O comportamento empreendedor é um conjunto de habilidades que podem ser desenvolvidas, e não tem segredo sobre elas. Por isso, nós listamos as 10 principais características que você precisa ter ou aprimorar para montar um negócio. Tenha uma ótima leitura!
1. Iniciativa
Iniciativa é diferente de proatividade, entende? Uma pessoa proativa é aquela que toma a frente para resolver um problema levantado, enquanto a iniciativa identifica o problema. Ser empreendedora é dar os primeiros passos com “a cara e a coragem”, como diz o ditado popular.
A chave para ter iniciativa é fazer mesmo que pareça difícil, só assim perceberá como realmente lidar com as circunstâncias. Aliás, é dessa maneira que descobrimos novos mercados e formas de resolver problemas. E você já deu o primeiro passo em direção ao empreendedorismo apenas de estar aqui!
2. Estratégica
O pensamento estratégico é um dos pilares do sucesso, pois é por meio dele que você corre riscos calculados. As estratégias norteiam as ações, tanto a curto como longo prazo, além de auxiliar no direcionamento de esforços que terão melhores resultados.
Portanto, é essencial realizar uma análise de mercado para estabelecer os caminhos, traçar metas a curto, médio e longo prazo, além de calcular o que pode dar errado em cada um deles. Com isso em mãos, você já fica preparada para lidar com imprevistos.
3. Metódica
Ser metódico é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo e ainda colocá-las em ordem de prioridade para execução. Para fazer isso, basta encontrar o objetivo maior e listar tudo que precisa para que isso aconteça. Dentre essas ações, ainda podemos subdividi-las em pequenos passos. O segredo para que isso aconteça é cumprir as metas aos poucos e acompanhar os resultados das ações.
4. Criativa
A criatividade é uma habilidade, não um dom. É a característica que te coloca nos holofotes, aliás é por meio dela que os negócios são criados, as redes sociais fazem sucesso e lidar com imprevistos torna-se tranquilo.
Além do mais, a habilidade criativa é essencial para manter o engajamento das redes, afinal de contas, é preciso ser diferente e interessante em milésimos de segundos para ganhar destaque na internet. Ser criativa é unir pontos que, à primeira vista, não fazem sentido juntos, mas que no final das contas solucionam os problemas.
Para desenvolver essa habilidade é preciso ler assuntos diversos, não apenas o que é de seu interesse, escrever sobre si, os negócios e como irá abordá-los, além de praticar hobbies que não tem relação com o trabalho, desfrutar das mais diversas experiências em aventuras, sejam elas radicais ou não. Seja ativa para ser criativa!
5. Comunicativa
Ser comunicativa é fazer networking, a famosa conversa sobre trabalho. Falar com pessoas da mesma área é uma forma de ter novas ideias e aprender com as experiências dos demais. Com isso em mente, participe de congressos, eventos e trabalhe em coworkings (espaços destinados ao trabalho coletivo, a maioria das pessoas que frequentam são empreendedores, vale a pena conhecer).
Além disso, não perca a oportunidade de conversar com pessoas de áreas opostas a sua, assim você aumenta o conhecimento e, consequentemente, a criatividade que citamos anteriormente.
6. Atualizada
As redes sociais são grandes aliadas, tanto para o negócio quanto para sua imagem pessoal. Com ela é possível fazer conexões com profissionais do mundo inteiro e aprender com a trajetória deles, além de divulgar a própria história. Por isso, crie uma conta na rede social que faz sentido com seus próprios objetivos e marque presença.
Neste ponto também entram as estratégias que você montou no início do projeto, é uma forma de tornar o negócio e a sua imagem conhecida. Ser antenada também permite uma visão sistêmica do mercado, além de nortear como agir nele. Em outras palavras, atualize-se para adaptar, manter estável e evoluir nos negócios.
7. Adaptável
Adaptável e atualizada estão em harmonia, pois ser adaptável é viver o presente independente das circunstâncias. É se adaptar ao mercado por meio de atualizações e para saber o que está acontecendo em sua área profissional use notícias, artigos, livros, filmes, séries, podcasts, redes sociais e outras formas de comunicação. É uma forma de entender se as estratégias fazem sentido com o mercado ou se é preciso tomar outra abordagem.
Veja também nosso post sobre filmes de empreendorismo.
8. Comprometida
Ter comprometimento é assumir as responsabilidades. Isso está relacionado a tudo, seja em atender o cliente, cumprir prazos de pagamentos e compromissos, ser fiel aos contratos e ao que foi combinado. Essa é mais que uma habilidade, é uma virtude humana no meio dos negócios.
9. É líder
Ser líder envolve aspectos como ter persuasão nos argumentos, comunicar de forma efetiva e inspirar quem está a sua volta positivamente. Para conquistar isso é preciso ler bastante para ter embasamento teórico ou empírico (com experiências), bem como saber controlar as próprias emoções e entender a linguagem corporal própria a dos demais.
Aliás, inúmeros pontos do comportamento empreendedor colaboram com a habilidade de ser líder, por exemplo, ser iniciativa, comprometida e persistente.
+ 15 perguntas mais frequentes sobre empreendedorismo
10. Persistente
Persistência é quando não desiste, mesmo recebendo muitos “não” , aliás, o segredo para ter persistência é mirar no objetivo e fazer de tudo para alcançá-lo. É natural que durante a trajetória tenham momentos com obstáculos e a situação fique difícil, mas é neles que você domina os problemas com criatividade e atualiza o plano estratégico para continuar.
Persistir nos negócios é o “divisor de águas” entre empreendedores de sucesso e apenas quem tenta. Sabendo que esses momentos podem acontecer, busque networking para motivar-se quando sentir sentir desânimo ou mesmo quando não souber lidar com alguma situação.
Gostou do conteúdo? Esperamos que elas sejam uma inspiração e motivação para sua carreira empreendedora. Continue a sua jornada lendo o passo a passo de como montar uma loja de roupa e aprenda como empreender na prática.
Preparada? Nos vemos nos próximos post!
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