Vitrine primavera: 9 dicas para decorar a sua loja

A estação mais florida e alegre do ano está chegando! Lojistas experientes sabem que aproveitar as sazonalidades é muito produtivo, pois sincroniza os produtos vendidos com as condições climáticas e ainda cria, nos clientes, a expectativa de conhecer as novidades da estação.

No caso do mercado de roupas infantis, a ideia é se comunicar tanto com as crianças, quanto com os pais.

Para decorar a sua loja da melhor forma, confira as nossas dicas para montar uma vitrine para a primavera-verão 2022:

1. Comece pelo planejamento

Apesar de ser um termo abstrato, planejar, na verdade, é bem simples. Antes de comprar os objetos decorativos para a vitrine, pense em qual é o resultado esperado. Para isso, você pode desenhar (em um tablet, iPad ou papel mesmo) um esboço do projeto.

Para não precisar recorrer a improvisos ou gastar mais do que o necessário, veja também quais são os materiais que você já tem e os que faltam.

Por falar nisso, o orçamento é outro ponto que deve ser considerado no seu planejamento inicial. Com o tempo, será possível reaproveitar objetos decorativos das estações anteriores. Assim, seja o primeiro investimento da sua loja ou a hora comprar novos acessórios, coloque os valores na ponta do lápis para não sair no prejuízo.

Homem e mulher planejam decoração de vitrine de primavera

+ Como montar uma vitrine de Natal? 10 dicas práticas!

2. Analise o seu público-alvo

Caso não tenha o seu público-alvo mapeado, aqui vai um passo a passo simples: pense sobre o posicionamento da sua loja no mercado, a classe social dos seus clientes e onde (fisicamente) a sua loja está.

É importante definir isso porque esses são aspectos que podem impactar diretamente na escolha dos materiais e da decoração.

Por exemplo, uma vitrine infantil para um público moderno em um local competitivo precisa de um investimento em um bom jogo de iluminação com LEDs, cores vivas, manequins fofos e objetos que ajudem crianças a se identificarem com o que está exposto.

Ah! Lembre-se sempre de reduzir a escala de tudo que estiver na loja para que o ambiente “converse” com os pequenos.

Além disso, errar fazer uma decoração luxuosa ou sofisticada demais para a realidade dos seus clientes pode fazer com que eles não se sintam bem-vindos. Em casos extremos, pode até afastar os fregueses do seu estabelecimento, porque podem pensar que será caro demais.

3. Abuse da criatividade

Existem vitrines que são verdadeiras obras de arte, não é mesmo? Para fazer as suas chegarem nesse nível, coloque sua criatividade para trabalhar. Ao uni-la com o planejamento certo, você pode ter soluções incríveis e que farão muito sucesso.

O segredo é ter sempre uma coisa em mente: a vitrine é um cenário! O que, em nenhuma circunstância, quer dizer que você precisa de um investimento exorbitante para criar uma decoração maravilhosa.

Afinal, um detalhe relacionado ao conceito de “cenário” é que ele precisa ser montado de uma forma que só mostre ao público o que você quer. Por exemplo, caso precise de um banco para o manequim, tente usar uma caixa coberta com um pano florido ao invés de comprar.

Por falar em criatividade nas vendas, você sabia que as redes sociais têm um grande potencial para atrair clientes? Veja mais sobre esse assunto e tenha dicas no nosso conteúdo sobre o que postar no Instagram de loja de roupas!

Mulher decorando loja de roupas

4. Defina uma paleta de cores

As cores são muito importantes para nós, seres humanos. É comprovado que elas podem nos passar diversas sensações — existe até uma terapia alternativa que utiliza a colorimetria (estudo das cores) para realizar tratamentos!

Por isso, é fundamental seguir uma paleta que remeta à sazonalidade da primavera (recomendamos incluir tons de rosa, amarelo, laranja, verde, azul, lilás e marrom). Isso dá pistas visuais para que os clientes identifiquem facilmente a campanha da loja. Como exemplo, em uma campanha de vitrine para o dia das mães.

Além de que, ao apostar em cores que favorecem conversões, as suas vendas podem ser impulsionadas.

Outro ponto positivo dessa estratégia é que, com a paleta de cores para vitrine de primavera, você pode até destacar uma peça ou coleção específica — falaremos sobre isso daqui a pouco. Portanto, a não ser que seja muito intencional e planejado, evite usar cores que vão apagar seus modelos, como fundos brancos para expor roupas brancas.

5. Escolha um tema para a estação

Toda estação do ano tem um tema específico. Por exemplo, o inverno remete a tons amadeirados e decorações quentinhas, aconchegantes. Já a primavera é mais alegre, vibrante e tem tudo a ver com atividades ao ar livre.

Então, na hora de escolher as roupas da estação para revender e montar sua vitrine, leve isso em conta!

Veja alguns temas que podem ser explorados na vitrine de primavera-verão:

  • Bicicletas;
  • Piquenique;
  • Flores;
  • Atividades ao ar livre;
  • Parques de diversão;
  • Cataventos;
  • Cores claras e alto astral;
  • Entre outros.

6. Destaque a coleção principal

É praticamente impossível colocar todas as peças do seu estoque na vitrine. Sem contar que não é produtivo para os objetivos de uma vitrine. Entremos em mais detalhes sobre esse assunto nos dois próximos tópicos. Entretanto, lembre-se de escolher somente algumas peças ou coleções para dar destaque.

Por exemplo, entre as nossas linhas, você encontra várias coleções e marcas diferentes. Por exemplo, a Mundi, feita para crianças modernas que querem brilhar.

Se você quer ter várias possibilidades para agradar os seus clientes, veja como revender Brandili na sua loja! Com essa parceria, você tem um leque completo para escolher qual peça dará mais destaque à sua vitrine. Tudo de bom, não é mesmo?

7. Lembre-se que menos é mais

Apesar de querer expor todas as peças para mostrar o seu estoque aos clientes, isso não é proveitoso. Sua vitrine terá um excesso de informações e, infelizmente, ficará confusa e desagradável para quem a vê. Logo, lembre-se que menos é mais.

A nossa dica aqui é elaborar algo simples, fácil de absorver e que convide o cliente a entrar.

Para entender melhor, vamos fazer uma analogia. Imagine que dois vendedores diferentes ofereçam a você, lojista, catálogos de peças de roupa:

  • O primeiro tem uma foto com a peça principal da linha, com uma composição ambientada de acordo com a estação e tem um texto te convidando a conhecer as outras peças do portfolio;
  • Já o segundo colocou todas as peças na capa do encadernado e o restante das folhas é apenas com os tamanhos disponíveis.

Qual dos dois catálogos você escolheria? O primeiro, certo? Caso o seu cliente encontrasse todas as suas peças expostas na vitrine (como no segundo cenário), a loja não seria atrativa para ele e, além de tudo, entender a exposição seria confuso.

Está por aí ainda? Se chegou até este ponto do texto é porque a decoração da sua loja é importante para você. Então, aproveite para conferir como montar uma vitrine de festa junina e se prepare para o ano que vem!

– Se adiante para o Natal e descubra como fazer uma decoração impecável! 

8. Conte uma história

O ato de contar histórias é muito usado na publicidade e propaganda. As pessoas que trabalham nessa área chamam essa técnica de storytelling, uma palavra em inglês que significa “contação de histórias”.

Fazer isso na sua vitrine pode convidar ainda mais os clientes a entrarem no estabelecimento. Além dos outros citados, é por esse motivo que a sua loja deve estar preparada para a primavera, Páscoa e todas as outras datas comemorativas relevantes para o varejo. Isso ajuda a criar todo o clima da data!

Para isso, não é preciso “reinventar a roda”. Basta recorrer a uma cena na vitrine que remeta à primavera, como falamos lá atrás, no quinto tópico da lista. A ideia aqui é fazer com que os elementos da exposição tenham uma ligação entre si.

Mulher instalando iluminação para loja de roupas

9. Vá além do óbvio

A cada dia que passa, as pessoas estão mais ligadas aos conteúdos da internet. Por esse motivo, muita gente acaba perdendo o encanto de ver coisas ao vivo. Com isso em mente, é fundamental que você saia do óbvio na decoração da sua loja infantil.

Uma opção é recorrer aos aromas que remetam à primavera ou até mesmo uma iluminação específica. A ideia aqui é pensar fora da caixa, se destacar dos concorrentes e fazer os olhos dos clientes brilharem.

Com todas essas dicas, esperamos que você consiga montar uma vitrine de primavera incrível. Para fazer isso, já comece a se planejar, tire as medidas do espaço disponível e envie este post para aquela pessoa que vai decorar a loja com você.

Investir em campanhas e exposições pode alavancar os seus negócios! E aumentar os lucros e fazer o estabelecimento crescer é o que todos os lojistas querem, não é mesmo?

Felizmente, hoje em dia existem formas descomplicadas de fazer isso. Uma delas é contar com uma equipe de apoio para ações de marketing. Para saber mais sobre esse tema, veja como empreender com a Brandili!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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