MEI para loja de roupa: o que é, requisitos, como abrir e mais

Está buscando formas de como montar uma loja de roupas e ter o próprio negócio? O ramo de vestuário está em crescimento no Brasil e pode ser uma grande oportunidade de empreender. Mas afinal, você sabia que a venda de artigos e acessórios de roupas podem ser incorporadas ao MEI (Microempreendedor Individual)?

Pensando nisso, preparamos o conteúdo de hoje com as principais dicas e informações que você precisa entender sobre MEI para lojas de roupas. No decorrer do texto, você vai entender quais são os requisitos, benefícios e um passo a passo completo para abrir o seu CNPJ. Confira o post!

O que é o MEI?

O microempreendedor individual é um tipo de figura jurídica existente no Brasil. É caracterizado como o indivíduo que trabalha por conta própria e que tem o desejo de empreender, de ser empresário e de ter o seu próprio negócio. Ao se formalizar, o proprietário consegue ter uma série de benefícios que podem facilitar a administração da sua loja.

 

empresária MEI trabalha em loja de roupas

 

Uma loja de roupas pode ser MEI?

Sim, ela é a atividade de número 4781-4/00 que caracteriza o comércio varejista de artigos de vestuário de qualquer material como ocupações permitidas ao MEI. No entanto, existem algumas características e curiosidades importantes que precisam ser entendidas para se abrir um MEI de loja de roupas. Confira a seguir:

Requisitos para ser MEI de loja de roupa

Para conseguir ser microempreendedor de uma loja de roupas, você vai precisar alguns requisitos mínimos:

 

empresaria de loja de roupas faz reunião com fornecedor

 

  • Ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00 ou R$ 6.750,00 por mês;
  • O empresário não pode ter participação em outra empresa;
  • Não ter sócios;
  • Ter no máximo um funcionário recebendo apenas um salário mínimo.

Abrir um negócio pode demandar bastante esforço e, principalmente, um investimento inicial. Se você tem dúvidas a respeito, confira o conteúdo: Quero abrir uma loja de roupas: quanto vou gastar?

Obrigações do MEI para uma loja de roupa

Todo MEI precisa atender a algumas obrigações legais para o seu funcionamento, seja referente ao recolhimento de tributos obrigatórios ou para a declaração de impostos. Confira alguns deles:

 

empresária de MEI faz controle de estoque em loja de roupas

 

  • Nota fiscal: todo pagamento por venda de algum produto ou serviço da sua loja precisará de uma nota fiscal;
  • Declaração anual: a Declaração Anual do Simples Nacional, o DASN-SIMEI, também é uma obrigação do MEI e deve ser feita pelo empresário para informar a receita bruta no ano interior.

Benefícios de abrir um MEI de loja de roupa

Agora que você já conhece os principais requisitos necessários para poder abrir o seu MEI, conheça quais são os benefícios que fazem dessa pessoa jurídica uma ótima alternativa para pequenos empreendedores:

 

microempreendedora individual posa para a foto em sua loja de roupas

 

  • Aposentadoria;
  • Auxílio maternidade;
  • Baixo investimento;
  • Acesso ao crédito bancário com menos juros;
  • Afastamento remunerado;
  • Pouco investimento;
  • Possibilidade de emitir nota fiscal;
  • Impostos mais baratos;
  • Desconto na compra de veículo.

Como abrir MEI para loja de roupas?

Se você está procurando como abrir o CNPJ da sua pequena empresa, esse tópico pode ser de grande ajuda. Para abrir o MEI da sua loja de roupas, indicamos que busque a ajuda de um contador para que todo o processo de cadastro seja feito detalhadamente com mais exatidão. Continue lendo e confira o passo a passo:

 

empresários de lojas de roupa participam de treinamento

 

  1. Utilizando um celular ou computador, acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
  2. Na próxima página, você vai se deparar com diversas opções diferentes para clicar, busque o botão com o mesmo nome, “Formalize-se”;
  3. Agora, preencha todas as informações requeridas pelo site (CPF, data de nascimento e outros) para a próxima etapa;
  4. Se você fez uma declaração de imposto de renda de pessoa física (DIRPF) nos últimos 2 anos, o Portal vai solicitar o número do recibo e o ano de entrega;
  5. Caso seja intenso da declaração, deverá informar o número do seu título de eleitor;
  6. Clique na opção “Nova inscrição” e complemente todos os dados apresentados corretamente.
  7. Na área de ocupação, coloque CNAE 4781-4/00 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Como realizar a alteração do CNPJ MEI para começar a vender roupas?

Se você já é MEI e atua em outro ramo, mas deseja abrir uma loja de roupas, não há com que se preocupar! Existe uma maneira muito simples de fazer a mudança dos seus dados e nós vamos te explicar.

 

empresária faz reunião com funcionários

 

Você sabia que é possível ter 16 atividades diferentes cadastradas no mesmo MEI? Isso mesmo, você pode continuar com o trabalho que já tem enquanto aposta em um novo negócio na área de vestuários.

Para fazer a mudança dos dados do seu CNPJ, você deve acessar o site do governo na aba Empresas & Negócios. Lá, você vai encontrar as principais informações cadastrais para fazer a alteração de maneira simples e rápida.


Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que tenha aprendido todas as dicas e informações a respeito do MEI para lojas de roupas. Continue navegando em nosso site e conheça outros posts que podem ser do seu interesse. Encontre assuntos como empreendedorismo, marketing e vendas, gestão empresarial, financeiro, jurídico e muitos outros.

Abrir uma loja de roupas pode ser um desafio em meio a um mercado competitivo e dinâmico. Por isso, conheça 9 diferenciais para inovar na sua loja e comece a faturar muito mais!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais