Está buscando formas de como montar uma loja de roupas e ter o próprio negócio? O ramo de vestuário está em crescimento no Brasil e pode ser uma grande oportunidade de empreender. Mas afinal, você sabia que a venda de artigos e acessórios de roupas podem ser incorporadas ao MEI (Microempreendedor Individual)?
Pensando nisso, preparamos o conteúdo de hoje com as principais dicas e informações que você precisa entender sobre MEI para lojas de roupas. No decorrer do texto, você vai entender quais são os requisitos, benefícios e um passo a passo completo para abrir o seu CNPJ. Confira o post!
O que é o MEI?
O microempreendedor individual é um tipo de figura jurídica existente no Brasil. É caracterizado como o indivíduo que trabalha por conta própria e que tem o desejo de empreender, de ser empresário e de ter o seu próprio negócio. Ao se formalizar, o proprietário consegue ter uma série de benefícios que podem facilitar a administração da sua loja.
Uma loja de roupas pode ser MEI?
Sim, ela é a atividade de número 4781-4/00 que caracteriza o comércio varejista de artigos de vestuário de qualquer material como ocupações permitidas ao MEI. No entanto, existem algumas características e curiosidades importantes que precisam ser entendidas para se abrir um MEI de loja de roupas. Confira a seguir:
Requisitos para ser MEI de loja de roupa
Para conseguir ser microempreendedor de uma loja de roupas, você vai precisar alguns requisitos mínimos:
- Ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00 ou R$ 6.750,00 por mês;
- O empresário não pode ter participação em outra empresa;
- Não ter sócios;
- Ter no máximo um funcionário recebendo apenas um salário mínimo.
Abrir um negócio pode demandar bastante esforço e, principalmente, um investimento inicial. Se você tem dúvidas a respeito, confira o conteúdo: Quero abrir uma loja de roupas: quanto vou gastar?
Obrigações do MEI para uma loja de roupa
Todo MEI precisa atender a algumas obrigações legais para o seu funcionamento, seja referente ao recolhimento de tributos obrigatórios ou para a declaração de impostos. Confira alguns deles:
- Nota fiscal: todo pagamento por venda de algum produto ou serviço da sua loja precisará de uma nota fiscal;
- Declaração anual: a Declaração Anual do Simples Nacional, o DASN-SIMEI, também é uma obrigação do MEI e deve ser feita pelo empresário para informar a receita bruta no ano interior.
Benefícios de abrir um MEI de loja de roupa
Agora que você já conhece os principais requisitos necessários para poder abrir o seu MEI, conheça quais são os benefícios que fazem dessa pessoa jurídica uma ótima alternativa para pequenos empreendedores:
- Aposentadoria;
- Auxílio maternidade;
- Baixo investimento;
- Acesso ao crédito bancário com menos juros;
- Afastamento remunerado;
- Pouco investimento;
- Possibilidade de emitir nota fiscal;
- Impostos mais baratos;
- Desconto na compra de veículo.
Como abrir MEI para loja de roupas?
Se você está procurando como abrir o CNPJ da sua pequena empresa, esse tópico pode ser de grande ajuda. Para abrir o MEI da sua loja de roupas, indicamos que busque a ajuda de um contador para que todo o processo de cadastro seja feito detalhadamente com mais exatidão. Continue lendo e confira o passo a passo:
- Utilizando um celular ou computador, acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
- Na próxima página, você vai se deparar com diversas opções diferentes para clicar, busque o botão com o mesmo nome, “Formalize-se”;
- Agora, preencha todas as informações requeridas pelo site (CPF, data de nascimento e outros) para a próxima etapa;
- Se você fez uma declaração de imposto de renda de pessoa física (DIRPF) nos últimos 2 anos, o Portal vai solicitar o número do recibo e o ano de entrega;
- Caso seja intenso da declaração, deverá informar o número do seu título de eleitor;
- Clique na opção “Nova inscrição” e complemente todos os dados apresentados corretamente.
- Na área de ocupação, coloque CNAE 4781-4/00 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Como realizar a alteração do CNPJ MEI para começar a vender roupas?
Se você já é MEI e atua em outro ramo, mas deseja abrir uma loja de roupas, não há com que se preocupar! Existe uma maneira muito simples de fazer a mudança dos seus dados e nós vamos te explicar.
Você sabia que é possível ter 16 atividades diferentes cadastradas no mesmo MEI? Isso mesmo, você pode continuar com o trabalho que já tem enquanto aposta em um novo negócio na área de vestuários.
Para fazer a mudança dos dados do seu CNPJ, você deve acessar o site do governo na aba Empresas & Negócios. Lá, você vai encontrar as principais informações cadastrais para fazer a alteração de maneira simples e rápida.
Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que tenha aprendido todas as dicas e informações a respeito do MEI para lojas de roupas. Continue navegando em nosso site e conheça outros posts que podem ser do seu interesse. Encontre assuntos como empreendedorismo, marketing e vendas, gestão empresarial, financeiro, jurídico e muitos outros.
Abrir uma loja de roupas pode ser um desafio em meio a um mercado competitivo e dinâmico. Por isso, conheça 9 diferenciais para inovar na sua loja e comece a faturar muito mais!