7 dicas para abrir uma loja virtual: passo a passo completo!

Com grande espaço para oportunidades, a internet nos últimos anos tem se mostrado um ambiente propício a pessoas que querem largar o emprego e apostar na própria empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa BigDataCorp, o número de lojas virtuais aumentou 16,5%, chegando a mais de 1,9 milhão.

Não há dúvidas de que esse setor se consolidou no país, tornando-se uma opção segura, conveniente e diversificada para os consumidores, que podem encontrar uma vasta variedade de produtos, serviços e formas de pagamento. Abrir uma loja virtual é um desafio, mas, seguindo os passos corretos, você poderá criar um negócio próspero e muito lucrativo.

Se você está pensando em como abrir um e-commerce e não sabe como começar, o conteúdo de hoje foi feito especialmente para você. Confira 7 dicas de como abrir o seu e-commerce e se surpreenda. Boa leitura!

1. Escolha o produto que você vai vender

O primeiro passo para abrir uma loja virtual é escolher o tipo de produto que você vai vender. Uma dica válida é estudar os nichos que mais vendem na internet e estabelecer aqueles que você tem mais proximidade, afinal, não basta apenas buscar um negócio lucrativo, é preciso ter o mínimo de conhecimento para vender o seu “peixe”.

jovem trabalhando com uma loja virtual

Confira algumas dicas de produtos e nichos para vender em uma loja virtual:

  • Artigos de roupas infantis;
  • Produtos de beleza;
  • Decoração;
  • Moda e vestuário;
  • Cursos e treinamentos.

Ao escolher o produto da sua loja virtual, tente buscar diferenciais que você possa oferecer para atrair mais clientes. Por exemplo, caso sua loja seja de artigos de roupas infantis, uma boa dica é oferecer camisetas personalizadas ou com desenhos exclusivos que só serão encontradas no seu e-commerce.

2. Busque fornecedores de confiança

Encontre fornecedores que proporcionem preços justos, que respeitem prazos de entrega, que disponibilizem produtos de qualidade e que ofereçam uma grande diversidade de formas de pagamento. Esse conjunto de benefícios é tão importante quanto escolher o produto que você vai vender, afinal, uma má parceria com fornecedores pode prejudicar o seu negócio.

aperto de mão entre dois homens de terno

Como encontrar bons fornecedores? Você pode realizar uma pesquisa de mercado, participar de eventos e encontros onde os próprios fornecedores apresentam seus produtos. Dessa maneira, você consegue analisar a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Outra maneira é fazer uma pesquisa no Google. Basta pesquisar o produto que você deseja encontrar e escrever “fornecedor” em seguida. Busque por certificações que a empresa oferece, avaliação de produtos, endereço e outras informações que sejam úteis e que ofereçam confiança.

3. Estabeleça um público-alvo

Estabelecer um público-alvo é definir um perfil de pessoas que você vai tentar alcançar para vender os produtos da sua loja virtual. Dessa maneira, você consegue estabelecer estratégias de marketing importantes para aumentar as suas vendas e fidelizar os clientes, como fazer anúncios em redes sociais, por exemplo.

equipe reunida em reunião para discutir as estratégias de marketing de uma loja virtual

Criar um público-alvo requer uma pesquisa aprofundada, na qual é preciso estar antenado ao nicho, tendências, taxas de crescimento e as demandas existentes no mercado. Criar uma linguagem que se adeque ao seu público também é importante, afinal, não é viável ter uma linguagem muito formal vendendo produtos para crianças, por exemplo.

Para segmentar um público-alvo, tais categorias serão necessárias:

  • Demográfica: idade, gênero, educação e localização geográfica;
  • Psicográfica: personalidade, interesses, atitudes e estilo de vida;
  • Comportamental: padrões de compra, confiança à marca e quão interessados estão no produto;
  • Geográfica: clima, localização e densidade populacional.

4. Escolha uma plataforma de loja virtual

A plataforma de loja virtual é o ambiente onde você vai disponibilizar os produtos para venda, oferecer os métodos de pagamento, envio, entre outros. E, é claro, existem centenas de plataformas digitais para vender produtos, por isso, é importante pesquisar muito bem e encontrar aquela que atenda às suas necessidades.

Existem algumas opções para você que quer montar uma loja virtual: investir no desenvolvimento de um site, apostar em uma plataforma de e-commerce ou vender os seus produtos em outros canais, como o Instagram, por exemplo.

A primeira opção oferece grande flexibilidade em relação à customização do seu negócio, mas pode ser um investimento muito alto para quem está começando. A segunda opção pode ser viável para quem deseja vender produtos na internet em uma plataforma confiável, que oferece várias formas de pagamento, onde são pagas com mensalidades mais acessíveis.

Por último, a opção mais acessível para quem quer abrir uma loja virtual é usar as redes sociais. Você não precisa pagar nada, mas precisa ter um empenho maior em criar conteúdos para divulgar o seu produto, criando interação com seus clientes.

empresários com um tablet na mão olhando para uma loja virtual

5. Ofereça diferentes formas de pagamento

Uma das etapas fundamentais de criar uma loja virtual é estabelecer as formas de pagamento. O primeiro passo é escolher uma modalidade de pagamento, gateways que possuem uma funcionalidade parecida com um cartão convencional, onde são mais indicadas para empresas de porte médio ou grande.

Outra maneira são os intermediadores, que nada mais são do que empresas que fazem os processos financeiros de venda entre o vendedor e o cliente, como o Mercado Pago, PagSeguro e outras. Sempre opte pela que ofereça maiores opções de pagamento, quanto mais oportunidade de compra, maior será o lucro.

cartaõ de crédito

6. Divulgue sua marca

As lojas virtuais necessitam de uma boa divulgação para obterem lucro. Diferentemente de uma loja física, as virtuais não possuem uma vitrine física para mostrar os produtos. Para fazer isso, você precisa apostar em campanhas de marketing, propagandas, anúncios no Google e nas redes sociais.

Se você tem pouco dinheiro disponível para investir em divulgação, há formas de colocar a sua marca no mapa com muito planejamento e estratégias gratuitas. Você pode criar um blog com estratégias de SEO para criar autoridade do seu site, fazer postagens no Instagram, Facebook e outras redes sociais.

Precisa fazer um marketing para loja de roupas? Preparamos um conteúdo completo com várias dicas que podem te ajudar. Confira!

7. Entregue boas opções de envio

Um dos componentes mais importantes em uma loja virtual são os métodos de envio e entrega das mercadorias. Para ter a fidelização de clientes e resultados de lucro, é importante que os produtos cheguem ao seu destino no tempo determinado e com o custo viável para a sua empresa.

Busque diferentes transportadoras e entenda a cobertura ofertada por cada uma, até porque nem todas entregam em todos os estados do Brasil.

entregador entregando caixa para o cliente


Esperamos que as dicas de como abrir uma loja virtual tenham sido úteis para você, empreendedor que deseja começar a ganhar o próprio dinheiro. Aqui no nosso site, você encontra outros posts relacionados que podem ser do seu interesse. São conteúdos sobre empreendedorismo, marketing, vendas, gestão empresarial e muito mais.

O mercado de roupas infantis está em alta e é um excelente nicho para abrir uma loja virtual. Acesse e saiba mais!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais