Descubra como vendar moda na internet e alavanque o seu negócio!

É fato: com a evolução do mercado, é preciso adaptar o seu comércio para aquilo que os consumidores esperam (e desejam) encontrar.

No nicho de roupas e vestuários, essa afirmação não se difere em nenhum ponto, sabia? Afinal, a moda deixou de ser vista apenas nas vitrines de lojas físicas, nas passarelas e nas revistas conceituadas. Agora, ela está mais acessível para os consumidores, bem como as peças de roupas podem ser comercializadas por meio de dispositivos desktop ou mobile.

Conforme apresentado em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) em 2022, o setor de vestuário obtém quase 10% do valor de ticket médio total faturado dentre os demais nichos de e-commerces.

Esses números apontam uma tendência que vem crescendo cada vez mais, principalmente, após a pandemia do Covid-19: os clientes estão preferindo comprar pela internet ao invés de ir para uma loja física.

Entretanto, não se engane! Vender roupas na internet não é tão fácil quanto parece. Embora seja uma excelente oportunidade de crescimento, é preciso lembrar que a concorrência é muito grande. Muitas vezes, iniciar o seu negócio sem nenhum tipo de planejamento ou estratégia, pode ser prejudicial para o seu bolso.

Justamente por esse motivo, o Grupo Brandili preparou um conteúdo completo para te ajudar a montar uma loja online. Continue a leitura e confira!

Antes de tudo… Planeje-se!

Resumidamente: abrir uma loja online, precisa de um planejamento tão completo quanto para abrir uma loja física.

Questões burocráticas, financeiras e de logísticas precisam estar na sua lista de checklist para montar um negócio. Para ficar mais simples de visualizar, considere os seguintes passos na hora de montar o planejamento da sua loja online:

1. Determine um orçamento

Para determinar o seu orçamento é preciso saber:

  • Quais os tipos de roupas com que você deseja trabalhar;
  • Quais serão os meios de entregas e frete que oferecerá para os seus clientes;
  • Acima de tudo: qual o valor disponível para gastar no momento.

Mesmo que você já tenha uma loja física, ainda será preciso se preocupar com essa questão, ok? Afinal, ao abrir uma loja online, você estará investindo em um novo diferencial de mercado.

mulher empresária definindo o orçamento para a sua loja de roupas online

2. Deixe a sua loja virtual regularizada

Para regularizar a sua loja virtual, você precisa abrir um CNPJ (caso ainda não tenha, é claro).

Caso esteja começando a empreender agora, faça isso como um Microempreendedor Individual (MEI), ok? Isso, irá manter os seus direitos trabalhistas e, ainda por cima, lhe dará o direito de emitir notas fiscais de forma simplificada e com taxas menores.

A regularização de uma loja virtual não para após abrir um CNPJ, viu? Ainda é preciso que você se preocupe com a legislação por volta do comércio eletrônico e conheça a Lei do E-Commerce.

3. Defina um público-alvo

Assim como uma loja física, é preciso definir o seu público-alvo. Dessa forma, fica mais simples escolher as roupas para vender em seu site e, até mesmo, definir o layout da sua loja online.

Além disso, com um cliente ideal definido, você consegue traçar possíveis campanhas de marketing para datas sazonais — ponto essencial para obter sucesso nas suas vendas!

4. Monte uma logística para a entrega das roupas

Para o consumidor, o valor do frete é um ponto que influencia na decisão de compra. Justamente por esse motivo, é preciso montar uma logística estratégica, que favoreça o seu cliente e aumente o seu número de conversão.

Além do valor, é relevante se preocupar com o tempo total da entrega. Afinal, esse é um ponto muito importante para o comprador. Caso o prazo prometido não seja atendido, isso pode quebrar a expectativa do seu cliente, causando frustrações prejudiciais para a imagem da sua loja.

Nada legal, concorda? Então, ao planejar o seu novo negócio, dê uma atenção redobrada para este tópico!

Para facilitar no processo de logística, confira essa breve linha do tempo de como ele deve funcionar:

  • O consumidor entre no site e escolhe os produtos que mais lhe agradam;
  • Após montar a sua sacolinha de compras, preenche um cadastro para finalizar o pedido;
  • Em seguida, ocorre a confirmação do pagamento;
  • Agora, acontece a confirmação da compra, onde você, vendedor, envia um e-mail para o cliente com o número do pedido;
  • Em seguida, o lojista imprime o pedido e começa a separação dos produtos;
  • O produto é embalado conforme os padrões da transportadora e a embalagem é conferida antes de ser fechada;
  • A nota fiscal é emitida pelo lojista;
  • Agora, é preciso imprimir a etiqueta de envio, com o nome e endereço do comprador;
  • Por fim, o pacote é coletado pela empresa de entrega e direcionado ao cliente.

Ufa, bem longo, não acha?! Para evitar erros, é preciso planejar e calcular o tempo necessário para passar por cada etapa deste processo.

5. Escolha os seus pontos de vendas

Existem diferentes formas de vender roupas online. Dentre elas, podemos destacar as duas principais: por meio de plataformas ou marketplaces.

As plataformas, são espaços onde você pode criar o seu site da maneira que desejar e incluir os seus produtos para a venda. Normalmente, essa alternativa exige mais empenho em relação ao marketing e divulgação. Isso porque para poder comprar, a clientela precisa conhecer a sua loja.

Já a segunda opção, feita por meio dos marketplaces, proporciona um alcance maior para os seus produtos. Aqui, você anuncia as suas peças em sites maiores e já conhecidos e os consumidores compram por meio desses grandes players.

Pronto, com esses cinco primeiros passos, você está preparado(a) para abrir a sua loja online.

Agora, chegou o momento de se preocupar com as estratégias para o nicho de moda, as quais podem trazer novos usuários para o seu site e resultar no aumento das suas vendas. Vamos lá?

Escolha os produtos adequados para vender

O mercado da moda está cada vez mais concorrido, principalmente quando falamos sobre as compras online. Em um universo tão extenso quanto a internet, a vitrine de escolhas se torna muito ampla e facilita para o consumidor na hora de trocar um site pelo outro.

Os produtos vendidos e oferecidos em sua loja, são peças-chave para a tomada de decisão do cliente. Uma roupa com estilo diferente dos concorrentes, um preço acessível e uma boa qualidade são pontos que podem influenciar na jornada do usuário.

produtos para vender em uma loja de roupas já dentro da caixa

E atenção: não adianta ter um e abrir mão dos demais pontos, ok? Afinal, atualmente a clientela busca (e, até mesmo, exige!) todos esses fatores na hora de escolher as suas roupas.

Justamente por esse motivo, é de suma importância que você procure por fornecedores de confiança, assim como o Grupo Brandili: conhecido por entregar roupas infantis resistentes, com valores justos e repletas de amor e carinho em formato de estilo.

Crie um site organizado e que facilite a jornada de compras

Você sabia que a aparência do seu site também pode influenciar no sucesso da sua loja online? Resumidamente, esse fator está ligado com a experiência do usuário sob o seu ambiente digital — o que chamamos tradicionalmente como UX.

Alguns profissionais da área, recomendam que você divida a organização do site em duas vertentes: ambiente de tarefa altamente relevante (AR) e o de baixa relevância (BR).

Para ficar mais claro, podemos dizer que AR representa todo o conteúdo que aumenta diretamente o alcance dos seus produtos, incluindo coisas do tipo:

  • Descrição de produtos (detalhadas e com informações relevantes);
  • Preços e condições de pagamento;
  • Informações sobre o frete, a entrega e a política de devolução;
  • Imagens das roupas;
  • Numerações das peças ofertadas;
  • Ícones que facilitam a navegação na hora de escolher os produtos.

Todos esses conteúdos devem estar expostos de maneira clara e objetiva para o seu possível cliente.

Já o BR, diz respeito a imagem do site como um todo, incluindo as cores do layout, a fonte escolhida, as animações e as produções multimídias (com músicas, vídeos e imagens) no ambiente online.

De fato, as atividades de alto relevância precisam ser prioridades na hora de elaborar a sua loja online. Entretanto, as atividades BR não podem, de forma alguma, serem deixadas de lado. Afinal, elas influenciam diretamente no customer experience do seu cliente.

Dica extra: invista em um conteúdo cross sell dentro do seu site

Caso ainda não conheça o termo cross sell, fique tranquilo(a) porque podemos te explicar: ele refere-se a estratégia utilizada para recomendar outros produtos aos clientes. Normalmente, podemos notá-lo por meio de frases como: “Veja também”, “Você vai se interessar por” e assim vai.

Essa parte é fundamental para facilitar que o seu cliente navegue por todo o site e conheça outros produtos além daquele que ele já escolheu. Interessante, não acha?

Agregue valor a sua loja online

Essa é uma das partes que mais demandam tempo para vender moda na internet. Afinal, para agregar valor é preciso estudar o comportamento do seu público alvo e alimentar o seu site com conteúdos novos, relevantes e que façam sentido para o seu negócio.

Conteúdos de categoria, podem ser uma excelente estratégia para levar informações aos seus clientes de forma simples e interativa. Neste caso, você precisa construir textos que informe os tipos de materiais usados em suas roupas, os estilos que elas se encaixam e onde podem ser usadas.

Dessa forma, todas as dúvidas do usuário são respondidas no seu próprio site, evitando que ele saia da sua loja a procura de respostas que surgiram durante a compra.

Este tópico está ligado diretamente com o marketing do seu negócio e precisa ser feito de forma estratégica, sempre voltado a gerar resultados. OK?!

Tenha um controle do seu estoque

Atenção: a falta de produtos pode prejudicar drasticamente as suas vendas, você sabia? Isso porque, ao entrar em uma loja e não encontrar o que procura logo de cara, o consumidor tende a sair do site e fazer o pedido em outro concorrente.

Para evitar perder possíveis compradores, é preciso ter um controle de estoque preciso e elaborado com base nas previsões de vendas.

Ah, e não se engane, viu? Comprar um produto a mais para garantir a venda pode ser uma cilada! Afinal, sabemos bem como o mercado da moda é cíclico e muda a todo momento. Uma blusinha que está em alta no momento, pode deixar de ser tendência daqui dois meses.

Comprar mercadorias sem um planejamento prévio pode te trazer prejuízos de duas formas: ou você deixa de vender, porque não comprou peças suficientes; ou você acumula produtos, porque comprou uma quantidade muito maior do que a procura.

Caso o seu negócio já esteja bem estabelecido, vale investir em uma equipe de profissionais de compras especializada. Eles lhe darão todo o suporte para montar um controle de estoque adequado para o seu site.

menina jovem segurando três caixas de entrega na mão e conferindo o restante do seu estoque de roupas

Tenha um sistema de atendimento ao cliente

Embora passe despercebido por muitos comerciantes, o atendimento ao cliente é um ponto fundamental para venda de roupas online.

De forma geral, o serviço é uma maneira de solucionar os problemas com a clientela, diminuir os ruídos entre o canal vendedor — comprador e mostrar o quão você se importa e se compromete com a pessoa que está comprando em seu site.

Para estabelecer um bom atendimento com os seus clientes, você precisa ter em mente três princípios básicos:

  • Empatia para ouvir e compreender a dor do cliente;
  • Agilidade para resolver o problema rapidamente e evitar outros tipos de dores de cabeça;
  • Prestatividade para atender o pedido do cliente.

Bem simples, não acha?

Nunca se esqueça do pós-vendas!

Atenção vendedor: as suas vendas online NUNCA acabam após a finalização de um pedido, ok?! Muito pelo contrário. Após a compra, é preciso fidelizar o seu cliente para que ele volte novamente a sua loja de roupas.

Para estabelecer uma relação de pós-vendas, você pode mandar mensagens por meio de diversas redes, como Whatsapp, e-mail, Instagram e, até mesmo, alguns chats online.

mulher sentada em uma mesa cuidando do pós vendas da sua loja de roupas

Bom, o espaço em si, não importa muito. O mais importante é que você crie mensagens de pós-vendas personalizadas para cada cliente. Eles precisam se sentir membros de uma comunidade (a sua empresa), com a sensação de que são únicos e especiais para o seu negócio.

E na realidade, eles realmente são, não é mesmo? Afinal, quem realmente faz um comércio prospectar é a clientela.

Lembre-se: as imagens dos seus produtos será a vitrine da sua loja!

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar o quão as imagens e fotografias de produtos são essenciais para uma loja online. De maneira simples, podemos dizer que elas são as vitrines de um site e apresentam o que há de melhor em suas roupas.

Justamente por esse motivo, é preciso fotografar cada uma das suas peças para cadastrar em seu site. Sem elas, a clientela não consegue conhecer, de fato, os seus produtos e pode perder o interesse na compra.

Conclusão

Esses são os primeiros passos para começar a vender moda na internet. Agora, você está preparado para construir um novo negócio no universo digital. Entretanto, tenha em mente que: no ramo do empreendedorismo, a aprendizagem nunca acaba! Por esse motivo, é necessário se atualizar nas novas tendências de mercado e descobrir como usá-las ao seu favor.

A curiosidade e a busca pelo conhecimento são pontos fundamentais para o crescimento da sua empresa e devem andar lado a lado com as suas estratégias para o futuro.

Para se manter atento (a) às novidades do mercado, conheça o blog Amor por Empreender. Aqui, compartilhamos conteúdos atualizados e de relevância para o crescimento do seu empreendimento.

Aproveite que está por aqui e descubra como vender pelo Instagram e alavancar ainda mais as suas vendas!

Nos encontramos no próximo conteúdo. Até logo!

 

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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