Cupom fiscal e nota fiscal: veja as principais diferenças

Você já conhece as particularidades que diferenciam cupom de nota fiscal? Ter essas informações sobre a NF-e e a NFC-e é uma parte essencial do passo a passo para abrir uma loja de roupas, pois elas evitam a incidência de erros no processo de emissão de recibos que, aliás, é exigido pela própria legislação!

Para quem ainda não está familiarizado com as diferenças entre cupom fiscal e nota fiscal, hoje, nós do Grupo Brandili viemos abordar esse tema de maneira simplificada e completa para solucionar todas as suas dúvidas. Mas, antes de começar, é importante que você tenha em mente que ambos os tipos de recibo têm o mesmo valor fiscal e basicamente a mesma funcionalidade, então não há motivos para ressaltar um em favor do outro.

O que é a nota fiscal?

A nota fiscal – ou NF-e se for em sua versão eletrônica – é um recibo obrigatório para concluir qualquer transação de produtos ou serviços de maneira organizada para o controle de vendas. Ela documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos – a sua não utilização é considerada sonegação fiscal! Além disso, a NF-e comprova a garantia, informa o tipo, modelo, marca e série do produto e ainda assegura ao consumidor o direito de reclamação nos órgãos de defesa.

foto de uma nota fiscal eletrônica de serviços

Para uma melhor visualização, a nota fiscal é aquela nota grande, geralmente em papel A4. Outro detalhe que vale ressaltar: ao exigir a emissão de qualquer tipo de nota fiscal, o consumidor está garantindo a arrecadação de impostos. Isso impacta, indiretamente, no dinheiro revertido aos investimentos públicos, então, é de extrema importância!

E o cupom fiscal?

Por sua vez, o cupom fiscal é um documento cuja finalidade é similar a da NF-e, mas é destinado principalmente ao consumidor final do varejo. Sabe aquela antiga nota fiscal de venda ao cliente? Na prática, é o recibo típico de supermercado, que sai da impressora térmica e serve para formalizar a compra legalmente – mas que está sendo aos poucos substituído pela versão eletrônica do documento, que é igualmente útil para ter uma visão sistêmica da sua pequena empresa.

máquina imprimindo nota fiscal

O entendimento certeiro do que é um cupom fiscal passa a ficar complicado quando se repara nas diferentes nomenclaturas que o papel recebe pelo Brasil. Inserimos uma lista abaixo com algumas das variações de nomes do cupom fiscal em cada estado para impedir futuras confusões:

  • São Paulo: SAT;
  • Ceará: MF-e;
  • Santa Catarina: ECF;
  • Demais estados: NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal?

Como você pôde ver, ambos têm o mesmo propósito e são essenciais perante a lei. Mas então, como diferenciá-los? Existem alguns processos que são distintos para o cupom e a nota fiscal, mesmo sem contar com as suas aplicações práticas de emissão (que podem ser conferidas no próximo tópico). Para auxiliar no processo de análise de mercado essencial para o crescimento do seu negócio, veja as particularidades da NF-e e da NFC-e:

Dados do seu cliente exigidos pela receita
  • NF-e: precisa de todos os dados! Nome, CPF e endereço completo;
  • NFC-e: pode ser emitido sem dados, com nome e CPF ou com os dados completos, a depender do valor limite de vendas de cada estado para a compra sem a inserção de informações do cliente.
Formas de emissão dos comprovantes
  • NF-e: deve ser emitida no módulo responsável do sistema de gestão da loja, que o faz por meio de uma conexão direta com a SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda);
  • NFC-e: requer a utilização de uma impressora fiscal específica, a ECF, o MF-e ou o SAT (a depender do estado).
Prazos de cancelamento através do sistema
  • NF-e: até 24 horas corridas;
  • NFC-e: até 30 minutos;

O que é crediário, como funciona, vantagens e desafios

Quando emitir nota fiscal e quando emitir cupom fiscal?

Nos casos em que o cupom é emitido sem as informações do cliente, a loja não fica completamente segura contra possíveis fraudes em trocas, além de que a NFC-e sem dados impede o repasse do valor a ser pago na nota para outra pessoa, caso essa seja a intenção do cliente.

Por isso, o cupom fiscal sem nome e CPF só deve ser emitido com a ciência desses aspectos. Além desse caso, o cupom fiscal deve ser emitido somente para vendas que ocorrem dentro do seu estado – quaisquer transações interestaduais não podem ser documentadas com esse cupom, e sim com a NF-e.

Isso deve ser aplicado mesmo para lojistas que têm venda virtual de e-commerce, marketplace ou outro. Muitas transações interestaduais costumam ser feitas nessa modalidade de comércio, então é preciso muito cuidado ao lidar com a emissão apropriada de NF.

Já a nota fiscal eletrônica, é também utilizada para vendas dentro da região, mas o seu uso se torna indispensável quando a transação é interestadual – emissão da NF-e é obrigatória nesses casos e o documento ainda deve acompanhar o produto em toda a rota. Em casos de nota de remessa em garantia (troca), de devolução e de transferência, a emissão da NF-e continua sendo prioritária.

Agora que você entendeu quando usar as duas, não podemos deixar de comentar o passo anterior a esse, que é a decisão dos valores dos seus produtos e serviços. Você já está realizando a precificação inteligente no seu empreendimento? Descubra o que é e como calcular o Markup no nosso post e passe a elaborar preços de venda que englobam todos os seus custos de produção!

Para mais informações sobre cupom e nota fiscal e suas versões em arquivos eletrônicos, recomendamos que verifique com o seu contador e entenda outros pormenores previstos na legislação. Por aqui no blog, já abordamos outro conhecimento essencial que você precisa aplicar caso tenha um empreendimento – o benefício do PRONAMPE!

Ainda não ouviu falar do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e a linha de crédito que está sendo concedida pelo governo federal? Confira o nosso post e descubra como alcançar seu empréstimo!

Até o próximo post!

Avalie este post

Compartilhe este Conteúdo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

Leia mais