Saiba o que é Network e crie parcerias para o seu negócio

O network, ou rede de contatos, é fundamental para fazer o seu negócio crescer. Poder contar com fornecedores e parceiros de confiança e também saber a quem recorrer em momentos de necessidade é importante para a eficiência dos processos da sua loja.

Hoje, vamos entender o que é network, para que ele serve, como construir a sua rede de contatos e mantê-la atualizada para ter diferenciais competitivos e se manter à frente da concorrência. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para fortalecer parcerias.

Vamos lá?

O que é Network?

O network é uma rede de contatos profissionais, seja ele fornecedores, parceiros comerciais, empresas de recursos humanos, contabilista entre outros. Eles podem te ajudar a fazer a sua empresa funcionar sem que você precise ficar se estressando frequentemente em busca de novas ligações.

Ter um bom network pode garantir que o seu negócio funcione com muito mais eficiência e, consequentemente, tenha um aumento nas vendas. Pois, se parcerias forem firmadas, a negociação e o contato entre as partes fica mais direto e objetivo.

Isso resulta em uma entrega de produtos e serviços com mais eficiência, qualidade e rapidez para os clientes. Além de ter sempre aquela pessoa que pode resolver um problema para você.

imagem interativa de empresário segurando tablet com ícones de network e mapa gráfico de rede

Qual a função do network?

O networking é essencial para trabalhar relações de colaboração mútua. Em várias áreas da vida ter contatos é fundamental para podermos progredir e prosperar de inúmeras maneiras. No mundo dos negócios não é diferente.

Quanto mais contatos você tiver, melhor você poderá fazer a gestão das vendas e do seu negócio. Afinal, você contará com outras pessoas que têm os seus próprios propósitos e que acabam sendo beneficiadas pelas suas necessidades como empreendedor.

Além disso, se você mantiver um bom relacionamento com os seus contatos, eles com certeza lembrarão de você quando tiverem boas oportunidades de negócios. Acredite: não sou eu que estou falando! Muitos livros sobre empreendedorismo já falaram isso também.

pinos em forma de gráfico de rede network

Como fazer networking?

Para criar uma rede de contatos, você precisa fazer um trabalho de networking. Ou seja, sair em busca de pessoas que possam colaborar com o seu negócio.

No caso de roupas infantis, por exemplo, saber onde comprar peças para revender é um network tremendo. O mesmo vale para conseguir produtos com preços baixos e ter acesso rápido e fácil a mercadorias, lançamentos e novidades em roupas infantis.

Existem vários caminhos para estabelecer bons contatos. Acompanhe abaixo algumas dicas ótimas para dar início ao seu processo de networking.

1. Procure por contatos nas redes sociais

Ter um perfil nas redes sociais é essencial para estabelecer uma boa rede de conexões para o seu negócio. Muitas vezes, o networking acontece inclusive de forma espontânea, quando algum seguidor percebe no seu negócio uma oportunidade para ele também, em uma relação de parceria onde todos podem sair ganhando.

É preciso ter cautela e analisar com calma, além de sempre buscar informações concretas e verídicas sobre o seu contato antes de fechar qualquer parceria ou contrato.

mulher de angulo de cima segurando smartphone com ícones de redes sociais interativas saindo do celular

Manter uma rede de contatos nas redes sociais também pode fortalecer a sua mídia. Você pode ser citado e tido como referência por outras empresas que são parceiras do seu negócio.

Aproveite e saiba tudo também sobre como proporcionar uma boa experiência para os seus clientes durante a jornada de compra. Afinal, eles também podem fazer parte da sua rede de contatos.

2. Fortaleça parcerias com contatos de qualidade

Assim que você se certificar da confiabilidade do seu contato, procure estabelecer uma relação recíproca, onde além de ser ajudado, você pode de alguma maneira fortalecer a empresa ou o negócio do seu parceiro também.

O mundo dos negócios é muito dinâmico e muito versátil, e inclusive podem existir parcerias entre empresas enormes e empresas de pequeno porte, onde uma fortalece a outra com suas especificidades, trazendo apenas benefícios para o mercado.

empresários encostando punho fechado em forma de parceria close-up

3. Se apresente profissionalmente

Marcar presença em eventos do seu nicho de atuação, participar de palestras, oficinas, feiras, cursos, são ótimas maneiras de mostrar a sua autoridade. Isso te ajuda a conhecer pessoas e estabelecer um network de qualidade que gere resultados para ambas as partes.

As feiras de fabricantes, por exemplo, são ótimos lugares para estabelecer contatos e encontrar produtos para revender direto da fábrica com preços ótimos, condições especiais e qualidade comprovada. Afinal, você estará falando diretamente com quem produz as peças.

mulher palestrando evento com papel e microfone na mão

4. Mantenha seu network atualizado

Após criar uma boa rede de contatos, não se acomode. O mercado está cada vez mais dinâmico e, independente do seu nicho de atuação, é essencial estar sempre buscando por alternativas e inovações que possam acompanhar o ritmo e as características de compras dos seus clientes.

Já pensou como seria muito mais potente se você pudesse contar com a divulgação de alguns parceiros em uma ação de queima de estoque da sua loja?

homem tocando na tela internet

Estar sempre atualizado e buscando novos contatos é muito importante para que você não acabe ficando sem novidades e sem perspectivas de crescimento. Isso evita que o seu negócio fique engessado e perca vendas.

A rede de contatos interpessoais pode te ajudar muito. Afinal, essa estratégia ajuda a trabalhar diversos campos ao mesmo tempo. Por falar nisso, veja nosso conteúdo sobre ominichannel e saiba como atuar em várias frentes!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais