Como se tornar um empresário do zero?

O primeiro passo para se tornar um empresário de sucesso é o planejamento. Afinal, com metas realistas e o conhecimento das etapas do processo, é possível atingir o objetivo de ser o gestor — ou dono — de uma empresa de sucesso.

Por conta disso, preparei um conteúdo com os principais passos para te auxiliar na carreira de empresário. Além de tudo isso, tiro algumas das principais dúvidas sobre esse tema. Como eu disse, minhas dicas vão te ajudar, por exemplo, a gerir uma loja licenciada ou franquia!

Está pronto? Então, me acompanhe neste post!

1. Tenha um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o que você realmente precisa ter para ser um empresário de sucesso. Isso vai desde um planejamento de carreira a curto, médio e longo prazo, até mesmo, ações internas na própria empresa.

Um bom exemplo disso é uma campanha de marketing para loja de roupas. Afinal, ela pode te trazer resultados proveitosos para a sua empresa, quanto alavancar a própria carreira para novas oportunidades profissionais.

Portanto, se você quer iniciar sua jornada para ser um empresário de sucesso, tenha em mente, o que você almeja. E trace um planejamento realista e alcançável a partir disso.

vários empresários sentados em uma mesa fazendo o planejamento estratégico de um negócio

2. Confie no seu produto ou serviço

Independentemente do que for oferecido, seja um produto específico ou um serviço prestado, é essencial que você confie nas potencialidades. Com isso, será mais fácil de vender a própria ideia. Inclusive, isso é uma das principais lições de como empreender.

Para que isso seja possível, é essencial conhecer bem o que você oferece. Então, antes de buscar clientes ou pessoas que possam te contratar, estude todas as suas potencialidades.

Caso ainda não tenha nada em mente, veja meu outro conteúdo com as principais ideias de negócios. Aproveite para ler!

empresário escrevendo a palavra "product" no espelho

3. Esteja com as documentações em dia

Pela própria definição da palavra, um empresário é alguém que faz o papel de dono da empresa — em certos casos, ele pode até ser o proprietário. Por esse motivo, na imensa maioria dos casos, esse cargo é ocupado por uma pessoa jurídica. Ou seja, a pessoa não se enquadra no regime da CLT.

Nesse caso, portanto, tenha a certeza de que seus documentos estejam em dia e você esteja sem débitos com a Receita Federal. Isso vai desde os cadastros da empresa até o alvará de funcionamento de uma loja, por exemplo.

Por falar em documentação, leia também o artigo que explico as diferenças entre MEI e ME.

4. Conheça sua concorrência

Atualmente, os nichos estão cada vez mais concorridos. Então, fazer uma pesquisa de mercado é essencial. Conheça seus concorrentes diretos e, até mesmo, aqueles que podem pegar uma parte dos seus clientes.

Para isso, você pode usar de ferramentas de análise, fazer consultorias e até fechar parcerias com outras empresas e pessoas relevantes. Mas falarei melhor disso no próximo tópico.

Conheça sua concorrencia

5. Construa sua rede de contatos

Ter acesso a pessoas-chave é muito importante para atingir determinados objetivos. Elas serão as responsáveis por fechar parcerias ou te alavancar na carreira. Esse é o princípio básico da criação do networking.

Para fazer isso, compareça a eventos da sua área, faça cursos de aperfeiçoamento e conecte-se com pessoas que podem ser úteis dentro da sua jornada. Porém, lembre-se de que toda relação de parceria deve ser proveitosa para ambos os lados, OK?

6. Sempre busque o autoaperfeiçoamento

Estar atualizado é muito importante para um empresário. Principalmente no mundo contemporâneo, que é cada vez mais rápido. Por isso, invista em cursos de autoaperfeiçoamento, que vão te manter dentro das últimas tendências do mercado.

Além disso, melhorar a sua formação faz com que você se destaque entre a concorrência acirrada do ambiente empresarial. Isso vale tanto para quem busca investir em cargos de gestão como para quem vai recorrer ao empreendedorismo. Afinal, quem não se atualiza acaba ficando para trás, desatualizado e, no pior dos cenários, sendo esquecido pela rede de contatos.

empresários estudando gráficos juntos

7. Tenha metas realistas

Como comentei no início deste conteúdo, traçar seus objetivos é essencial para um empresário. Dessa forma, você consegue saber como trabalhar de maneira estratégica para alcançar aquilo que almeja. Porém, tenha em mente que essa definição precisa ser realista e alcançável. Te explico melhor nos próximos parágrafos.

Pense no seguinte exemplo: você está se perguntando agora mesmo em “como ser um grande empresário”. Nesse caso, a meta é clara: gerir ou ter a própria empresa. Contudo, percebe que isso é vago e qualquer coisa pode servir para considerar a meta como atingida (ou inalcançável)? Então, aqui é que entra a minha dica.

Suas metas profissionais precisam ser realistas, metrificáveis e, de alguma forma, atingíveis. Similar ao planejamento em OKRs. Podemos reescrever o que mencionei no parágrafo anterior da seguinte forma: “ser o CEO de uma empresa do ramo de moda com mais de 100 colaboradores dentro de 10 anos”. Percebe a diferença?

Ufa! Creio que com as minhas dicas você conseguirá ter um norte para iniciar na sua carreira profissional e entender melhor como ser um empresário de sucesso. E, por falar nisso, continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

empresário com terno


O que é necessário para ser empresário?

Basicamente, você precisa de um curso de gestão ou administração de empresas. Além disso, outras formações complementares são essenciais, como gestão de projetos, legislação empresarial etc. Outro ponto importante são as documentações, por exemplo, a abertura de um MEI para loja de roupas.

Qual é o salário de um empresário?

Depende do nicho, da experiência e do porte da empresa. Porém, em geral, a remuneração fixa de um empresário fica próximo dos 10 salários mínimos, sem considerar dividendos e comissões.

Por falar nisso, aproveite para ler meu outro post por aqui sobre os nichos que mais vendem na internet!

É difícil ser um empresário?

Sim. Afinal, ter um cargo de tomador de decisão em uma empresa é uma responsabilidade grande. Além disso, o caminho para chegar no sucesso e colher o resultado do seu trabalho pode ser longo. Em todas as situações é essencial ter uma rede de apoio. Por exemplo, se você for uma mãe empreendedora.

Como você viu, se tornar um empresário requer muita estratégia e planejamento. Por isso, use e abuse das dicas deste conteúdo e aproveite para ler minha lista de melhores livros sobre empreendedorismo!

E então, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários o que achou!

Até a próxima!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais