Como vender mais na Black Friday? 12 Promoções para você se inspirar

A Black Friday é oficialmente o dia que inaugura a temporada de compras natalícias, conhecida pelos descontos de produtos em diversas lojas. Justamente por esse motivo, os lojistas devem se preparar para realizar uma série de descontos para atrair mais clientes, fidelizar a marca e aumentar as vendas.

Existem diversas ações que podem te ajudar a ter bons resultados nessa data. Além de criar uma campanha de marketing para Black Friday, é preciso oferecer promoções criativas que resultem em mais vendas. De maneira resumida, é isso o que você aprenderá hoje.😉

Continue a leitura e confira 12 dicas de promoções para aumentar a sua venda na Black Friday.

1. Queima de estoque

A queima de estoque é uma ótima estratégia para quem tem grande quantidade de produtos parada no estoque. Com ela, você tem a oportunidade de oferecer descontos mais agressivos que, visto por um lado, podem reduzir um pouco dos lucros, mas graças ao volume de vendas acaba compensando.

homem faz ajuste de estoque para promoção de black friday

 

Enfim, ela é uma ação muito eficaz que libera os produtos estagnados que futuramente poderiam te dar prejuízo. Entre outros benefícios, ao realizar essa campanha você tem a possibilidade de investir em novos produtos e coleções para o seu negócio. Sendo assim, se você tem roupas paradas há um bom tempo, a Black Friday é uma excelente data para realizar essa promoção.

2. Frete gratuito

O frete gratuito é uma excelente maneira de diminuir as desistências de compra e aumentar a satisfação dos seus clientes. Essa, sem dúvidas, é uma das promoções mais procuradas pelos consumidores nesse dia. Se você planeja ter bons resultados, ela realmente pode ser uma ótima ideia.

Porém, para disponibilizar essa promoção e ter bons resultados de rentabilidade, você terá que arcar com todos os custos do frete, o que nem todos os lojistas conseguem realizar.

Uma ótima alternativa para quem não possui essas condições, é oferecer o frete gratuito apenas a alguns produtos específicos. Você também pode limitar essa promoção apenas para as cidades ou estados que os seus produtos mais vendem. Assim, é possível aumentar as ofertas para os clientes que gostam de comprar suas mercadorias, sem pesar no seu bolso.

3. Desconto percentual

É a maneira mais comum utilizada na Black Friday. Não à toa, com ela você pode obter bons resultados facilmente

Em poucas palavras, ela funciona da seguinte maneira: você seleciona uma quantidade de produtos ou uma coleção que deseja vender mais, depois disso, escolhe a porcentagem de desconto para cada item, seja 10%, 20%, 30%, entre outros.

Se você tem um e-commerce, uma dica é realizar um desconto percentual em todo o site, aumentando ainda mais as chances de vender produtos diferentes. Assim como a queima de estoque, no desconto percentual você também pode oferecer porcentagens de desconto maiores aos produtos parados no estoque.

4. Compre e ganhe

Os brindes podem ser uma ferramenta poderosa de promoção para quem busca fortalecer a relação com o cliente, promover a marca e impulsionar os resultados comerciais. Para isso, você pode oferecer alguns produtos simples, não precisa ser algo muito elaborado e nem muito caro, pode ser um enfeite, uma amostra grátis, um chocolate e entre outros.

A ideia principal dessa promoção é melhorar a sua relação com os clientes, assim eles irão reconhecer o valor da sua marca e passarão a comprar mais vezes. Além disso, é importante que o cliente receba um brinde que seja interessante, e se possível, que tenha alguma relação com o produto que ele esteja levando.

5. Cartão fidelidade

Uma das melhores estratégias de promoção para quem busca fidelizar clientes é o cartão fidelidade. Com ele é possível oferecer recompensas aos clientes que compram frequentemente na sua loja. Se planejado da maneira correta, isso pode favorecer tanto o seu cliente quanto o seu negócio.

O cartão tradicional é normalmente feito em um papel e bastante comum em restaurantes, lanchonetes, barbearias, lojas de roupas, entre outros. Cada compra feita no estabelecimento, o cliente recebe um carimbo no papel, ao alcançar o número de pedidos determinado ele ganha um brinde ou desconto.

No entanto, é preciso determinar algumas regras para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Entre os principais pontos que você deve se atentar, estão:

  • Definir o acúmulo de pontos;
  • Escolher qual será a recompensa;
  • Valor limite;
  • Prazo e entre outros.

6. Amostra grátis

A amostra grátis é uma excelente maneira de apresentar diferenciais competitivos para inovar a sua loja. Com ela, você tem a oportunidade de divulgar o seu produto, estimular a reciprocidade, influenciar na decisão de compra, aumentar as vendas e a lucratividade, entre outros. E não existe melhor data para fazer isso se não na Black Friday.

 

amigas analisam amostras gratis de black friday

A princpio a ideia de “dar” algo de graça pode parecer uma ideia ruim para alguns empreendedores, mas os benefícios que essa prática pode oferecer na conquista de novos públicos, pode ser algo realmente importante para aumentar a lucratividade do seu negócio.

7. Descontos progressivos

Nesse tipo de promoção, é possível incentivar o cliente a comprar mais produtos para receber outros descontos. O principal resultado dessa ação é a fidelização dos clientes, como também o aumento no ticket médio. O desconto é feito de maneira gradativa, conforme os produtos que vão sendo inseridos no carrinho.

Existem diversas maneiras para aplicar essa estratégia no seu negócio, que fazem muito sucesso na Black Friday. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode realizar a seguinte promoção:

  • Uma calça: R$ 60,00;
  • Duas calças: R$ 55,00 cada;
  • Três calças: R$ 50,00 cada.

Nesse caso, você tem a possibilidade de realizar o desconto progressivo em um determinado item ou até mesmo em todos os produtos da loja.

8. Promoção relâmpago

As promoções relâmpagos na Black Friday estão sendo mais utilizada a cada ano. Elas são uma ótima maneira de chamar a atenção dos clientes, alavancar a venda de um produto específico, ter mais conteúdo para as redes sociais e fazer com que as pessoas conheçam melhor a sua marca.

Em poucas palavras, a oferta relâmpago se define como um tipo de promoção que ocorre por tempo limitado, geralmente em um único dia ou apenas durante algumas horas. Essa ação cria um sentimento de urgência e faz com que ele precise pensar rapidamente para adquirir aquele item.

9. Cupom de desconto

Os cupons de desconto são uma ótima maneira de alavancar o volume de faturamento na sua loja na Black Friday. Com essa promoção, você consegue atrair e fidelizar os clientes do seu negócio. A sensação de obter um cupom de desconto desperta o desejo de conhecer a sua loja e comprar os seus produtos.

 

mãe e filha olham cupom de desconto pelo celular

 

Você pode oferecer cupons para diferentes segmentos. Por exemplo, uma ótima dica para conquistar novos clientes é disponibilizar cupons para novas compras, assim é possível incentivar os mesmos a comprarem mais vezes em sua loja.

10. Desconto no pagamento à vista

Essa é uma tática que pode ser utilizada durante todo ano e não apenas durante a Black Friday. Com essa estratégia, você consegue reduzir os custos ao dispensar o pagamento de taxas, aluguel e demais gastos com a maquininha de cartão. Além disso, outra vantagem é que o cliente já quita o valor na hora da transação.

Dica extra: uma tática que tem sido muito utilizada em lojas de roupas é o desconto no pagamento via PIX. Esse é um método de transferência que possui taxas de transferência mais baixas que outras opções e o dinheiro é passado para a conta da empresa de maneira imediata.

11. Bônus para a próxima compra

O bônus para a próxima compra, também conhecido como cashback, é uma das estratégias que mais cresceram nos últimos anos. Resumidamente, essa ação tem como objetivo devolver uma parte do valor que o cliente gastou em compras da sua loja, de maneira que esse valor seja abatido na próxima visita.

mulher faz compras pela internet na black friday

Os principais benefícios são: redução do custo de aquisição de clientes, fortalecimento da base de clientes fiéis, baixo custo de implementação, preservação do valor e da marca da empresa.

12. Sorteios

Para finalizar, os sorteios podem ser uma ótima alternativa para construir uma boa relação com os clientes, além de criar bons conteúdos para as redes sociais e aumentar a sua base de seguidores. Dessa maneira, o engajamento do seu negócio aumenta e afeta diretamente o alcance do seu empreendimento.

Para isso, é preciso realizar algumas regras para que tudo ocorra da melhor maneira. Acompanhe:

  • Defina qual será o prêmio e a quantidade de vencedores;
  • Estabeleça a data de início e a de término;
  • Elabore as regras;
  • Divulgue os vencedores.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a ter ideias de promoção criativa para o seu negócio. Aqui no Grupo Brandili, você encontra inúmeros conteúdos para te ajudar a vender mais. Aliás, já que está por aqui, confira também: 7 dicas fáceis de como tirar fotos de roupa para vender.

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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