7 dicas de estratégias de marketing para uma loja de roupas

Realizar uma estratégia de marketing para a sua loja vai muito além do que apenas oferecer bons produtos. Mesmo que isso seja muito importante para os negócios, existem práticas que auxiliam a sua marca a atrair e fidelizar novos clientes, resultando em mais vendas.

As estratégias de marketing se caracterizam como um conjunto de ações que visam atingir metas como divulgação, vendas ou a construção de uma imagem positiva da marca. Todo esse processo é relevante para dar visibilidade e construir autoridade no nicho que a sua loja faz parte.

Com alguns objetivos específicos, como realizar uma pesquisa de mercado ou utilizar as redes sociais, você consegue atingir o seu público-alvo e ainda conquistar um lugar de destaque no mercado. Seja ele voltado para o ramo de roupas infantis, esportivas, casual, jovem, entre outros.

Ficou curioso (a) e quer entender um pouco mais sobre o assunto? É simples, basta continuar a leitura e conferir as principais dicas que preparei para você. Boa leitura!

1. Identifique o seu público-alvo

Se você pretende investir no marketing da sua loja e quer captar novos clientes, antes de tudo é preciso saber quem compra os seus produtos. Para isso, é preciso conhecer o seu público-alvo. De maneira resumida, ele se define como um grupo de consumidores no mercado para quem as suas estratégias devem ser direcionadas.

mãe e filha em loja de roupas infantis

Isso significa reunir as principais informações de clientes que frequentam a sua loja e quais são as suas preferências. Alguns dados como nome, idade, região onde mora, quais músicas escutam, quais atividades gostam de fazer e outras informações são importantes. Para resumir: quanto mais dados você conseguir, melhor será.

Ah, e existem diversas maneiras de conseguir essas informações. Em alguns casos, você pode realizar uma pesquisa de satisfação na sua lojas. Ou também, uma das mais baratas e eficientes: utilizar as redes sociais. Nesse caso, só precisa montar uma lista de enquetes no Instagram com diversas perguntas — fácil, né?

2. Realize uma pesquisa com os concorrentes

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para a captação de dados, elas vão te ajudar a entender a melhor maneira para conduzir as estratégias de marketing na sua loja, de modo que as chances de reduzir os riscos de insucesso sejam consideravelmente maiores. Não à toa, ela é uma das peças principais para um bom planejamento de marketing.

empresário faz uma análise de mercado

Para criar uma boa pesquisa de mercado, é preciso considerar os seguintes passos:

  1. Planejamento: defina o seu principal objetivo com a pesquisa, determine quais são as informações que serão coletadas, desenvolva qual será a abordagem com os entrevistados;
  2. Demais definições: criar uma organização e um cronograma com metas e escolher quais pessoas irão te ajudar;
  3. Desenvolver a pesquisa: dados demográficos, defina quais serão as perguntas, média de classificação e região das entrevistas;
  4. Divulgue nas redes sociais: faça posts e storys nas suas mídias sociais ou faça anúncios para testar as informações obtidas na pesquisa;
  5. Análise dos resultados: analise os dados recebidos com a pesquisa, converta-os em infográficos e tabelas que mostram as conclusões finais.

3. Comunique-se da maneira adequada

Ao conhecer os clientes que frequentam o seu negócio, é preciso fortalecer o laço que a sua marca tem com eles. Por esse motivo, você tem o dever de proporcionar uma comunicação adequada e clara para os seus seguidores. Principalmente, ao criar posts para as redes sociais, ok?

equipe de marketing faz um brainstorm

As mídias sociais, como o Instagram ou o Facebook, devem ser utilizadas como um canal de relacionamento entre a sua loja e o seu público. Sendo assim, crie conteúdos que façam as pessoas se identificarem com a marca e que estejam de acordo com a sua persona.

Não se prenda apenas às redes sociais, outras áreas como o atendimento ao cliente devem estar em plena sintonia com o marketing. Como assim? É simples: o atendimento é o canal que geralmente os clientes fazem reclamações, feedbacks ou pedem informações sobre os produtos que você tem disponível. Com ele, é possível obter dados valiosos para implementar melhorias e novas estratégias.

4. Divulgue os produtos nas redes sociais

A divulgação dos seus produtos é uma das etapas mais importantes para o marketing. Com ela, você consegue adquirir mais alcance ao seu público-alvo e ainda alavanca a imagem da marca. Afinal, ao conhecer a sua loja, as pessoas vão começar a comprar muito mais, porque reconheceram o seu trabalho.

mulher tira foto de produtos para uma campanha de marketing para loja de roupas

Uma das redes que você precisa estar é no Facebook e no Instagram, as duas são consideradas as maiores redes sociais do mundo e possuem muitos usuários que podem ser potenciais clientes da sua loja.

Para concluir, é extremamente importante trabalhar com uso de imagens, publique fotos dos seus produtos frequentemente para que eles consigam ser vistos todo dia.

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5. Elabore suas principais metas

Um bom planejamento de marketing para uma loja de roupas precisa estabelecer quais serão os seus principais objetivos. Além de definir as metas, é preciso lembrar que elas necessitam de um tempo para serem cumpridas. Justamente por esse motivo, determine uma data específica para melhorar o seu direcionamento.

post-its colocados em um painel para planejar marketing de loja de roupas

Se o seu objetivo é colocar produtos em promoção para a Black Friday, primeiramente, você precisa definir quais serão os produtos e qual será a porcentagem de vendas que deseja alcançar. Em seguida, é necessário definir em quanto tempo essa meta irá precisar para ser batida: 1 mês, 1 semana, 1 ano?

Com isso, você conseguirá entender o melhor caminho para o seu planejamento de marketing.

6. Faça promoções e descontos

As promoções são uma excelente estratégia para você movimentar o estoque, garantir lucro sobre as roupas, melhorar a divulgação da loja e atrair novos clientes. Além disso, elas são importantes para aumentar a confiança que os consumidores têm com a sua loja, demonstrando que ela oferece produtos mais acessíveis.

Ao criar descontos ou queimas de estoque, é válido lembrar que elas precisam ser divulgadas em diversos canais disponíveis. Seja por meio das redes sociais, cartazes ou banners físicos.

As promoções com desconto progressivo também podem ser uma saída para aquelas peças que estão paradas. Ao vender com o valor abatido, você movimenta o seu estoque, aumenta os rendimentos e ainda tem a possibilidade de lançar uma nova coleção de roupas.

7. Acompanhe as principais tendências do mercado

Ficar por dentro das principais tendências do seu nicho é a melhor maneira de conseguir estratégias de marketing eficientes. O marketing está em constante evolução, e a cada dia há diversas maneiras de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes. Dessa maneira, é possível estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

empresária faz uma pesquisa de marketing para loja de roupas

O Marketing Sensorial é uma das principais tendências para o ramo de roupas. A ideia dessa estratégia é a de conquistar e fidelizar consumidores, não apenas com divulgações tradicionais, como o de costume, mas com recursos diferentes — como músicas, vitrines luminosas, aromas, entre outros que chamem a atenção da clientela.


Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a elaborar uma estratégia de marketing para a sua loja de roupas. No nosso blog, você encontra diversos guias que podem te ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Confira!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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