Decoração de natal para loja – 17 dicas e inspirações

17 dicas de decoração de natal para loja

A decoração de natal para loja é essencial porque os enfeites não são apenas para os consumidores, são para espalhar o sentimento de gratidão, companheirismo e felicidade que o Natal transmite.

Por isso, tornar a loja aconchegante é um dos pilares para que os clientes tenham uma boa experiência com a marca, veja a seguir como fazer decoração natalina:

Entrada natalina: aprenda a atrair olhares

A entrada da loja é o primeiro ponto de contato com o consumidor, por isso enfeitar esse espaço é um ótimo começo para atrair e encantar clientes e consequentemente vender mais, veja por onde começar:

1. Invista nas cascatas luminosas

As cascatas luminosas são ideais para colocar nas fachadas, isso porque elas iluminam a marca e tornam a loja visível, principalmente durante a noite já que as luzes ganham destaque.

2. Aposte em guirlandas

As guirlandas têm a sua origem na Roma Antiga, onde os povos dessa época usavam ramos, flores e frutos entrelaçados para devotar saúde. Hoje, colocamos a guirlanda na porta para atrair boas energias e servir de convite ao espírito natalino. Portanto, aposte numa guirlanda lindíssima adornada em fitas, ramagens, bolas de natal e etc.

3. Coloque guizos e sinos

Os guizos e sinos são usados para anunciar a chegada de algo importante, sendo a entrada o local ideal para essa simbologia, afinal, o que é mais importante para uma loja são os clientes, concorda? Aproveite para colocar acima ou abaixo da guirlanda, ou um dos dois elementos decorativos.

Como montar uma vitrine para o Natal?

A vitrine faz parte do visual merchandising, ou seja, o marketing visual da loja. O objetivo da vitrine é divulgar as peças de roupa, avisar sobre as novidades e dar um spoiler do que há dentro da loja.

Inclusive, é por meio dela que conquistamos os olhares do público e atraímos novos clientes. Por isso, montar uma vitrine requer um olhar minucioso aos detalhes.

Nesse momento, a pergunta que fica no ar é “o que colocar na vitrine?”, veja a seguir algumas sugestões excelentes:

4. Coloque roupas natalinas

As roupas natalinas são peças cruciais para colocar na vitrine, sejam elas estampadas com a temática ou lisas – essa mescla é importante para deixar o visual agradável e leve.

Uma sugestão: coloque o clássico suéter natalino com uma calça, um vestido vermelho e um macacão branco. Na próxima quinzena, coloque uma blusa com estampa de natal com um shorts liso, assim por diante, faça um giro de estoque na vitrine – as clientes amam novidades!

5. Posicione o Papai Noel

O Papai Noel já é uma marca presente no Natal, sendo um dos elementos principais para decoração. 

Por exemplo, em lojas infantis, as crianças amam encontrar um Papai Noel e, apenas de vê-lo, já ficam felizes. Tenha esse carinho pelos pequenos e coloque um enfeite caracterizado na vitrine.

6. Acomode bonecos de natal

O Papai Noel anda acompanhado de suas fiéis renas e conta com a ajuda dos elfos para embalar todos os presentes – as crianças sabem disso, portanto entre no espírito natalino até nos mínimos detalhes. Coloque bonecos de renas e elfos próximo a ele.

Caso queira diferenciar a decoração, posicione alguns bonecos de neve, esquilos, ursos, quebra nozes ou globinho de vidro próximo aos manequins, vai ficar muito bonito.

7. Invista em bolas de natal

As bolas de natal são belíssimas decorações para vitrines, sejam penduradas no teto ou posicionadas no solo para dar um charme, independente de onde colocar elas ficam uma graça.

Uma dica: invista em diferentes tamanhos, assim você equilibra visualmente a distribuição das bolas de natal.

8. Galhos e flores

Os galhos e flores são ótimos elementos para trazer a natureza. Por exemplo, as flores remetem ao frescor dos campos, enquanto os galhos inspiram rusticidade.

O melhor desses elementos é que você pode optar pelos naturais para trazer realismo ou investir em sintéticos que duram por muitos anos, fica a seu critério.

Quando iniciar o preparo da decoração de natal?

Um mês antes, dia 24 ou 25 de novembro, já é interessante estar com a belíssima vitrine de Natal montada.

E as principais cores natalinas são vermelho, prata, dourado, branco e verde. Por isso, em decorações com essas tonalidades faça a distribuição harmônica com tons foscos, metálicos ou com glitters.

Aprenda a decorar o interior da loja para o Natal

O interior da loja é onde o consumidor entra em contato com os produtos e consegue sentir o espírito natalino bem próximo. Por esse motivo, nós vamos te ajudar a decorar esse espaço, veja como se diferenciar da concorrência:

9. Faça crossover

O crossover é a junção de dois universos na mesma obra. Nesse caso, existe o mundo do Papai Noel que podemos unir ao da Disney (com Mickey Mouse, Minnie, Margarida) e da Marvel (Hulk, Homem-Aranha, Viúva Negra). Para isso, basta colocar o personagem com um gorro vermelho na cabeça.

10. Tenha uma árvore de natal

A árvore de natal é crucial para a decoração natalina. Veja qual tamanho agregará ao ambiente, mas sem atrapalhar a circulação das clientes pela loja. Se for pequena coloque em cima de uma mesa, no caso de médias ou grandes, deixe no centro da loja.

E enfeite a árvore com bolas de natal, pisca-pisca, fitas e festão. Além de colocar uma saia rígida e alguns presentes embaixo (podem ser caixas vazias embaladas ou com brindes) e, por fim, uma estrela guia no topo.

11. Pendure botas de natal

As botas de natal estão ligadas a riqueza e prosperidade, por conta disso é uma ótima ideia pendurar algumas botas em balcões de atendimento, do caixa ou em locais de retirada de pacote.

Se quiser ir além, coloque alguns doces dentro deles para as crianças.

12. Revista as almofadas com capas

Os sofás, poltronas ou cadeiras distribuídas pela loja também são alvos de decoração, principalmente se tiverem almofadas ou capas. Nessa decoração você coloca uma almofada estampada ou lisa apenas com as cores do Natal.

13. Arrume uma mesa natalina

Arrume uma mesa com lanches igual as crianças preparam para o Papai Noel. Para isso, basta colocar alguns arranjos de mesa, passadeira, velas e lanches como bolachas, cookies e, como estamos no Brasil, um café delicioso.

14. Distribua picks decorativos

Os picks decorativos são ótimos brindes para distribuir aos clientes e crianças. Tenha um bomboniere com doces, igual o “Doces ou Travessuras” do Halloween, mas dessa vez com figuras natalinas (gorro, presente, flocos de neve, etc.).

15. Coloque pisca-pisca

Ilumine a loja com pisca-pisca, há modelos tradicionais, em cascata ou redes que podem ser de uma cor só ou coloridos. Em paredes ou pendurados em cima de prateleiras, é interessante colocar uma cor neutra, assim não desvia a atenção do produto e torna o ambiente aconchegante.

16. Opte por músicas de natal

As músicas também fazem parte da experiência de compra e colocar um som ambiente para tocar os clássicos é maravilhoso. Aproveite que no spotify, youtube ou outros streamings já há inúmeras playlists com canções natalinas, sejam infantis ou não.

17. Convide os colaboradores para participar

Os colaboradores não fazem parte da decoração de natal propriamente. Eles são o reflexo da loja, portanto a felicidade natalina é transmitida através do sorriso, disposição e bom atendimento.

Para completar, podem vestir roupas típicas da festividade ou lisas com as cores mais usadas, acessórios dourados ou pratas, ou mesmo um batom vermelho. Convide os colaboradores para desfrutar do espírito natalino junto com você.

Aprendeu a decorar sua loja para o natal? Aqui, nós também estamos nos preparando para esse momento magnífico.

Continue acompanhando o blog Amor por Empreender e fique sempre informada com as tendências do mercado, estratégias de gestão e dicas de administração.

Leia também:

Controle de vendas: um guia completo para empreendedoras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário