Conheça os 8 tipos de comércio e suas principais características

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas para quem deseja ter sucesso em uma empresa, é preciso que ela seja muito bem administrada. Por isso, entender quais são os tipos de comércio é algo extremamente importante para as tomadas de decisão, que podem variar desde a gestão de vendas até o controle de estoque.

Existem 8 tipos de comércio, sendo eles: comércio varejista, atacado, e-commerce, integrado, franquia, independente, especializado e o de interior. Cada tipo de negócio possui suas respectivas características, saber cada uma delas pode ser algo primordial para a tomada de decisões estratégicas que irão fazer o seu negócio deslanchar.

Para isso, preparamos o conteúdo de hoje com os 8 tipos de comércio e suas respectivas características e informações. Continue lendo o post e confira!

1. Varejo

O varejo é o tipo de comércio ideal para cidades pequenas, sendo caracterizado pela venda de produtos e mercadorias em pequena escala. Todo negócio varejista possui o objetivo principal de alcançar o consumidor final, onde o varejista compra todos os insumos que serão vendidos para poder gerar o seu estoque, e consequentemente, revendê-los com qualidade.

imagem de loja de roupas no varejo

É um dos tipos de negócios que mais geram empregos formais no Brasil, onde são garantidos todas as legalidades e benefícios como férias, décimo terceiro, entre outros. Por esse motivo, se esse for o seu caso, será necessário abrir um CNPJ, onde se oficializa uma pessoa jurídica perante o governo. Esse documento permite que notas fiscais sejam emitidas e regulariza as documentações de uma empresa ou microempresa.

Os supermercados, farmácias, lojas de roupas, livrarias, loja de brinquedos e as lojas de departamento são os exemplos mais comuns de um comércio varejista. Normalmente, eles precisam de um sistema de loja específicos para acompanhar o andamento do negócio e são bem complexos de cuidar.

2. Atacado

O comércio atacadista é aquele que vende em grande escala. Ele pode ser caracterizado como B2B, ou seja, é o tipo de negócio que vende os seus produtos para outras companhias que, consequentemente, vendem esse mesmo insumo para o consumidor final.

imagem de loja de roupas no varejo

Por vender em um grande fluxo de produtos, esse tipo de comércio acaba oferecendo preços mais atrativos quando comparado aos varejistas. No entanto, é preciso comprar um volume maior para ter acesso a esses preços mais atrativos.

Por exemplo, um hipermercado atacadista só vai oferecer descontos relevantes para as pessoas que comprarem acima de 10, 20, 30 e 40 unidades do mesmo produto.

3. E-commerce

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é o tipo de comércio mais recente que temos atualmente. Além disso, é um dos que mais oferecem oportunidades promissoras para quem deseja iniciar o seu próprio negócio. Ele nada mais do que uma loja virtual de produtos e serviços em um site, rede social ou marketplace.

empresária faz despacho de compras em um e-commerce

Em 1979, o inglês Michael Aldrich foi o responsável por criar uma das primeiras lojas online com transações eletrônicas. Mas, só em 1995, o surgimento de dois sites mudaram totalmente o cenário de e-commerce no mundo: a Amazon e o eBay.

Voltando aos dias atuais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), é esperado que o e-commerce no nosso país, em 2023, movimente mais de 159 bilhões de reais. Uma grande oportunidade para negócios de pequeno e médio empreendedor.

4. Comércio Integrado

O comércio integrado ocorre com dimensões bem maiores quando comparadas aos outros modelos de negócio. Ele acontece por meio de vínculos jurídicos com intermediários e é composto por grandes empresas com operações relevantes que possuem centro logístico próprio.

funcionários preparam encomenda de um comércio integrado

Um bom exemplo de empresas que atuam nesse nicho são as Lojas Americanas, Renner, Zara, Riachuelo, Magazine Luiza e muitas outras.

5. Comércio independente

O comércio independente, conhecido também como comércio familiar, é caracterizado como um negócio de pequeno porte, onde atuam um número reduzido de funcionários, que na maioria das vezes são integrantes da mesma família. Pode ser aquele restaurante ou aquela loja de bijuterias próximo à sua casa que passa de pai para filho, sabe?

empresário de cafeteria independente

É um tipo de empreendimento comum em centros urbanos e rurais que podem ser encontrados em vários segmentos, os mais comuns são no ramo de alimentos e no de serviços. Justamente por esse motivo, exigem um alto grau de network.

6. Franquia

As franquias são caracterizadas como o tipo de negócio em que o empreendedor compra o direito de uma marca e passa a vender os produtos que ela disponibiliza. O franqueado que compra esse direito deve seguir uma série de regras já estabelecidas, como usar o padrão de identidade visual da marca, o local da operação, uniforme dos funcionários, entre outros.

empresários em uma cafeteria de franquia

Outra informação importante é que todo mês o investidor terá que pagar uma taxa, conhecida como royalties, que pode variar entre 4% e 30% da receita bruta do estabelecimento.

Nesse modelo, o franqueado depende dos outros negócios para gerar lucro. Ou seja, o empreendedor irá receber uma porcentagem de lucro de todas as outras lojas que fazem parte desse mesmo aglomerado. Os exemplos mais famosos de franquias são: McDonald’s, Burger King, Subway e Cacau Show.

Leia também: Revenda de roupas infantis: entenda porque é um bom negócio.

7. Comércio especializado

Como o próprio nome já diz, o comércio especializado é aquele que foca apenas em um nicho de produto ou segmento. Um ótimo exemplo são as sapatarias, elas trabalham oferecendo apenas um tipo de calçado.

lojista encontra produtos em uma loja especializada em sapatos

É relativamente fácil encontrar esse tipo de comércio, outro exemplo bem prático de comércio especializado são as lojas da Centauro, por mais que ela ofereça um grande segmento de produtos, todos eles são especializados e direcionados à prática esportiva.

8. Comércio exterior

Por último e não menos importante, o comércio exterior é aquele que atua na venda ou troca de produtos entre empresas e governos de diversos países. Ele é um dos tipos de comércio que realiza a importação e exportação de produtos, sendo um nicho muito importante para a saúde econômica do nosso país.

empresária analisa dados em um computador

O Brasil é um grande produtor de carnes frescas congeladas como o frango, pois somos um dos maiores pecuaristas. Por outro lado, temos um grande déficit de fertilizantes e adubos, que precisamos importar na maioria das vezes.


Esperamos que tenha sido claro todas as informações dos tipos de comércio existentes, que, além disso, você tenha escolhido aquela que atende às suas necessidades. No nosso blog, você encontra diversos conteúdos úteis para você, empreendedor, aumentar as suas vendas.

Até a próxima!

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Jefferson Back

Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda, fascinado pelo mundo da comunicação, empreendedorismo e comportamento humano.

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