Como montar uma vitrine de Natal? 10 dicas práticas!

O Natal é uma das épocas do ano em que mais se vendem produtos. O comércio fica a todo vapor para receber a clientela da maneira mais receptiva possível. Uma das maneiras mais assertivas para chamar a atenção de um cliente e fazer com que ele entre em uma loja — principalmente, em uma época tão movimentada quanto essa! — é a montagem de uma vitrine encantadora.

Apostar em práticas que evidenciem o seu produto é a melhor maneira de aumentar as suas vendas. Invista em uma iluminação chamativa, decorações temáticas e muitos outros pontos que você vai conhecer no conteúdo de hoje.

Se você está buscando inspirações de vitrine de Natal para loja, chegou ao lugar certo. O blog Grupo Brandili preparou algumas dicas que podem te ajudar a montar uma vitrine de Natal que atraia novos clientes e, de quebra, impulsione as suas vendas de final de ano. Continue sua leitura e confira 10 dicas indispensáveis!

1. Planeje suas ações de Natal

Antes mesmo de começar a montagem de sua vitrine, é muito importante pensar em quais ações natalinas a sua loja irá realizar. Dessa forma, será possível interligar todas as comunicações internas realizadas no seu comércio.

decoração de natal colocada sobre uma mesa

Nessas ações podem estar incluídas: campanhas promocionais para as compras de Natal, lançamentos de novas coleções, campanhas institucionais — para ressaltar os benefícios de sua empresa — e outros.

A vitrine deve ser utilizada como um chamariz para cada cliente que passa em frente à sua loja. Por esse motivo, além de expor os seus produtos, é interessante mostrar todas as ações que sua empresa está realizando.

Por exemplo, em um lançamento de peças de roupas, especialmente para o final de ano, a exposição de uma vitrine natalina pode impulsionar mais ainda as vendas. Ou seja, use a sua vitrine sempre ao seu favor!

2. Aposte em uma paleta de cores correta

Com suas ações já definidas, agora o próximo ponto é se preocupar com uma paleta de cores assertiva, que chame bem a atenção do público. Para o Natal, existem algumas cores tradicionais como: vermelho, verde, branco e dourado.

doces de decoração de natal para loja de roupas

Embora elas sejam as principais, você não precisa se limitar apenas a elas. Apostar em cores da identidade visual de sua própria loja pode ser um diferencial para deixar a vitrine com a cara da sua marca.

Uma boa forma de realizar isso é investir em cores metalizadas que combinam com as decorações de Natal. O mais importante é que todas as tonalidades consigam conversar entre si e não fiquem fora do contexto natalino.

Caso você queira apostar em cores fora do tradicional, aposte em tons mais neutros, como branco, prata ou dourado para ser a base de sua paleta de cores.

Outras inspirações para o seu comércio: Decoração de Páscoa para vitrine: 5 dicas para lojistas

3. Use enfeites natalinos para dar mais brilho à sua vitrine!

Um ponto muito importante e que não pode faltar em nenhuma vitrine, independentemente de qual seja a sua temática, são os enfeites e acessórios. Para as vitrines de Natal, não é nada diferente! As decorações natalinas podem (e devem) ser acrescentadas em todas as exposições de uma loja.

bolas de natal colocadas em uma cesta de metal

Alguns acessórios que podem ser úteis para a montagem de uma vitrine de final de ano são:

Pisca-pisca

Os piscas-piscas são um dos enfeites mais clássicos de Natal. E vamos combinar, muito fofos, não acha? Suas luzes, além de muito encantadoras, podem ajudar a realçar e destacar os produtos expostos.

Por passar uma sensação tão mágica e lúdica, ele pode ser um excelente acessório para as vitrines infantis. Afinal, o artigo chama a atenção das crianças e aquece o coração dos papais consumidores.

Globo de neve

Outro acessório muito bem aproveitado por um vitrinista é os globos de neve. Eles podem ser usados de diferentes maneiras, como pendurados no teto do ambiente, em um fio de náilon, bem discreto — com a ideia de que eles estão flutuando pela vitrine.

Esse tipo de acessório pode ser muito interessante para lojas que buscam uma vitrine mais minimalista no estilo clean. Quando combinados com um pisca-pisca, a decoração fica perfeita e super delicada.

Algodão

O algodão em si não é um enfeite de Natal. Isso mesmo, o algodão de que estamos falando é aquele comum, que temos em casa. Embora ele não seja um item de decoração, quando usado com criatividade pode se tornar ideal para uma vitrine bem enfeitada.

Ele pode ser facilmente utilizado para reproduzir a neve, uma característica muito específica do Natal.

Veja também: Vitrine festa junina: 6 dicas para decorar a sua loja

Bolas e meias de Natal

Agora, pensando novamente em itens de decoração, as bolas e meias de Natal são objetos que permitem ousar com criatividade para montar vitrines natalinas. Elas podem ser usadas de diferentes maneiras, como penduradas, no chão ou, até mesmo, na parede.

Além de, é claro, serem super versáteis e poderem ser facilmente encontradas em diferentes cores (metálicas ou não). A dica é utilizar com sabedoria, porque se colocadas de forma exagerada na vitrine, elas podem sobrecarregar a decoração e o ambiente.

4. Use árvore natalina

É claro que não iríamos deixar de lado um dos maiores símbolos do Natal, a árvore natalina. Além de ser super chamativa, ela demonstra muito bem a ideia que a maioria dos comerciantes deseja passar para os seus clientes nessa época do ano: um espírito mágico e encantador.

árvore de natal como decoração de loja de roupas infantis

É claro que nem todas as lojas terão um espaço disponível para colocar uma árvore natalina na vitrine. Por isso, use a sua criatividade e se inspire em outros projetos para ter uma ideia.

Aqui é válido lembrar que você não precisa usar uma árvore grande, como conhecemos. Outras alternativas interessantes para apostar são:

  • Utilizar LEDs;
  • Fazer um desenho caprichado com giz;
  • Fazer uma árvore utilizando embalagens de presentes.

5. Enfeite com caixas de presente

Outra ideia muito legal para decoração natalina de vitrines de loja são as caixas de presente. Elas são utilizadas para complementar as outras decorações, deixando o espaço mais completo e harmônico.

caixas de presente colocadas em frente a uma parede azul

Sabe aquelas caixas de papelão de mercadorias que você recebe? Elas podem ser perfeitas para fazer uma caixa de presente natalina e decorar a sua vitrine. Basta fazer uma colagem utilizando EVA e fitas para criar um laço. Acredite: essa é uma ideia incrível e que não possui muito custo de investimento.

6. Aposte em uma vitrine digital

Se você está buscando uma alternativa mais tecnológica, certamente as vitrines digitais podem ser uma ótima sugestão. Entretanto, é preciso saber que elas exigem um valor de investimento maior. Caso você ainda não as conheça, o modelo consiste em um LED grande onde pode ser passado informações sobre os produtos da sua loja, promoções e mais.

São opções mais atraentes e podem ser utilizadas durante o ano inteiro.

Aumente suas vendas em outras datas sazonais: Deixe a sua vitrine encantadora para o Dia das Mães!

7. Tenha um Papai Noel

Tem uma figura mais icônica que o próprio Papai Noel? Ter um boneco ou, até mesmo, um desenho que represente o símbolo do Natal é o que você precisa para atrair uma nova freguesia. Ainda mais, se você tiver uma loja infantil. Afinal, as crianças adoram o bom velhinho e podem ajudar a fidelizar os clientes mais velhos.

papai noel de loja de roupas infantis

Assim como a árvore de Natal, você também pode optar por diferentes estratégias para implementar o Noel na sua vitrine. Adesivos, desenhos feitos com giz, bonecos infláveis ou de pano e por aí vai.

8. Invista em uma boa iluminação: ela faz toda diferença

Se você pretende investir em uma decoração para vitrine de loja, um dos principais pontos a se pensar é em relação à iluminação. Ter uma vitrine iluminada garante que todos os produtos sejam visualizados com o máximo de destaque — até mesmo, durante a noite, quando a sua loja já está fechada.

mulher segura pisca-pisca para decoração de loja de roupas infantis

Além do pisca-pisca que já citamos anteriormente, busque outras alternativas para deixar todo o ambiente iluminado e atraente para os clientes.

9. Procure por inspirações

Em suma, o segredo para utilizar todos esses acessórios em uma vitrine é, sem dúvidas, a criatividade. Por esse motivo, buscar por inspirações é completamente importante.

Então, antes de começar a montar uma vitrine, sempre faça uma pesquisa aprofundada e veja modelos de vitrine de diferentes lojas. Aqui mesmo, você pode encontrar lindas inspirações, separadas pela maior marca de roupas infantis: a Brandili! Por exemplo, o nosso post sobre vitrines de primavera.

10. Tenha cuidado com decorações muito extravagantes!

Cuidado! As vitrines de Natal devem ser encantadoras e atraentes, mas é preciso sempre lembrar que: o produto vem em primeiro lugar, antes de qualquer enfeite natalino.

roupas infantis em cabide para decoração de natal

Decorações muito extravagantes podem tirar o foco do produto principal de uma vitrine — muitas das vezes, isso não é benéfico para as vendas! Afinal, antes de entrar em sua loja, o cliente deseja conhecer os tipos de mercadorias que ele pode encontrar, isso é claro, por meio de sua vitrine.

Por esse motivo, é essencial utilizar todos os enfeites natalinos de maneira que destaque as peças que estão à venda.


Com todas essas dicas, você está mais do que preparado para montar a sua vitrine de Natal durante o final de ano. Para continuar melhorando as vendas de seu comércio, continue acompanhando todos os conteúdos do blog Amor por Empreender.

Além das vitrines, veja outros alguns diferenciais competitivos que podem alavancar as suas vendas nesse final de ano!

Até mais!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais