Os melhores horários para postar no Instagram: Veja quais são!

As redes sociais são ferramentas comerciais com muito potencial de engajamento e conversão. O Instagram possui milhões de usuários que, diariamente, visualizam centenas de informações, notícias, promoções e muitas outras coisas.

Ter muitos seguidores e ser bem ativo nesta rede social é um diferencial para qualquer negócio. Porém, para conseguir visibilidade em um lugar com tanta concorrência e possibilidades, é necessário considerar diversos fatores que influenciam diretamente na performance de uma publicação.

O dia da semana e o horário em que a postagem é feita pode fazer muita diferença nas visualizações, na conversão e, até mesmo, na fidelização de clientes. Por isso, é fundamental fazer uma análise da rede para entender o que é melhor para o seu negócio.

Como escolher os melhores horários para postar no Instagram?

Não existe uma regra válida para todos os usuários do Instagram que desejam converter e aumentar a visualização dos seus posts. Tudo vai depender, principalmente, da base de seguidores que a sua empresa tem na rede social.

Antes de tudo, você precisa entender quais são os hábitos e comportamentos dos seus seguidores em relação ao Instagram, quais são os seus padrões de atividade e como eles interagem com o seu conteúdo.

Após entender esses detalhes, ficará mais fácil para escolher os melhores horários e para postar no Instagram. Dessa forma, é possível direcionar os seus esforços para quem realmente interessa.

Logo, o seu negócio terá muito mais efetividade em campanhas de lançamento, promoções, queima de estoque etc, fazendo com que o conteúdo chegue para os seus clientes e potenciais consumidores.

Entenda quem é o seu público no Instagram

Provavelmente, você já ouviu falar no termo “persona”, enquanto montava o seu negócio, certo?! Bom, caso ainda não saiba o que ele significa, podemos definir, resumidamente, como: uma representação simbólica de quem é o seu público.

Para elaborar estratégias, tomar ações efetivas e fazer uma gestão de vendas eficiente, é essencial saber que tipo de pessoas estão visualizando o seu conteúdo. Para conseguir ter uma noção de como pensar em estratégias para postar nos melhores horários, você precisa entender o perfil de navegação dos seus seguidores.

imagem ilustrativa de publico alvo com vários quadradinhos branco de e um com a flexa acertada

É preciso entender a sua persona e tentar assimilar como funciona a rotina dela.

Por exemplo, se ela trabalha em horário comercial, é bem provável que o horário em que entrará no Instagram esteja entre às 18h e às 22h, logo após o período de trabalho, ou durante o horário de almoço, entre às 11h e às 14h.

Contudo, com já falei, isso não é algo geral. Tudo pode depender de quem é o seu público-alvo, ok?!

Saber os melhores horários para postar nas redes sociais, não adianta muito se você não tiver uma boa noção para produzir conteúdos de qualidade. Conheça dicas fáceis de como tirar fotos de roupa para vender mais e aumente consideravelmente suas vendas no Instagram!

Saiba onde o seu público está quando navega no Instagram

O lugar onde as pessoas costumam acessar a rede social, pode ajudar a definir o comportamento do público enquanto está logado no aplicativo. Com essa informação, você deve estar se perguntando: “Como é possível ter tantos dados a respeito dos meus seguidores?”

A ferramenta Instagram Insights, demonstra por meio de dados demográficos quais as regiões estão o seu público-alvo. Com ela, você consegue ter uma noção de como a sua clientela consome conteúdos na internet. Assim, é possível produzir e publicar conteúdos direcionados para uma região ou cidade específica, por exemplo.

Para conseguir visualizar os dados do Instagram Insights, você precisa apenas ter uma conta Business que funciona para empresas de qualquer tamanho, inclusive empresas de pequeno porte.

mulher usando celular com ícones de Instagram saído do celular

Como decidir os melhores horários para postar no Instagram

Para ser assertivo em suas estratégias e entregar uma boa experiência para o cliente, considere alguns fatores determinantes na hora de postar novos conteúdos em sua conta:

Considere o horário comercial

O horário comercial é o tempo compreendido entre: 8h e 18h de segunda a sexta-feira, e nos sábados das 8h ao 12h. Durante esse período, é quando a maioria dos estabelecimentos comerciais estão funcionando.

Publicar nestes períodos pode não ser uma boa ideia. Isso porque, boa parte dos trabalhadores estão em horário de serviço. Logo, não podem acessar as redes sociais.

Durante o dia, o período mais recomendado para postagens é entre às 11h e às 14h, quando as pessoas saem para o almoço e conseguem tirar alguns minutinhos de descanso para olhar as redes sociais.

Utilize os recursos e informações do Instagram for Business

Assim como o WhatsApp, o Instagram também tem uma plataforma voltada para empreendedores e empresários que usam as redes sociais para divulgar e vender.

No Instagram for Business, é possível analisar diversos detalhes sobre os seus conteúdos e em relação às pessoas que acompanham o seu trabalho. Nele, você tem acesso a informações como:

 

vista de cima de mão de homem segurando celular na pagina do Instagram

 

  • O alcance das publicações;
  • As impressões geradas por elas;
  • Quantas visualizações sua publicação teve;
  • Quantos cliques em anúncios publicados na rede seu negócio teve;
  • Quantos seguidores interagem diretamente e com frequência com os seus conteúdos.

Além disso, você também pode acessar dados demográficos para entender melhor o perfil dos seus seguidores:

 

mão de mulher segurando celular de frente com a paginas de contas alcançadas do Instagram

 

  • Idade;
  • Localização;
  • Dias de maior atividade no Instagram;
  • Horários de maior interação com sua página e suas postagens.

Comece a programar postagens em diferentes horários e mantenha um planejamento detalhado de todas as suas estratégias de marketing e propaganda.

Como fazer uma enquete atraente no Instagram? Tutorial e dicas

Crie estratégias para melhorar o seu engajamento

Com todas as informações acima, está na hora de colocar a mão na massa. Primeiro, comece a programar as postagens em diferentes horários e mantenha um planejamento detalhado de todas as suas estratégias de marketing e propaganda.

Para isso, elabore um documento com tudo o que você quer publicar, ou já publicou (para evitar conteúdos duplicados). Data, dia da semana e horários dos posts, são pontos importantes para traçar as suas estratégias.

 

mulher escrevendo no seu planejamento nas notas colocadas na parede

 

Além disso, se certifique de anotar e registrar todos os resultados que você obtiver com as postagens. Essa dica é essencial para fazer um comparativo futuro com outras campanhas, além de analisar quais os melhores caminhos a se tomar.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

De forma geral, os melhores horários para postar no Instagram são: entre às 11h e às 14h, ou entre às 18h e 22h.

Lembre-se de tudo o que falei neste post, ok? Esse é um horário padrão, que pode variar conforme o seu nicho de vendas.

Qual é o melhor dia para postar no Instagram?

Os dias de meio de semana, como a terça-feira e a quarta-feira, são os dias mais movimentados na rede social. Logo, os mais indicados para postagens comerciais.

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a conteúdos relevantes para o seu crescimento como lojista empreendedor. Veja, por exemplo, como fazer a declaração de conteúdo para envio de mercadorias depois que as suas vendas no Instagram começarem a bombar!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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