Guia prático para elaborar uma campanha de Dia dos Pais

Com a chegada do mês de agosto, surge a necessidade de elaborar campanhas criativas para o Dia dos Pais. Além de especial e muito significativa, a data é um ótimo pretexto para aumentar as vendas em um comércio, principalmente, em lojas de roupas e acessórios masculinos.

Para que um plano de comunicação funcione bem, é preciso que você o planeje com antecedência, ok? Nada de elaborar estratégias soltas e de última hora.

Para evitar esse tipo de erro, vou te mostrar como criar campanhas no mundo físico e digital e aproveitar a sazonalidade do Dia dos Pais. Continue a leitura e saiba mais!

5 ações de Dia dos Pais para fazer no meio digital

É fato: durante datas sazonais como a do Dia dos Pais, comércios que possuem um e-commerce aumentam as suas vendas consideravelmente. Com isso em mente, é preciso preparar não só o seu site, mas também todos os meios que os seus clientes têm contato com a sua loja. Como o Instagram, o Facebook, o WhatsApp e, até mesmo, o Tik Tok.

Está curioso para saber como se comportar no meio digital durante essa data? Então, vamos lá para as ações que você precisa fazer!

1. Mantenha as suas redes sociais movimentadas

No mundo da internet, quem não comunica, passa despercebido.

Se você deseja elaborar uma campanha de Dia dos Pais bem sucedida, é preciso mostrar para os seus clientes as ações que você está fazendo/planejando. Para isso, é preciso movimentar o seu Instagram, Facebook e WhatsApp.

Justamente por esse motivo, é essencial que você saiba tirar fotos dos seus produtos. Afinal, eles devem ser o destaque da campanha. Assim, ao movimentar as suas redes, você leva algo de interesse para os seguidores da sua loja, bem como mostra os detalhes e a qualidade do que é vendido nela.

homem tirando fotos de produtos no estúdio

2. Crie conteúdos cativantes

Você não precisa focar 100% em posts promocionais (aqueles que oferecem um produto logo de cara para o cliente, sabe?), para movimentar as suas redes. Por ser uma data muito emotiva, é interessante mostrar como o seu negócio preza pelos valores familiares.

Criar conteúdos emocionantes é uma forma de trazer o público para mais perto da sua loja. Neste caso, você e o time de marketing ficam livres para soltar a criatividade, algumas opções podem ser:

template social media feed dia dos pais

  • Um post homenageando todos os pais funcionários da sua empresa;
  • Reels que aborda a relação carinhosa entre pai e filho;
  • Carrossel de imagens com frases típicas dos pais.

Ah, e vale lembrar que: essas são apenas algumas inspirações, viu? O legal é você criar esse conteúdo baseado no seu nicho e postar no Instagram no melhor horário.

3. Personalize o seu site para essa data

Em datas sazonais, a customer experience é essencial para o que o usuário se mantenha em sua página. Por mais simples que pareça, trocar os banners e o layout do site, é uma ótima estratégia para adaptar a sua loja e personalizá-la especialmente para o Dia dos Pais.

Aqui, você pode incluir imagens com os produtos ideais para presentear nesta data. Ou também, colocar um anúncio de promoções e descontos especiais.

imagem ilustrativa de sites personalidade para o dia dos pais

 

O que não pode faltar é uma comunicação clara, que mostre que o seu negócio está preparado para atender um cliente no Dia dos Pais. Assim, o usuário não fica com dúvida e encontra o que precisa rapidamente, sem precisar sair da sua página para ir ao site do concorrente.

4. Elabore uma página para inserir as promoções de Dia dos Pais

Ter uma página específica de Dia dos Pais, é uma forma de juntar todos os produtos com potencial de venda em único espaço.

Em geral, os profissionais de marketing chamam esta página de “landing page” (traduzindo para o português, página de captura). A sua principal ideia é conquistar novos leads e facilitar a jornada de compras do consumidor. Interessante, não acha?

5. Garanta um bom atendimento para o seu cliente

A melhor campanha de marketing para um negócio é o cliente que faz! Uma pessoa satisfeita, bem atendida e contente com a sua compra, tem o poder de influenciar outros consumidores em potencial.

Por esse motivo, é preciso garantir a qualidade do seu atendimento, ainda mais, se o seu comércio realiza vendas pelo WhatsApp.

mulher de negócios madura usando fone de ouvido falando com cliente

Lembre-se: por conta da sazonalidade, a demanda de pedidos pode aumentar drasticamente (o que é ótimo para as suas vendas!). Então, prepare o seu atendimento para possíveis imprevistos.

Evite decepcionar a sua clientela e planeje-se para entregar o melhor atendimento possível!

3 formas de aumentar as vendas em uma loja física no Dia dos Pais

As lojas físicas também merecem receber uma atenção maior durante o mês de agosto. Afinal, muitos consumidores ainda optam por comprar os presentes presencialmente. Para isso, você pode aderir a algumas estratégias, como:

1. Prepare a sua loja com antecedência

Manter a loja organizada e com uma decoração especial de Dia dos Pais, é uma forma de chamar a atenção em meio aos concorrentes. Porém, tenha atenção: não adianta fazer isso em cima da hora, ok?

A clientela precisa saber que o seu espaço está preparado para recebê-la durante essa época. Montar uma decoração tardia, pode não mostrar o recado que você deseja passar, bem como atrapalhar as suas vendas.

 

2. Elabore sorteios e promoções especiais para o Dia dos Pais

Todo cliente ama uma promoção especial, ainda mais, em épocas sazonais. Ações que envolvem sorteios, descontos exclusivos e preços abaixo do normal, servem com iscas para que o seu público-alvo tenha interesse em entrar em sua loja.

Não à toa, essa estratégia é utilizada para aumentar as vendas em qualquer época do ano, seja durante o Natal, a Black Friday ou o Dia do Consumidor.

loja de óculos com promoção de desconto

3. Garanta que os produtos de Dia dos Pais estão a vista dos clientes

Sabe quando você entra em uma loja e não encontra o que precisa? Essa situação não é nada satisfatória, não é? Para os seus clientes, a sensação é a mesma.

Geralmente, esse tipo de problema pode acontecer por conta da falta de organização do seu espaço. Para evitar situações como essa, é importante que você reveja o layout da sua loja e traga todos os produtos (ou os mais procurados) de Dia dos Pais para a frente do estabelecimento.

Assim, as pessoas encontraram o que procuram logo ao entrar em sua loja. Bem simples, concorda?


 

Com essas dicas você está pronto para montar a sua campanha de Dia dos Pais e lucrar bastante com a data. Porém, o trabalho não acabou, viu? Após conquistar novos clientes nesta data sazonal, é importante fazer com que esses consumidores voltem ao seu negócio.

Para que isso seja possível, confira o nosso post com todos os segredos para fidelizar os seus atuais clientes!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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