Black Money: faça parte dessa rede empreendedora

O Black Money é um conceito que surgiu nos Estados Unidos e se referia ao dinheiro obtido de forma ilegal por pessoas negras.Recentemente, ele foi ressignificado, e se tornou uma maneira prática de promover a circulação de dinheiro entre pessoas negras.

O movimento Black Money também funciona como um incentivador da contratação de pessoas e serviços de empreendedores negros.

Hoje vamos explicar melhor o conceito do Movimento Black Money e também dar algumas dicas de como você pode ser parceiro dessa iniciativa e fazer parte dessa revolução.

O que é o Movimento Black Money?

O Movimento Black Money (MBM) é uma plataforma digital que, por meio de vários canais de comunicação — websites, e-commerce etc — busca meios de inserir e promover a autonomia de empreendedores negros no mercado.

A ideia de fundar o MBM surgiu de Nina Silva, hoje uma das 20 mulheres mais poderosas do país. Por conta do preconceito e da desvalorização sofridas no mercado de trabalho durante quase duas décadas, a empreendedora resolveu se mobilizar e criou o movimento no Brasil.

Seu principal objetivo é fortalecer a participação da comunidade negra no mercado de trabalho da era digital. Para isso, foca na educação, no empreendedorismo e na comunicação entre empresas e pessoas negras.

A iniciativa do MBM surgiu do conhecimento da filosofia Pan-Africanista Garveista, que busca promover a união dos povos dos continentes africanos para encontrar soluções para problemas sociais e de preconceito racial.

palmas da mão para cima de um grupo de pessoas multinacionais africanas latino americanas e europeias que permanecem juntas em um circulo

Como funciona o Movimento Black Money?

O Movimento Black Money funciona como um impulsionador do mercado afroempreendedor. Isso acontece por meio de estímulos no mindset inovador de pessoas negras. Por exemplo, para incentivar a criação de novos produtos e soluções para o mercado.

Dessa maneira, a ideia é quebrar padrões e fazer o dinheiro circular entre a comunidade negra. Com isso, espera-se que mais pessoas negras fiquem empoderadas e tenham mais poder aquisitivo.

1. Capacitação de pessoas negras

O Movimento Black Money tem como uma de suas principais linhas de desenvolvimento a educação. Por meio dela é que pessoas negras começam a ter acesso a mais informações técnicas. Por sua vez, geram conhecimento empreendedor e colaboram no surgimento de ideias de negócios e iniciativas que promovem a prosperidade da comunidade negra.

homem negro participando de um treinamento

2. Produção de conteúdo

O MBM também foca muito em produzir conteúdos relevantes sobre gestão financeira, tecnologia e inovação, para inserir cada vez mais pessoas nos conceitos da era digital, equalizando o conhecimento e as oportunidades no mercado de trabalho.

Na plataforma do MBM os usuários têm acesso a cursos livres sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo para pessoas negras.

gerentes negros executivos analisando estatísticas de marketing no escritório

3. Comunicação e mídia

O projeto também fortalece muito as relações entre a comunidade negra com a divulgação de cases de sucesso e programas voltados ao afroempreendedorismo para a troca de experiência entre pessoas que já são bem sucedidas e aquelas que estão buscando uma colocação no mercado.

vista lateral de um homem negro mexendo no smartphone vendo evento palestrante de uma mulher negra

4. Oferecimento de vagas negras no mercado de trabalho

O movimento tem uma plataforma dentro do próprio site, chamado Black Vagas, que funciona como uma vitrine para profissionais negros que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho em diversas áreas de atuação.

mulheres gerentes analisando contratação currículo durante a conferencia de reunião de videochamada on-line no escritório

5. Impactando vidas pretas

O programa impactando vidas pretas é um projeto de contribuição voluntária que beneficia atualmente mais de cinco mil pessoas que são assistidas e recebem uma renda básica para sobrevivência de empreendedores negros e mães negras solos. Qualquer pessoa pode fazer o cadastro e colaborar com o movimento.

Como fazer parte do Movimento Black Money?

Para fazer parte do Movimento Black Money, você precisa entrar em contato através do site da própria organização. Lá você preencherá o formulário para depois receber o contato de um colaborador do movimento informando mais detalhes sobre a parceria.

Se você tiver uma boa visão sistêmica sobre o seu negócio, com certeza vai querer a sua empresa parceira do Movimento Black Money. Os benefícios são recíprocos. Dando oportunidades para pessoas negras se desenvolverem dentro da sua empresa, além de encontrar muitas pessoas capacitadas e talentosas.

Como incentivar o afroempreendedorismo?

Mesmo não fazendo parte diretamente do Movimento Black Money, você pode incentivar o afroempreendedorismo de diversas maneiras, basta ter iniciativa e vontade de promover mudanças.

mulher negra empreendedora sorridente mexendo no celular

Conheça os empreendedores negros da sua região

Busque saber quem são os empreendedores que moram na sua cidade ou região e veja quais são as possibilidades de você estabelecer uma parceria não só entre empresas, mas de maneiras que você possa fortalecer o negócio das pessoas negras, comprando os produtos, usando os serviços e divulgando o trabalho delas para cada vez mais pessoas.

Contrate pessoas negras e trabalhe com fornecedores negros

Mesmo que a sua ainda seja uma empresa de pequeno porte, você sempre poderá fazer mesmo que pequenas ações para fomentar o desenvolvimento da comunidade negra. Que tal fazer um processo de seleção para contratar funcionários negros? Ou então buscar fornecedores que tenham em sua gestão e em seu quadro de funcionários pessoas negras?

Essas são ótimas maneiras de fazer girar o Black Money e colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária.

Acesse a plataforma do MBM e conheça empreendedores

O Movimento Black Money possui uma área em seu site que é o Mercado Black Money com livros, cursos e infoprodutos, cosméticos, eletrônicos e serviços de empresas de pessoas negras.

Comprando por lá, você estará ajudando diretamente a fortalecer não só o fluxo do Black Money mas a cultura negra em geral. Já que muitos produtos do market place são relacionados diretamente a ela.

Agora que você já sabe mais sobre o Black Money e o movimento que incentiva a circulação de dinheiro entre a comunidade negra, é só colocar seus princípios em prática e começar a fazer a sua parte.

Continue acompanhando o conteúdo do blog para mais conteúdos relevantes para o sucesso do seu negócio. Saiba tudo também sobre empreendedorismo feminino e como as mulheres estão pegando o seu espaço no mercado.

5/5 - (2 votes)

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais