossa marca é vista e reconhecida por milhares de pessoas diariamente. Ao revender nossos produtos, parte de toda essa autoridade será passada para você!

Redes sociais

As redes sociais são o foco, mas não devem limitar o social commerce. A criação de conteúdo é importante para quem cativar os clientes. Por sua vez, o tráfego pago aumenta significativamente o alcance das suas redes, apesar de o investimento ser alto. Além disso, é possível realizar parcerias com influenciadores digitais.

Por exemplo, temos parceria com a YouTuber e influenciadora Luluca. A qual tem uma linha de roupas exclusiva na nossa loja virtual. Suas seguidoras — as pandinhas — acabam se inspirando nas peças que ela usa. Uma colaboração como essa pode alavancar as suas vendas!

Conversas de Mãe

Nós produzimos roupas para as crianças, mas, conversamos com as mamães! Anteriormente, parte dos nossos conteúdos sobre maternidade saudável são feitos na forma de vários encontros virtuais com convidados muito especiais. Esse programa é o Conversa de Mãe!

Nele, criamos um espaço de diálogo, network e informação, que ajuda a trocar ideias e abraçar todas as mamães. Tudo isso une o que nos move: o amor pela criança. São vários temas abordados, por exemplo, paternidade ativa, como trabalhar sem deixar de ser mãe e outros!

Programa Conversa de Mãe da Brandili

Existem várias estratégias para ver e ser visto pelos seus clientes. O social commerce é uma delas e, desde o início dos anos 2000, sua presença é cada vez mais real no nosso cotidiano. As próprias plataformas como Instagram e Facebook estão cientes disso e cada vez mais os pequenos empreendedores conseguem integrar seu conteúdo com lojas virtuais simplificadas!

Se aproximar do seu público é fundamental para criar uma relação de confiança. Além disso, para fidelizar a clientela, é preciso vender produtos de qualidade e tenham o seu reconhecimento. Dessa forma, veja como revender peças da Brandili e melhore o seu negócio!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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