Resumo
- A quantidade de interações com a sua loja de roupas provavelmente vai diminuir drasticamente, já que o WhatsApp tem a função de silenciar o grupo.
 - Portanto, invista em um número à parte e baixe o aplicativo no celular (pode ser o pessoal ou um só para a empresa).
 - Deixar o número do WhatsApp disponível é uma das maneiras do cliente entrar em contato, mas dentro da internet é melhor adicionar um link direto ou código QR.
 
O grupo de vendas pelo WhatsApp é uma ferramenta ideal para aproximar consumidores da sua marca. Afinal, através desse aplicativo, você pode tornar a conversa amigável, negociar transações, combinar entregas e até receber pagamentos com facilidade!
Por isso, é importante cadastrar o número dos seus clientes e estudar qual a melhor forma de abordá-los. Existem muitas técnicas e estratégias de vendas e é sobre esse assunto que falaremos hoje. Acompanhe!
1. Compre um número do WhatsApp Business
Não misture o número pessoal com profissional! Esse é o primeiro cuidado necessário. Quando se usa um único número para duas esferas diferentes, há grandes chances dos clientes não respeitarem o horário comercial e mandarem mensagens nos seus horários de descanso.
O que sempre falam é: “vi online e mandei a mensagem”. Dessa forma, você, como empreendedor, não consegue ter suas conversas particulares sem pensar no cliente que está esperando. .
Portanto, invista em um número à parte e baixe o aplicativo no celular (pode ser o pessoal ou um só para a empresa). Esse é um começo para criar um atendimento profissional e conquistar potenciais clientes.
Caso você não conheça, o WhatsApp Business é uma variação do WhatsApp que já conhecemos, mas voltado à empresas. A plataforma tem diversas vantagens para quem a utiliza com esse objetivo, vale a pena conferir.
2. Utilize o WhatsApp Web
O aplicativo também disponibiliza a função de enviar mensagens pelo computador. Para isso, utilize o seguinte link: https://web.whatsapp.com/. Depois, baixe a função em seu computador e espere aparecer o código QR na tela do computador.
Pegue o celular, entre no WhatsApp e acesse o canto superior do aplicativo (onde ficam os três pontinhos). Na lista de opções, clique em “WhatsApp Web” ou “Linked Devices”. Em seguida, mire a câmera do celular para ler o código QR da tela do computador.
Pronto! Dessa maneira, é possível responder os clientes pelo computador e permitir que mais de um atendente o faça ao mesmo tempo.

3. Em vez de grupos, use listas de transmissão
As consumidoras já possuem muitos grupos para acompanhar (família, amigos, trabalho, etc.) e acrescentar mais um não é a melhor escolha.
A quantidade de interações com a sua loja de roupas provavelmente vai diminuir drasticamente, já que o WhatsApp tem a função de silenciar o grupo. Por outro lado, a lista de transmissão cria conversas particulares com cada contato.
Ela funciona como um disparo de mensagens iguais (o que facilita muito a divulgação!). No momento, é possível colocar até 256 contatos, mas não há limites de quantidade de listas.
Sendo assim, personalize as listas, dê um nome criativo a elas e dispare mensagens específicas que vão interessar seus clientes.
4. Divulgue o seu número por um link direto ou código QR
Deixar o número do WhatsApp disponível é uma das maneiras do cliente entrar em contato, mas dentro da internet é melhor adicionar um link direto ou código QR. Essas duas maneiras são bem mais rápidas e práticas para o consumidor.
O link permite entrar na conversa direto com a loja com apenas um clique! Inclusive, outra dica legal é que é possível deixar uma mensagem automática para os clientes, reforçando o horário de funcionamento da loja e avisando que logo serão respondidos .
O código QR é gerado pelo próprio aplicativo, enquanto o link é composto pela seguinte estrutura:
- https://wa.me/<número do whats business>
 
No número do WhatsApp, é preciso colocar o código do país e estado também, como em 5511999999999

5. Monte modelos de mensagens
Os modelos de mensagens são estruturas pré-prontas que você deixa em rascunhos no computador ou celular e usa com praticidade no dia a dia.
Faça isso com temas específicos, como mensagem de boas-vindas, promoções mensais, chegada de novas coleções e possíveis cobranças.
Siga o exemplo:
- Bom dia, tudo bem? Recebemos uma coleção nova que é o seu estilo, com certeza você vai amar! Enviamos o catálogo logo abaixo, assim, você já confere seu próximo look 🙂
 

6. Função catálogo
A função catálogo é excelente para vender pelo aplicativo sem precisar mandar fotos individuais dos produtos.
Para configurar, é necessário que você abra o WhatsApp Business, acesse as configurações, clique em “ferramentas comerciais” e “catálogo”. Em seguida, toque no ícone de + para adicionar as imagens.
Nesse momento, a galeria se abrirá para você selecionar as fotos. Escolha todas quer aparecerão no catálogo e clique em salvar.
Esse é o processo básico, porém você ainda precisa adicionar nome, descrição e preço. Lembre de descrever o produto mostrando a utilidade e especificações técnicas interessantes. Repita o mesmo processo com os demais produtos e mantenha-os atualizados.
Essa função ajuda muito nas vendas de lojas pequenas e marcas que não possuem sites na internet (e-commerce).

7. Poste nos status
O status do WhatsApp é excelente para aproximar os clientes da marca. Utilize a aba para postar fotos das coleções novas, detalhes das peças de roupas e como está o atendimento na loja (anunciando horários especiais em feriados, por exemplo).
Dá para fazer publicações inspiradas nos stories do Instagram, a única diferença é que (por enquanto) não há como inserir enquetes.
Utilize o recurso para divulgar promoções relâmpago, novas condições de pagamentos e os próximos passos da empresa.
8. Faça pesquisas de opinião
As pesquisas de opinião são chamadas de feedbacks e são essenciais para entender a opinião que os clientes têm da sua loja. Deste modo, você tem noção da qualidade do atendimento e do produto – ou seja, da experiência do consumidor no geral.
Com as informações da pesquisa, as próximas ações da sua loja serão mais estratégicas e assertivas. Se houve uma diminuição nas vendas, será que o problema está no produto ou no atendimento?
Questões como essa serão respondidas nas pesquisas de opinião que você pode mandar pelo WhatsApp!
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Gostou de aprender como funciona um “grupo” de vendas no WhatsApp? Utilize a ferramenta a seu favor e torne o processo de compra e venda amigável, mesmo pela internet!
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1 comentário em “Vendas pelo WhatsApp – 8 dicas para divulgar produtos”
Gostei das informações, vou aplicar o passo a passo, sou iniciante em vendas on-line.