Como inaugurar uma loja de roupas? Veja dicas para o planejamento e decoração!

A inauguração de uma loja de roupas é um momento extremamente importante. É o pontapé inicial para uma jornada de sucesso!

Dessa forma, além de boas ideias, o planejamento deve ser realizado através de etapas. Caso contrário, a inauguração pode trazer prejuízos para a imagem da marca e até para o avanço das vendas.

Por isso, desenvolver um evento como esse pode causar receios em quem está iniciando na área do empreendedorismo. São muitas questões para cuidar: se o orçamento será suficiente, se os convidados vão comparecer, se as promoções estarão adequadas etc.

Pensando nisso, neste artigo, nós preparamos 15 informações essenciais para garantir uma boa inauguração para a sua loja de roupas. Acompanhe!

1. Faça um planejamento detalhado

De forma detalhada, o planejamento deve conter todas as ações que serão desenvolvidas no dia do evento, além de considerar o que será necessário para o pré e pós-inauguração.

Ou seja, ele pode ser dividido em quatro momentos: os preparativos, o evento em si, a sua desmontagem e o início das vendas.

Os preparativos envolvem definir a quantidade de convidados (sempre deixe uma margem para consumidores que podem aparecer no momento da inauguração), os eventos que serão praticados no dia, os métodos de divulgação, os brindes que serão entregues e as promoções oferecidas.

Já o planejamento do evento em si conta com a realização das atividades de lançamento e a entrega de brindes, enquanto a sua desmontagem é autoexplicativa.

Por último, o seu plano deve conter uma análise do que o início das vendas vai precisar para ser bem sucedido, como estoques seguros dos produtos que foram destaque no lançamento.

Por exemplo: se você decidiu inaugurar o estabelecimento com uma coleção de roupas femininas de verão, é essencial que tenha mercadoria suficiente para suprir a demanda que provavelmente vai surgir com a atenção do evento.

Com um planejamento que contempla todos esses pontos, você terá uma visão muito boa dos custos, dificuldades, riscos e pontos positivos a serem alcançados com a inauguração da sua loja.

pessoa trabalhando em uma mesa com um caderno, notebook, canetas e itens de escritório em cima.

Veja também – Indicadores de sucesso: o que são e os 6 principais

2. Pense em boas estratégias de divulgação do evento

Em tempos de redes sociais, a forma com a qual as estratégias de pré-lançamento são conduzidas pode dizer se o evento será um sucesso ou não. Afinal, elas trabalham diretamente a relação entre o consumidor e a marca.

É fato: propagandas enganosas, spam (mensagens comerciais indesejadas), panfletos sem valor agregado e outras formas de divulgação parecidas devem ser evitadas por todo e qualquer negócio – especialmente os recém-criados.

Por outro lado, conteúdos informativos são excelentes maneiras de divulgar o evento de lançamento da sua loja de uma forma natural para o público. Eles se tratam, basicamente, de comunicativos que passam informações valiosas e/ou interessantes.

Pode ser um vídeo com dicas de looks para o inverno (utilizando as peças do seu catálogo como base, claro), um stories que fala sobre os diferenciais da marca ou um post no Instagram com um cupom de desconto para aplicar na hora da compra.

Deixe a sua criatividade fluir ao pensar nas ideias que melhor vão cativar o seu público-alvo! No tópico seguinte, falamos mais sobre essa questão.

Em cada um dos conteúdos para anunciar a inauguração, você pode incluir as famosas chamadas para ação, também conhecidas pela sigla CTA, que são frases que convidam a pessoa a conhecer o seu perfil/loja/evento.

Com essa dica, você estará mostrando aos seus potenciais clientes que a sua marca é autêntica e relevante, motivando-os a conhecê-la e a manter relações duradouras.

3. Personalize a inauguração com base no seu público-alvo

As pessoas que queremos que compareçam na inauguração são aquelas que têm interesse ou alinhamento com os produtos que você vende, certo? São elas que realmente podem concretizar compras e/ou retornar à loja futuramente!

Para realizar a comunicação de forma correta, é preciso conhecer o seu público-alvo e descobrir onde ele está.

Como são os consumidores típicos de uma loja do seu nicho? Caso seja um estabelecimento de revenda de roupas infantis, por exemplo, provavelmente serão mulheres que têm entre 20 a 50 anos e são mães.

Esses dados são simples e fáceis de identificar, e permitem que você saiba que tipo de evento vai cativar o público.

Nesse caso, uma excelente ideia seria uma inauguração que conta com promoções nas peças da estação, uma barraquinha de pipoca para as crianças e quem sabe até uma estação de fotos mãe e filho.

Veja também – Vitrine festa junina: 6 dicas para decorar a sua loja

4. Prepare um convite físico ou digital

O convite deve ser escrito com as seguintes informações: hora, dia, local e atrações. Além disso, deve apresentar uma imagem e mensagem atrativa que transmita os valores e ideais da sua loja.

Ele pode ser físico ou digital, por meio de e-mails ou até mensagens no WhatsApp. O que melhor se encaixar com os meios de comunicação do seu público está valendo! Olhe só algumas ideias de frases de inauguração para loja de roupas:

  • “Você é nosso convidado especial! Sua presença é indispensável para a inauguração da nossa loja, veja como participar!”;
  • “Está em busca das melhores peças para o seu filho? Vem conhecer as roupas que chegaram!”;
  • “Uma loja com um conceito incrível de moda (infantil, praia, casual etc.) vai nascer aqui, participe do evento!”;
  • “Venha brindar com a gente! Novas tendências estão esperando por você.”;
  • “Para participar do novo capítulo da (nome da loja), conheça o nosso espaço!”.

Uma dica importante é estabelecer uma boa estratégia de abordagem, já que algumas pessoas podem não apreciar comunicativos enviados para o seu e-mail ou número pessoal. Logo, é essencial seguir as boas práticas que listamos no tópico 2.

Inclusive, o evento de inauguração da sua loja é o momento perfeito para captar essas informações através do cadastro de clientes. Confira o nosso post sobre o assunto e entenda mais sobre!

5. Contrate atrações/serviços divertidos e construtivos

Durante a inauguração da sua loja, é fundamental que todas as ações estejam ligadas ao nicho de mercado do seu negócio.

Elas também devem ser facilmente compreendidas pelo consumidor. Por isso, evite ideias muito mirabolantes e conceitos complicados. Ofereça algo que seja construtivo, mas que também possa encantar, divertir e emocionar.

No caso de lojas de roupas, que tal contratar um estilista pessoal para dar dicas aos clientes? Ou então um profissional da colorimetria pessoal, aquela tendência que analisa quais cores combinam com cada pessoa?

Isso exige investimento, mas também agrega muito valor ao seu evento!

Veja também – Como calcular meta de vendas em 7 passos simples

6. Analise a possibilidade de promover um coquetel

O coquetel é uma estratégia que agrada e é muito utilizada por diversas marcas, seja para inauguração ou para lançamento de produtos. Não há quem não ame uma comida ou drink de graça, não é mesmo?

Nesse evento, você pode alinhar os pratos servidos com o nicho da loja. Se é para crianças e famílias, uma estação de picolés e/ou algodão-doce é uma boa. Caso seu negócio trabalhe com materiais sustentáveis, lanches naturais e vitaminas são perfeitos.

finger foods

No Grupo Brandili, oferecemos dois modelos de negócios incrivelmente vantajosos: o Revenda Brandili e as Lojas Especializadas. Caso queira empreender com quem é especialista no mercado de moda infantil, conheça os programas!

7. Invista na decoração

A decoração é um ponto extremamente importante para o lançamento. Em se tratando de lojas do varejo de moda infantil, a tendência é que se opte por uma ambientação lúdica e divertida.

Contudo, precisamos levar em conta que as mães e os pais também estarão presentes no evento. Logo, pode ser mais interessante pensar em dinâmicas que incluam a família como um todo.

Dica extra: se a inauguração estiver marcada próxima à alguma data comemorativa, não hesite em usá-la como inspiração! Decorações de Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças etc. são muito cativantes.

8. Não se esqueça de considerar a experiência do cliente

Atualmente, somente realizar a venda não basta. Como o cliente tem infinitas possibilidades de escolha, precisamos fazê-lo se sentir valorizado e proporcionar uma jornada de compras satisfatória do início ao fim.

Em termos gerais, podemos definir a Experiência do Cliente (User Experience ou UX) como a forma com a qual determinado produto/serviço interage com os consumidores.

Em um lançamento, ela é responsável pelo impacto causado pela marca que você representa. Se conseguir entregar uma boa UX, estará mostrando que a sua marca realmente se preocupa com os clientes e que fará o possível para satisfazê-los.

Na inauguração, isso será transmitido por detalhes como atendimento rápido, espaços reservados para esperar, ambiente limpo e agradável, trilha sonora ambiente, água e café disponíveis para os clientes, estacionamento e provadores de roupas amplos.

Veja também – Empreendedorismo: o que é, tipos e tudo sobre

9. Aposte no marketing sensorial

Uma das possibilidades para tornar a inauguração da sua loja de roupas um momento único é proporcionar experiências sensoriais. Ou seja, envolver os cinco sentidos do corpo humano (olfato, paladar, tato, visão e audição) na estratégia.

Isso pode ser feito através de medidas como:

  • Climatizar o espaço;
  • Pendurar roupas com texturas diferentes pela loja;
  • Aromatizar o ambiente com perfumes de casa leves e agradáveis;
  • Montar playlists de som ambiente com base no espírito do negócio;
  • Trabalhar cores neutras e inspiradoras na parede;
  • Criar um jogo de iluminação claro, mas não cansativo;
  • Expor uma estação de chás, águas aromatizadas ou sucos.

O marketing sensorial auxilia no estabelecimento de boas experiências e vínculos afetivos dos clientes com a loja, vale a pena investir!

10. Promova uma ação social

Uma boa forma de agregar valor à marca é se aliar a alguma causa social, pois esse é um ponto que muitos clientes levam em consideração na hora de se relacionar com algum produto ou serviço.

Caso você tenha feito doações a instituições, campanhas de arrecadação ou outra ação social, é possível celebrar isso no momento do lançamento da loja.

No entanto, lembre-se que muitas marcas já se destacam no mercado por estarem ligadas a questões ambientais e sociais no dia a dia. Não podemos tomar somente ações pontuais, e sim estabelecer uma cultura na empresa em torno disso!

Veja também – 15 filmes de empreendedorismo para se inspirar

11. Entregue brindes como uma forma de agradecimento

Se você quer permanecer na memória e no cotidiano do cliente, os brindes são boas ideias para inauguração da sua loja de roupas. Presenteie com algo que tenha a ver com sua marca e que a pessoa não vá esquecer no fundo da gaveta.

Pode ser uma caneca, uma caderneta, um copo, um par de meias, um sachê de sabonetes artesanais, um bombom, um vale de compras na loja etc.

12. Registre o evento e poste nas redes sociais

Muita gente afirmaria nos dias de hoje que se algo não está no online, não existe. É claro que isso é uma generalização, mas um negócio com presença no digital e uma boa frequência de conteúdo de qualidade certamente se destaca dos demais.

Por isso, aproveite eventos como a inauguração para colher material. Peça depoimento para os clientes, eles são fundamentais para que outros consumidores se sintam confiantes de iniciar um relacionamento com a marca.

E não esqueça de fazer fotos e vídeos das ações para aproveitar todas as potencialidades das redes!

pessoa mexendo no celular.

Veja também – O que é dropshipping? Entenda a estratégia!

13. Faça promoções exclusivas para o dia da inauguração

Aproveite para cativar o cliente com uma promoção única e exclusiva para o dia da abertura da loja. Essa é uma boa forma de fazer um primeiro contato de vendas, quebrando o gelo entre o cliente e seu produto.

Quanto maior o desconto, melhor. Apenas tome cuidado para não sofrer prejuízos e/ou falta de estoque.

14. Busque fazer uma parceria com um digital influencer

As parcerias digitais levam o produto mais longe e fazem com que sua autoridade cresça nas redes. Assim, feche uma postagem colaborativa ou parceria paga com algum influencer do seu ramo de atuação.

Para a inauguração, busque alguém capaz de levar pessoas ao evento. O ideal é que seja um influencer local, mas você também pode abrir o evento para o digital, promovendo uma transmissão de vídeo ao vivo com alguma celebridade do momento.

Estude as opções disponíveis e analise qual pode trazer mais resultados e que esteja dentro do orçamento disponível.

Veja também – Tecido para roupa infantil: veja em quais opções investir

15. Finalize o evento com um sorteio

Os sorteios são sempre um sucesso em inaugurações, principalmente se sortudo ganha algo diferenciado. Aproveite essa estratégia para sortear algum produto ligado ao seu negócio.

Evite promover sorteios de produtos como carros, motos e quantias em dinheiro. Isso pode atrair pessoas que não têm interesse direto no seu produto ou até impactar negativamente o caixa da empresa.

E aí, gostou das dicas? Se você estiver nos estágios iniciais de montar uma loja de roupas e quiser saber como fazer uma campanha de lançamento de marca, confira o nosso post sobre o assunto! Nele, você aprenderá todos os passos que antecedem o evento de inauguração da empresa.

Por que fazer uma inauguração de loja de roupa infantil?

A inauguração de uma loja de roupas infantis é um bom momento para você se apresentar para o futuro cliente. O “pulo do gato” é fazer com que o evento se torne uma ferramenta para o público conhecer a loja, mas também gere desejo no consumidor.

Então, se você tiver condições financeiras de fazer a inauguração, não pense duas vezes. Destaque os melhores produtos, mostre como funciona sua operação e aponte o motivo pelo qual as pessoas deveriam comprar na sua loja e não na concorrência.

E então, curtiu as nossas dicas? Esperamos que o conteúdo te ajude a tomar as melhores decisões para esse momento!

No Blog Amor por Empreender do Grupo Brandili temos outros posts similares que podem contribuir para a sua jornada empreendedora, confira:

O que é omnichannel e como aplicar no varejo de moda

Vitrine infantil – 5 dicas para montar uma criativa

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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